Manuseamento da iguana a seguir à 1a semana

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Iguana Verde! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: korbe

Responder
Kiralive
Registado: segunda mai 31, 2010 1:51 am

segunda jun 14, 2010 11:51 am

viva! a minha iguana disfruta do seu novo habitat ha cerca de uma semana e 2dias e segui o conselho dado pela maioria dos utilizadores deste forum e nao lhe peguei,apenas lhe troquei a comida,agua e criei um espaco com alguma folhagem de modo a criar um esconderijo para ela nao stressar e deu resultado sem duvida porque a minha presenca ainda a incomoda bastante mas nem sempre foge para se esconder inclusive ja lhe consegui fazer festas sem pegar nela.

pois bem, o motivo para o qual criei este topico é para mais uma vez pedir a vossa ajuda no que diz respeito ao manuseamento da iguana a partir de agora porque a primeira vez correu bastante mal..pra ja tem um sprint maluco!para agarra la foi complicado e depois assim que agarrei nela ficou furiosa com a parte debaixo da boca esticada,abrou a boca algumas vezes e tentou chicotear me...fiquei desiludido com o animal porque tem todas as condicoes que precisa,tem comido bem so que a minha presenca incomoda o.
eu percebo que como foi a primeira vez a reaccao nao poderia ser boa mas nada melhor que voces me darem uns conselhos a seguir:
como pegar nela?
quantas vezes ao dia?
quanto tempo?
devo falar para ela?

obrigado pela atencao;)
psylizart
Membro Veterano
Registado: quarta abr 02, 2008 1:26 pm

segunda jun 14, 2010 8:26 pm

a habituaçao de uma iguana, podera levar semanas como pode levar mesmo meses ou anos. Portanto é preciso muito tempo e paciencia para ela se habituar a ti, e mesmo assim nao é 100 % de certezas que ela se podera habituar a tua presença.

Elas sao animais de rotina, por exemplo no meu caso, todos os dias mais ou menos a mesma hora ( quando chego do trabalho) meto a no banho, ta la um bocado, faz as suas necessidades e dorme um pouco. :lol: 8) depois deixo a andar a passear pela casa ( sempre com a minha supervisao).Neste caso habituei a a fazer sempre as necessidades no banho, poupa me imenso trabalho na limpeza do terrario. Quando pegares nela pega sempre por baixo ( sempre pela barriga), ela sente se mais segura !
Boa sorte com ela ! :wink:
E muita paciencia

cumps
<p>Micro Points... it's the only way of life....</p>
<p>&nbsp;</p>
Kiralive

segunda jun 14, 2010 11:34 pm

pois isso eu já reparei que ela qualquer coisa que venha de cima assusta se e tenta defender se.

também queria começar com os banhos para ver a reacção dela porque parece me gostar de agua, cada vez que borrifo no terrario ela curte que lhe borrifem em cima a uma certa distancia..até fecha os olhos. eheh

tenho mesmo que a habituar a mim e sei que vai demorar meses porque esta é bastante activa e não estou a ve la parada fora do terrario sem lhe estar a pegar.

mas a ver vamos;)

Obrigado pelos conselhos psylizart!

fica aqui uma foto

Imagem
Kiralive

segunda jun 14, 2010 11:39 pm

uma coisa: como é que a habituaste a defecar no banho?
psylizart
Membro Veterano

terça jun 15, 2010 10:20 pm

Kiralive Escreveu:uma coisa: como é que a habituaste a defecar no banho?
todos os dias pego nela quando chego a casa vindo do trabalho e meto a na banheira . Todos os dias. se começares a fazer isso todos os dias, vais ver que tb a vais habituar a defecar na banheira. Porque como eu dize, elas sao animais de rotina, habituam se ou neste caso espera ate que eu venha para fazer as suas necessidades, mas caso eu nao venha ela faz as necessidades dentro do terrario,mas continua a faze las dentro da " banheira" que tem dentro do terrario. Portanto ela deve associar a agua para fazer a necessidade. E poupa me imenso trabalho na limpeza do terrario.

Outra coisa que eu reparei no teu terrario, cuidado com o substrato, elas sao muito curiosas, e estao sempre " a experimentar" tudo o que as rodeia. E esse substrato que tens cabe lhe perfeitamente na boca, ela pode comer isso na boa, e se lhe ficar preso no estomago, é uma questao de tempo para ela nao sobreviver. Se eu fosse a ti substituia esse substrato por ou relva sintetica ou outro tipo de pedras que nao lhe caibam na boca.
Nao vejo lampada de uvbs nem de aquecimento, tens estas lampadas?
Nao te esquecas que as iguanas sao animais arboricolas, precisam muito de altura , pensa ja em arranjar um terrario bem alto.
Qualquer duvida, apita :lol: :wink:

cumps
<p>&nbsp;</p>
Kiralive

domingo jun 20, 2010 7:37 am

ja ha projecto para um novo terrario que ficara concluido nos proximos meses!;)

quanto ao substrato eu cheguei a ler aqui no forum que nao era de todo mais recomendado exactamente por ele poder ingerir mas depois de ter ficado os primeiros 2dias em constante vigilancia deu pra ver que é bastante inteligente e sabe perfeitamente o que é comida e 'outras coisas'. quanto a isso nao ja problema a menos que com o tempo comece a ficar burra!eheh

tenho somente uma solar glow de 115wts e é o suficiente para garantir a temperatura adequada tanto para dia como para a noite. o espaco onde tenho o terrario acumula bastante calor e a temperatura raramente fica abaixo dos 28graus.
E com um novo terrario brevemente esta lampada com mais uma lampada de ceramica deve chegar,depois é uma questao de testar. ja agora aproveito para perguntar, é necessario/convem ter alguma lampada nocturna? confesso que nesse aspecto nao aprofundei o conhecimento.

a minha noia agora é como afeicoar o bicho a mim..?!
cada vez que lhe pego parece ainda mais fula que a ultima vez e para apanhar dentro do terrario nao é facil. é atleta dos 100metros!:D

mas sera que lhe pego mal ou tenho de passar mais tempo com ela e a interagir com ela. que conselhos dao?
psylizart
Membro Veterano

domingo jun 20, 2010 4:03 pm

1º - Tudo corre bem, ate ao dia que corre mal... Continuo a insistir que esse substrato nao é o melhor. Para que remediar se podes prevenir..
2º - Como é que mantens a temperatura no terrario? Se nao tens um termostato em que ligues essa lampada. Essa lampada eu nao aconselho, é preferivel comprares uma de ceramica e uma outra lampada de uvb 5.0. e rapido por causa dos uvbs
3º - em que temperatura a mantens durante o dia? e a noite?
4º - Nao é necessaria nenhuma lampada nocturna,elas necessitam de fazer o ciclo dia/noite.
5º - tens que aceitar que ela se calhar nunca te podera vir a aceitar. Sao repteis, nao nutrem qualquer sentimento por nos. ( sao mal agradecidos :lol: ) Tens que ter paciencia ate ela te tolerar, pode demorar semanas, como anos, mas nunca percas a esperança... :lol:

cumps
<p>&nbsp;</p>
Kiralive

segunda jun 21, 2010 8:31 pm

pois eu a cada dia que passa nao noto diferenca a agressividade dela, mas reparei que esta mais indiferente ao 'toque', ou seja, ja lhe mexo em mais partes do corpo sem ser a cabeca a pressa de fugir ja nao é iminente.

quanto a temperatura consigo mante la nos 33graus e a noite como esta no sotao e é um forno, o terrario nunca desce dos 28.

nao percebi o que quiseste dizer com a rapidez dos uvbs?! existe velocidade de uvbs, ha lampadas que incidem mais rapidas que outras é isso?
psylizart
Membro Veterano

terça jun 22, 2010 9:12 pm

nao é a rapidez dos uvs, mas sim o tempo que ela pode ficar sem "apanhar com eles". Basicamente nao confio numa lampada que faça as 2 funçoes, emite uvs e faz de spot. Para alem de que essa lampada funde se muito rapidamente.
A temperatura que tu mantens é em todo o terrario?

cumps
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Iguana Verde”