Cães em esplanadas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Cookies
Membro Veterano
Registado: quinta out 14, 2004 4:14 pm

quinta jun 24, 2010 8:00 pm

Gostaria p.f. de saber se existe alguma Lei que proiba estar em esplanadas de café com cães ao colo.

Obrigado
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

quinta jun 24, 2010 9:05 pm

Que eu saiba não... aliás, se me proibissem de ter o meu cão na esplanada (no chão, visto que não ando com 13Kg ao colo enquanto beberico a minha limonada) eu nunca mais voltava àquele café hehehe ;)
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
Cookies
Membro Veterano
Registado: quinta out 14, 2004 4:14 pm

quinta jun 24, 2010 9:18 pm

Pois eu também não vou voltar, mas queria saber se existe alguma Lei que permita esta situação.
Hoje no Cais de Gaia estava com a minha cadela de 5 quilos ao colo e além de estar há cerca de 40 minutos à espera de ser atendida quando o fui, foi para me dizer que não podia estar ali com o cão, pois havia um aviso para tal. De facto existe um aviso em que os cães não deverão ser passeados à beira das esplanadas, eu entendo por "passear o cão" estar no chão com trela e a andar pelas próprias patinhas, agora estar sentada com a cadela ao colo?????????????? E sem perturbar ninguém.
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quinta jun 24, 2010 9:32 pm

Não sei se existe legislação específica para esplanadas. Eu por exemplo costumo ficar em esplanadas com o meu cão, precisamente porque não é permitida a entrada dentro dos cafés e nunca me proibiram. E nem fica ao colo, costuma estar sentado no chão ao meu lado.
Pode ser que algum membro do forum saiba se existe tal legislação.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Wilma
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 9:35 pm

Pois realmente não entendo...

Mas também não posso opinar muito visto não ter conhecimento de qualquer tipo de lei que proíba ter um cão numa esplanada. Muitas delas encontram-se na via publica, nas calçadas... enfim. E nunca fui abordada por ter o meu cão comigo..
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta jun 24, 2010 9:40 pm

Se há indicação a proibir, não se pode. Não vejo aqui qual o motivo para dúvidas.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 24, 2010 9:49 pm

CasadelMar Escreveu:Se há indicação a proibir, não se pode. Não vejo aqui qual o motivo para dúvidas.
O espaço da esplanada é pago a peso de ouro e pertence ao propriatario, portanto...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Wilma
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 9:51 pm

CasadelMar Escreveu:Se há indicação a proibir, não se pode. Não vejo aqui qual o motivo para dúvidas.
Sim... lá isso tem toda a razão! Uma placa e pronto, já não é permitido... Mas nem nunca vi tal placa na minha vida! (numa esplanada claro)
"N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
CasadelMar
Membro Veterano
Registado: segunda fev 19, 2007 12:39 pm

quinta jun 24, 2010 9:53 pm

LuMaria Escreveu:
O espaço da esplanada é pago a peso de ouro e pertence ao propriatario, portanto...
Em relação a essas esplanadas que estão na calçada da via pública, bem, se estão a utilizar tal lugar, é porque à partida, pagam uma licença, portanto ...
CarpemDiem
Membro Veterano
Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm

quinta jun 24, 2010 9:59 pm

Eu sempre frequentei esplanadas com os meus animais por saber que lhes são vedadas as entradas em cafés e afins e nunca tive problemas.

No entanto e segundo sei da pouca lei existente, se os donos dos cafés/Esplanadas quiserem podem impedir-nos de o fazer.

Apenas os cães guia têm acesso, e só se estiverem acompanhados do respectivo Invisual. Todos os outros, não têm acesso ao interior dos estabelecimentos, nem a esplanadas, se nessas se processar venda e consumo de géneros alimentícios.

Eu não concordo nada com esta situação e se me dissessem alguma coisa eu simplesmente iria embora e nunca mais voltaria a esse sitio.

Infelizmente é a lei que temos, ou seja, praticamente inexistente no que toca à defesa dos animais.

Quando vamos lá para fora, para países civilizados, a realidade é bem diferente e bem mais saudável para todos. Enfim...

Bjs
Wilma
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 10:00 pm

Sim... mas se não tiver uma placa fica sem efeito.

Então e esclareçam-me uma coisa: eu vou no passeio e para seguir caminho tenho de passar obrigatoriamente pela esplanada (como há muitas aqui na minha terrinha) e essa esplanada, hipoteticamente, tem uma placa (que como já disse nunca vi nenhuma). Vejo um amigo, paro, cumprimento e sou abordada de que não posso ter o cão ali. Estou a cometer um crime, correcto?
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jun 24, 2010 10:01 pm

Mas aqui não estamos a falar de uma esplanada na rua, que muitas vezes são apenas umas mesas e cadeiras plantadas no passeio, isto passou-se no Cais de Gaia, que é uma estrutura inteiramente planeada para cafés e restaurantes, com parte de esplanada.

Só não sei é como é que alguém espera 40m para ser atendido! :o
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

quinta jun 24, 2010 10:01 pm

Já levei o meu cão a algumas e nunca tuve problemas com esse acto.
Wilma
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 10:03 pm

CarpemDiem Escreveu:Eu sempre frequentei esplanadas com os meus animais por saber que lhes são vedadas as entradas em cafés e afins e nunca tive problemas.

No entanto e segundo sei da pouca lei existente, se os donos dos cafés/Esplanadas quiserem podem impedir-nos de o fazer.

Apenas os cães guia têm acesso, e só se estiverem acompanhados do respectivo Invisual. Todos os outros, não têm acesso ao interior dos estabelecimentos, nem a esplanadas, se nessas se processar venda e consumo de géneros alimentícios.

Eu não concordo nada com esta situação e se me dissessem alguma coisa eu simplesmente iria embora e nunca mais voltaria a esse sitio.

Infelizmente é a lei que temos, ou seja, praticamente inexistente no que toca à defesa dos animais.

Quando vamos lá para fora, para países civilizados, a realidade é bem diferente e bem mais saudável para todos. Enfim...

Bjs
Quer dizer que qualquer dono que qualquer café que tenha esplanada pode recusar-se a aceitar cães? Visto que pagam o couro e o cabelo para ter essas ditas esplanadas então têm poder total sobre elas e proibir os animais lá...
Wilma
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 10:05 pm

Bingley Escreveu:Só não sei é como é que alguém espera 40m para ser atendido! :o
Se estivesse bom tempo e eu estivesse para relaxar e com tempo que sobrasse também esperava :)
Responder

Voltar para “Cães”