Olá a todos,
No outro dia estive a falar com um criador de cães que me falou da criação de Dogue Alemão e comentou que acontece com frequencia nestes cães nascer alguns "porcelana" entre a ninhada. O que acontece é que estes cães não são reconhecidos pelo CPC, logo apesar de serem puros, não têm registos nem podem fazer criação.
Achei curioso, uma vez que sendo um cão puro, não vejo motivo para que não se possa registar devido à cor.
Em 1º Lugar: gostaria que me explicassem melhor, que cor é esta "porcelana" e o que leva a que os cães tenham esta cor ainda que nos seus antecedentes ela não exista.
Em 2º Lugar, sendo um cão de raça pura porque não pode ser registado? Noutras raças há determinadas caracteristicas que proibem a entrada em concursos, ou são penalizadas por essas caracteristicas fora do estalão da raça, no entanto não deixam de ser reconhecidos pelo CPC...
Dogue Alemão Porcelana!!!!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm
...provavelmente consideram-no o patinho feio! 

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm
Não tenho a certeza. Mas acho que o mesmo se passa com o boxer branco ou albino!
E depoix há aquelas pessoas que os compram em lojas e dão uma pipa de massa nas lojas pelo cão porque o acham invulgar...
acho que o criador teve um bom procedimento em relação a si. Espero que faça uma boa escolha em relação ao cachorro.
E depoix há aquelas pessoas que os compram em lojas e dão uma pipa de massa nas lojas pelo cão porque o acham invulgar...
acho que o criador teve um bom procedimento em relação a si. Espero que faça uma boa escolha em relação ao cachorro.
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Obrigada pelas v/ respostas.
Eu não vou adquirir nenhum Dogue, apesar de gostar imenso da raça, mas por enquanto não dá... este criador é meu conhecido e quando tem ninhadas para nascer avisa-me sempre para que, caso eu tenha conhecimento de alguém interessado, fale com ele... no entanto surgiu essa questão da côr e eu fiquei surpreendida, pois não tinha conhecimento e como na altura não o questionei, pensei em colocar-vos a pergunta.
Agora também já sei que o Dogue porcelana é acinzentado com manchas pretas... mas continuo sem preceber a razão pela qual não pode ser registado, o facto de não poder fazer criação, até se justifica, já que está fora do estalão da raça, mas sendo um cão de raça pura deveria ser possível o seu registo, não acham???
Eu não vou adquirir nenhum Dogue, apesar de gostar imenso da raça, mas por enquanto não dá... este criador é meu conhecido e quando tem ninhadas para nascer avisa-me sempre para que, caso eu tenha conhecimento de alguém interessado, fale com ele... no entanto surgiu essa questão da côr e eu fiquei surpreendida, pois não tinha conhecimento e como na altura não o questionei, pensei em colocar-vos a pergunta.
Agora também já sei que o Dogue porcelana é acinzentado com manchas pretas... mas continuo sem preceber a razão pela qual não pode ser registado, o facto de não poder fazer criação, até se justifica, já que está fora do estalão da raça, mas sendo um cão de raça pura deveria ser possível o seu registo, não acham???
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
- Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra
O Dogue Alemão porcelana é azizentado com manchas pretas, mais ou menos como o arlequim, mas onde este tem branco o porcelana tem cinza. O motivo pelo qual não é aceite pelo CPC não sei, apenas sei que apenas reconhecem, o preto, o azul, o arlequim, tigrado e camurça. A Margot por exº é filha de um macho porcelana, e como tal não tem LOP porque já o pai não teve direito a ele. Mas acho que a pessoa mais indicada para responder a isto será mesmo o CasadeAnaval.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
Boas.
O cão não deixa de ser de raça, no entanto, como as suas caracteristicas não fazem parte do estalão, não são aceites no nosso país, embora existam países que já aceitem a pelagem merle. No entanto a mesma não está suficientemente estabilizada.
O cão não deixa de ser de raça, no entanto, como as suas caracteristicas não fazem parte do estalão, não são aceites no nosso país, embora existam países que já aceitem a pelagem merle. No entanto a mesma não está suficientemente estabilizada.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
olá,
Acho que nos EUA no AKC o dogue porcelana ou merle, pode ser registado, mas não pode ir a exposições.
O merle, é como um harlequim incompleto. Falta-lhe um último gene ( W)para tornar as zonas cinzentas em branco, e portanto tornar-se harlequim.
Os genótipos são os seguintes:
Merle: Mmww
Harlequim: MmWw
Brancos ( duplos merle) : MMww ou MMWw
Duplos harlequim ( morrem no útero): MmWW ou MMWW ou mmWW
Os acasalamentos com merle não são muito produtivos. O merle só acasalando com um harlequim é que poderia dar harlequins. No entanto esse acasalamento não é desejável devido aos risco de ocorrerem brancos surdos ( duplos merle) num proporção de 25%. O resto da ninhada será 25% de harlequins, 25% de merles e 25% de pretos.
Comparando ao acasalamentos harlequim X harlequim é que nestes, a ninhada é 25% mais pequena, devido ao gene W ser letal homozigótico e portanto, 25% dos cachorros morrem no útero. Dos que sobram a percentagem de harlequins é ligeiramente maior, 33% e a de merles menor,17% e os restantes é igual: 25% de brancos e 25% de pretos.
Se o merle acasalar com pretos dará 50% pretos, 50% merle...
Se acasalar com outro merle, dará 50% merle, 50% brancos.
O merle surge sempre como subproduto de cruzamentos com harlequins numa proporção de 25%. Não há como evitá-lo.
Por tudo isto, se a cor não é aceite, não existe vantagem em acasalar merles, nem para obter harlequins, pois saem os tais brancos ( duplos merle) com graves deficiencias congénitas, tal como no acasalamento entre harlequins, daí também não ser recomendado.
Para quem quiser saber mais:
http://www.flash.net/~dby/harl2merle.htm
http://www.greatdanerescueinc.com/DaneGenetics.html
http://www.worldaccessnet.com/~harldane/harle.htm
Porcelana ou merle:

Brancos:

Acho que nos EUA no AKC o dogue porcelana ou merle, pode ser registado, mas não pode ir a exposições.
O merle, é como um harlequim incompleto. Falta-lhe um último gene ( W)para tornar as zonas cinzentas em branco, e portanto tornar-se harlequim.
Os genótipos são os seguintes:
Merle: Mmww
Harlequim: MmWw
Brancos ( duplos merle) : MMww ou MMWw
Duplos harlequim ( morrem no útero): MmWW ou MMWW ou mmWW
Os acasalamentos com merle não são muito produtivos. O merle só acasalando com um harlequim é que poderia dar harlequins. No entanto esse acasalamento não é desejável devido aos risco de ocorrerem brancos surdos ( duplos merle) num proporção de 25%. O resto da ninhada será 25% de harlequins, 25% de merles e 25% de pretos.
Comparando ao acasalamentos harlequim X harlequim é que nestes, a ninhada é 25% mais pequena, devido ao gene W ser letal homozigótico e portanto, 25% dos cachorros morrem no útero. Dos que sobram a percentagem de harlequins é ligeiramente maior, 33% e a de merles menor,17% e os restantes é igual: 25% de brancos e 25% de pretos.
Se o merle acasalar com pretos dará 50% pretos, 50% merle...
Se acasalar com outro merle, dará 50% merle, 50% brancos.
O merle surge sempre como subproduto de cruzamentos com harlequins numa proporção de 25%. Não há como evitá-lo.
Por tudo isto, se a cor não é aceite, não existe vantagem em acasalar merles, nem para obter harlequins, pois saem os tais brancos ( duplos merle) com graves deficiencias congénitas, tal como no acasalamento entre harlequins, daí também não ser recomendado.
Para quem quiser saber mais:
http://www.flash.net/~dby/harl2merle.htm
http://www.greatdanerescueinc.com/DaneGenetics.html
http://www.worldaccessnet.com/~harldane/harle.htm
Porcelana ou merle:

Brancos:

-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Olá a todos
Mais uma vez obrigada pelas v/ explicações. Agora fiquei esclarecida, como sabem eu tenho 2 Rotts e agora não é a melhor altura para adquirir outro cão (para mim claro
) mas esta é uma raça que eu gosto imenso e este assunto despertou-me a curiosidade... desconhecia completamente o Dogue porcelana ou merle e não sabia as causas de nascer assim e por isso ser recusado pelo CPC...
Mais uma vez obrigada pelas v/ explicações. Agora fiquei esclarecida, como sabem eu tenho 2 Rotts e agora não é a melhor altura para adquirir outro cão (para mim claro

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Não são verdadeiros albinos.
A genética envolvida tem haver com o facto de ser duplo merle.
Alguns tem olhos azuis ( não rosa) , e algumas malhas de pigmento diluido no corpo e cabeça. São apenas excessivamente brancos, devido a uma excessiva diluição da cor.
Os problemas mais comuns encontrados são a surdez e problemas oculares, podendo alguns nascer mesmo sem olhos. Existem referências a outros problemas internos no coração, figado, pulmões...
A genética envolvida tem haver com o facto de ser duplo merle.
Alguns tem olhos azuis ( não rosa) , e algumas malhas de pigmento diluido no corpo e cabeça. São apenas excessivamente brancos, devido a uma excessiva diluição da cor.
Os problemas mais comuns encontrados são a surdez e problemas oculares, podendo alguns nascer mesmo sem olhos. Existem referências a outros problemas internos no coração, figado, pulmões...