citação Escreveu:
1.3.2. AVIH
Qualquer animal que não reúna as condições para ser transportado como PETC, deverá viajar como AVIH no porão do avião, e deverá satisfazer os requisitos seguintes:
*Um passageiro poderá facturar no máximo 5 animais.
*Idade mínima de 10 semanas e ter a vacinação exigida.
*Os cães que sejam considerados como potencialmente perigosos (R.D. 287/2002) deverão usar obrigatoriamente um açaimo adequado à sua tipologia racial, para desta forma se
evitarem danos na estrutura dos contentores ou a possibilidade de ferirem pessoas desconhecidas dos animais que os tenham que manusear. Efectivamente os nossos cães são manuseados por ANIMAIS... e claro que o perigo de destruírem o avião, é uma realidade...
As raças que deverão usar açaimo quando forem transportadas como AVIH (R.D. 287/2002) são:
Pit Bull Terrier
Staffordshire Bull Terrier
American Staffordshire Terrier
Rottweiler
Dogue Argentino
Fila Brasileiro
Tosa Inu
Akita Inu
*Também deverão usar açaimo os cães que satisfaçam a maioria das, ou todas as características seguintes:
*Forte musculatura, aspecto poderoso e robusto, configuração atlética, agilidade, vigor e resistência. E quem avalia? Será que o "meu" Chihuahua é robusto???
*Carácter acentuado e grande valor. Isto traduzido significa???
*Cabelo curto.
*Perímetro torácico compreendido entre 60 e 80 cm; altura à cruz entre 50 e 70cm, e peso superior a 20kg (44lb).
*Cabeça volumosa, cubóide, robusta; com crânio largo e grande, e bochechas musculosas e bojudas. Mandíbulas grandes e fortes; boca robusta, larga e profunda. Eita crocodilo do Nilo!!!
*Pescoço largo, musculoso e curto. O meu Dobermann não se enquadra, pois tem pescoço delgado e comprido!!!
*Peito maciço, largo, grande, profundo, costelas arqueadas e lombo musculado e curto. Opá então e se o cão tiver as costelas rectas??
*Extremidades anteriores paralelas, rectas e robustas e extremidades posteriores muito musculosas, com patas relativamente compridas e formando um ângulo moderado. Mais vale optar por um cão de patas tortas
*Os animais de estimação devem ser transportados em contentores rígidos aprovados pela IATA, com porta metálica, adequados para transporte aéreo. Os contentores de malha de arame ou de malha soldada não são aceitáveis.
*O passageiro será responsável pela alimentação do animal, se a mesma for necessária. Os contentores deverão estar equipados com os recipientes adequados para comida e água, permitindo que o animal possa ser alimentado a partir do exterior do contentor.
*O contentor deve estar apropriadamente ventilado através de 3 lados, sendo-lhe proporcionada uma maior ventilação pela sua parte superior.
*O contentor deve dispor de material absorvente no fundo do mesmo. A palha não é aceitável, dado que a sua entrada é proibida em muitos países.
*O contentor deve dispor da etiqueta verde para “Animais Vivos” da IATA e da etiqueta preta, com a indicação “Este lado para cima”.
*As portas dos contentores devem-se fechar firmemente (sem cadeados). Os contentores maiores devem dispor de pelo menos 2 fechos seguros.
*As dobradiças das portas e os pernos de segurança devem atravessar as extrusões horizontais acima e abaixo da abertura da porta, pelo menos em 1,6cm.
*O contentor deve ter um tamanho que permita que o animal se mantenha erguido sem tocar no tecto com qualquer parte da cabeça ou das orelhas, rodar facilmente e ficar sempre deitado de forma natural.
*O número máximo de animais de companhia por contentor é de 1. No entanto será permitido um máximo de 2 animais sempre que o seu tamanho seja semelhante, até um peso de 14kg, e que estejam habituados a viver juntos.
*Os animais da mesma camada e até seis meses de idade e num número não superior a 3 podem ser carregados num mesmo contentor.
*Nas viagens inter-linhas (em que intervenha mais do que uma empresa) será necessária a confirmação de aceitação por qualquer transportador de seguimento.
*Os cães de nariz achatado, tais como os boxers, bulldogs, pequineses e outros, são mais afectados do que outras raças pelo ar rarefeito e, por isso, é necessário que se certifique de que o contentor tem barras separadas desde a base até ao tecto do contentor, de forma que haja uma circulação de ar suficiente. É essencial que o animal não tenha problemas respiratórios.
*O nome, endereço e número de telefone de contacto do passageiro deve estar visível e claro no contentor do animal.
*Não é recomendável a sedação dos animais dado que ela faz baixar a pressão sanguínea dos mesmos. Isto pode ser letal em combinação com a pressão do ar a grandes altitudes. Poder-se-ão usar sedativos ou outros medicamentos, se tal uso for efectuado sob prescrição veterinária.