Escolher um labrador

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Retriever do Labrador! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: Moinhodoceu

Judice
Membro Júnior
Registado: terça jun 01, 2010 5:24 am

terça jun 01, 2010 2:56 pm

Bom Dia a todos, sou novo no forum e resolvi pedir alguma ajuda a pessoas mais experientes.. estou interessado em adquirir um cachorro labrador e, neste momento, procuro alguns criadores. Já me alertaram para ter cuidado na escolha e sempre que for possível visitar os criadores e verificar todas as condições e progenitores da ninhada.
Vou deixar aqui os criadores que procurei e gostaria de saber se acham, que no geral, são de confiança e possuem bons exemplares da raça..
- Quinta do Lordy;
- Monte Saloio;
- Casa de Fausto;

Não estou à espera que comentem algum deles, apenas queria saber se, no geral, são criadores sérios. Tenho estas dúvidas pois é a primeira vez que escolho um cachorro da raça labrador e queria ficar satisfeito.

Obrigado pela atenção
AnasMaria
Membro Júnior
Registado: segunda mai 12, 2008 4:15 pm

terça jun 01, 2010 3:11 pm

acho que o ideal é telefonar po clube de canicultura e tentar saber primeiro se estão registados la se tiverem ja é um ponto a favor, mas mesmo assim, tente saber mais informações se é a primeira vez que vai ter um labrador convem que saiba o que esperar e o que deve perguntar/pedir ao criador para ter certeza, que ja que vai optar por comprar, que compra um animal saudavel e de um criador mesmo. procure um veterinario para saber o que deve perguntar. sei que deve pedir para ver os pais e o historico da saude de ambos, acho que este animal pode ter problemas de displasia da anca (nao tenho certeza desta informação e se é assim que se escreve) por isso deve tambem pedir um comprovativo que este animal foi dispistado desta doença. e procure informaçao acerca da raça se nao sabe, verifique se tem tempo para exercitar o animal e se tem condiçoes financeiras a longo prazo. nao lhe quero dar nenhum sermão mas eu ja vi tantos animais de porte grande e alguns eram labradores abandonados e a espera dum dono que nao chega e acabam por ser abatidos..porque quando os procuram nao têm as informações todas e depois vêem se em situações que nao desejaram. peço desculpa e desejo lhe muita sorte com o amigo que encontrar.

so mais uma coisita antes de pensar em comprar veja nesta pagina se ve algum menino que lhe agrade, muitos nao sao de raça mas podem tambem ser uns grandes amigos http://www.facebook.com/liveloveandcare ... nos?ref=ts

nao estou a tentar demove lo da compra.:)
Feliz de quem tem um animal para companhia
Tweenie
Membro Veterano
Registado: quarta mar 26, 2008 5:18 pm

terça jun 01, 2010 5:39 pm

Olá, Judice!

Queria corrigir uma informação dada pela AnasMaria:
quando for comprar o cachorro, pode e deve ver se os pais fizeram o teste de displasia da anca (se for mesmo um excelente criador, até terá o da displasia do joelho, mas ainda não é tão comum fazerem-no). O seu cachorro ainda não terá esse teste feito, pois ele é feito apenas quando o animal atinge uma certa idade, creio que a partir dos 12 meses (corrijem-me se tiver errada), pode fazê-lo, nunca em cachorros de 2 meses nem 3. Se lhe dizerem, o cachorro tem teste de displasia da anca feita, desconfie. Os pais sim, o cachorro cedo demais. No entanto, mesmo num excelente criador, temos de ter consciência de que essa doença pode ir até a 8ª geração, mas claro que um bom criador é responsável e isso diminui os riscos.
Em segundo lugar, claro que convém ter espaço para um animal desses, mas se nao tiver, o importante é cuidar dele e das suas necessidades em termos físicos (exercícios, alimentação, vacinas...) e mais...
Por fim, a disponibilidade financeira é importante, mas também é relativa porque ninguém sabe o dia de amanhã...

Jocas caninas
Judice
Membro Júnior

terça jun 01, 2010 6:05 pm

Obrigado pelos conselhos... relativamente às condições, felizmente tenho muito espaço e sem dúvida que irá ser muito bem acolhido aqui em casa :D agora resta-me a escolha do cachorro, espero encontrar um bonito exemplar e acima de tudo que seja muito saudável :)
AnasMaria
Membro Júnior
Registado: segunda mai 12, 2008 4:15 pm

terça jun 01, 2010 7:46 pm

pronto eu como tinha dito sabia da existencia do problema mas nao sabia o resto dai ter dito que nao tinha certeza da informação e aconselhei a ir a um vet saber melhor todas essas informações, so tava a alertar para o problema eu nao tenho nenhum labrador por isso nao sei ao certo as coisas relativas a doença. agora claro que o mais importante é dar amor ao animal e cuidar dele..eu so falei no assunto para se o senhor ainda nao tiver nenhum cao pensar no assunto e verificar se realmente podera faze lo, nao pondo em causa qualquer tipo de condição nem duvido que possa ser um excelente dono, nao quis com o meu "testamento" ofender nem insinuar fosse o que fosse em relação ao senhor..eu gostava de ter um labrador mas devido a nao ter muito espaço e nao ter grande disponibilidade para o exercitar optei por um que nesse sentido nao requer nem exige grandes passeios e de raça mais pekenina tambem.:)
Feliz de quem tem um animal para companhia
Judice
Membro Júnior

terça jun 01, 2010 8:34 pm

Eu percebi o que quis dizer AnasMaria, obrigada pelo teu testemunho :D
Judice
Membro Júnior

quarta jun 02, 2010 6:38 am

Continuo na minha "odisseia" para tentar encontrar o meu novo companheiro :D já visitei alguns criadores, uns foram bastante acessiveis outros nem tanto.. mas realmente, para ter um bom exemplar da raça conta muito os euros.

Cumprimentos
SaintJohns
Membro Júnior
Registado: segunda out 16, 2006 11:32 pm

terça jun 08, 2010 1:37 pm

desculpe dizer isto e sem qualquer intenção de ofensa atenção...
para ter um bom labrador a questão não está em custarem muitos euros mas em as pessoas que os procuram perceberem o porquê de nuns criadores custarem mais euros no que em outros.
Têm tudo a ver com responsabilidade, seriedade, profissionalismo do criador, etc... uns criam por criar pelos euros, e aí temos puppy mills com cachorros de 50 a 300€ +-, outros têm bons exemplares de boas linhagens em excelentes condições de saude, alimentação, etc... e o custo de manutenção de um efectivo de canil sério e consciente têm elevadíssimos custos, já para não falar nos elevados custos de bem criar uma ninhada. Um criador sério não é uma puppy mill.
Aconselho a pedir através do site www.cpc.pt a lista de criadores da raça e contactar e visitar o maior número possível dos mesmos. Leia também o tópico inicial do fórum intitulado "Vai comprar um Retriever do Labrador?" colocado pelo forista e moderador CasaDelMar que ajuda com algumas poucas questões a seleccionar de uma forma simples até por telefone, o "trigo" do joio" e depois de seleccionar os que lhe inspiraram confiança recomeda-se visitar e conversar pessoalmente com os mesmos.
Espero ter ajudado e felicidades.
:)
Judice
Membro Júnior

terça jun 08, 2010 8:26 pm

Olá SaintJohns!

Obrigado pela mensagem, claro que ajudou. Já tinha dado um olho pelo tópico e acho extremamente útil. Relativamente à escolha do cachorro, eu entendo o que quis dizer e estou numa fase de visita aos criadores ;) tem sido importante para perceber as condições e a seriedade dos mesmos. Quando me referi ao valor, entendo que a criação de bons exemplares tenha os seus custos, o que eu não concordo.. apesar de ser uma opinião pessoal. É o valor astronómico a que alguns cachorros são vendidos, mas isso, cada um tem a sua ética e os seus objectivos.

Cumprimentos
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

sexta jun 11, 2010 1:16 am

Judice Escreveu:Quando me referi ao valor, entendo que a criação de bons exemplares tenha os seus custos, o que eu não concordo.. apesar de ser uma opinião pessoal. É o valor astronómico a que alguns cachorros são vendidos, mas isso, cada um tem a sua ética e os seus objectivos.
Olá Judice,

Não gostava de aprofundar este tema tendo em conta a sua opinião pessoal? Podemos ter aqui "matéria" para uma boa discussão ;)

Isto claro, sem colocar aqui nomes de qualquer criador ;)

Abraço
Judice
Membro Júnior

sexta jun 11, 2010 4:44 pm

Olá CasadelMar :)

antes de mais, parabéns pelo artigo que publicou sobre a escolha de um labrador, encontro.me nessa situação e achei-o muito útil. Em relação, ao que escrevi em cima, penso que já tem um pouco da minha opinião pessoal. Como disse, custa-me a crer que os animais se tornem cada vez mais num negócio, claro que entendo que a criação tenha os seus custos e que de certo modo, sejam elevados. Mas também já presenciei apenas um cachorro a ser vendido por preços que irão certamente cobrir os gastos de grande parte da ninhada. Quero acreditar, que a criação da espécie também seja feita por gosto e prazer e não como uma importante fonte de rendimento. Quero realçar que é somente uma opinião pessoal, vale o que vale, e baseada no pouco conhecimento que tenho da criação desta raça.
Gostava também de saber a vosso opinião relativamente a uma outra coisa, como já disse em outros posts, neste momento estou à procura de um cachorrinho labrador e como tal tentei-me informar devidamente sobre a raça, estalão e um pouco sobre a sua historia e linhagem. No entanto, qual não é o meu espanto quando visito criadores que percebem muito pouco de genética. Sinceramente, fiquei um pouco desiludido e fingi acreditar em tudo o que me diziam. Agora, para pedir valores de 600 a 750 euros também é preciso algum conhecimento pois só assim darão alguma segurança aos futuros donos.

Cumprimentos
SaintJohns
Membro Júnior

terça jun 22, 2010 12:07 pm

Judice Escreveu:
No entanto, qual não é o meu espanto quando visito criadores que percebem muito pouco de genética. Sinceramente, fiquei um pouco desiludido e fingi acreditar em tudo o que me diziam. Agora, para pedir valores de 600 a 750 euros também é preciso algum conhecimento pois só assim darão alguma segurança aos futuros donos.

Cumprimentos
Antes de mais desculpe lá pelas ironias e sarcasmos, mas o meu feitio é mesmo assim e não sou a única que se irrita com certas coisa que lê e ouve... ás vezes sai com cada uma ao telefone que é de bradar aos ceús... mas enfim sou boa pessoa lhe garanto!!!
Existe uma expressão que diz que "O saber não ocupa lugar". Infelizmente nos casos que visitou parece ocupar espaço e sobretudo ocupa-lhes tempo e nesses casos que visitou pelos vistos o tempo para eles é mais traduzível em €€€ do que outra coisa... O que mais há aos pontapés por aí são puppy mills como já lhe referi num post anterior que das raças que se "propõem criar" nada entendem, geneticamente falando claro, mas lá estão eles de portas e braços abertos para o receber certo?! Resta de facto saber se, o facto de não saberem exctamente o que estão a fazer, porque se não sabem nada de genética e concretamente da genética da raça que se "propõem criar" (sim porque isso para mim não são criadores... são umas pessoas desocupadas e oportunistas que se propõem a fazer qualquer coisa que não sabem fazer para ganharem muito dinheiro... julgam elas coitadas) se os resultados serão os devidos e expectáveis tanto principalmente para a raça quanto para os adquirentes e futuros donos?!... NÃO...de todo não me parece que sejam e/ou que venham a ser... é impossível que alguém sem conhecimento mínimo específico (já não falo de conhecimento técnico, apenas de conhecimento adquirido por contacto com a raça - experiência -) da raça faça um trabalho desejável... mas isto lá está são as minhas usuais considerações relativamente ao facto de que não existem "maus criadores" porque se não sabem fazer nem devem fazer para não estragarem o que não entendem, não percebem e não querem ter trabalho e perder tempo a estudar para saber e perceber. Não aprendem porque não querem!!! Não me venham com tretas, porque não é preciso ir fazer nenhuma pos-graduação em genética para criar uma raça... é preciso estudar sim, mas uma pessoa minimamente inteligente também aprende por si própria (podem comprar livros) e sobretudo aprende com a raça... mas esses Srs. que visitou têm concerteza mais do que fazer com o precioso tempo que lhes sobra entre vendas... sem contar que dão-se ao luxo, mas ao luxo mesmo de pedirem valores muitas vezes superiores aos valores da raça praticados por Criadores... Felizmente para si, essas visitas já valeram pelo menos para ficar a saber onde não voltar concerteza espero???

Desejo-lhe felicidades e espero que tenha sorte, mas procure bem e com calma e compre com consciência e não só com o coração...como já percebeu "joio" não falta no meio do pouco trigo que se dedica a criar esta raça com deve de ser e com conhecimento do que faz... a popularidade da raça também fomentou muito a crescente onda de oportunistas ignorantes em busca das patacas douradas... mas olhe se acha que o valor de um cachorro paga a despesa de uma ninhada, talvez tenha razão, mas está a esquecer-se das restantes despesas que um Criador tem com os seus animais durante o ano: assistência veterinária, alimentação de qualidade, melhoramentos de instalações, produtos limpeza, higienização e desinfecção, água, luz, vacinas, suplementos, testes/exames/análises, desparasitações internas e externas, tempo e trabalho do criador despendido no estudo de cruzamentos, da raça em si, no contacto, ensino e correcta socialibilização dos seus cachorros...etc...etc...etc...etc..etc...etc...etc...etc... e mais nem lhe digo porque como diz o Vitor (Casadelmar) íamos ter aqui pano para mangas para uma grande e acessa discussão e não vale mesmo a pena... é que como é que espera que um Criador lhe possa dar garantias se não fizer um trabalho em condições do qual ele próprio tenha a certeza que pode transmitir toda a confiança aos futuros donos dos animais da sua criação e por conseguinte dar-se ao luxo de dar garantias...

Nas próximas visitas se puder faça-se acompanhar por veterinário ou alguém com experiencia com animais pode ser que ainda venha a ter mais surpresas e a descobrir mais qq coisa extraordinária...

Felicidades, :D
Última edição por SaintJohns em terça jun 22, 2010 8:11 pm, editado 1 vez no total.
Judice
Membro Júnior

terça jun 22, 2010 7:49 pm

Obrigada pela participação SaintJohns :)

o intuito deste meu comentário não foi originar nenhum possível debate e muito menos uma discussão. Acho que os foruns servem para expressar opiniões e consequentemente aprender com as dos outros.. o que fiz, foi simplesmente comentar sobre um assunto que neste preciso momento me interessa e com o qual não estava minimamente familiarizado. Deparei-me com algumas coisas, que não me chocaram mas serviram claramente para me alertar. Quando falei em "genética" não estava claramente a referir-me a um estudo aprofundado e creio que percebeu isso ;)
é sem dúvida um assunto que iria dar muita conversa e deixo isso para quem está mais dentro disso, limitei-me a observar e a tentar separar o "trigo do joio" :)
em relação ao meu "amigão" já foi escolhido e penso que bem ;)

Cumprimentos
SaintJohns
Membro Júnior

terça jun 22, 2010 8:20 pm

Boa noite,

Não leve a mal o meu post. É claro que estamos aqui é para expressar opiniões e também para informar quem não sabe ou desconhece. Por isso creio que o tópico será concerteza de utilidade futura para outras pessoas que eventualmente tenham as mesmas dúvidas e/ou as mesmas questões que você.

Fico contente em saber que já encontrou o amigo mais fiel que alguma vez terá... :D :D :D
Desejo sinceramente muitas felicidades e ficamos à espera de ver aqui na Arca fotos do pequerrucho...

Muitas felicidades
:D
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

terça jun 22, 2010 9:24 pm

Judice Escreveu:em relação ao meu "amigão" já foi escolhido e penso que bem ;)

Cumprimentos
Imagem

Não se esqueça de colocar fotos e dúvidas. Elas vão aparecer.

Resta-me desejar-lhe boa sorte e que tudo corra bem ;)

Abraço
Responder

Voltar para “Retriever do Labrador”