okicomputer Escreveu:Mas ai a culpa nao sera tanto da trela ser extensivel mas sim da falta de civismo dos donos desse "micro" cão

imagina lá esses donos irem á praia sem nenhuma trela...
Mesmo fora da epoca balnear anda sempre gente e ás vezes outros cães. O meu cão, se o deixo solto nunca mais o apanho, talvez por ainda só ter 1 ano e ser um jovem rebelde

Eu quando o solto no jardim em casa começa a correr sem parar, quando o chamo a mim ele tenta sempre que eu ande a correr atras dele. Mesmo se o "subornar" com biscoitos ele não vem junto de mim, senta-se a olhar.

Mas podes crer se te afastares e não lhe ligares ele vem ter contigo.
Há 2 anos atrás fui passar uma semana de férias ao Baleal, em Outubro que é quando eu posso ir de férias e levei a minha Golden, pensando que só poderia andar com ela na praia de trela, achava eu que se a soltasse ela começava a correr e eu nunca mais a apanhava. Enganei-me redondamente, soltei-a e não é que ela correu bastante mas assim que olhava para trás e me via ao longe voltava para junto de mim, depois voltava a fazer o mesmo corria e voltava, até hoje nunca mais tive problemas em soltar uma cadela minha, sei perfeitamente que se não responderem à chamada se eu me afastar elas vêm sempre ter comigo, também é uma questão de não lhes mostrarmos insegurança.
Tenho algumas que são melgas mesmo que não desgrudam de mim de maneira nenhuma.
Tenho uma golden que nunca foi à praia mas agora no outono vou levá-la e vou fazer o que fiz com todas as outras sempre, solto-a e vejo o que dá, se não experimentarmos também não sabemos.
Eu também uso um truque, como todas as minhas cadelas gostam de bolas levo sempre 2 bolas, enquanto atiro uma fico sempre com outra na mão e elas não conseguem resistir a uma boa brincadeira com bolas
bjs