Dar comer a gatos de rua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 01, 2003 8:41 pm

de facto, para fazer mal, muita gente é rápida. para ajudar, está quieto. já falaram a bem/mal com o dito homem? eu sei que a irracionalidade humana não tem limites. quando as coisas são só porque sim, nada feito. mas pode ser que ele desse tréguas.
outro problema, é quando se sabe que os animais estão a ser alimentdos e tratados. dão logo azo a novos residentes. assim, é difícil actuar. mas penso que se contactarem várias aa, algumas das quais se disponibilizam para operar gatos, já começavam a resolver parte do problema.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado nov 01, 2003 10:21 pm

Pois é... é mesmo proíbido alimentar os ANIMAIS de rua, mas não nos podemos esquecer que se as Autarquias criam Leis para serem cumpridas, tb eles têm que cumprir com o que é da responsabilidade deles e que não o fazem, como p.e. : recolher os animais errantes,famintos e doentes, precisamente para evitar a proliferação dos mesmos a fim de nos proteger ( a nós, contribuintes ) de doenças propagadas pelos ditos ANIMAIS.

Contra mim falo, prq eu era contra alimentarem-se animais de rua e últimamente ( últimos 2 anos ) tenho-o feito, precisamente prq cada vez se vêm mais animais abandonados cheios de fome...dá mesmo dó... :( . Acho que ninguém que goste de animais consiga dormir com a consciência limpa e de barriga cheia sabendo que os animais andam cheios de fome... eu não consigo !
Já tive dissabores com um fulano que urinou para a comida que eu tinha acabado de colocar a um gato que tinha sido abandonado ( eu andava a cativá-lo para o apanhar e arranjar-lhe um dono, o que felizmente consegui )e mesmo assim não desisti...
Ainda hoje, tive a triste notícia de um gato a quem eu dáva de comer diáriamente e individualmente ( só depois da meia noite e de esperar que acabe de comer para retirar quaisquer sobras de comida ), que tinha sido atropelado, tendo morte imediata, por um fulano que supostamente acelarou qnd viu o gatinho a atravessar a rua :evil: . Em vez de ajudar e ver se o animal precisaria de assistencia médica, só comentou com um arrumador de carros, que já ía ter atrazo de 7 anos na vida dele prq tinha atropelado um gato :evil: :roll: . Foi preciso, passados uns 10 minutos ( qnd viu ) o meu marido retirar o animal da estrada e colocá-lo no contentor do lixo, depois de verificar com certeza absoluta de que o animal estava morto. :( .

Isto de Leis para serem cumpridas, dá muito que falar... é como o respeito...quem quer ser respeitado, tem que respeitar...
Grunfas Escreveu:Eu não me importava nada de andar a apanhar gatos, levá-los onde fosse necessário para os esterilizar e mesmo tratar deles enquanto não pudessem voltar para a rua, bastava que todas entidades que pudessem ajudassem um pouco.
Quanto à CATUS desisti. Há seis meses que disse que tinha uma gata para castrar (uma!) e até agora nada... continuo sempre a insistir e nada. Mas até aqui muito bem, eles dependem também de fundos que são escassos e fazem o melhor que podem, o pior é ver outros gatos/as que aparecem depois dos meus a ser castrados...
Cada vez me convenço mais que só esterilizam gatos apanhados por eles ou seus representantes... promessas e publicidade há qb. !
Tive um caso com uma gata que estava a morrer ( SNOW http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=6309 ) , pedi ajuda á Catus e se não fosse eu tomar a iniciativa e responsabilidade pelo pagamento, na vet, e a posterior solidariedade dos foristas... a Snow não estaría viva e isto depois de verem que era mesmo uma gatinha em sofrimento, jovem, com bébés acabados de nascer e de rua :roll: :evil: :evil: :evil: .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
phalcon
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado nov 01, 2003 10:37 pm

Boa noite
Obrigado a todos pelas vossas respostas.
Respondendo a algumas questões aqui colocadas ,não é possivel o entendimeno com o tal individuo, é daquelas pessoas com as quais não se consegue falar.
Quanto ao lixo ninguém na zona se pode queixar de lixo causado pelos gatos pois a comida é colocada em recipientes e elas aguardam que eles terminem de comer para trazer os "pratos", fica lá sempre é água e alguma comida seca.
Isto não é ao pé da porta de ninguém pois passa-se num parque de estacionamento .
Já foram contactadas assosiações para ver da possibilidade de aceitarem os gatos , em troca da estadia deles seria dada toda a alimentação necessária , alguma ajuda para outros fins assim como trabalho voluntário de pessoas que gostam de animais.
Estamos a aguardar , se entretanto alguém tiver um canal mais directo com algum responsável de algum sítio de acolhimento que possa nos ajudar agardecia.
Obrigado a todos .
Fiquem bem
Ana
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

sábado nov 01, 2003 11:28 pm

rita_feria Escreveu:Não sei, às vezes as pessoas não são tão más como parecem e às vezes falando calmamente elas até podem entender a situação. Não sei...há gente realmente sinistra, mas pode ser uma solução.
Podem não ser tão más, como podem ainda ser piores do que parecem.
E acho uma certa piada quando vêm para aqui falar das leis.
Quer dizer, cumpre-se a lei, como uma pessoa muito bem comportadinha, e entretanto os animais morrem à fome, não?
Bela solução, não haja dúvida! :evil: :evil:
Eu estou-me borrifando para a lei, nesse caso. Quando vejo animais "vadios" com fome, alimento-os na medida do possível. Ainda os tais gatinhos dos telhados, donde cairam os meus bébés, vou sempre lá deitar-lhes comida.
Há tempos, perto de minha casa, apareceram dois cães grandes, "vadios",
fui pôr-lhes um recipiente com água e outro com comida. Até gostava que alguém me tivesse dito alguma coisa! :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 01, 2003 11:44 pm

phalcon Escreveu: Quanto ao lixo ninguém na zona se pode queixar de lixo causado pelos gatos pois a comida é colocada em recipientes e elas aguardam que eles terminem de comer para trazer os "pratos", fica lá sempre é água e alguma comida seca.
Isto não é ao pé da porta de ninguém pois passa-se num parque de estacionamento .
Assim sendo esse indivíduo deve ter pancada, provávelmente leva da mulher e desabafa nos gatos. :roll:
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
n_esteves
Registado: sexta out 31, 2003 6:32 pm

domingo nov 02, 2003 12:08 am

abc
Última edição por n_esteves em segunda jul 31, 2006 7:38 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano

domingo nov 02, 2003 12:36 am

Gostava de apanha-lo para o tentar trazer para minha casa, só que ele apesar de me conhecer, não se deixa agarrar
só com tempo e paciência. eu tive umas gatas no meu quintal. eram muito bravas. ainda as consegui levar para casa mas fugiram. quando se deixaram apanhar, já era tarde. tinham-se tornado adultas. apesar de não largarem o quintal, deixavam, apenas que as tocasse e fizesse festas.nunca consegui (nem tentei), agarrá-las, nem pegar-lhes. claro que morreram. mas não foi de fome. hoje penso que teria sedo com doenças tipo fiv, etc.
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo nov 02, 2003 12:53 am

n_esteves Escreveu: Não sou jurista, mas após uma consulta mais ou menos exaustiva de legislação, não encontrei nada, relativamente a coimas, ou a algum decreto-lei que regulasse ou proibisse a alimentação de animais.
Posso até dar-lhe um exemplo
Alimento varios gatos junto a minha casa, e á cerca de 15 dias um sr. mandou-me os recepientes da comida e as camas de cada gato para o lixo.
Mal soube, chamei a policia, foram extremamente diligentes, e passados 10m o sr. devolveu-me as coisas todas, e segundo a policia, caso não o fizesse, seria acusado de furto.
Nem sempre os policias estão a par de todas as leis.

Gostava só de por uma pergunta ao forum
Dou alimento e abrigo a varios gatos junto ao meu prédio.
3 gatos já são adultos, no entanto 2 são irmãos, ainda bébes, e andam sempre juntos.
Hoje, infelizmente quando cheguei a casa, vi que um deles tinha sido atropelado e estava morto.
Será que o outro vai sentir muito a sua falta?
Gostava de apanha-lo para o tentar trazer para minha casa, só que ele apesar de me conhecer, não se deixa agarrar.
Vem aí o Inverno, e como ainda é bébé, temo pela sua sorte.
Se alguem quiser, gostava de ouvir as vossas sugestões e experiencias.
Obrigado
As Leis são as de saneamento criadas pelas Autarquias ... e nem todas as têm ...!

Qnt a apanhar o gatinho para levar para casa, é fácil...se lhe dá de comer, leve uma caixa de transporte e todos os dias ponha a comida lá dentro e espere que ele entre, acabe de comer e saia...depois retire a caixa e leve-a consigo. Faça isto por uma semana até que o gato vê que não é para o encurralar...e só depois dele começar a entrar todo confiante é que a pode encerrar, com ele já lá dentro, e levá-lo para casa.
Já usei esta técnica ( ideia minha ) várias vezes e resultou sempre. Só uma vez é que ainda levei um arranhão ao encerrar a caixa, mas resultou na mesma e a gata é feliz com os novos donos, felizmente.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Grunfas
Membro
Registado: terça jun 10, 2003 1:49 pm

domingo nov 02, 2003 9:53 am

Casadeanaval, a gata em questão é uma gata que foi abandonada grávida no meu quintal em junho... tratei dela e dos filhotes, felizmente consegui dar os seus 6 filhotes e continuei a tratar dela, sempre a tentar arranjar dono. Logo na altura contactei a Catus (fiz-me sócia) para ver se me podiam castrar a gata... disseram-me que a iriam pôr em lista de espera.
rita_feria
Membro Veterano
Registado: segunda abr 28, 2003 11:20 am

domingo nov 02, 2003 1:49 pm

n_esteves Escreveu: Não sou jurista, mas após uma consulta mais ou menos exaustiva de legislação, não encontrei nada, relativamente a coimas, ou a algum decreto-lei que regulasse ou proibisse a alimentação de animais.
Posso até dar-lhe um exemplo
Alimento varios gatos junto a minha casa, e á cerca de 15 dias um sr. mandou-me os recepientes da comida e as camas de cada gato para o lixo.
Mal soube, chamei a policia, foram extremamente diligentes, e passados 10m o sr. devolveu-me as coisas todas, e segundo a policia, caso não o fizesse, seria acusado de furto.
Nem sempre os policias estão a par de todas as leis.

Gostava só de por uma pergunta ao forum
Dou alimento e abrigo a varios gatos junto ao meu prédio.
3 gatos já são adultos, no entanto 2 são irmãos, ainda bébes, e andam sempre juntos.
Hoje, infelizmente quando cheguei a casa, vi que um deles tinha sido atropelado e estava morto.
Será que o outro vai sentir muito a sua falta?
Gostava de apanha-lo para o tentar trazer para minha casa, só que ele apesar de me conhecer, não se deixa agarrar.
Vem aí o Inverno, e como ainda é bébé, temo pela sua sorte.
Se alguem quiser, gostava de ouvir as vossas sugestões e experiencias.
Obrigado
Pode contactar o Sr. Cão http://www.srcao.pt eles têem armadilhas feitas de propósito para apanhar gatos, as mesmas que utilizam no Canil. Na altura que queria apanhar a Mia falei com eles, disseram que sim, mas depois começaram a demorar muito tempo e ela entretanto engravidou e quem veio apanhá-la foi o canil, que a trouxe directamente para minha casa.
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 02, 2003 2:14 pm

Bem, eu sou muito artesanal. Uma caixa, um pau a segurar um extremo da mesma levantada com uma corda atada, comida servir de isco, o gato vem e zás, puxa-se o pau com o fio a caixa cai e lá tá o gato. Apanhei muitos gatos com isso nos tempos em que estava numa associação. Só um é que era muito esperto e tive que idealizar algo melhor.

O sr cão cobra-lhe uma nota preta para esse serviço, se é que o faz, porque apanhar gatos abandonados sem ter certeza de que os são metia-os em graves problemas legais...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

domingo nov 02, 2003 3:17 pm

CasadeAnaval Escreveu:
Assim sendo esse indivíduo deve ter pancada, provávelmente leva da mulher e desabafa nos gatos. :roll:
Bem...se esse tem pancada...então o outro que urinou para a comida do gato...é mesmo apanhadinho dos carretos...e infelizmente o que mais se vê por este Mundo fora, são pessoas com " pancada " só que é uma pancada mt especial...é só para com os mais indefesos e a isso eu chamo de COBARDIA :evil: . esse que urinou na comida do gato, era tão valente que sendo eu um " dez reis de gente ", assim que me dirigi a ele com um pau na mão, desatou a fugir e qnd me vê acelera o passo...não vá ter que pagar pelo que fez... ;) .
Bem, eu sou muito artesanal. Uma caixa, um pau a segurar um extremo da mesma levantada com uma corda atada, comida servir de isco, o gato vem e zás, puxa-se o pau com o fio a caixa cai e lá tá o gato. Apanhei muitos gatos com isso nos tempos em que estava numa associação. Só um é que era muito esperto e tive que idealizar algo melhor.
bem...se for uma caixa de cartão e que o gato seja como era a minha Nina ... :roll: É que esse truque foi o que fizemos para a encerrar na garagem, qnd nos apercebemos de termos sidos invadidos por gatos...eram mais de 12, pelo jardim adentro... e só então nos apercebemos que ela teria que passar a ser nossa e não de rua ( foi a minha 1º gata )... « mas vamos á história » qnd o pau caiu e a caixa desceu, vimos uma " explosão " de cartão e uma gata a fugir... :roll: . levámos, depois, 3 horas para conseguir apanhá-la ( isto às 4 da matina ) e encerrá-la na garagem, já prenhe, claro...! :roll: . O mesmo episódio se passou qnd foi para a capturar para a levar para a esterilização, posterior ao parto...! Acabei por a enfiar na caixa de transporte á força, acabei com arranhões e mordidelas profundas do braço direito ao ponto de ter sido tratada pelo vet, ainda 1º que a gata... :roll: :roll: , além de qnd se vai a virar a caixa para pegar nela e tapá-la... os gatos são mais rápidos que nós e záaaaaaas !!! Fogem que nunca mais os vemos...!
Ainda o melhor de tudo são os " traps " ou armadilhas feitas de plástico rígido ou metálicas, que as associações usam para capturar gatos .

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

domingo nov 02, 2003 7:53 pm

leonildecarvalho Escreveu: [ Bem...se esse tem pancada...então o outro que urinou para a comida do gato...
Bem, ainda há coisas que me surpreendem. Esse homem fez uma coisa extremamente degradante e que o faz recuar uns bons séculos em termos de civilização. Mesmo sendo comida de animais, desrespeitar o pão nosso de cada dia é das coisas que mais me chocam. Na degradação está muito abaixo na escala humana, se eu soubesse quem é essa pessoa não tinha um grama de respeito...
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

domingo nov 02, 2003 8:25 pm

então o outro que urinou para a comida do gato...é mesmo apanhadinho dos carretos...
:o :o :o :o :o :o :evil: :evil: :evil: :evil:

Mas o que terão feito os pobres dos animais para que haja gente a odiá-los tanto? :evil: É o que eu me pergunto.
São mesmo frustrações descarregadas nos seres mais indefesos.
Tem toda a razão, Leonilde, para além do mais, ou antes de mais, é pura cobardia! :evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano

domingo nov 02, 2003 10:23 pm

Mas o que terão feito os pobres dos animais para que haja gente a odiá-los tanto? É o que eu me pergunto.
São mesmo frustrações descarregadas nos seres mais indefesos.
Tem toda a razão, Leonilde, para além do mais, ou antes de mais, é pura cobardia !
eu conheço uma que se gabarola de fazer mal, assim que ouve falar em gatos. uma vez, uma das gatas bravas que andava pelo meu quintal, teve a má ideia de ir fazer ninho para casa dela. nunca mais fez nenhum :cry: :cry: de facto há gente a quem assenta mal esta designação.
Responder

Voltar para “Gatos”