Cães em esplanadas
Moderador: mcerqueira
Obrigado pelas vossas respostas, a placa existente não está na esplanada do café mas sim na via pública no local onde começam as mesmas, já por várias vezes fui com a minha cadela a esplanadas, incluindo no Cais de Gaia, e nunca me deparei com uma situação destas, e a placa diz "passear" o que entendo da mesma é para que não haja dejectos na zona das esplanadas.
Logicamente vim embora e não irei novamente ao mesmo espaço pois o que não falta são esplanadas em que os animais podem estar com os donos ao colo ou no chão.
Como foi dito é muitas vezes proibido entrar com animais em cafés, ora assim, sendo resta-nos a esplanada, pelo menos na maior parte dos sitios.
Logicamente vim embora e não irei novamente ao mesmo espaço pois o que não falta são esplanadas em que os animais podem estar com os donos ao colo ou no chão.
Como foi dito é muitas vezes proibido entrar com animais em cafés, ora assim, sendo resta-nos a esplanada, pelo menos na maior parte dos sitios.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta set 09, 2005 1:36 pm
Eu nunca disse que concordava com esta situação, bem pelo contrário.
O que fiz foi simplesmente citar a lei que faz tudo menos defender os animais.
O que acho é que se não tiver informação nesse sentido, a aplicação da lei fica sem sentido mas não sei ao certo como isso se processa.
Eu, como disse inicialmente, nunca tive problemas e sempre frequentei esplanadas mas se tivesse simplesmente riscava o café/esplanada do meu mapa.
Já fui várias vezes a cidades europeias e lá existe muito mais respeito pelos animais e dão-lhes todas as condições para uma saudável convivência entre todos na sociedade.
Aqui é tudo proibição: É praias, é transportes públicos, é estabelecimentos públicos. Daqui a nada até na nossa própria casa nos vão impor regras. Uma tristeza.
Enquanto as coisas não mudarem para melhor, o que se tem de usar é o bom senso e penso que muitos donos de estabelecimentos comerciais começam a tê-lo. Só é preciso ter alguma sorte e não apanhar nenhum mentecapto
Bjs
CarpemDiem
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa á a proposta de um ser humano integral." Abraham Lincoln
O que fiz foi simplesmente citar a lei que faz tudo menos defender os animais.
O que acho é que se não tiver informação nesse sentido, a aplicação da lei fica sem sentido mas não sei ao certo como isso se processa.
Eu, como disse inicialmente, nunca tive problemas e sempre frequentei esplanadas mas se tivesse simplesmente riscava o café/esplanada do meu mapa.
Já fui várias vezes a cidades europeias e lá existe muito mais respeito pelos animais e dão-lhes todas as condições para uma saudável convivência entre todos na sociedade.
Aqui é tudo proibição: É praias, é transportes públicos, é estabelecimentos públicos. Daqui a nada até na nossa própria casa nos vão impor regras. Uma tristeza.
Enquanto as coisas não mudarem para melhor, o que se tem de usar é o bom senso e penso que muitos donos de estabelecimentos comerciais começam a tê-lo. Só é preciso ter alguma sorte e não apanhar nenhum mentecapto

Bjs
CarpemDiem
"Eu sou a favor dos direitos animais bem como dos direitos humanos. Essa á a proposta de um ser humano integral." Abraham Lincoln
Ainda esta semana fui à Figueira da Foz e a minha amiga pediu um copo de plástico para dar agua ao cão dela e o rapaz trouxe-nos uma taça própria para cão cheia de agua e tinha escrito no fundo 'More Please' (escusado será dizer que tivemos mesmo de pedir mais visto que o meu cão bebeu a agua toda... é um bebedolas lololol)
Por isso, como vêm já há pessoas a evoluir de mentalidade

"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
-
- Membro Veterano
Graças a Deus
Só é triste fazerem-no tão lentamente
Bjs

Só é triste fazerem-no tão lentamente

Bjs
Muito bem dito!!CarpemDiem Escreveu:Graças a Deus![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Só é triste fazerem-no tão lentamente![]()
Bjs
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
Ainda bem que existem sitios assim, só é pena que sejam poucos.Wilma Escreveu:Ainda esta semana fui à Figueira da Foz e a minha amiga pediu um copo de plástico para dar agua ao cão dela e o rapaz trouxe-nos uma taça própria para cão cheia de agua e tinha escrito no fundo 'More Please' (escusado será dizer que tivemos mesmo de pedir mais visto que o meu cão bebeu a agua toda... é um bebedolas lololol)
Já me aconteceu ir a uma confeitaria com a Cookie e como ela é linguaruda (tem a lingua grande, não é defeito é feitio) o empregado achava que ela estava cheia de sede foi buscar uma embalagem daquelas daquelas para trazer comida para fora com água, claro que ela não se fez de rogada e bebeu logo, agradeci e sinceramente gostei muito da atitude.
Relativamente ao caso de hoje, continuo sem entender e sinceramente o estabelecimento é que fica a perder, felizmente a oferta é muita e podemos escolher.
De qualquer maneira vou tentar ver se encontro legislação que permita tal situação.
De qualquer maneira vou tentar ver se encontro legislação que permita tal situação.
É o que digo.. isto anda a evoluir (devagarinho como diz CarpemDiem) mas anda...
Talvez quando tivermos bisnetos os animais já possam ir às compras connosco, pois toda a gente será cívica e os animais serão todos educados e amados!!!!
Talvez quando tivermos bisnetos os animais já possam ir às compras connosco, pois toda a gente será cívica e os animais serão todos educados e amados!!!!
Boa tarde. A legislação é bem clara, desde que esteja afixada pode ser proibida permanência de animais em esplanadas:Sugiro que contactem a ASAE e lhes perguntem, não vão na minha humilde opinião de sócio de restaurante com esplanada.
Eu não proibo mas os nossos colaboradores já tiveram de alertar quando existem pessoas cujos cães incomodam as pessoas do lado ( há quem goste de deixar os cães soltos a saltar de um lado para o outro e lá por eu gostar de cães não quer dizer que pode incomodar quem não aprecia).
Lamentávelmente muitas leis surgem pela falta de civismo.Eu não gosto de estar quieto sentado e o cão de um desconhecido me sujar a roupa ou me tirar a comida do prato ou ainda ladrar incessantemente durante meia hora enquanto o dono que deve ser surdo continua na sua...
De igual forma começam a surgir restaurantes que não admitem crianças.
Tendo em vista que a placa está presente não vejo qual a dúvida, e considero estranho que uma pessoa ache que por um cão ir ao colo tem mais direitos do que um que se desloque pela sua pata.
Quanto a ter esperado 40 minutos para ser atendido..parabéns ao marketing dessa esplanada...deve ser mesmo muito bom.Eu pessoalmente ficar em bichas só se for para me darem dinheiro.
Eu não proibo mas os nossos colaboradores já tiveram de alertar quando existem pessoas cujos cães incomodam as pessoas do lado ( há quem goste de deixar os cães soltos a saltar de um lado para o outro e lá por eu gostar de cães não quer dizer que pode incomodar quem não aprecia).
Lamentávelmente muitas leis surgem pela falta de civismo.Eu não gosto de estar quieto sentado e o cão de um desconhecido me sujar a roupa ou me tirar a comida do prato ou ainda ladrar incessantemente durante meia hora enquanto o dono que deve ser surdo continua na sua...
Tendo em vista que a placa está presente não vejo qual a dúvida, e considero estranho que uma pessoa ache que por um cão ir ao colo tem mais direitos do que um que se desloque pela sua pata.

Quanto a ter esperado 40 minutos para ser atendido..parabéns ao marketing dessa esplanada...deve ser mesmo muito bom.Eu pessoalmente ficar em bichas só se for para me darem dinheiro.
Última edição por KirimdeA em quinta jun 24, 2010 11:19 pm, editado 1 vez no total.
Espero sinceramente que venha a ser uma realidade, daqui a pouco tempo.Wilma Escreveu:É o que digo.. isto anda a evoluir (devagarinho como diz CarpemDiem) mas anda...
KirimdeA Escreveu:Boa tarde. A legislação é bem clara, desde que esteja afixada pode ser proibida permanência de animais em esplanadas:Sugiro que contactem a ASAE e lhes perguntem, não vão na minha humilde opinião de sócio de restaurante com esplanada.
Tendo em vista que a placa está presente não vejo qual a dúvida, e considero estranho que uma pessoa ache que por um cão ir ao colo tem mais direitos do que um que se desloque pela sua pata.![]()
Logicamente que a minha cadela por ser minha e estar colo não tem mais ou menos direitos do que qualquer outro.
Nunca deixei os meus cães andarem sem trela nem a incomodar fosse quem fosse pois felizmente tenho respeito pelos outros como gosto que o tenham por mim.
Quanto a estar cerca de 40 minutos na esplanada, não foi a questão que coloquei.
-
- Membro Veterano
Eu confesso que, apesar de ser esse o meu desejo, não vejo que seja para breve esta mudança para melhor no que diz respeito a esta e a outras questões relativamente aos direitos e defesa dos animais.
Por tudo o que tenho visto, o panorama é desanimador. Tudo é conseguido a custo e muito a conta gotas mas como a esperança e a preserverança são as últimos a morrer é não desistir
Quanto à frequência de animais nas esplanadas e conforme já referi atrás é tudo uma questão e civismo e bom senso, quer da parte do dono do estabelecimento, quer do dono do animal.
O grande problema que muitas vezes se coloca é a falta disso mesmo e de muita prepotência e falta de compreensão à mistura.
A liberdade de um termina quando começa a de outro pelo que deve manter-se o respeito em ambos os sentidos.
Muitas vezes são os "donos" que não agem bem e depois geram confusões. Outras, são os donos dos estabelecimentos que se acham quase sempre donos da razão toda. No fim todos perdemos e, como sempre, quem sofre mais com tudo isto são sempre os animais. Enfim...
É esperar melhores dias, nunca desistir em defender os nossos canitos lindos, usar o bom senso e um dia quem sabe as coisas mudarão para melhor (Aqui neste país sempre devagar, devagarinho
) e ai todos ficaríamos a ganhar. 
Por tudo o que tenho visto, o panorama é desanimador. Tudo é conseguido a custo e muito a conta gotas mas como a esperança e a preserverança são as últimos a morrer é não desistir

Quanto à frequência de animais nas esplanadas e conforme já referi atrás é tudo uma questão e civismo e bom senso, quer da parte do dono do estabelecimento, quer do dono do animal.
O grande problema que muitas vezes se coloca é a falta disso mesmo e de muita prepotência e falta de compreensão à mistura.
A liberdade de um termina quando começa a de outro pelo que deve manter-se o respeito em ambos os sentidos.
Muitas vezes são os "donos" que não agem bem e depois geram confusões. Outras, são os donos dos estabelecimentos que se acham quase sempre donos da razão toda. No fim todos perdemos e, como sempre, quem sofre mais com tudo isto são sempre os animais. Enfim...
É esperar melhores dias, nunca desistir em defender os nossos canitos lindos, usar o bom senso e um dia quem sabe as coisas mudarão para melhor (Aqui neste país sempre devagar, devagarinho

Mas foi exactamente o que quis dizer ao diferenciar a sua cadela por estar ao colo dos que estavam a patas.Cookies Escreveu:
Logicamente que a minha cadela por ser minha e estar colo não tem mais ou menos direitos do que qualquer outro..

É por cenas destas que eu vou sair de Portugal em breve, para um pais onde as mentalidades não sejam tão .... 'mesquinhas'. Há pessoas que se esquecem que nós também somos animais. Depois há pessoas que se esquecem que também cagam e mijam e que milhares de locais em Portugal nem saneamento têm e essa *** toda vai parar ao rio e ao mar onde essas mesmas pessoas que criticam os animais se vão banhar e deliciar com a *** humana. Enfim .. Como alguém uma vez respondeu, e bem, numa esplanada a um comentário deste gênero: "Olhe o meu cão é mais limpo que o senhor e a sua boca sabia?!" ....
Como tenho saudades de poder entrar num shopping, num café, num restaurante, no mercado, no mac etc. com o meu patudo..
Como tenho saudades de poder entrar num shopping, num café, num restaurante, no mercado, no mac etc. com o meu patudo..
Tem toda a razão (sair de Portugal é para os fracos como eu dizia), mas ao fim de uns anos a desenvolver e apontar algumas alternativas a situações que acho incorretas ou menos corretas, e as mesmas caírem em 'saco roto' por isto ser um País de elitistas, oportunistas, e vigaristas (pois.. eu não tenho cartão de nenhum partido politico, do rotary ou afins para conhecer os 'caras' certos )...AST88 Escreveu:Não tenho nada contra a sua abalada mas se quer que o seu país fique numa situação melhor do que a atual, não é a fugir que vai ter essa melhoria!dreamdog Escreveu:É por cenas destas que eu vou sair de Portugal em breve, para um pais onde as mentalidades não sejam tão .... 'mesquinhas'.
(...)
A vontade de continuar a bater com a cabeça numa porta já é pouca. E isso é mal geral da UE, safando-se os países nórdicos. Gosto muito do meu pais, mas quando um romeno tem mais direitos que eu .. é complicado. Querer ficar por cá, quando as pessoas não aceitam uma opinião diferente porque na cabeça dessa gente o outro está ali para lhe dificultar a vida também é complicado .. Já para não falar que a lei neste pais é só para alguns e não para todos...
Em Portugal não se pensa a longo prazo nem em sustentabilidade, pensa-se a curto prazo, pensa-se em fundos comunitários(mas esquece-se que 20% somos todos nós que pagamos), pensa-se nos empreiteiros amigos que estão a falir e precisam de trabalho etc.
Por fim posso dizer que dei o meu contributo enquanto pude .. tenho descontos, nunca estive de baixa, nunca recebi do fundo de desemprego, unca falhei com os meus impostos, estive a estudar e nem direito a bolsa tive, mesmo depois de ter descontado.. Nunca pedi ajuda ao estado e todo o dinheiro que para la mandei foi sabe-se lá para quê ... talvez para fazer estradas e passeios que não dão dinheiro nenhum.
Mas tem razão .. é uma escolha egoísta, mas que tem que ser feita infelizmente.