Wasp1975 Escreveu:TEnho lido vários livros. Sempre me interessei pela temática em questão. Aliás sou presença assídua nas lojas de coleccionismo militar, sempre que vou ver a famelga em Antuérpia. Das útimas coisas que lá comprei foi uma carabina "castrada" (retiraram-lhe o pin que faz o cartucho explodir e sair o tiro) de uma Mannlicher Carcano usada pelos Italianos no final de primeira guerra e principio da segunda. É o mesmo modelo que matou o Presidente Kennedy. Escuso de vos dizer que tb tenho lic. de uso e porte de arma, já que faço tiro desportivo (não tenho nada a haver com caça, descansem...)marijonscp Escreveu:FactosWasp1975 Escreveu:Romance ou factos?
Eu tb colecciono material bélico da 2da grande guerra. Aliás a mar72 quando cá esteve em casa deve-se lembrar que mesmo em frente dela estava um capacete original alemão, com insignias e tudo, e um chapéu de oficial da Luftwaffe. Ela deve ter achado que entregava o Zeus a um fanático qqer.![]()
![]()
![]()
Depois tb colecciono moedas Portuguesas do periodo até ao Euro. Tenho tb após Euro. A minha colecção passa por moedas Lusitanas, romanas, de quase todos os reis de Portugal menos D.Afonso Henriques (Moedas caríssimas das quais a mais barata custa apenas 5.000 euros) e do interrégono 1383-1385 (Moedas carissimas tb) e do periodo Filipino emPortugal. Ceitis, dinheiros, cruzados, tostões tenho isso tudo...Não sei se já leu este, mas é muito bom, escrito por Martin Gilbert (http://dquixote.pt/catalogo.html?page=33&q=&a=5), estou a gostar imenso. Já vi que é outro apaixonado por esta temática e tem uma colecção invejável de moedas e artigos.
Também leio romances históricos e tenho mais alguns em casa para levar de férias, visto que de férias nem tv nem net, é só praia e livros
Sabes o que ainda é mais interessante e algo raro de ler? é a participação do Corpo Expedicionário Português na Flandres, no sector de La Lys, em 1917-1918. Isso é uma leitura mto interessante! Sabes que os primeiros militares, quando partiram de Lamego para a base de Tancos, estavam tão contentes mas tão contentes de sairem das terrinhas, que no primeiro comboio que saíu de Lamego houve dois que morreram pq iam de cabeça de fora quando se aproximou o primeiro túnel?
E as cartas dos soldados? é de escavacar a rir!
Isto não podem ser factos veridicos! É impossivel os soldados terem partido num comboio saido de Lamego, porque nunca chegou a haver comboio em Lamego. Foi feito o leito da linha da ferrovia entre Lamego e Régua, mas não chegaram a ser colocados os carris. Portanto, isto s´o poderia acontecer num comboio fantasma