Ai Meu Deus...
Moderador: mcerqueira
Pois sim...
Mas desenganem-se aqueles que pensam que bastou cruzar um cão da raça x com outro da raça y para VOILÁ ter uma ninhada inteira de cães da nova raça xpto, ninhada essa todinha uniforme em termos de aspecto, e que mais uma vez bastou cruzar 2 desses xpto para continuar a ter na ninhada seguinte cães com as características xpto... a genética não funciona assim e o fenótipo de uma raça leva gerações de selecção até chegar a uma uniformidade e só aí se pode chamar raça.
Mas desenganem-se aqueles que pensam que bastou cruzar um cão da raça x com outro da raça y para VOILÁ ter uma ninhada inteira de cães da nova raça xpto, ninhada essa todinha uniforme em termos de aspecto, e que mais uma vez bastou cruzar 2 desses xpto para continuar a ter na ninhada seguinte cães com as características xpto... a genética não funciona assim e o fenótipo de uma raça leva gerações de selecção até chegar a uma uniformidade e só aí se pode chamar raça.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Quando se diz que desta cruza não vai vir mal nenhum ao mundo não é bem assim!
São pessoas como a dona desta cadela que deram aso a que surgissem as leis contra as raças PP... São "experiẽncias" destas que fazem com que se encontre cruzas de boxer com pitt, de rott com pitt, de dogue argentino com pitt. Até já vi fila açoriano com amstaff...e dogue alemão com dogue argentino....não queiram saber como era o resultado, só vos digo que metia medo pelo tamanho e combatividade.
Animais com grande resistência à dor, grande combatividade, grande intolerância à presença de outros animais, grande força muscular, e altamente dominantes.
Estas misturas são o quẽ? Eu diria que são criminosas, e sim, acho sinceramente que daí vem muito mal ao mundo...
Desde que vi uma infeliz experiẽncia de boxer com pitt , amarrada a um pilar de cimento que ela roeu todo com facilidade, tenho mesmo a certeza que pessoas que se armam em "experimentadeiros de novas raças" deviam ser alvo de uma penalização que lhes tirasse a vontade de mais experiẽncias.
Para não falar do aspecto da saúde, uma destas cruzas malucas que conheci de perto tinha tudo quanto eram problemas, tendo até morrido 2 crias dessa ninhada em bebé e uma já em adulta, abatida porque os donos acharam que já dava muito trabalho no vet.: displasia, eutrópio da pálpebra, dermatites alérgicas.
São pessoas como a dona desta cadela que deram aso a que surgissem as leis contra as raças PP... São "experiẽncias" destas que fazem com que se encontre cruzas de boxer com pitt, de rott com pitt, de dogue argentino com pitt. Até já vi fila açoriano com amstaff...e dogue alemão com dogue argentino....não queiram saber como era o resultado, só vos digo que metia medo pelo tamanho e combatividade.
Animais com grande resistência à dor, grande combatividade, grande intolerância à presença de outros animais, grande força muscular, e altamente dominantes.
Estas misturas são o quẽ? Eu diria que são criminosas, e sim, acho sinceramente que daí vem muito mal ao mundo...
Desde que vi uma infeliz experiẽncia de boxer com pitt , amarrada a um pilar de cimento que ela roeu todo com facilidade, tenho mesmo a certeza que pessoas que se armam em "experimentadeiros de novas raças" deviam ser alvo de uma penalização que lhes tirasse a vontade de mais experiẽncias.
Para não falar do aspecto da saúde, uma destas cruzas malucas que conheci de perto tinha tudo quanto eram problemas, tendo até morrido 2 crias dessa ninhada em bebé e uma já em adulta, abatida porque os donos acharam que já dava muito trabalho no vet.: displasia, eutrópio da pálpebra, dermatites alérgicas.
Relativamente ao cruzamento da 1ª foto (Galgo Inglês x Braco Alemão), não se pretende criar qualquer raça, o que se pretende são cruzados, que neste caso se denominam no meio como Greysters, cujos descendentes, certamente, voltarão ser cruzados com Bracos por mais 2 ou 3 gerações, finalizado este ciclo, o criador/musher voltará de novo a fazer este cruzamento. Estes cães são, na sua grande maioria, usados em provas mushing nas classes até 4 cães de sprint.jofelix Escreveu:Bikejorer Escreveu:O que acham deste cruzamento entre duas raças diferentes da foto seguinte?
Em principio e no fim, acho errado, a não ser que queiras fazer nascer uma nova raça.
![]()
Como poderá ver não existe qualquer intenção de criar uma raça, mas sim, obter cães capazes de desempenhar com elevados níveis de performance corridas de mushing nas classes sprint. Contudo, e tendo em conta que aqui não se pretende criar nenhuma raça, gostaria de saber o porquê de achar errado este cruzamento.
Relativamente aos cães desta foto não sei se na função que desempenham são bons ou não, para ser sincero postei a 1ª que me apareceu numa pesquisa no google, logo não me vou prenunciar sobre o valor deles.jofelix Escreveu:Bikejorer Escreveu: E desta matilha, pela observação que faço, cães de raça contam-se pelos dedos das mãos e sobram dedos.
E desde quando é que os caçadores tiveram e/ou se preocuparam com cães de raça? Desde que tenham alguma aptidão para a caça, qualquer rafeiro serve.
Ao colocar este exemplo pretendia mostrar que existem varias matilhas de caça, senão quase todas, que têm cães cruzados e ou sem raça definida. Se eles não funcionassem não acredito que fossem usados.
Agora respondendo a sua questão.
Atendendo que o Clube Português de Canicultura teve as suas origens na antiga Secção de Canicultura do Clube Português de Caçadores e que se deve a ela o reconhecimento e redacção dos primeiros estalões da maioria das raças portuguesas.
Senão fossem os caçadores, que bem ou mal, mantiveram o podengo, não sei se ele ainda existiria. O caso do Podengo Grande que há meia dúzia de anos só existia em matilhas de caça grossa.
Competidores/caçadores portugueses que simultaneamente ganham títulos mundiais em provas de cães de parar e ganham monográficas de raça… (Modalidade desportiva canina que em Portugal tem obtido as melhores classificações em campeonatos do mundo e europeu).
Resumindo, se acha que os caçadores não se preocupam coma as raças, que mais eles podem fazer por elas?
ui, tanto criador de renome no OLX e derivados e você aqui a falar mal.mariasara2 Escreveu:Desculpem intrometer-me.
É realmente verdade que as raças que existem hoje em dia foram fruto de cruzamento seleccionado e cuidado de outras raças.
Porém, neste caso, não me parece que o fim da cruza seja esse.
Porquê? Porque a meu ver, se o anunciante quisesse fazer esse trabalho de criação de uma nova raça, não me parece que procurasse exemplares com anuncios de OLXTeria que conhecer bem os cães, quer nivel morfologico, quer a nivel de temperamento, para ter a certeza do que estaria a fazer... (e por esses motivos, seria essa pessoa a procurar os exemplares ajustados e não o inverso)
tem que estar mais atenta.

conhece a pessoa?moslie Escreveu:Quando se diz que desta cruza não vai vir mal nenhum ao mundo não é bem assim!
eu não.
Moslie, o problema destes cruzamentos não se prende com o facto daí nascerem cães que metem medo pelo tamanho e combatividade e Animais com grande resistência à dor, combatividade, intolerância à presença de outros animais, força muscular, e altamente dominantes". Cães com estas características, há-os aos molhos, e tal, não quer dizer que sejam cães problemáticos. Se geneticamente herdam algum comportamento patológico é porque alguns dos seus progenitores de raça pura já o tinha, logo também eram inviáveis para cruzar até com indivíduos da mesma raça, penso eu.moslie Escreveu:Quando se diz que desta cruza não vai vir mal nenhum ao mundo não é bem assim!
Por outro lado não se esqueça que para além da componente genética, os cães também são aquilo que se faz deles, e talvez aí resida a raiz do problema.
As doenças que descreve também aparecem em indivíduos de raça, logo não me parece que seja fruto de cruzamentos entres raças diferentes e mais uma vez, se a descendências as têm é porque os progenitores a tinham ou eram portadores. O problema que se poderá colocar aqui é mesmo a qualidade dos progenitores.
Relativamente ao pedido de cruzamento anunciado, atrevo-me a dizer que é mais um a tentar “reinventar a roda” atendendo à selectividade que está a ter com o macho. Quem cria, de raça ou cruzados, sabe muito bem o que procura e não anda em anúncios à procura de machos.
e o inverso? alguns aqui até bem conhecidos do forum a "vender" as cruzas dos seus machos em anuncios OLX, CustoJusto, etc? esses procuram o quê?Bikejorer Escreveu:Moslie, o problema destes cruzamentos não se prende com o facto daí nascerem cães que metem medo pelo tamanho e combatividade e Animais com grande resistência à dor, combatividade, intolerância à presença de outros animais, força muscular, e altamente dominantes". Cães com estas características, há-os aos molhos, e tal, não quer dizer que sejam cães problemáticos. Se geneticamente herdam algum comportamento patológico é porque alguns dos seus progenitores de raça pura já o tinha, logo também eram inviáveis para cruzar até com indivíduos da mesma raça, penso eu.moslie Escreveu:Quando se diz que desta cruza não vai vir mal nenhum ao mundo não é bem assim!
Por outro lado não se esqueça que para além da componente genética, os cães também são aquilo que se faz deles, e talvez aí resida a raiz do problema.
As doenças que descreve também aparecem em indivíduos de raça, logo não me parece que seja fruto de cruzamentos entres raças diferentes e mais uma vez, se a descendências as têm é porque os progenitores a tinham ou eram portadores. O problema que se poderá colocar aqui é mesmo a qualidade dos progenitores.
Relativamente ao pedido de cruzamento anunciado, atrevo-me a dizer que é mais um a tentar “reinventar a roda” atendendo à selectividade que está a ter com o macho. Quem cria, de raça ou cruzados, sabe muito bem o que procura e não anda em anúncios à procura de machos.
dinodane Escreveu:Pois sim...
São necessários 500 exemplares morfológicamente semelhantes e com temperamento a acompanhar, se não estou em erro.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,Bikejorer Escreveu:Relativamente ao cruzamento da 1ª foto (Galgo Inglês x Braco Alemão), não se pretende criar qualquer raça, o que se pretende são cruzados, que neste caso se denominam no meio como Greysters, cujos descendentes, certamente, voltarão ser cruzados com Bracos por mais 2 ou 3 gerações, finalizado este ciclo, o criador/musher voltará de novo a fazer este cruzamento. Estes cães são, na sua grande maioria, usados em provas mushing nas classes até 4 cães de sprint.jofelix Escreveu:Bikejorer Escreveu:O que acham deste cruzamento entre duas raças diferentes da foto seguinte?
Em principio e no fim, acho errado, a não ser que queiras fazer nascer uma nova raça.
![]()
Como poderá ver não existe qualquer intenção de criar uma raça, mas sim, obter cães capazes de desempenhar com elevados níveis de performance corridas de mushing nas classes sprint. Contudo, e tendo em conta que aqui não se pretende criar nenhuma raça, gostaria de saber o porquê de achar errado este cruzamento.
Relativamente aos cães desta foto não sei se na função que desempenham são bons ou não, para ser sincero postei a 1ª que me apareceu numa pesquisa no google, logo não me vou prenunciar sobre o valor deles.jofelix Escreveu:Bikejorer Escreveu: E desta matilha, pela observação que faço, cães de raça contam-se pelos dedos das mãos e sobram dedos.
E desde quando é que os caçadores tiveram e/ou se preocuparam com cães de raça? Desde que tenham alguma aptidão para a caça, qualquer rafeiro serve.
Ao colocar este exemplo pretendia mostrar que existem varias matilhas de caça, senão quase todas, que têm cães cruzados e ou sem raça definida. Se eles não funcionassem não acredito que fossem usados.
Agora respondendo a sua questão.
Atendendo que o Clube Português de Canicultura teve as suas origens na antiga Secção de Canicultura do Clube Português de Caçadores e que se deve a ela o reconhecimento e redacção dos primeiros estalões da maioria das raças portuguesas.
Senão fossem os caçadores, que bem ou mal, mantiveram o podengo, não sei se ele ainda existiria. O caso do Podengo Grande que há meia dúzia de anos só existia em matilhas de caça grossa.
Competidores/caçadores portugueses que simultaneamente ganham títulos mundiais em provas de cães de parar e ganham monográficas de raça… (Modalidade desportiva canina que em Portugal tem obtido as melhores classificações em campeonatos do mundo e europeu).
Resumindo, se acha que os caçadores não se preocupam coma as raças, que mais eles podem fazer por elas?
Vou tentar explicar-me melhor.
1º caso/foto: Acho errado o cruzamento de cães, de uma forma geral, com algumas excepções, mas isso não podemos dizê-lo abertamente, tu incluido, senão daqui a pouco vão dizer que quem cruza um pastor alemão com um labrador, está correcto.
E podemos estar perante uma das excepções porque, quem nos diz que daqui a uns anos, não estaremos na presença de uma nova raça? Como dizes, está a haver um apuramento, por via de cruzamentos, para a obtenção das melhores qualidades do produto final, leia-se cão, mas isto não é feito, certamente, por um desconhecedor das raças e daquilo para que se destinam.
2º caso/foto: O que eu quis dizer, é que os caçadores, e somente aqueles que se dedicam exclusivamente à caça, de uma forma geral, não estão muito preocupados se estão a caçar com um cão da raça A,B, ou C, desde que seja apto ...
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Não sei, mas olha que não é um número muito elevadoAcaldeira Escreveu:dinodane Escreveu:Pois sim...
São necessários 500 exemplares morfológicamente semelhantes e com temperamento a acompanhar, se não estou em erro.

« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Eu atrevo-me a especular que esta pessoa não está a fazer experiencias. Eu atrevo-me a dizer que esta pessoa é é ignorante. Quer cruzar a cadela e vender o que sair desta cruza com mais um anuncio na olx , provavelmente a dizer " vende-se cachorrinhos . Mãe cane corso , pai ( qualquer uma das raças pedidas ) , ambos de raça pura. "Cats3Dogs Escreveu:
"procura-se macho cane-corso, mastim napolitano, dogue de bordeus, dogue alemão, bull-mastif, dogue argentino, boer-boel para cruzamento com cadela cane-corso.
Até se virmos bem, os machos pedidos , à excepção do DA , são todos mais ou menos parecidos com o cane corso.
Mas tudo isto feito na maior inocencia que a ignorancia permite.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
-
- Membro
- Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm
Eu sei que há e até acho muito bem que os publiquem no olx, visto que nem toda a gente sabe que o CPC pode fornecer a lista dos criadores.gandares Escreveu:ui, tanto criador de renome no OLX e derivados e você aqui a falar mal.mariasara2 Escreveu:Desculpem intrometer-me.
É realmente verdade que as raças que existem hoje em dia foram fruto de cruzamento seleccionado e cuidado de outras raças.
Porém, neste caso, não me parece que o fim da cruza seja esse.
Porquê? Porque a meu ver, se o anunciante quisesse fazer esse trabalho de criação de uma nova raça, não me parece que procurasse exemplares com anuncios de OLXTeria que conhecer bem os cães, quer nivel morfologico, quer a nivel de temperamento, para ter a certeza do que estaria a fazer... (e por esses motivos, seria essa pessoa a procurar os exemplares ajustados e não o inverso)
tem que estar mais atenta.
E daqui dou o meu exemplo. 1º procurei no olx (mas procurei anuncios sem preço e com cães com bons pedigrees. Fui tb a anuncios q tivessem sites e vasculhei tudo) e só depois é que tive conhecimento que o CPC fornecia a lista e pedi. O que serviu para encontrar finalmente o criador da minha Kiara.
Mas podia ter encontrado o criador da Kiara no olx. Nao sucedeu mas podia ter sucedido.
O que acho mal é que se realmente querem fazer uma nova raça ( e eu sei que uma raça nova nao se cria com apenas 1 cruzamento -.-") precisam de procurar realmente bons exemplares e de os CONHECER bem.
E penso que apenas uma ida ao OLX com propostas de ofertas nao é suficiente
-
- Membro
- Registado: sábado jun 12, 2010 8:56 pm
Estou 100% de acordo, mas ha algo que nao entendo. O dinheiro que vai eventualmente pagar para fazer essa cruza, nao seria mais ""bem empenhado"" em fazer uma cruza de 2 exemplares da mesma raça?nicasxi Escreveu:
Eu atrevo-me a especular que esta pessoa não está a fazer experiencias. Eu atrevo-me a dizer que esta pessoa é é ignorante. Quer cruzar a cadela e vender o que sair desta cruza com mais um anuncio na olx , provavelmente a dizer " vende-se cachorrinhos . Mãe cane corso , pai ( qualquer uma das raças pedidas ) , ambos de raça pura. "
Até se virmos bem, os machos pedidos , à excepção do DA , são todos mais ou menos parecidos com o cane corso.
Mas tudo isto feito na maior inocencia que a ignorancia permite.