Concordo plenamente, com o que foi dito! e nao te preocupes e muito normal na primeira aula sentires insegura. A minha primeira aula correu bem, no inicio estava um bocadinho nervosa, e em cima do cavalo nem me consegui esticar-me para a frente, no final da aula ja estava muito mais a vontade. Mas nem todas as pessoas sao iguais, umas tem mais equilibrio que outras, uns evoluem mais rapidamente que outros...
Quedas, nao tive nenhuma, excepto quando estava a saltar e nao dei ritmo suficiente para a egua saltar, ela tropeçou e caiu e eu dei uma cambalhota para a frente.
E sim e muito importante descontrair.
Boa sorte para a proxima aula.
Primeira aula
Bisa, bisa, que grande malabarismo, essa cambalhota! Ainda bem que não se aleijou!!!!!!!!
Queria deixar aqui um desafio geral, para quem quiser responder:
aproveitando o título do tópico: seria engraçado que cada um descrevesse a sua PRIMEIRA AULA (ou a primeira vez que subiram a um cavalo).
Acho que daria um desenvolvimento engraçado ao tópico. Parece-vos bem?
Queria deixar aqui um desafio geral, para quem quiser responder:
aproveitando o título do tópico: seria engraçado que cada um descrevesse a sua PRIMEIRA AULA (ou a primeira vez que subiram a um cavalo).
Acho que daria um desenvolvimento engraçado ao tópico. Parece-vos bem?
A minha primeira aula foi bastante boa, cerca de 20 minutos a passo e trote com direito a alguns exercícios: tocar com a mão no pé do mesmo lado, mão no pé oposto, tesouras, "moinhos" (dar a volta em cima do cavalo até estar de costas para a cabeça dele).
Montei uma égua pequenita, uma mistura de cavalo com pónei, a Malhada.
Senti-me bastante estranha lá em cima, é uma sensação diferente da que se imagina, mas com tempo lá fui ganhando equilíbrio e à vontade
Montei uma égua pequenita, uma mistura de cavalo com pónei, a Malhada.
Senti-me bastante estranha lá em cima, é uma sensação diferente da que se imagina, mas com tempo lá fui ganhando equilíbrio e à vontade

"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
fogo nos 15 anos que monto já cai tanta vez que nem me lembro! mas o mais importamte é levantar se e voltar a montar. as vezes em que cai mais foi quando andava a ensinar um cavalo jovem a saltar LOL o bicho era franco saltava bem mas por vezes dava lhe para nao saltar a ultima da hora... e quem saltava era mesmo eu =p
normlamnete se tiveres bons instrutores nao cais, tive um instrutor q era da opiniao que quantos mais cavalos montas melhor aprendes o que me levou a cair muitas vezes pois alguns dos cavalos eram intragáveis... não digo que uma pessoa aprende com as quedas mas sem duvida que aprendi a antecipar muita coisa e agora é dificil eu descolar da sela
já sei as posições a tomar quando há pinotes, saltos para o lado ou paragens e viragens bruscas..
em relação a aprender a cair, não foi na equitação mas sim no aikido que aprendi. pratiquei durante um ano e ajudou me muito nas quedas pois uma pessoa aprende a fazer uma posição do tipo bola a proteger a cabeça e basicamente quando chega ao chao rebola e poe se logo de pé. =)
boa sorte com as aulas e não penses nas quedas, pois quanto mais pensamos na queda e quanto mais olhamos para o chao, mais certo é que o vamos provar
como tenho saudades das primeiras aulas de equitação. vais ver que depois de aprenderes e adquirirres o equilibrio nunca mais te esqueces. eu posso ficar meses sem montar e quando monto é como se a ultima vez tivesse sido o dia antes
normlamnete se tiveres bons instrutores nao cais, tive um instrutor q era da opiniao que quantos mais cavalos montas melhor aprendes o que me levou a cair muitas vezes pois alguns dos cavalos eram intragáveis... não digo que uma pessoa aprende com as quedas mas sem duvida que aprendi a antecipar muita coisa e agora é dificil eu descolar da sela

em relação a aprender a cair, não foi na equitação mas sim no aikido que aprendi. pratiquei durante um ano e ajudou me muito nas quedas pois uma pessoa aprende a fazer uma posição do tipo bola a proteger a cabeça e basicamente quando chega ao chao rebola e poe se logo de pé. =)
boa sorte com as aulas e não penses nas quedas, pois quanto mais pensamos na queda e quanto mais olhamos para o chao, mais certo é que o vamos provar

como tenho saudades das primeiras aulas de equitação. vais ver que depois de aprenderes e adquirirres o equilibrio nunca mais te esqueces. eu posso ficar meses sem montar e quando monto é como se a ultima vez tivesse sido o dia antes

Hum pode ser assim ou pode não ser.golyas Escreveu:tive um instrutor q era da opiniao que quantos mais cavalos montas melhor aprendes o que me levou a cair muitas vezes pois alguns dos cavalos eram intragáveis...
Aprendes muito ao montar vários cavalos, claro. Os melhores sítios para tocar para que façam o que pedes, a força com que o fazes... Já que todos os cavalos são diferentes ganha-se muita sensibilidade.
Mas também se aprende muito ao montar sempre o mesmo, eu ganhei imenso quando comprei o meu - só eu o monto logo ele está habituado a mim e às minhas ajudas, e fomos sempre aprendendo juntos.
Para mim, é assim que se aprende mais.
Diz se isso mesmo que se aprende mais a montar vários cavalos. Mas acho que depende muito dos cavalos.
Eu já montei durante vários anos nas escolas de quatro centros hípicos diferentes e é verdade que aprendi muita coisa, as bases e um pouco mais.
Quando tive a minha égua aí sim é que foi completamente diferente. Aprendemos as duas e uma com a outra.
Há cavalos, como os de escola, que como fazem tudo direitinho chega a um ponto que nao nos ensinam nada. Quanto mais um cavalo exigir de nós, mais nós aprendemos. E a meu ver são esses que dão piada
Eu já montei durante vários anos nas escolas de quatro centros hípicos diferentes e é verdade que aprendi muita coisa, as bases e um pouco mais.
Quando tive a minha égua aí sim é que foi completamente diferente. Aprendemos as duas e uma com a outra.
Há cavalos, como os de escola, que como fazem tudo direitinho chega a um ponto que nao nos ensinam nada. Quanto mais um cavalo exigir de nós, mais nós aprendemos. E a meu ver são esses que dão piada

Nem mais. Posso dizer que aconteceu exactamente o mesmo quando comprei o meu cavaloLids Escreveu:Quando tive a minha égua aí sim é que foi completamente diferente. Aprendemos as duas e uma com a outra.

Quanto mais um cavalo exigir de nós, mais nós aprendemos. E a meu ver são esses que dão piada
[/quote]
ola! eu tb gosto de montar cavalos dificeis! Dao me mais "pica".
Podem achar estranho mas uma das minhas aulas preferiadas ate agora foi uma em que o meu cavalo preferido, que salta lindamente, ficou com medo de saltar, porque um aluno ao saltar com ele poxo demasiado as redias enquanto saltava, o que levou o cavalo a levantar a cabeça para cima; podia ter tido uma queda muito grave.
Nessa aula eu tive de lhe tirar o medo dos saltos (ele nao saltava nem com a minha monitora) , entao foi uma aula bastante dificil porque ele nao queria saltar nem por nada, ate a passar 30 cm tinha medo! Eu adorei a aula foi bastante dificil mas valeu a pena e passado 2 dias ja estava a saltar 1 metro com ele!
Confeço que no final da aula ate fiquei comovida, por ter conseguido tirar o medo ao cavalo que eu mais adoro neste mundo
Esse era o 1º dia do estagio para tirar a sela 2.
bjs

ola! eu tb gosto de montar cavalos dificeis! Dao me mais "pica".
Podem achar estranho mas uma das minhas aulas preferiadas ate agora foi uma em que o meu cavalo preferido, que salta lindamente, ficou com medo de saltar, porque um aluno ao saltar com ele poxo demasiado as redias enquanto saltava, o que levou o cavalo a levantar a cabeça para cima; podia ter tido uma queda muito grave.
Nessa aula eu tive de lhe tirar o medo dos saltos (ele nao saltava nem com a minha monitora) , entao foi uma aula bastante dificil porque ele nao queria saltar nem por nada, ate a passar 30 cm tinha medo! Eu adorei a aula foi bastante dificil mas valeu a pena e passado 2 dias ja estava a saltar 1 metro com ele!

Confeço que no final da aula ate fiquei comovida, por ter conseguido tirar o medo ao cavalo que eu mais adoro neste mundo

Esse era o 1º dia do estagio para tirar a sela 2.
bjs
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm
Boa noite,
É muito normal acontecer essas situações de desconforto e aulas que nos deixam um bocado desanimados. Mas quando se gosta, não há que desistir. E porque não ler também um bocado de teoria para depois tentar por em prática? Certamente o instrutor é uma peça essencial na aprendizagem, mas cabe ao cavaleiro decidir se está disposto a evoluir e ter a capacidade de aprender cada vez mais..
Relativamente ao equilibrio, procure enforquilhar-se no arreio através do períneo (ajuda ter os estribos ligeiramente compridos). É "saudável" para a aprendizagem que, mesmo ao longo de muitos anos de experiência, se faça trote sem estribos, pois ajuda a desbloquear o movimento da cintura em resposta aos "sacões" deste andamento. Isto permite reagir com eficácia a movimentos inesperados do cavalo, mantendo o equilibrio.
Quando se sentir minimamente à vontade com o trote sem estribos, vai ver que tudo o resto se torna mais fácil
Da minha primeira aula, lembro-me de ter adorado galopar
e não ter achado piada nenhuma ao trote
ehehe E apesar de ter aulas em que saida do picadeiro com o ego mesmo em baixo, nunca desisti desta paixao e já nao me vejo sem esta "terapia" 
Cumps,
Carlos Dias
É muito normal acontecer essas situações de desconforto e aulas que nos deixam um bocado desanimados. Mas quando se gosta, não há que desistir. E porque não ler também um bocado de teoria para depois tentar por em prática? Certamente o instrutor é uma peça essencial na aprendizagem, mas cabe ao cavaleiro decidir se está disposto a evoluir e ter a capacidade de aprender cada vez mais..
Relativamente ao equilibrio, procure enforquilhar-se no arreio através do períneo (ajuda ter os estribos ligeiramente compridos). É "saudável" para a aprendizagem que, mesmo ao longo de muitos anos de experiência, se faça trote sem estribos, pois ajuda a desbloquear o movimento da cintura em resposta aos "sacões" deste andamento. Isto permite reagir com eficácia a movimentos inesperados do cavalo, mantendo o equilibrio.
Quando se sentir minimamente à vontade com o trote sem estribos, vai ver que tudo o resto se torna mais fácil

Da minha primeira aula, lembro-me de ter adorado galopar

Cumps,
Carlos Dias