Preparação para os novos habitantes :)

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
Blodeuwedd
Membro
Registado: domingo jan 17, 2010 1:55 am

quinta jun 17, 2010 11:26 pm

Olá a todos!

Bem, ultrapassado o trauma do que aconteceu em Fevereiro ao Herbie, o meu ouriço pigmeu africano a que tanto me custou dizer adeus, sinto-me finalmente preparada para novos habitantes cá em casa...

Depois de muita investigação e não conseguindo, pelo menos para já, ter um Herbie II, pois ainda sinto muito a perda do Herbie, optei por Ratazanas domésticas.

Vou aproveitar a base da gaiola do Herbie (de plástico) e construír uma estrutura adequada a rats que lá encaixe com cerca de 1m de altura.

O objectivo é, na 2ª quinzena de Agosto, adquirir duas meninas (preferencialmente em preto ou alguma das tonalidades de azul/cinzento), sendo que até lá terei a gaiola pronta e equipada, a leitura toda feita (já li muito, ao fim de algum tempo começa a ser repetitivo, mas acho que nunca se perde nada em insistir, pois sempre vai aparecendo qualquer coisa nova) e, assim que tiver uma data marcada para as ir buscar, consulta marcadinha para uma primeira "inspecção" (isto pode parecer um pouco paranóico, especialmente porque a intenção é comprar a um criador e não numa loja, mas não é uma questão de desconfiança, apenas de prevenção por causa do trauma recente...).

Ora e porque abri eu um tópico acerca disto?

Bem, primeiro, pretendo ir colocando algumas fotos da evolução da casota, pois já reparei que noutros tópicos, há sempre alguma coisa que escapa ao "construtor" e que os profissionais das rats cá do fórum não deixam escapar! Não sendo eu uma pro da bricolage, aceito de bom gosto as dicas que tiverem para me dar....

Segundo, porque ainda não tenho um criador escolhido (a pesquisa geral na net deixa-me sempre um bocadinho "com a pulga atrás da orelha") e se houver por aqui pela arca algum de Lisboa ou arredores que crie as cores que tenho em vista e esteja a contar ter meninas disponíveis (eeehhh que isto soa mal :P) para depois de dia 15 de Agosto, me mande uma PMzinha :)

Ah, já agora, o facto de ser para a segunda quinzena de Agosto é apenas porque vou de férias na primeira e não queria afastar-me delas logo na fase inicial de adaptação a um novo dono... Não me parece muito boa política, apesar de ter com quem as deixar durante as férias...

E pronto, por agora é tudo, só uma "espécie" de (re?)apresentação. Em princípio durante o fim de semana já devo começar a trabalhar na gaiola, por isso colocarei fotos nessa altura :)

Obrigada desde já ^^
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
Blodeuwedd
Membro

sábado jun 19, 2010 11:29 am

Boas!

O desenho está feito (não vou postar o desenho porque aquilo que eu escrevo só mm eu consigo perceber, e nem sempre :(). Utilizando a base da gaiola do Herbie, vou construír a estrutura com as seguintes medidas:

Altura=1m
Comprimento=90.5cm
Largura=43cm

O chão vai ser a tal base da outra gaiola, não vou colocar rede por baixo por causa da questão de magoar as patinhas e também porque assim para limpar acho que fica mais fácil, pois consigo lavar bem a base na varanda.

Mais 2 plataformas rígidas, uma a 30cm de altura de 43*40 e outra a 60cm de altura de 43*20. De resto tenho 2 casotas (ambas pertenceram ao Herbie) e um tubo de plástico (idem). Pretendo fazer ainda, em tecido, pelo menos 2 hammocks e um túnel e ver se consigo desencantar em algum lado ou fazer umas escadinhas de corda.

As dúvidas surgem em relação às plataformas e as tecidos...

Não queria as plataformas também em rede, mais uma vez para n magoarem as patas, mas estava a pensar que talvez fosse possível se forem numa malha bastante fina e/ou forradas de alguma maneira (já percebi que madeira não é de todo aconselhavel por causa dos cheiros e da rapidez com que iria "desaparecer").

Em relação aos Hammocks, tenho visto muitas vezes dois materiais que me deixam algumas dúvidas: feltro e lã. Já li que as ratz têm um sistema respiratório sensível e apesar de ter perfeita noção de que compará-las a um humano não é a melhor comparação do mundo, eu, como alérgica, vejo ambos os tecidos como sendo dos que me dão mais problemas...

Portanto, queria saber a opinião dos experts neste caso, porque o feltro, por exemplo, é das coisas mais fáceis de trabalhar, mas se for para dar problemas, também não é por ter de fazer baínhas a outra coisa qualquer que vou deixar de ter hammocks mais confortáveis e seguros...

E pronto, por agora é tudo :) Obrigada desde já ^^
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.  ~William S. Gilbert
Blodeuwedd
Membro

segunda jun 21, 2010 8:31 pm

Bem, ficam as primeiras fotos... Só a estrutura ainda e algum material que estamos a usar :D Espero que gostem e coloco mais uma questão: Acham que será necessário algum tipo de "tabuleiro" ou coisa do género "dentro" da estrutura, em baixo?

Se não me dão feedback eu vou chorar :o hehehehe

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Raphahel
Membro
Registado: domingo mar 28, 2010 2:53 pm

segunda jun 21, 2010 8:33 pm

Vai precisar de fazer algumas plataformas. Mas no geral parece-me bem.
Blodeuwedd
Membro

segunda jun 21, 2010 8:46 pm

As plataformas só vamos colocar depois da rede... Estamos a pensar em duas, opostas, e depois vários hammocks...
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

segunda jun 21, 2010 9:06 pm

eu quero uma estrutura dessas... :evil:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Blodeuwedd
Membro

segunda jun 21, 2010 10:09 pm

Hehehehe

Como o meu namorado tem montes de ferramentas (e jeitinho, coisa que a mim me falta!), foi super simples e rápido fazer a estrutura...

A única coisa que já deu para perceber é que o meu objectivo inicial de fazer a gaiola para poupar algum $$ não se vai cumprir... heheheh Mas pronto, vai ficar uma gaiola carota mas única e personalizada!!!

Pena não ter muito tempo para a fazer toda de uma vez e ter de ser assim aos passinhos, porque quando se começa apetece sempre fazer mais qualquer coisinha! Mas não faz mal, até Agosto temos muito tempo :)
Deer hunting would be fine sport, if only the deer had guns.&nbsp; ~William S. Gilbert
Responder

Voltar para “Exóticos”