Animais
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
Tirado de:
http://www.facebook.com/home.php?ref=ho ... 9741135581
Sei que não é novidade, contudo penso que é um assunto, mais uma vez, com interesse para debate saudável.
Liga Portuguesa dos Direitos do Animal
Não torne o seu cão num animal vadio
O problema dos cães vadios é muito grave a nível nacional, existindo milhares destes cães espalhados um pouco por todo o país.
Origem dos cães vadios
...
O elevado número de cães vadios ou errantes deve-se principalmente à grande taxa de abandono e às ninhadas que nascem fora do controlo humano.
Estes cães, quando conseguem sobreviver, podem agrupar-se e formar matilhas potencialmente perigosas, provocando problemas com consequências graves.
As características do ciclo de reprodução dos cães contribuem para aumentar ainda mais o número de animais vadios.
As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses de idade e podem parir entre 3 a 12 filhotes por ninhada, dos quais 70% são fêmeas.
As cadelas podem voltar a reproduzir-se 6 a 12 meses depois de parirem, reproduzindo-se durante mais de 10 anos. Isto resulta num número incontrolável de cães.
Problemas causados pelos cães vadios
Os cães vadios são responsáveis por graves prejuízos ao nível da saúde pública e também da conservação da natureza.
Ataques a pessoas resultando muitas vezes em ferimentos graves ou mesmo na morte.
Acidentes de viação, causando prejuízos económicos, vitimas mortais.
Conspurcação do espaço público, remexendo o lixo e deixando dejectos e urina nas ruas.
Transmissão de doenças a outros cães e também ao homem.
Ataques a espécies silvestres, perturbando e caçando coelhos, perdizes ou corços, com impactos muito negativos.
Competição com o lobo por espaço e alimento, podendo ocorrer cruzamento entre cães e lobos.
Ataques a animais domésticos, causando elevados prejuízos económicos.Além disso, muitos destes ataques provocados pelos cães são atribuídos ao lobo, aumentando o conflito das pessoas para com esta espécie protegida.
Todos estes problemas levam as pessoas a utilizar métodos ilegais para controlar os cães vadios. A frequente utilização de veneno pode causar a morte de outros animais domésticos, como o cão, e silvestres, como o lobo.
O que diz a lei
É obrigatório microchipar todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008. A colocação do microchip é indolor para os animais e permite identificar o cão em caso de perda ou roubo.
É obrigatório registar e licenciar os cães na Junta de Freguesia da área de residência do dono, após completarem 4 meses de idade. O registo, feito uma única vez, e a licença, renovada todos os anos, são procedimentos rápidos e baratos.
É obrigatório vacinar anualmente todos os cães contra a raiva. Esta doença é mortal e pode ser transmitida a outros animais e ao homem, embora esteja erradica em Portugal.
É proibido soltar os cães na via ou em lugares públicos.
Os cães devem andar sempre identificados com uma coleira, serem sempre acompanhados pelo dono e passeados pela trela ou açaimo.
É proibido alimentar cães vadios. A alimentação contribuirá para a reprodução e consequente aumento do número de cães vadios.
As multas para os donos dos cães encontrados a vadiar e que não cumpram a legislação relativamente à identificação, registo e vacinação podem atingir os 22.000 euros!
http://www.facebook.com/home.php?ref=ho ... 9741135581
Sei que não é novidade, contudo penso que é um assunto, mais uma vez, com interesse para debate saudável.
Liga Portuguesa dos Direitos do Animal
Não torne o seu cão num animal vadio
O problema dos cães vadios é muito grave a nível nacional, existindo milhares destes cães espalhados um pouco por todo o país.
Origem dos cães vadios
...
O elevado número de cães vadios ou errantes deve-se principalmente à grande taxa de abandono e às ninhadas que nascem fora do controlo humano.
Estes cães, quando conseguem sobreviver, podem agrupar-se e formar matilhas potencialmente perigosas, provocando problemas com consequências graves.
As características do ciclo de reprodução dos cães contribuem para aumentar ainda mais o número de animais vadios.
As fêmeas atingem a maturidade sexual entre os 6 e os 9 meses de idade e podem parir entre 3 a 12 filhotes por ninhada, dos quais 70% são fêmeas.
As cadelas podem voltar a reproduzir-se 6 a 12 meses depois de parirem, reproduzindo-se durante mais de 10 anos. Isto resulta num número incontrolável de cães.
Problemas causados pelos cães vadios
Os cães vadios são responsáveis por graves prejuízos ao nível da saúde pública e também da conservação da natureza.
Ataques a pessoas resultando muitas vezes em ferimentos graves ou mesmo na morte.
Acidentes de viação, causando prejuízos económicos, vitimas mortais.
Conspurcação do espaço público, remexendo o lixo e deixando dejectos e urina nas ruas.
Transmissão de doenças a outros cães e também ao homem.
Ataques a espécies silvestres, perturbando e caçando coelhos, perdizes ou corços, com impactos muito negativos.
Competição com o lobo por espaço e alimento, podendo ocorrer cruzamento entre cães e lobos.
Ataques a animais domésticos, causando elevados prejuízos económicos.Além disso, muitos destes ataques provocados pelos cães são atribuídos ao lobo, aumentando o conflito das pessoas para com esta espécie protegida.
Todos estes problemas levam as pessoas a utilizar métodos ilegais para controlar os cães vadios. A frequente utilização de veneno pode causar a morte de outros animais domésticos, como o cão, e silvestres, como o lobo.
O que diz a lei
É obrigatório microchipar todos os cães nascidos após 1 de Julho de 2008. A colocação do microchip é indolor para os animais e permite identificar o cão em caso de perda ou roubo.
É obrigatório registar e licenciar os cães na Junta de Freguesia da área de residência do dono, após completarem 4 meses de idade. O registo, feito uma única vez, e a licença, renovada todos os anos, são procedimentos rápidos e baratos.
É obrigatório vacinar anualmente todos os cães contra a raiva. Esta doença é mortal e pode ser transmitida a outros animais e ao homem, embora esteja erradica em Portugal.
Os cães devem andar sempre identificados com uma coleira, serem sempre acompanhados pelo dono e passeados pela trela ou açaimo.
É proibido alimentar cães vadios. A alimentação contribuirá para a reprodução e consequente aumento do número de cães vadios.
As multas para os donos dos cães encontrados a vadiar e que não cumpram a legislação relativamente à identificação, registo e vacinação podem atingir os 22.000 euros!
<p class="fr">"In the end, I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
<p class="fr">Martin Luther Ling, Jr.</p>
desculpe lá Vandocas, mas a lei diz isto exactamente onde?O que diz a lei
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão
Ha quem diga que só lhes falta falar,mas nem falar precisam,basta um olhar para dizerem tudo! Foca
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm
Eu não pretendia com este texto dizer que se está a defender os animais.Charlie2 Escreveu:Vandocas desculpe de novo mas este texto é suposto defender os animais em que sentido?
Pretendia sim lançar um debate sobre o que foi escrito pela liga dos animais, e mais essa pergunta que fazem sobre a legislação também a vi lá colocada e a própria liga não respondeu…
Era apenas isto lançar um debate saudável e se possível, alguém (eu não conheço, e o que conheço de legislação foi-me indicado aqui no fórum) indicar se existe ou não, pois, se não existe a liga também não deveria publicar um texto destes numa rede social.
Não tenho qualquer segunda intenção com a publicação deste texto.
<p class="fr">"In the end, I will not remember the words of my enemies, but the silence of my friends."</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Não percebi...os meus cães tambem nunca foram á junta, mas eu vou todos os anos com o boletim das vacinas deles depois da vacina anual vacina anti-rábica, actualizar a licença e isso continua obrigatorio e é assim desde á muitos anos...todos os cães têm de ser registados na junta de freguesia da area de residencia do proprientario.Foca33 Escreveu:oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão
pois, a minha vai comigo à junta renovar a licença... alega que eu não conheço o suficiente a legislação... devo ser como o vet da focaBondage2010 Escreveu:Não percebi...os meus cães tambem nunca foram á junta, mas eu vou todos os anos com o boletim das vacinas deles depois da vacina anual vacina anti-rábica, actualizar a licença e isso continua obrigatorio e é assim desde á muitos anos...todos os cães têm de ser registados na junta de freguesia da area de residencia do proprientario.Foca33 Escreveu:oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão

Os meus olhos não vêm, as minhas mãos não tocam, mas o meu coração SENTE!
Ó Charlie , e não tem ponta por onde se pegue porquê? Ou antes, porque é que não serve para proteger os animais?Charlie2 Escreveu:Ah. então está como eu.... é que qeste texto não tem ponta por onde se lhe pegue...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Qual dos pontos tem dúvidas? O português está meio manhoso, mas a maior parte parece correcta.Charlie2 Escreveu:desculpe lá Vandocas, mas a lei diz isto exactamente onde?O que diz a lei
O soltar na via publica e o uso de coleira tenho duvidas, o alimentar penso que só se aplica à via publica. Mas é uma questão de procurar
resposta para bondage,aqui em na minha zona e o meu cao fui busca-lo a uma instituiçao é feito desta maneira 4 — Os canídeos que se encontram isentos do pagamento da taxa detarasofia Escreveu:pois, a minha vai comigo à junta renovar a licença... alega que eu não conheço o suficiente a legislação... devo ser como o vet da focaBondage2010 Escreveu:Não percebi...os meus cães tambem nunca foram á junta, mas eu vou todos os anos com o boletim das vacinas deles depois da vacina anual vacina anti-rábica, actualizar a licença e isso continua obrigatorio e é assim desde á muitos anos...todos os cães têm de ser registados na junta de freguesia da area de residencia do proprientario.Foca33 Escreveu:oh vandocas desculpa lá mas o meu cão ja não vai a junta de freguesia á muito tempo,desde que o vet nos disse que já era necessário,basta a vacina no boletim do cão
registo e licença são:
a) Cães -guia;
b) Cães de guarda de estabelecimentos do Estado, corpos administrativos,
organismos de beneficência e de utilidade pública;c) Cães recolhidos em instalações pertencentes a sociedades zoófilas
legalmente constituídas e sem fins lucrativos, e nos canis municipais;
d) Cães para investigação científica.O meu é a alinea c,por isso o motivo pelo qual o meu vet me avisou que nao precisava de ir a junta,basta as vacinas em ordem
Ha quem diga que só lhes falta falar,mas nem falar precisam,basta um olhar para dizerem tudo! Foca
bom,amanha vou passar no vet para ele me explicar melhor isso,depois digo como correu
Qual é a dúvida Charlie2?Charlie2 Escreveu:desculpe lá Vandocas, mas a lei diz isto exactamente onde?O que diz a lei
O texto pode não referir os decretos-lei em questão mas que eles existem, existem.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo