Talvez seja uma dúvida idiota. Mas...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mariasara2
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm

sábado jun 19, 2010 11:22 am

Bom dia.
Em breve terei cá a minha Golden e tenho algumas dúvidas em relação a treino.

Comprei um clicker e, pelo que li, há que recompensar com o clicker e com biscoitos cada vez que o cão exerce o movimento pretendido.
Mas isso não fará com que o cão só obedeça em troca de comida? :S

Outra das minhas dúvidas é:
Sei que só devo solta-la em locais sem movimento. Uma vez que moro ao pé da praia, pretendia leva-la de manhã cedo. Mas caso eu a solte, como sei que ela não corre desvairadamente e não volta? Tenho receio que ela fuja, portanto...

Sei que podem ser duvidas descabidas, mas por isso é que conto com a vossa ajuda.
Cumprimentos
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

sábado jun 19, 2010 12:13 pm

LOLOL Antes de mais não convém solta-la enquanto ele não souber que deve voltar à dona. Primeiro a trela! Depois quando tiver confiança nela comece a solta-la.

Quanto ao cliker eheheh... pois o clicker é muito engraçado. Já li bastante sobre o clicker e o apito, e a verdade é que eu não consigo fazer com que o meu cão entenda que o 'click' é sinal de que fez bem. Sei que alguns dos grandes treinadores usam-no mas eu, por muito que tente, acho que as palavras animadoras e um biscoito são muito mais compensadores do que o clicker.

O biscoito após o click é para que ele entenda que o click é o som do 'muito bem' e depois abandona-se o biscoito.

Eu continuo a achar que os biscoitinhos são muito mais animadores e deliciosos do que um click.

Boa sorte para o treino e os maiores cumprimentos
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sábado jun 19, 2010 12:50 pm

Boa tarde,

Não sou expert nenhuma na matéria, nem me atrevi a treinar o meu golden com clicker nenhum lolol Também gosto de pensar que o meu cão obedece-me sem ser um cão "robot", gosto que ele tenha vontade própria :wink: Conheço um cão que a única coisa que faz é olhar para o dono à espera de uma ordem, é certo que o cão faz TUDO o que o dono lhe pede, mas parece que perdeu a autonomia...

Continuando, como já deve saber, o golden é dotado de uma inteligência enorme, o meu aprendeu a fazer coisas simples sem ser preciso um treino muito exaustivo, aprendeu depressa a fazer as suas necessidades sempre na rua, senta, deita, morre, rebola, fica, dá, vai buscar a bola... e tudo em troca de um mimo e um biscoito. Ao longo do tempo fui diminuindo os biscoitos e recompensando mais com mimos. Hoje faz tudo isso sem os biscoitos, mas claro que de vez em quando leva guloseima, ele gosta e merece né lolol

Um conselho: Eu quando adquiri o meu cão andava louca para levá-lo a rua e isso tudo, mas enquanto ele não tiver as vacinas todas por amor de deus, esqueça a praia e tudo o resto. Proteja a sua cadela.

Outro conselho: Se não tem certeza que a sua cadela volta quando a chamar, não a solte.
Toux
Registado: sexta jun 18, 2010 12:18 am

sábado jun 19, 2010 2:07 pm

Ola amiga mariasara2, a minha pouca experiencia diz-me que ensinar um cão a vir junto do dono é facil mas as vezes nos "donos" tornamo-lo dificil pelo facto de termos medo de ele não voltar e acabando por perdo-los, nunca bata no cão se algum dia ele não regressar a sua ordem, pois se o fizer ele vai ficar com medo de si é preferrivel ignora-lo durante algum tempo e depois repetir a ordem. Bem mas isso todos nos sabemos vamos a dica eu costumo fazer assim:
antes das refeições pois o cão esta alerta e com fome baixo-me um bocado a uma curta distancia e mostro-lhe a tigela da comida chamo pelo nome e à medida que ele se aproxima digo "anda" quando ele se aproximar digo "lindo" fazendo festas e dou-lhe a comida, podes praticar o exercicio no intervalo das refeições utilizando gluseimas. depois aos poucos comece a ficar de pé enquanto chama pelo cão e diz "anda" faça-lhe MUITAS festas quanto surtir o efeito desejado e em poucos dias ele ira ate si mal ouvir o seu nome e a palavra "anda", isto normalmente resulta com cães jovens não sei qual a idade do seu mas se for adulto pode sempre recorer a uma trela não para o arrastar até si mas para o incentivar a vir.

Espero que isto resulte e não tenha medo que ele fuja os cães só fogem de quem os trata mal por isso se o tratar bem ele não fugira de si :lol: :lol: :lol:
mariasara2
Membro

sábado jun 19, 2010 6:18 pm

KaluGold Escreveu:
Um conselho: Eu quando adquiri o meu cão andava louca para levá-lo a rua e isso tudo, mas enquanto ele não tiver as vacinas todas por amor de deus, esqueça a praia e tudo o resto. Proteja a sua cadela.

Outro conselho: Se não tem certeza que a sua cadela volta quando a chamar, não a solte.
Olá Kalu.

A cadela já vem vacinada.

Nunca solta o seu cão na rua?
Eu quero saber como é que eu sei que a cadela não foge efectivamente...
Secalhar treinar como ela numa quinta vedada pode ser solução, mas o problema é "arranjar" essa quinta :/
mariasara2
Membro

sábado jun 19, 2010 6:19 pm

Wilma Escreveu: O biscoito após o click é para que ele entenda que o click é o som do 'muito bem' e depois abandona-se o biscoito.

Eu continuo a achar que os biscoitinhos são muito mais animadores e deliciosos do que um click.

Boa sorte para o treino e os maiores cumprimentos
Entendo-a. Mas nao pretendo que a cadela me obedeça apenas quando tenho um doce para lhe dar :/
KaluGold
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 6:51 pm

Eu solto o meu cão, mas apenas em dois sítios: numa praia não concessionada ou num descampado aqui da minha zona. São sítios que estao longe de estradas, não há perigo de ser atropelado. E também são sítios onde sei que não encontro pessoas, porque não sei se sabe, mas é proíbido andar sem trela ou açaime em vias públicas.

Nunca precisei de ensinar o meu cão a vir atrás de mim... foi algo natural que aconteceu. Ele aqui em casa é um pacholas, onde eu estou ele também quer estar... não tenho um minuto de paz, até para a casa de banho me segue :lol: :lol: Na rua, nos tais sítios onde o solto, deixo-o estar a sua vontade para ele dar as cheiradelas que quiser, quando acho que está a afastar-se demasiado, chamo-o e ele vem ter comigo.

Se não tem experiência de treino, acho que vai ser mt complicado fazê-lo através do clicker, o biscoito não é mau pensado. Depois ao longo do tempo vai reduzindo, foi o que eu fiz.
KaluGold
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 7:07 pm

mariasara2 Escreveu:

Secalhar treinar como ela numa quinta vedada pode ser solução, mas o problema é "arranjar" essa quinta :/

Duas dúvidas:Quantos meses tem a cadela? Vem com UMA vacina ou já com o plano de vacinação completo?
mariasara2
Membro

sábado jun 19, 2010 7:13 pm

KaluGold Escreveu:
mariasara2 Escreveu:

Duas dúvidas:Quantos meses tem a cadela? Vem com UMA vacina ou já com o plano de vacinação completo?
Vem com as necessárias ;)
mariasara2
Membro

sábado jun 19, 2010 7:15 pm

KaluGold Escreveu: E também são sítios onde sei que não encontro pessoas, porque não sei se sabe, mas é proíbido andar sem trela ou açaime em vias públicas.
Sim, sei :D

Por isso é que referi no 1º post que a ia levar de manhã cedo à praia.. e que sabia que so a devia soltar em lugares sem movimento... :roll:
KaluGold
Membro Veterano

sábado jun 19, 2010 8:04 pm

Ok, desculpe :|

Mas é que às vezes aparecem aqui uns casos bem bicudos :lol: :lol:

Vai ver que corre tudo bem, já estou a ver qual é a cadelinha hehe vi no outro tópico essa fofa.

Eu duvido que se soltar a cadela ela lhe fuja, ainda pra mais sendo bebé, que são uns mariconços lolol.

Falo no meu caso, o meu no primeiro dia tinha tendência em deitar-se por baixo de mesas ou atrás do sofá, sentia-se protegido assim... o que era normal, estava a estranhar o novo ambiente. Depois, quando já se sentia a vontade... ui, nunca mais me largou, é o que lhe digo, até para a casa de banho me persegue :lol: :lol:

Fora de casa, nos sítios onde o solto ele gosta de explorar mas não constuma afastar-se muito e a pouco e pouco levanta a cabeça pa ver onde é que eu estou lol. Uma vez brinquei com ele, escondi-me e ele começou logo a chamar-me e à minha procura, quando apareci foi como se tivesse aparecido Deus lolol :lol:
mariasara2
Membro

sábado jun 19, 2010 9:00 pm

Não há crise Kalu :lol:

Eu já ando por aqui há alguns meses e tb tenho visto situaçoes do arco da velha.

Obrigada pela sua ajuda. ;)

A minha menina estará cá em breve e quero mesmo fazer tudo como deve ser, uma vez que assumi esta responsabilidade.
Já agora, Kalu, poderia dizer-me por PM onde/a que criador comprou o seu cão? Penso ter uma ideia, pelas linhas..
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

sábado jun 19, 2010 9:21 pm

Olá!

Bom, eu nunca usei clickers, nem nunca tinha ouvido falar nisso, lol
Para treinar o básico a Kyara usei a bola de ténis e funcionou. Claro, que às vezes, usei o biscoito, mas raramente. O biscoito uso mais quando ela se porta tão bem que merece :) ou aqueles para limpeza dos dentes.
Depois sempre li em muitos livros e pelo que tentei, funciona: o uso da voz e do tom é importante. Eles também têm de saber se é altura do treino e altura de brincar, depois quando aprendem, acho que não há mal em ser um treino com brincadeiras :)

Quanto a soltar, eu só solto a Kyara no jardim de casa. Praia e descampados, nunca: ela adora seguir tudo o que mexe, é muito afectuosa e era capaz de ir disparada atrás de algo. Hoje soltei-a na minha rua porque não tem saída e foi para ela brincar e jogar futebol com os miúdos que cá moram e ela adora. Como é vidrada na bola, não havia riscos de sair e também deu para treinar o comando porque mal eu chamava, ela vinha :) Adivinham ao que ela teve direito?

Jocas caninas
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado jun 19, 2010 11:08 pm

Se a Golden vem com a idade a que normalmente os cachorros vêm da casa do criador para a casa do dono, não tem o plano de vacinação completo. Deve aconselhar-se junto de um veterinário para saber em que idade a pode levar à rua.
Quanto a soltá-la, pode começar por fazer um treino em casa ou na rua. Utilize uma trela longa, que lhe permita afastar-se bastante. Quando ela se tiver afastado, chame-a pelo nome e elogie-a com palavras, festas e, no início, uma goluseima. À medida que a cadela for assimilando a ordem, diminua a quantidade de goluseimas mas nunca deixe os elogios. Quando estiver confiante e souber que a cadela já compreende e obedece perfeitamente à ordem, pode soltá-la.
Não se esqeça, vá fazendo treinos diarios curtos, desta forma irá estimulá-la intelectualmente, o que é optimo, uma vez que, como KaluGold já disse, os Golden são cães extremamente inteligentes e aprendem muito facilmente. Vai ver que a sua cachorra vai sentir-se muito feliz por lhe poder agradar e por passar tempo consigo e brincar (faça do treino um momento agradavel de convivio :wink: ).
Parabéns pela cadelinha e desejo muito sorte.
Responder

Voltar para “Cães”