planta anti melgas e moscas
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta out 27, 2004 6:56 pm
- Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-
Há tempos vi noutro fórum uma discussão sobre este tema. se não me engano, o PauloC participou na mesma. Houve quem afirmasse que a citronela era conhecida cá em Portugal (sobretudo na Madeira), como "Chá principe". Alguém confirma?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eh pá...fiquei curioso com o tal "neem" e investiguei. vejam que interessante:
http://www.iapar.br/zip_pdf/nim2.pdf
http://www.iapar.br/zip_pdf/nim2.pdf
-
- Membro Veterano
- Localização: 1 tartaruga de faces rosadas; 5piriquitos, 1 cão e 2 cadelas (SRD), 6 rolas brancas e 3 porquinhas-
Oh Paulo, não se lembra do tal tópico? Era o chá principe ou estou a fazer confusão? Na altura até falei com uma madeirense que viu a foto da planta no tópico e me confirmou...
Eu tenho esta planta há muitos anos. Já foi mudada uma vez e pegou. Plantámos perto do caixote da compostagem, para evitar os "bicharocos". Tem dado resultado... se calhar é só da mesma familia...não sei...
Eu tenho esta planta há muitos anos. Já foi mudada uma vez e pegou. Plantámos perto do caixote da compostagem, para evitar os "bicharocos". Tem dado resultado... se calhar é só da mesma familia...não sei...
-
- Membro
- Registado: segunda jan 23, 2006 12:07 pm
bom dia patbarbosa saberá dizer-me onde comprou essa planta e o nome dela, obrigado
Se pesquisarem há mais plantas com essas propriedades, eu já havia falado dos gerânios (ao que chamamos vulgarmente de sardinheiras), mas na classe das aromáticas são quase todas, por exemplo:
Alfasema ( Lavanda)
Utilização
Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos
Poejo
Utilização
Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris.
Alecrim
Utilização
Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória
Artemísia
Outros usos: planta ornamental, repelente de insetos.
etc etc etc....espero ter ajudado
Alfasema ( Lavanda)
Utilização
Uso caseiro: Fazer com a flor saquinhos para gavetas (espanta traças), almofadas e poutporris. O infuso das flores esfregado no couro cabeludo livra-o de parasitas; alguns veterinários também utilizam para destruir piolhos e outros parasitas. Moscas e mosquitos também não gostam do seu cheiro, poutpourris com lavanda afastam os insetos
Poejo
Utilização
Uso caseiro: : Aplicado sobre picadas de insetos ajuda a aliviar a dor; bom repelente para traças. Uma cama de poejo na casa dos animais ajuda a afastar as pulgas. Bom repelente de insetos. Perfuma sachês e potpourris.
Alecrim
Utilização
Uso caseiro: Inseticida natural, plantado na horta protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas defendem-nas de ataque de traças.Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim por meia hora. Quanto menos água mais concentrado. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira, dura uma semana. Galhos floridos secando num vaso na casa estimula a memória
Artemísia
Outros usos: planta ornamental, repelente de insetos.
etc etc etc....espero ter ajudado

-
- Membro Veterano
Olá.
A planta já é do tempo da minha mãe. É conhecida por citronela e por chá principe. Sinceramente, desde que me lembre que a planta está no quintal.
Vou tirar uma foto e coloco aqui para verem como é.
A planta já é do tempo da minha mãe. É conhecida por citronela e por chá principe. Sinceramente, desde que me lembre que a planta está no quintal.
Vou tirar uma foto e coloco aqui para verem como é.
-
- Membro Veterano
Olá.
Aqui está a citronela... sempre a conheci como chá principe... sempre tive no quintal, mas nunca bebi chazinho
...
Podem ver as propriedades neste link:
http://www.jardimdeflores.com.br/flores ... ronela.htm
Aproveito para informar que tenho mudas disponiveis, prontas a plantar. Cada muda faz vários pés da planta, portanto, se alguém da zona de Lx quiser é só dizer
Aviso que é uma planta que tem o dom de se multiplicar e adapta-se bem ao solo e ao clima.
Eu trabalho na zona do Campo Grande/Telheiras. Se quiserem, apitem
e as mudas são oferecidas...que eu sou muito generosa

Aqui está a citronela... sempre a conheci como chá principe... sempre tive no quintal, mas nunca bebi chazinho

Podem ver as propriedades neste link:
http://www.jardimdeflores.com.br/flores ... ronela.htm
Aproveito para informar que tenho mudas disponiveis, prontas a plantar. Cada muda faz vários pés da planta, portanto, se alguém da zona de Lx quiser é só dizer

Eu trabalho na zona do Campo Grande/Telheiras. Se quiserem, apitem

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Eu estou em crer que a Citronela e o Chá Principe não são a mesma coisa. Custa-me a crer que o Chá que se bebe, e que tem um sabor maravilhoso, seja o mesmo que é usado para repelir insectos...hehehe!
Até porque na página indicada não é feita qualquer referência a infusões (Chá) feitas coma citronela para ser bebido.
Talvez quem estiver com alguma paciência para procurar na net, possa tentar descobrir o nome científico da Planta que dá o chá principe para ver se por acaso é o mesmo da Citronela.
Entretanto, no próprio site indicado pela Pat, existe uma referência a outra Planta que é o Capim Limão (Cymbopogom citratus), muitas vezes confundido com a Citronela. Seria interessante também saber se por acaso o Chá Principe não é esta planta.
Até porque na página indicada não é feita qualquer referência a infusões (Chá) feitas coma citronela para ser bebido.
Talvez quem estiver com alguma paciência para procurar na net, possa tentar descobrir o nome científico da Planta que dá o chá principe para ver se por acaso é o mesmo da Citronela.
Entretanto, no próprio site indicado pela Pat, existe uma referência a outra Planta que é o Capim Limão (Cymbopogom citratus), muitas vezes confundido com a Citronela. Seria interessante também saber se por acaso o Chá Principe não é esta planta.
-
- Membro Veterano
Paulo, o problema está na validade da informação: em sites distintos, o chá principe é reconhecido como citronela e como capim limão. São duas plantas muito parecidas, daí a confusão.
Como disse, eu nunca "bebi" esta planta. Que emana um odor forte, emana. Lá em casa, é utilizada como repelente de insectos junto ao contentor da compostagem, e tem dado resultado. Também cortamos algumas folhas verdes para espalhar em cima da mesa quando as refeições são no jardim, para afastar as moscas. Outra utilização ainda, é queimar folhas secas, para afastar outro tipo de bicharada, como cobritas e lagartixas que há aos montes nos muros...
Os cães não gostam muito so cheiro (espirram), mas gostam da sombra e do fresquinho que as folhas lhes dão e sempre ficam com o cheiro entranhado no pêlo, o que é uma mais valia...
Se é o verdadeiro chá principe ou não... sinceramente não sei... eu fico-me pelo chazinho de limão fresquinho do limoeiro
Se quiser experimentar, eu dou uma muda para plantar.
Como disse, eu nunca "bebi" esta planta. Que emana um odor forte, emana. Lá em casa, é utilizada como repelente de insectos junto ao contentor da compostagem, e tem dado resultado. Também cortamos algumas folhas verdes para espalhar em cima da mesa quando as refeições são no jardim, para afastar as moscas. Outra utilização ainda, é queimar folhas secas, para afastar outro tipo de bicharada, como cobritas e lagartixas que há aos montes nos muros...
Os cães não gostam muito so cheiro (espirram), mas gostam da sombra e do fresquinho que as folhas lhes dão e sempre ficam com o cheiro entranhado no pêlo, o que é uma mais valia...
Se é o verdadeiro chá principe ou não... sinceramente não sei... eu fico-me pelo chazinho de limão fresquinho do limoeiro

Se quiser experimentar, eu dou uma muda para plantar.
Alem de mais nada bom dia. E assim há uma loja no algarve onde vendem a citronela de java so k ha um problema eles so a arranjam la pa miados de março do ano k vem ou seja de 2007. Tambem me disseram para tentar nos viveiros de S.Jorge na Batalha so k ainda n liguei pra la.
Aqui esta o contacto da loja: SEMENTES JAD ALGARVE LDA - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro - Faro - 289 82 53 75 - 96 277 84 64
E acreditem o tratamento para doença e dolorosa po cao e despendiosa po dono.
Eu tenho uma cadela pastor alemão que tem leishmaniose e so paterem uma ideia so as injecções po tratamento ficam a volta de 300 €. Fora as analises os comprimidos k tem de tomar ate ao fim da vida dela.
Aqui esta o contacto da loja: SEMENTES JAD ALGARVE LDA - Largo Dr. Francisco Sá Carneiro - Faro - 289 82 53 75 - 96 277 84 64
Eu tenho uma cadela pastor alemão que tem leishmaniose e so paterem uma ideia so as injecções po tratamento ficam a volta de 300 €. Fora as analises os comprimidos k tem de tomar ate ao fim da vida dela.
Alem de mais nada bom dia. E assim há uma loja no algarve onde vendem a citronela de java so k ha um problema eles so a arranjam la pa miados de março do ano k vem ou seja de 2007. Tambem me disseram para tentar nos viveiros de S.Jorge na Batalha so k ainda n liguei pra la.
Cá em casa temos apostado é num champô com essencia de Citronela
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta out 13, 2005 8:39 pm
- Localização: Jeco/srd, Vitória e Gontzal/boxers, Askari/Montanha Pirinéus e sempre no coração os que partiram
- Contacto:
O decreto lei que rege as espécies proibidas em Portugal, precisamente por serem invasoras, é o DL 565/99 de 21 de Dezembro (http://dre.pt/pdf1sdip/1999/12/295A00/91009115.pdf)
Estive a pesquisar e a citronela (Citronella mucronata) não consta como proibida desse DL ao contrário de plantas que a mim me causaram surpresa como o Aloe Vera
e que são comuns em vários locais e que se encontram facilmente à venda, até em supermercados... portanto caso optem pela citonella, boas plantações 
Para combater os insectos funcionam também o Poejo, o Alecrim, a lavanda/ Alfazema e a Artemisia... no entanto seja qual for a espécie devemos sempre ter em consideração que não há milagres e que a acção destas plantas tem as suas limitações.
Caso tenha havido alguma alteração da Lei relativamente à Citronella Mucronata PF colocar qual a Lei para que nos possamos reger pela mesma
Estive a pesquisar e a citronela (Citronella mucronata) não consta como proibida desse DL ao contrário de plantas que a mim me causaram surpresa como o Aloe Vera

Para combater os insectos funcionam também o Poejo, o Alecrim, a lavanda/ Alfazema e a Artemisia... no entanto seja qual for a espécie devemos sempre ter em consideração que não há milagres e que a acção destas plantas tem as suas limitações.
Caso tenha havido alguma alteração da Lei relativamente à Citronella Mucronata PF colocar qual a Lei para que nos possamos reger pela mesma
<p>beijos pa quem os merece
</p>
<p>Carla </p>

<p>Carla </p>
Não creio que a Citronella mucronata funcione como repelente...a Citroenella de que se falava neste tópico era a Cynbopogon citratus, essa sim funciona como repelente e há a possibilidade de se vir a extrair do seu óleo essencial uma molecula com actividade no tratamento da leishmania: http://www3.interscience.wiley.com/cgi- ... /HTMLSTARTchokole Escreveu:O decreto lei que rege as espécies proibidas em Portugal, precisamente por serem invasoras, é o DL 565/99 de 21 de Dezembro (http://dre.pt/pdf1sdip/1999/12/295A00/91009115.pdf)
Estive a pesquisar e a citronela (Citronella mucronata) não consta como proibida desse DL ao contrário de plantas que a mim me causaram surpresa como o Aloe Verae que são comuns em vários locais e que se encontram facilmente à venda, até em supermercados... portanto caso optem pela citonella, boas plantações
Para espantar moscas experimentem plantar boas quantidades de manjericão e de vez em quando esmagar uma folha (não sei se funciona com mosquitos)

Artemisia absinthium é uma boa hipótese para repelente e podem sempre fazer licor

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Fui perguntar ao n/ amigo Gervásio e ele disse-me para consultar aqui :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =citronela
Um abraço
P.S. - QUEM FOI A ALMINHA QUE SE LEMBROU DE DESENTERRAR UM TÓPICO DE 2006 ??

Fui perguntar ao n/ amigo Gervásio e ele disse-me para consultar aqui :
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... =citronela
Um abraço
P.S. - QUEM FOI A ALMINHA QUE SE LEMBROU DE DESENTERRAR UM TÓPICO DE 2006 ??

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true