Ajuda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

isabelvieira
Membro Júnior
Registado: quarta abr 09, 2008 11:34 am

segunda jun 21, 2010 8:03 am

Olá

tenho uma cadela labrador com pouco mais de ano e meio, com tudo aquilo que tem direito, LOP, chip, vacinas, enfim o normal...

Ja tive um 1º cio e agora anda novamente com o cio, ja sei que voces são da opinião de castrar, mas eu não a queria castrar gostava de um dia a deixar reproduzir...alem disso penso ter todas as condições para a pode manter sem castrar, penso que tenho ou pensava passo a explicar...

Moro numa aldeia e tenho uma moradia toda vedada a muros e rede (esta posta precisamente por causa da cadela), tenho 2000 e muitos metros quadrados nem sem precisar ao certo.
A cadela quando não estamos em casa fica "presa" num género canil que é enorme, é so mesmo para não me estragar tudo o que mexe, ou relva, plantas, etc... . Mas se estivermos em casa ela tendo atenção não faz asneirolas logo pode andar a correr por aquela área toda.

Agora não posso soltar a cadela um segundo, ou entao tenho de estar tipo cão de guarda, já que ha um cão que entra la em casa, já me estragou vedação, ja me estragou jardim e se não me puser atenta e não mantiver a Kitty presa estraga-me tambem a cadela.

Ja foi falar com a dona do cão, o cão so entra para lá porque para alem de sentir a cadela com o cio, tem fome!!! A resposta é que vai tomar medidas, mas as medidas nunca são tomadas.
A minha duvida é, que tipo de medidas legais posso tomar???
É justo não pode deixar a minha princesa correr como tanto gosta por causa dos cães das outras pessoas?
Se eu tenho as condições necessarias os outros tambem deveriam de ter certo?

Se souberem o que devo fazer, sem ser castrar não queria fazer isso!!! Apesar de saber que a maioria de vocês apoia que devemos castrar os animais.

Obrigada desde já pela vossa ajuda.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

segunda jun 21, 2010 8:38 am

Talvez se começar a pedir aos donos o custo das reparações, eles comecem a estar mais atentos ao cão.
Maria João
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda jun 21, 2010 9:45 am

Olá,
Para além do que acima foi mencionado,
Deves preservar a tua cadela, isto é, fecha-la no canil durante o período do cio.
Esta é a minha opinião para esta altura e este momento (Cio).
Depois, pensa em reforçar/elevar a vedação ( teu vizinho deveria comparticipar).

Um abraço

P.S. As cadelas esterilizam-se e os cães castram-se.
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
isabelvieira
Membro Júnior

segunda jun 21, 2010 10:17 am

jofelix Escreveu:Olá,
Para além do que acima foi mencionado,
Deves preservar a tua cadela, isto é, fecha-la no canil durante o período do cio.
Esta é a minha opinião para esta altura e este momento (Cio).
Depois, pensa em reforçar/elevar a vedação ( teu vizinho deveria comparticipar).

Um abraço

P.S. As cadelas esterilizam-se e os cães castram-se.
Isso ja eu estou a fazer a pobre bicha passa os dias presa.

Em relação a vedar, daqui a nada tenho a casa parece um asilo, acho que as pessoas deviam dar condições aos animais, em vez de os deixar ao deus dará...
Ja pensei ate fazer queixa a GNR, mas não queria entrar a matar, mas bolas nem dentro daquilo que é meu podemos estar a vontade.
O cão é tao lindo!!!! È incrivel como o deixam andar assim o bicho...
Eh pah eu é que não tenho culpa.
Catarinokas
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 8:40 pm

segunda jun 21, 2010 10:31 am

Acho melhor esterilizá-la. Até porque previne problemas futuros, com tumores mamários, etc. Já para não falar que se algum dia um cão cobrir a sua cadela e for rafeirolas, vai ter dificuldade em dá-los e sinceramente já há muitos animais abandonados e alguns em risco de abate.
isabelvieira
Membro Júnior

segunda jun 21, 2010 10:47 am

Eu sei que vocês têm razão quando toca a animais abandonados, eu nunca abandonaria um animal nem pensar.
Mas não acho justo gramar com animais que as outras pessoas simplesmente "abandonam", têm dono mas é a mesma coisa que não tivesse.

Bolas que situação!!!
Catarinokas Escreveu:Acho melhor esterilizá-la. Até porque previne problemas futuros, com tumores mamários, etc. Já para não falar que se algum dia um cão cobrir a sua cadela e for rafeirolas, vai ter dificuldade em dá-los e sinceramente já há muitos animais abandonados e alguns em risco de abate.
mariasara2
Membro
Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm

segunda jun 21, 2010 12:11 pm

isabelvieira Escreveu:Eu sei que vocês têm razão quando toca a animais abandonados, eu nunca abandonaria um animal nem pensar.
Mas não acho justo gramar com animais que as outras pessoas simplesmente "abandonam", têm dono mas é a mesma coisa que não tivesse.

Bolas que situação!!!
Catarinokas Escreveu:Acho melhor esterilizá-la. Até porque previne problemas futuros, com tumores mamários, etc. Já para não falar que se algum dia um cão cobrir a sua cadela e for rafeirolas, vai ter dificuldade em dá-los e sinceramente já há muitos animais abandonados e alguns em risco de abate.
Concordo com tudo o que foi dito mas..

Será que a sua cadela é efectivamente um bom exemplar para reproduzir? Pode ser uma óptima cadela, mas nem todas são ideais para reprodução.
Além disso, tem conhecimentos necessários de canicultura?
Para ter uma ninhada não basta juntar dois cães e eles fazerem truca truca...Está disposta a arcar com os custos para com a ninhada e para com a sua cadela?
Terá tempo para dispensar, de modo a dar-lhe todos os cuidados necessários?

Não quero ser desmanxa prazeres, mas se a resposta a estas questões for "não" é melhor esterelizar a cadela.
De qq forma, responsabilize os vizinhos pelos estragos. Eles não se podem esquecer " A minha Liberdade acaba quando a tua começa".

Cumprimentos e boa sorte
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

segunda jun 21, 2010 3:30 pm

isabelvieira Escreveu:Olá

tenho uma cadela labrador com pouco mais de ano e meio, com tudo aquilo que tem direito, LOP, chip, vacinas, enfim o normal...

Ja tive um 1º cio e agora anda novamente com o cio, ja sei que voces são da opinião de castrar, mas eu não a queria castrar gostava de um dia a deixar reproduzir...alem disso penso ter todas as condições para a pode manter sem castrar, penso que tenho ou pensava passo a explicar...

Moro numa aldeia e tenho uma moradia toda vedada a muros e rede (esta posta precisamente por causa da cadela), tenho 2000 e muitos metros quadrados nem sem precisar ao certo.
A cadela quando não estamos em casa fica "presa" num género canil que é enorme, é so mesmo para não me estragar tudo o que mexe, ou relva, plantas, etc... . Mas se estivermos em casa ela tendo atenção não faz asneirolas logo pode andar a correr por aquela área toda.

Agora não posso soltar a cadela um segundo, ou entao tenho de estar tipo cão de guarda, já que ha um cão que entra la em casa, já me estragou vedação, ja me estragou jardim e se não me puser atenta e não mantiver a Kitty presa estraga-me tambem a cadela.

Ja foi falar com a dona do cão, o cão so entra para lá porque para alem de sentir a cadela com o cio, tem fome!!! A resposta é que vai tomar medidas, mas as medidas nunca são tomadas.A minha duvida é, que tipo de medidas legais posso tomar???
É justo não pode deixar a minha princesa correr como tanto gosta por causa dos cães das outras pessoas?

Se souberem o que devo fazer, sem ser castrar não queria fazer isso!!! Apesar de saber que a maioria de vocês apoia que devemos castrar os animais.

independentemente de esterilizar ou não a cadela o cão vai continuar a invadir o teu jardim... mais pela fome do que outra coisa.

essa vizinha é negligente com o animal e não podes permitir que essa situação perdure.
além dos danos nas vedaçoes um animal à solta sem supervisão está sempre em perigo.

volta a chamá-la à razão... se necessário com a ajuda das autoridades.
tenta apanhar o cão e chama a GNR.

esta forma "liberal" de encarar a posse de um cão é ainda muito usual infelizmente...
isabelvieira
Membro Júnior

segunda jun 21, 2010 3:54 pm

Estou seriamente a pensar em ir a GNR, eh pah custa alguma coisa dar atenção ao pobre animal bolas, dar-lhe de comer!!!
Só não queria que o bicho sofresse consequencias, mas eu tambem não tenho culpa...

enolamai Escreveu:
isabelvieira Escreveu:Olá

Ja foi falar com a dona do cão, o cão so entra para lá porque para alem de sentir a cadela com o cio, tem fome!!! A resposta é que vai tomar medidas, mas as medidas nunca são tomadas.A minha duvida é, que tipo de medidas legais posso tomar???

independentemente de esterilizar ou não a cadela o cão vai continuar a invadir o teu jardim... mais pela fome do que outra coisa.

essa vizinha é negligente com o animal e não podes permitir que essa situação perdure.
além dos danos nas vedaçoes um animal à solta sem supervisão está sempre em perigo.

volta a chamá-la à razão... se necessário com a ajuda das autoridades.
tenta apanhar o cão e chama a GNR.

esta forma "liberal" de encarar a posse de um cão é ainda muito usual infelizmente...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda jun 21, 2010 8:26 pm

Cadelas com cio devem estar sempre fechadas, se vai manter a sua cadela fértil, é melhor convencer-se disto em todos os cios e seguir esta regra! Com uma propriedade grande, garanto-lhe que não vai conseguir controlá-la e os cães tornam-se super inventivos eu direi mesmo invenciveis nestas situações. Num minuto você vai ter a certeza que viu a sua cadela e no minuto a seguir ela já está com um cão, e quem tem cães sabe que é mesmo assim! Não arrisque mais uma ninhada de uns 10 ou 12 rafeiros que é o que já há ai aos montes e nem sequer o serem cruzados de lab os torna mais fáceis de dar!

Eu pessoalmente depois de dois avisos já teria falado com a GNR. Respeito é bonito e no caso do cão cobrir a cadela a sua vizinha vai pagar-lhe a esterilização de emergência?

Não esterilizar é uma opção pessoal, mas fale com o vet sobre o risco de cancro da mama e infecções uterinas para além do stress de ter de a resguardar no cio. São riscos muito reais e muito frequentes.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 22, 2010 11:56 am

Três considerações sobre o tópico:

1 - Nenhuma cadela fica "estragada" por cruzar com um cão de outra raça ou rafeiro. O que sucede é MAIS uma ninhada de cães rafeiros que se vão ver à rasca para arranjar donos ou mais uma ninhada de cães parecidos com labradores que são vendidos ou dados e que depois ao perderem a graça ou o ar de labs vão parar á rua.

2 - Se quer mesmo reproduzir a cadela não se esqueça de lhe fazer o despiste da DISPLASIA DA ANCA no vet e de pedir o despiste do cão com que a vai cruzar.

3 - Se tem a garantia de que consegue colocar BEM 10 ou 12 cachorros nascidos nessa cruza, se tem posses para ficar com os que não consigam donos e se está disposta a acompanhar os cães que criou e eventualmente reacolher algum a que os novos donos deixem de achar graça, força nessa ninhada. De outra forma, desculpe a franqueza, mas de pseudo criadores e de cães sem dono que nunca deviam ter nascido está este país cheio, disfrute do seu animal e deixe-se mas é ficar sossegada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

isabelvieira
Membro Júnior

terça jun 22, 2010 2:46 pm

dinodane Escreveu:Três considerações sobre o tópico:

1 - Nenhuma cadela fica "estragada" por cruzar com um cão de outra raça ou rafeiro. O que sucede é MAIS uma ninhada de cães rafeiros que se vão ver à rasca para arranjar donos ou mais uma ninhada de cães parecidos com labradores que são vendidos ou dados e que depois ao perderem a graça ou o ar de labs vão parar á rua.

2 - Se quer mesmo reproduzir a cadela não se esqueça de lhe fazer o despiste da DISPLASIA DA ANCA no vet e de pedir o despiste do cão com que a vai cruzar.

3 - Se tem a garantia de que consegue colocar BEM 10 ou 12 cachorros nascidos nessa cruza, se tem posses para ficar com os que não consigam donos e se está disposta a acompanhar os cães que criou e eventualmente reacolher algum a que os novos donos deixem de achar graça, força nessa ninhada. De outra forma, desculpe a franqueza, mas de pseudo criadores e de cães sem dono que nunca deviam ter nascido está este país cheio, disfrute do seu animal e deixe-se mas é ficar sossegada.
Olá Dino,

não estou a pensar em pô-la a criar já, isso ainda vai ter de ser muito bem pensado, porque ainda a acho muito nova e imatura. Mas no caso de a por queria que criasse com um cão da mesma raça, e não com um cão que simplesmente os donos ignoram e passa a vida a entrar la em casa a estragar tudo.

Gostei foi de saber que um cão de raça que cruza com um rafeiro não fica estragado, a tempos tive uma "discussão" por causa disso, em circustancia que não tinha a ver com a minha, mas que afirmavam que uma cadela de raça que cria com um rafeiro nunca mais dá cães legitimos, e eu achava que não tinha logica, parece que tinha razão tenho de lhe mostrar este topico :lol:

Em relação a parte de que neste país não faltam pseudo criadores, tambem acredito, ha muita gente que não quer saber dos animais têm-nos como maquinas de fazer dinheiro.
Mas isso por cá não acontece, acima de tudo o bem estar dela.

A minha duvida é mesmo o que fazer para tirar o cão la de casa, mas parece que a dona acordou para a vida e prendeu o bicho.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 22, 2010 3:10 pm

Essa história da "estragação" é mais um mito idiota sem qualquer fundo cientifico ou sequer de lógica, tal como o do céu da boca preto ser sinónimo de pureza de raça. é triste como as pessoas não conseguem usar o cérebro para perceber o absurdo de tal crença. Um cão puro é um cão que é filho de pais que são ambos filhos, netos e bisnetos de cães da mesma raça e nenhuma cadela fica estragada por ter tido uma ninhada de um cão rafeiro, assim como nenhuma mulher negra fica impedida de ter mais filhos negros se tiver tido um filho mestiço de um branco antes... enfim, explique-lhes o básico da genética e da transmissão de genes.

Helena, esqueci-me de referir uma coisa no aspecto da criação, para além da ética que lhe deve estar subjacente: não está bem a ver a despesa e trabalheira que dá criar uma ninhada de 8, 10 ou 12 até às 8 semanas... falo de acompanhamento vet da cadela, alimentação de qualidade, desparasitações cadela e filhotes, primovacinação, registos provisórios, isto tudo correndo bem, correndo mal tem que contar com cesariana, eventual desinteresse da cadela pelos filhos, criar bébes á mão, etc, etc. Para além de, por muito espaço que tenha, ter de criar a ninhada dentro de casa... balde e esfregona permanentemente a postos para limpar a sujidade que vai ser brutal.

Há que equacionar tudo isto muito bem antes de fazer uma ninhada, especialmente de uma raça popular como essa, e havendo n criadeiros a vender cachorros pseudo golden a 100 euros cada, sabe que a maioria das pessoas não sabe o que deve exigir ao comprar um cão de raça e querem é pechinchas, coisa que na canicultura decente não existe.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

isabelvieira
Membro Júnior

terça jun 22, 2010 3:20 pm

Muito obrigada pelo esclarecimento.

É tudo pontos a refletir muito bem.

Obrg

dinodane Escreveu:Essa história da "estragação" é mais um mito idiota sem qualquer fundo cientifico ou sequer de lógica, tal como o do céu da boca preto ser sinónimo de pureza de raça. é triste como as pessoas não conseguem usar o cérebro para perceber o absurdo de tal crença. Um cão puro é um cão que é filho de pais que são ambos filhos, netos e bisnetos de cães da mesma raça e nenhuma cadela fica estragada por ter tido uma ninhada de um cão rafeiro, assim como nenhuma mulher negra fica impedida de ter mais filhos negros se tiver tido um filho mestiço de um branco antes... enfim, explique-lhes o básico da genética e da transmissão de genes.

Helena, esqueci-me de referir uma coisa no aspecto da criação, para além da ética que lhe deve estar subjacente: não está bem a ver a despesa e trabalheira que dá criar uma ninhada de 8, 10 ou 12 até às 8 semanas... falo de acompanhamento vet da cadela, alimentação de qualidade, desparasitações cadela e filhotes, primovacinação, registos provisórios, isto tudo correndo bem, correndo mal tem que contar com cesariana, eventual desinteresse da cadela pelos filhos, criar bébes á mão, etc, etc. Para além de, por muito espaço que tenha, ter de criar a ninhada dentro de casa... balde e esfregona permanentemente a postos para limpar a sujidade que vai ser brutal.

Há que equacionar tudo isto muito bem antes de fazer uma ninhada, especialmente de uma raça popular como essa, e havendo n criadeiros a vender cachorros pseudo golden a 100 euros cada, sabe que a maioria das pessoas não sabe o que deve exigir ao comprar um cão de raça e querem é pechinchas, coisa que na canicultura decente não existe.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

terça jun 22, 2010 8:17 pm

Quando falei no esterilização de emergência não foi a pensar nesse mito da cadela estragada! Já tive que tirar essa da cabeça de muita gente e não foi nada fácil.
Mas estava a pensar que decerto a dona da cadela não ia querer ter de se encarregar de uma ninhada de rafeiros por causa da vizinha do lado.
Responder

Voltar para “Cães”