planta anti melgas e moscas

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
patbarbosa
Membro Veterano
Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça abr 11, 2006 8:36 am

Há tempos vi noutro fórum uma discussão sobre este tema. se não me engano, o PauloC participou na mesma. Houve quem afirmasse que a citronela era conhecida cá em Portugal (sobretudo na Madeira), como "Chá principe". Alguém confirma?
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça abr 11, 2006 9:11 am

Eh pá...fiquei curioso com o tal "neem" e investiguei. vejam que interessante:
http://www.iapar.br/zip_pdf/nim2.pdf
patbarbosa
Membro Veterano
Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-

terça abr 11, 2006 10:14 am

Oh Paulo, não se lembra do tal tópico? Era o chá principe ou estou a fazer confusão? Na altura até falei com uma madeirense que viu a foto da planta no tópico e me confirmou...

Eu tenho esta planta há muitos anos. Já foi mudada uma vez e pegou. Plantámos perto do caixote da compostagem, para evitar os "bicharocos". Tem dado resultado... se calhar é só da mesma familia...não sei...
spockzara2
Membro
Registado: segunda jan 23, 2006 12:07 pm

terça abr 11, 2006 11:44 am

bom dia patbarbosa saberá dizer-me onde comprou essa planta e o nome dela, obrigado
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

terça abr 11, 2006 1:08 pm

Se pesquisarem há mais plantas com essas propriedades, eu já havia falado dos gerânios (ao que chamamos vulgarmente de sardinheiras), mas na classe das aromáticas são quase todas, por exemplo:

Alfasema ( Lavanda)

Utilização

Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos

Poejo

Utilização

Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris.

Alecrim

Utilização

Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória

Artemísia

Outros usos: planta ornamental, repelente de insetos.

etc etc etc....espero ter ajudado ;)
patbarbosa
Membro Veterano

terça abr 11, 2006 1:39 pm

Olá.

A planta já é do tempo da minha mãe. É conhecida por citronela e por chá principe. Sinceramente, desde que me lembre que a planta está no quintal.

Vou tirar uma foto e coloco aqui para verem como é.
patbarbosa
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 8:44 am

Olá.

Aqui está a citronela... sempre a conheci como chá principe... sempre tive no quintal, mas nunca bebi chazinho :? ...

Podem ver as propriedades neste link:
http://www.jardimdeflores.com.br/flores ... ronela.htm

Aproveito para informar que tenho mudas disponiveis, prontas a plantar. Cada muda faz vários pés da planta, portanto, se alguém da zona de Lx quiser é só dizer ;) Aviso que é uma planta que tem o dom de se multiplicar e adapta-se bem ao solo e ao clima.

Eu trabalho na zona do Campo Grande/Telheiras. Se quiserem, apitem ;) e as mudas são oferecidas...que eu sou muito generosa ;) :D
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda abr 17, 2006 9:19 am

Eu estou em crer que a Citronela e o Chá Principe não são a mesma coisa. Custa-me a crer que o Chá que se bebe, e que tem um sabor maravilhoso, seja o mesmo que é usado para repelir insectos...hehehe!
Até porque na página indicada não é feita qualquer referência a infusões (Chá) feitas coma citronela para ser bebido.
Talvez quem estiver com alguma paciência para procurar na net, possa tentar descobrir o nome científico da Planta que dá o chá principe para ver se por acaso é o mesmo da Citronela.
Entretanto, no próprio site indicado pela Pat, existe uma referência a outra Planta que é o Capim Limão (Cymbopogom citratus), muitas vezes confundido com a Citronela. Seria interessante também saber se por acaso o Chá Principe não é esta planta.
patbarbosa
Membro Veterano

segunda abr 17, 2006 9:38 am

Paulo, o problema está na validade da informação: em sites distintos, o chá principe é reconhecido como citronela e como capim limão. São duas plantas muito parecidas, daí a confusão.

Como disse, eu nunca "bebi" esta planta. Que emana um odor forte, emana. Lá em casa, é utilizada como repelente de insectos junto ao contentor da compostagem, e tem dado resultado. Também cortamos algumas folhas verdes para espalhar em cima da mesa quando as refeições são no jardim, para afastar as moscas. Outra utilização ainda, é queimar folhas secas, para afastar outro tipo de bicharada, como cobritas e lagartixas que há aos montes nos muros...

Os cães não gostam muito so cheiro (espirram), mas gostam da sombra e do fresquinho que as folhas lhes dão e sempre ficam com o cheiro entranhado no pêlo, o que é uma mais valia...

Se é o verdadeiro chá principe ou não... sinceramente não sei... eu fico-me pelo chazinho de limão fresquinho do limoeiro ;)

Se quiser experimentar, eu dou uma muda para plantar.
darkriver
Registado: sábado ago 19, 2006 7:34 am

sábado ago 19, 2006 9:41 am

Alem de mais nada bom dia. E assim há uma loja no algarve onde vendem a citronela de java so k ha um problema eles so a arranjam la pa miados de março do ano k vem ou seja de 2007. Tambem me disseram para tentar nos viveiros de S.Jorge na Batalha so k ainda n liguei pra la.

Aqui esta o contacto da loja: SEMENTES JAD ALGARVE LDA - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro - Faro - 289 82 53 75 - 96 277 84 64

E acreditem o tratamento para doença e dolorosa po cao e despendiosa po dono.

Eu tenho uma cadela pastor alemão que tem leishmaniose e so paterem uma ideia so as injecções po tratamento ficam a volta de 300 €. Fora as analises os comprimidos k tem de tomar ate ao fim da vida dela.
darkriver
Registado: sábado ago 19, 2006 7:34 am

sábado ago 19, 2006 9:42 am

Alem de mais nada bom dia. E assim há uma loja no algarve onde vendem a citronela de java so k ha um problema eles so a arranjam la pa miados de março do ano k vem ou seja de 2007. Tambem me disseram para tentar nos viveiros de S.Jorge na Batalha so k ainda n liguei pra la.

Aqui esta o contacto da loja: SEMENTES JAD ALGARVE LDA - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro - Faro - 289 82 53 75 - 96 277 84 64

E acreditem o tratamento para doença e dolorosa po cao e despendiosa po dono.

Eu tenho uma cadela pastor alemão que tem leishmaniose e so paterem uma ideia so as injecções po tratamento ficam a volta de 300 €. Fora as analises os comprimidos k tem de tomar ate ao fim da vida dela.
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

sábado ago 19, 2006 11:27 am

Cá em casa temos apostado é num champô com essencia de Citronela
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
chokole
Membro Veterano
Registado: quinta out 13, 2005 8:39 pm
Localização: Jeco/srd, Vitória e Gontzal/boxers, Askari/Montanha Pirinéus e sempre no coração os que partiram
Contacto:

terça jun 15, 2010 1:40 pm

O decreto lei que rege as espécies proibidas em Portugal, precisamente por serem invasoras, é o DL 565/99 de 21 de Dezembro (http://dre.pt/pdf1sdip/1999/12/295A00/91009115.pdf)

Estive a pesquisar e a citronela (Citronella mucronata) não consta como proibida desse DL ao contrário de plantas que a mim me causaram surpresa como o Aloe Vera :) e que são comuns em vários locais e que se encontram facilmente à venda, até em supermercados... portanto caso optem pela citonella, boas plantações :)

Para combater os insectos funcionam também o Poejo, o Alecrim, a lavanda/ Alfazema e a Artemisia... no entanto seja qual for a espécie devemos sempre ter em consideração que não há milagres e que a acção destas plantas tem as suas limitações.

Caso tenha havido alguma alteração da Lei relativamente à Citronella Mucronata PF colocar qual a Lei para que nos possamos reger pela mesma
<p>beijos pa quem os merece :)</p>
<p>Carla </p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jun 16, 2010 11:19 pm

chokole Escreveu:O decreto lei que rege as espécies proibidas em Portugal, precisamente por serem invasoras, é o DL 565/99 de 21 de Dezembro (http://dre.pt/pdf1sdip/1999/12/295A00/91009115.pdf)

Estive a pesquisar e a citronela (Citronella mucronata) não consta como proibida desse DL ao contrário de plantas que a mim me causaram surpresa como o Aloe Vera :) e que são comuns em vários locais e que se encontram facilmente à venda, até em supermercados... portanto caso optem pela citonella, boas plantações :)

Para combater os insectos funcionam também o Poejo, o Alecrim, a lavanda/ Alfazema e a Artemisia... no entanto seja qual for a espécie devemos sempre ter em consideração que não há milagres e que a acção destas plantas tem as suas limitações.

Caso tenha havido alguma alteração da Lei relativamente à Citronella Mucronata PF colocar qual a Lei para que nos possamos reger pela mesma
Não creio que a Citronella mucronata funcione como repelente...a Citroenella de que se falava neste tópico era a Cynbopogon citratus, essa sim funciona como repelente e há a possibilidade de se vir a extrair do seu óleo essencial uma molecula com actividade no tratamento da leishmania: http://www3.interscience.wiley.com/cgi- ... /HTMLSTART

Para espantar moscas experimentem plantar boas quantidades de manjericão e de vez em quando esmagar uma folha (não sei se funciona com mosquitos) :wink:
Artemisia absinthium é uma boa hipótese para repelente e podem sempre fazer licor :twisted:
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta jun 16, 2010 11:32 pm

Olá,
Fui perguntar ao n/ amigo Gervásio e ele disse-me para consultar aqui :

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =citronela

Um abraço

P.S. - QUEM FOI A ALMINHA QUE SE LEMBROU DE DESENTERRAR UM TÓPICO DE 2006 ?? :lol: :lol:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”