Duvida Alimentação

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

bernas_setter
Membro
Registado: sexta abr 07, 2006 10:47 pm

quinta jun 24, 2010 5:41 pm

Boa tarde

Tenho duas cadelas e uma delas para comer faz sempre grandes fitas, enquanto que a outra come à cão (muito).
A duvida é se alguém do fórum sabe de algum suplemento ou qualquer coisa que se possa por na ração dela para ela começar a comer melhor (mesmo que sejam coisas caseiras que se misture na ração e não lhe façam mal).
Isto dela comer mal deixa-me a pensar porque é muito energética e está sempre a correr, e para comer peles de frango e esse tipo de coisas come muito bem, mas não pode comer só isso todos os dias.

PS: Já experimentei praticamente todas as rações, mas passados dois dias ela começa a fartar-se, é esquisita

Obrigado desde já a todas as respostas
Ryta5
Membro Veterano
Registado: domingo jan 24, 2010 3:35 pm

quinta jun 24, 2010 6:05 pm

Vai começar a ser importado para Portugal do género de umas garrafas de um "molho" natural, ou seja, sem quimicos. Com figado de frango etc...
E pelo que a senhora da loja me disse faz com que os cães fiquem loucos pelo cheirinho e comem tudo. É para por em cima da ração. Agora não sei se todas as lojas irão aderir a isso.
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

quinta jun 24, 2010 6:58 pm

Olá!

Ela não come com vontade, mas dá-lhe a ração em regime self-service ou a horas certas?
Eu tenho também dois cães e um deles não comia com tanta vontade. Comecei a ter mais rigor nas horas das refeições (3 por dia) e comecei a ter resultados positivos. Se não come tiro a tigela e volto a colocar apenas à hora da próxima refeição.
De qualquer maneira, depois de despistar qualquer problema de saúde, evite excesso de preocupação já que eles não fazem greve de fome :D
Visite o vet se o problema persistir por mais de 24 horas.
bernas_setter
Membro

quinta jun 24, 2010 7:20 pm

Desde já obrigado ás respostas

Ela come duas vezes ao dia a horas +/- certas.
De manhã é muito difícil ela comer, à noite já come melhor, mas nada que se compare com a outra, sei que devia dar 15 min para comer, mas ela enrola e lá vai comendo devagar. Este problema ela tem desde sempre, sempre foi muito esquisita para comer desde bebé, mas parece-me que no verão é bem pior (calor talvez). A vet quando a vê nunca diz nada demais, que problema era se ela tivesse excesso de peso, apenas que tinha uma ração especial (€€€€€€€€€) para cães "esquisitos", mas nunca experimentei, o meu máximo são 30€ saca de 20 Kg, mais não dou.
Ela comer come, mas é muito pouco para a actividade física que ela faz todos os dias, e então é magra, enquanto a outra é gordinha.

Obrigado
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quinta jun 24, 2010 7:40 pm

Realmente o calor pode ajudar a que não coma, mas nenhum animal morre de fome com comida por perto.
Se ela não pega bem na ração, podes regar com um pouco de azeite, um fio fino por cima da ração toda, quase de certeza que resolve o problema. Podes de vez em quando variar, usando o óleo que vem nas latas do atum, tem um sabor diferente e estimula o apetite deles. Também tenho um velhote na casa do meu pai, que era esquisito para comer que até dava dó... Foi o remédio santo, ele começou a comer bem a ração e entretanto já come sem nada há alguns anos e não se queixa.
Eu estou a dar uma ração agora que encontrei num site que tem preços mais baixos nas marcas caras e esta muito económica, mas que tem tido excelentes resultados. A minha cadela está a comer desta há quase 1 semana e não se queixou nada, antes pelo contrário. O meu irmão que foi quem me mostrou o tal site www.pet-drive.com ele é que tem um golden que come desta há uns meses e está com o pêlo espectacular, por isso estou a dar também à minha cadela.
Espero que o Azeite resulte. Boa sorte
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quinta jun 24, 2010 8:08 pm

Que tal em vez de cheiro a comida, fazerem comida caseira e darem aos animais?
Nunca vi um animal saudável recusar comida a sério. Já ração...
chicote
Membro
Registado: sexta jun 11, 2010 11:17 pm

sexta jun 25, 2010 1:31 am

bernas_setter Escreveu:Desde já obrigado ás respostas

Ela come duas vezes ao dia a horas +/- certas.
De manhã é muito difícil ela comer, à noite já come melhor, mas nada que se compare com a outra, sei que devia dar 15 min para comer, mas ela enrola e lá vai comendo devagar. Este problema ela tem desde sempre, sempre foi muito esquisita para comer desde bebé, mas parece-me que no verão é bem pior (calor talvez). A vet quando a vê nunca diz nada demais, que problema era se ela tivesse excesso de peso, apenas que tinha uma ração especial (€€€€€€€€€) para cães "esquisitos", mas nunca experimentei, o meu máximo são 30€ saca de 20 Kg, mais não dou.
Ela comer come, mas é muito pouco para a actividade física que ela faz todos os dias, e então é magra, enquanto a outra é gordinha.

Obrigado
Boa noite, uma questão:

Essa ração que dá não será muito "forte" em termos de paladar para essa menina?

Eu sei que pode, parecer estranho...mas o meu Doggie como por exemplo, não gosta de Rc, nem Hills, nem Eukanuba...porquê? Deduzo que seja pelo faro, pois quando se aproxima e sente o cheiro, se vê que não é BK, começa a espirrar para a taça... :o e não come, claro! :roll:

No entanto, um dia destes vou experimentar dar uma de peixe, pois até esta ele está a começar a fazer ronha...principalmente, ao almoço devido ao calor... :wink:
bernas_setter
Membro

sexta jun 25, 2010 9:00 am

Bom dia

Desde já obrigado por todas as respostas

Ontem à noite pus um fio de azeite na comida dela e comeu tudo, vamos ver como vai ser ao almoço que é quando ela tem mas problemas em comer.
Fazer a comida caseira seria um problema porque leva muito tempo para cozinhar, e sim tenho a certeza que comia, o problema é só com as rações.
A ração actual não é RC, nem hills, nem nenhuma ração dessa gama, é a ração que ela mais gosta de comer apesar de tudo, que tem um preço muito simpático. Ela realmente cheira a ração e depois faz "fita" para comer, mas as outras rações ela cheira e deita-se à frente da taça e não come.

Obrigado
KaluGold
Membro Veterano
Registado: terça dez 08, 2009 11:39 am

sexta jun 25, 2010 9:19 am

bernas_setter Escreveu:Bom dia

Desde já obrigado por todas as respostas

Ontem à noite pus um fio de azeite na comida dela e comeu tudo, vamos ver como vai ser ao almoço que é quando ela tem mas problemas em comer.
Fazer a comida caseira seria um problema porque leva muito tempo para cozinhar, e sim tenho a certeza que comia, o problema é só com as rações.
A ração actual não é RC, nem hills, nem nenhuma ração dessa gama, é a ração que ela mais gosta de comer apesar de tudo, que tem um preço muito simpático. Ela realmente cheira a ração e depois faz "fita" para comer, mas as outras rações ela cheira e deita-se à frente da taça e não come.

Obrigado
Costuma dar algum "petisco" à sua cadela? Tipo, de vez em quando... dispensa um pouco de carne, ou pão, ou outra coisa quando ela lhe pede?

A minha mãe, com pena do meu cão, dava-lhe pão e a nossa comida quando ele pedia, ele começou a deixar de comer ração por completo, ficou inclusive um dia inteiro sem comer. Cheirava a ração e fazia uma fita enorme e nem lhe tocava.

Tentei misturar comida de lata, mas ele foi muito esperto, lambeu essa e nem tocou na ração. Também fiz essa do fio de azeite, mas novamente lambia o azeite só. O que fiz? Tive de tomar medidas drásticas e deixá-lo passar fome... Avisei a toda a gente cá de casa para não lhe dar absolutamente nada! Nem sequer uma migalha!

E comecei por fazer assim: De manhã punha-lhe a ração, esperava 10 minutos e se ele não comia tirava e só voltava a meter à noite, voltava a esperar 10 minutos e se ele não comesse retirava a ração novamente. No segundo dia foi a mesma coisa. No terceiro dia, quem dera que o vissem. Comia como se não houvesse amanhã, e a partir daí nunca mais virou o "focinho" à ração.
bernas_setter
Membro

sexta jun 25, 2010 10:56 am

Bom dia novamente

Kalugold, cá em casa dá-se "petiscos" muito esporadicamente e nunca quando ela pede, também não tem essa mania, de qualquer das maneiras vou fazer o que disse, mas custa-me fazê-lo porque ela é magrinha e é muito energética dai fazer impressão saber que ela não come nada, e é ai que, ás vezes, se dá os tais "petiscos".

Cumprimentos
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta jun 25, 2010 1:11 pm

Um animal só repete um comportamento se dele retira alguma recompensa.
Isto serve para todos os animais, até para os humanos.
Se ela faz fita e percebe que mais tarde acaba por receber o que gosta, a sua recompensa por não ter comido, aprende rápido que não comer dá aquilo que ela quer.
O que deve fazer, é dar uma guloseima ou duas pequeninas antes da hora de colocar a taça da ração, pois as guloseimas vão estimular o estômago a funcionar e acabam por despertar a fome, como já comeu uma coisinha, está chia de vontade de comer mais, só torna a receber depois da ração. Nessas refeições, depois da ração acabar, deve dar uma guloseima e mostrar que ficou contente por ela ter comido a ração e por isso lhe dá essa guloseima.
Se ela comer bem a ração com o azeite, basta que lhe dê a guloseima depois da refeição, se ela tem dificuldade em iniciar a refeição, uma guloseima desperta-lhe o apetite. A guloseima antes só deve ser dada mesmo em caso de necessidade, pois o que queremos recompensar é o ter comido a ração toda, e por isso se dá depois de acabar as bolinhas todas, e quando digo todas, é mesmo todas, porque se não, ela vai começar a deixar cada vez na tigela, para ter a guloseima mais cedo.
Para isto, deve começar por refeições mais pequenas, em que aparece menos ração na taça, que ela come as bolinhas todas de certeza e assim que acabe, guloseima e mimos. Assim que ela entenda que o facto de ela comer as bolinhas todas lhe agrada bastante, ela vai comer todas as que lá meter.
( bolinhas são os pedaços da ração, umas as bolinhas, outras quadradas, etc)
Perceber o que os motiva a fazer o que queremos que façam, é o caminho para os entender e assim manter com eles uma relação de total confiança e dedicação.

www.papagaiosinteligentes.blogspot.com
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

sexta jun 25, 2010 1:30 pm

Cuidado com os cereais como trigo ou milho (presente no pão por exemplo). Os cães não os digerem bem.
Os molhos de latas e afins têm demasiado sal que é perfeitamente desaconselhado!
Optar por uma boa ração ou arrisque eventualmente raw (neste último caso pesquise muito antes de)...nada de comidinhas caseiras para estimular o apetite.
:wink:
bernas_setter
Membro

sábado jun 26, 2010 8:09 pm

Obrigado por todas as respostas.

Vou seguir as sugestões dadas, e realmente Joaojoca, ela quando vê menos comida no prato come melhor, agora só tenho que começar a aumentar a quantidade e comprar umas guloseimas para cão para lhe ir dando quando comer tudo.

Cumprimentos
10Bala01
Membro
Registado: quinta abr 22, 2010 12:38 pm

terça jul 06, 2010 11:14 am

Bom dia a todos :)

O eros estava com problemas para comer, acho que ele enjoa a raçao, esperimentei a soluçao do azeite aqui dada e resultou :)

Obrigada
LFBM
Membro
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

terça jul 06, 2010 1:49 pm

chowista Escreveu:Cuidado com os cereais como trigo ou milho (presente no pão por exemplo). Os cães não os digerem bem.
Os molhos de latas e afins têm demasiado sal que é perfeitamente desaconselhado!

Pois, só que uma raçaõ €30-20Kg o que é que tem maioritariamente - cereais, é claro que a cadela não gosta de comer.

Optar por uma boa ração ou arrisque eventualmente raw (neste último caso pesquise muito antes de)...nada de comidinhas caseiras para estimular o apetite.
:wink:
Responder

Voltar para “Cães”