Perdoem-me a resposta tardia, mas já vi que a Becas adiantou-se!!! E muito bem!
Bom, a malta canídea está toda muito bem. De facto, a Eva apegou-se muito a nós, de tal forma, como transcreveu a Becas, que assim que sente o ruído do automóvel ou mota, já está na vedação à espera e assim que nos vê... WHO LET THE DOGS OUT?!!! Abana-se de contentamento que é um prazer vê-la! Já está perfeitamente inserida, mas tem um temepramento muito reservado, não gosta de confusões, e os manos são uns doidos... mas anda sempre de roda de nós, à caça de festas e mimos. É uma linda.
Ontem à noitinha tive um episódio complicado, que felizmente acabou bem, que passo a relatar:
Ainda que a Eva não seja pura, informei-me sobre a raça na internet e já tinha lido que esta raça tem algumas tendências para "se afastar" de vez em quando para obedecer ao instinto caçador e para gastar as energias. Ainda assim, como a Eva estava tão bem integrada e já tinha passeado duas vezes com ela (à trela) e foi impecável, ontem resolvi deixá-la sem trela, muito embora sob vigilância atenta. Fi-lo por duas vezes: a primeira não se afastou, mas eu também parecia a sombra dela! Sempre com a mão no dorso, a fazer-lhe festas e não se afastou. Coloquei-a no quintal e trouxe os manos à rua. Resolvi repetir a dose, agora com mais "trela"... parecia tudo muito bem até que... desata a correr, embora devagar, mas rápido que nem uma seta pelos padrões humanos, sempre a olhar para trás, com o sentido em mim (não parecia ter o instinto de fugir para não voltar), até que acabou por dar a volta às casas que estão mesmo em frente à minha e entrou em casa, isto porque a minha "Mamã" chamou-a, porque estava à porta! E também porque a Lichi, que se escapuliu... veio atrás de nós tipo cão pastor, pelo que a Eva seguiu-a; ou seja foi um desenrolar de eventos (perfeitamente) encadeados que acabou bem. Mas posto isto, tive que dar-lhe duas palmadas, uma em cada "nádega" para que soubesse que estava insatisfeito. Ela sabe, porque assim que entrou em casa, escondeu-se logo atrás da minha "Mamã". Mas acabou tudo em bem, FELIZMENTE, e a harmonia em nada ficou perturbada; foi como se nada tivesse acontecido. Estive depois cá fora no quintal com todos e estava tudo impecável. Hoje, como estou de férias, pois a Mamã foi fazer uma amniocentese, fui há pouco levá-los a passear, primeiro a Becas (não a 2009

), depois o "trio maravilha" (Lichi, Rita e Ruby) e, por fim, a Eva. A Becas tem vindo a revelar-se uma surpresa, principalmente na altura de passear. Foi passear comigo tantas vezes como a Eva e já passeia sem trela lindamente. Sempre junto, quando a chama vem de imediato, bem comportada... o trio maravilha é o S. Mamede "Emfesta": completamente doidos, mas bem comportados. A Eva deu o passeio maior (à trela...) e portou-se muito bem, praticamente sem puxar, muito embora muito distraída... não acede bem ao chamamento inicial... é preciso mais algum treino e paciência... característica dos huskys, mas nada que não se faça, embora em ambiente controlado, pois na rua levará mais tempo. Tenho ensinado o senta (está quase), mas o treino desta raça é mais demorado (dizem os fóruns). Mas lá chegará, pois a Eva é especial...
Passo a transcrever um excerto dum artigo que encontrei:
"Temperamento
São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam gastar suas energias para que não se tornem problemas para seu dono.
O husky siberiano é muito brincalhão. Por esse motivo, este cão é recomendado para as crianças com cinco anos em diante. Crianças com menos de quatro anos podem não ter domínio sobre o cão, pois ele também é dotado de uma grande força.
Normalmente completamente dócil e aficionado com as pessoas, os siberianos possuem um forte instinto de caçador e podem matar gatos, coelhos, galinhas, pássaros e outros pequenos animais. Devem ser mantidos em cercados seguros pois frequentemente desaparecem em longas viagens para caçar. Não se deve permitir-lhes passearem sozinhos ou sem coleira. Eles são treináveis até um certo grau, mas paciência é necessária. São naturalmente independentes e não vão obedecer cegamente a todos os comandos.
Não tendem a comportamento agressivo ante outros cães, mas se atacados lutam ferozmente.
Os Huskys são também cães de trabalho desenvolvidos para puxar trenós. Por esse motivo, é bom fazê-lo puxar de vez em quando de 6 a 11 quilos."
Da experiência que tenho com a Eva, devo dizer que pouco foge à regra, com algumas diferenças (positivas

), naturalmente, pois cada "cãoso" é um "cãoso".
Carinhosos e atenciosos: sem dúvida! Gastar energias: certo, mas isso em qualquer cão.
A parte da brincadeira: ainda não desabrochou para a brincadeira (é reservada), mas lá irá com o tempo, pois já interage mais com os manos.
A parte do passeio: está lá tudo!!!

Já aprendi e tão cedo não torno a repetir.
Comportamento agressivo: como diz o artigo, não tendem a, o que se verifica a todos os níveis com a Eva, pois é muito sociável com os manos. Se atacada luta, felizmente não sei.
Quanto à parte de puxar 6 a 11 quilos, já pensei atrelar-lhe a Lichi (pois pesará cerca de 11 quilos) e deixá-la puxar quintal fora, para fazer o seu exercício!
Resumo duma história que já vai longa (perdoem-me a dissertação, mas quando ganho embalagem...): é uma cadela fantástica e permitam-me este àparte: não me podia ter calhado melhor "sorte na rifa". Terei que dispender um pouco mais de treino específico e paciência com a Eva, mas irá valer a pena, pois ela aprende com relativa facilidade, já que está muito bem integrada. Com o resto da malta, está tudo óptimo.
Irei tirando fotos, agora que tenho um pouco mais de tempo e depois envio à Tassebem e irei postando aqui novidades.
Agora tenho de ir engendrar um plano para montar uma piscina no quintal para o meu petiz...
Beijinhos,
Rui Faria
Tassebem Escreveu:Evita, que tens andado a fazer, linda? E os donos e os manos, tá tudo bem?