tenho duas ratazanas lindas!!o hiru de 10 meses e a anubis, de nove. o hiru é um grandalhao preguisoço de kor bfranha e preto e a anubis é albina, tem mau feitio

para lhe fazer kompanhia, troxemos ha um mes a anubis...ke teve de fikar na loja uns meses porke deu a luz antes de vir para kasa...koitadita..!
o kaso, é ke ela nao se deixa tokar kuase nem apanhar..ja me mordeu a mim e ao meu namorado.suponho ke deve ter alguma especie de trauma da loja de animais..mas kom o hiru dase lindamente!ha uns tempos descobrimos ke esta gravida..de novo!!e hoje decidimos separala dele para outra jaula, porke nao deve faltar muito para ke os bebes nasçam.o kaso é ke hoje, ao limpar a jaula e mudala para putra, komo ela nao se deixa pegar facilmente, o meu namorado atrapalhouse ao pegar nela e puxou-lhe o rabo!!sem kerer, klaro!!so ke ela acho ke fokou muito assustada e agora kuase nao sai do mesmo kanto da jaula...kome e isso, mas sinto ke esta triste.
keria pedir aki konselho, em primeiro de ke posso fazer para ke ela perka esse medo..pois gosto muito dela e entristeceme imenso..
em segundo, pedir konselho de komo devo aktuar kuando ela de a luz e de kuanto tempo precisam os filhotes de estar kom ela..
tambem gostava de saber se ha alguem ke tenha um kaso komo o do hiru, ke tenha um ratz ke sofra de doença respiratoria, para ver se me pode dar algumm konselho..
bem, ja me excedi um bokado na escrita...!!mas peço desclpa da seka, mas preciso mesmo da vossa ajuda!!
um obrigado kom antecedencia!!!