Animais

Histórias, sugestões e opiniões sobre a temática dos direitos animais em Portugal e no mundo...

Moderador: mcerqueira

Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda jun 14, 2010 2:21 pm

Tirado de:
http://www.facebook.com/home.php?ref=ho ... 9741135581
Sei que não é novidade, contudo penso que é um assunto, mais uma vez, com interesse para debate saudável.

Liga Portuguesa dos Direitos do Animal

Não torne o seu cão num animal vadio

O problema dos cães vadios é muito grave a nível nacional, existindo milhares destes cães espalhados um pouco por todo o país.

Origem dos cães vadios
...
O elevado número de cães vadios ou errantes deve-se principalmente à grande taxa de abandono e às ninhadas que nascem fora do controlo humano.

Estes cães, quando conseguem sobreviver, podem agrupar-se e formar matilhas potencialmente perigosas, provocando problemas com consequências graves.

As características do ciclo de reprodução dos cães contribuem para aumentar ainda mais o número de animais vadios.

As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses de idade e podem parir entre 3 a 12 filhotes por ninhada, dos quais 70% são fêmeas.

As cadelas podem voltar a reproduzir-se 6 a 12 meses depois de parirem, reproduzindo-se durante mais de 10 anos. Isto resulta num número incontrolável de cães.

Problemas causados pelos cães vadios

Os cães vadios são responsáveis por graves prejuízos ao nível da saúde pública e também da conservação da natureza.

Ataques a pessoas resultando muitas vezes em ferimentos graves ou mesmo na morte.

Acidentes de viação, causando prejuízos económicos, vitimas mortais.

Conspurcação do espaço público, remexendo o lixo e deixando dejectos e urina nas ruas.

Transmissão de doenças a outros cães e também ao homem.

Ataques a espécies silvestres, perturbando e caçando coelhos, perdizes ou corços, com impactos muito negativos.

Competição com o lobo por espaço e alimento, podendo ocorrer cruzamento entre cães e lobos.

Ataques a animais domésticos, causando elevados prejuízos económicos.Além disso, muitos destes ataques provocados pelos cães são atribuídos ao lobo, aumentando o conflito das pessoas para com esta espécie protegida.

Todos estes problemas levam as pessoas a utilizar métodos ilegais para controlar os cães vadios. A frequente utilização de veneno pode causar a morte de outros animais domésticos, como o cão, e silvestres, como o lobo.

O que diz a lei

É obrigatório microchipar todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008. A colocação do microchip é indolor para os animais e permite identificar o cão em caso de perda ou roubo.

É obrigatório registar e licenciar os cães na Junta de Freguesia da área de residência do dono, após completarem 4 meses de idade. O registo, feito uma única vez, e a licença, renovada todos os anos, são procedimentos rápidos e baratos.

É obrigatório vacinar anualmente todos os cães contra a raiva. Esta doença é mortal e pode ser transmitida a outros animais e ao homem, embora esteja erradica em Portugal.

É proibido soltar os cães na via ou em lugares públicos.

Os cães devem andar sempre identificados com uma coleira, serem sempre acompanhados pelo dono e passeados pela trela ou açaimo.

É proibido alimentar cães vadios. A alimentação contribuirá para a reprodução e consequente aumento do número de cães vadios.

As multas para os donos dos cães encontrados a vadiar e que não cumpram a legislação relativamente à identificação, registo e vacinação podem atingir os 22.000 euros!
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda jun 14, 2010 2:37 pm

O que diz a lei

É obrigatório microchipar todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008. A colocação do microchip é indolor para os animais e permite identificar o cão em caso de perda ou roubo.

É obrigatório registar e licenciar os cães na Junta de Freguesia da área de residência do dono, após completarem 4 meses de idade. O registo, feito uma única vez, e a licença, renovada todos os anos, são procedimentos rápidos e baratos.

É obrigatório vacinar anualmente todos os cães contra a raiva. Esta doença é mortal e pode ser transmitida a outros animais e ao homem, embora esteja erradica em Portugal.

Os cães devem andar sempre identificados com uma coleira, serem sempre acompanhados pelo dono e passeados pela trela ou açaimo.

É proibido alimentar cães vadios. A alimentação contribuirá para a reprodução e consequente aumento do número de cães vadios.

As multas para os donos dos cães encontrados a vadiar e que não cumpram a legislação relativamente à identificação, registo e vacinação podem atingir os 22.000 euros!
desculpe lá Vandocas, mas a lei diz isto exactamente onde?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Foca33
Membro Júnior
Registado: quinta jun 03, 2010 8:29 pm

segunda jun 14, 2010 2:42 pm

oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão
Ha quem diga que s&oacute; lhes falta falar,mas nem falar precisam,basta um olhar para dizerem tudo!&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Foca
Charlie2
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 2:43 pm

Vandocas desculpe de novo mas este texto é suposto defender os animais em que sentido?
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda jun 14, 2010 3:06 pm

Charlie2 Escreveu:Vandocas desculpe de novo mas este texto é suposto defender os animais em que sentido?
Eu não pretendia com este texto dizer que se está a defender os animais.
Pretendia sim lançar um debate sobre o que foi escrito pela liga dos animais, e mais essa pergunta que fazem sobre a legislação também a vi lá colocada e a própria liga não respondeu…
Era apenas isto lançar um debate saudável e se possível, alguém (eu não conheço, e o que conheço de legislação foi-me indicado aqui no fórum) indicar se existe ou não, pois, se não existe a liga também não deveria publicar um texto destes numa rede social.
Não tenho qualquer segunda intenção com a publicação deste texto.
<p class="fr">"In the end,&nbsp;I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
Charlie2
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 3:25 pm

Ah. então está como eu.... é que qeste texto não tem ponta por onde se lhe pegue...
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

segunda jun 14, 2010 5:10 pm

Foca33 Escreveu:oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão
Não percebi...os meus cães tambem nunca foram á junta, mas eu vou todos os anos com o boletim das vacinas deles depois da vacina anual vacina anti-rábica, actualizar a licença e isso continua obrigatorio e é assim desde á muitos anos...todos os cães têm de ser registados na junta de freguesia da area de residencia do proprientario.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda jun 14, 2010 6:56 pm

Bondage2010 Escreveu:
Foca33 Escreveu:oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão
Não percebi...os meus cães tambem nunca foram á junta, mas eu vou todos os anos com o boletim das vacinas deles depois da vacina anual vacina anti-rábica, actualizar a licença e isso continua obrigatorio e é assim desde á muitos anos...todos os cães têm de ser registados na junta de freguesia da area de residencia do proprientario.
pois, a minha vai comigo à junta renovar a licença... alega que eu não conheço o suficiente a legislação... devo ser como o vet da foca :?
Os meus olhos n&atilde;o&nbsp; v&ecirc;m, as minhas m&atilde;os n&atilde;o&nbsp; tocam, mas o meu cora&ccedil;&atilde;o SENTE!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 14, 2010 7:53 pm

Charlie2 Escreveu:Ah. então está como eu.... é que qeste texto não tem ponta por onde se lhe pegue...
Ó Charlie , e não tem ponta por onde se pegue porquê? Ou antes, porque é que não serve para proteger os animais?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

segunda jun 14, 2010 8:30 pm

Charlie2 Escreveu:
O que diz a lei

Qual dos pontos tem dúvidas? O português está meio manhoso, mas a maior parte parece correcta.
O soltar na via publica e o uso de coleira tenho duvidas, o alimentar penso que só se aplica à via publica. Mas é uma questão de procurar
Foca33
Membro Júnior

segunda jun 14, 2010 8:39 pm

tarasofia Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:
pois, a minha vai comigo à junta renovar a licença... alega que eu não conheço o suficiente a legislação... devo ser como o vet da foca :?
resposta para bondage,aqui em na minha zona e o meu cao fui busca-lo a uma instituiçao é feito desta maneira 4 — Os canídeos que se encontram isentos do pagamento da taxa de
registo e licença são:
a) Cães -guia;
b) Cães de guarda de estabelecimentos do Estado, corpos administrativos,
organismos de beneficência e de utilidade pública;c) Cães recolhidos em instalações pertencentes a sociedades zoófilas
legalmente constituídas e sem fins lucrativos, e nos canis municipais;
d) Cães para investigação científica.O meu é a alinea c,por isso o motivo pelo qual o meu vet me avisou que nao precisava de ir a junta,basta as vacinas em ordem
Ha quem diga que s&oacute; lhes falta falar,mas nem falar precisam,basta um olhar para dizerem tudo!&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp;&nbsp; Foca
Bingley
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 8:49 pm

Afinal é fácil:

DL 314/2003 de 17 de Dezembro

Portaria 421/2004 de 24 de Abril

Foca, o quw diz a portaria é que a licença é gratuita, não diz que está dispensado de licença :wink:
Bingley
Membro Veterano

segunda jun 14, 2010 8:51 pm

Relendo a portaria, os que estão isentos são os "recolhidos em instalações pertencentes a sociedades zoófilas", não os adoptados junto destas :?
Foca33
Membro Júnior

segunda jun 14, 2010 8:51 pm

bom,amanha vou passar no vet para ele me explicar melhor isso,depois digo como correu
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 15, 2010 12:33 pm

Charlie2 Escreveu:
O que diz a lei

Qual é a dúvida Charlie2?

O texto pode não referir os decretos-lei em questão mas que eles existem, existem.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Direitos dos Animais”