ração VS comida feita em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

terça nov 04, 2003 9:18 am

nel Escreveu: Resumindo e concluindo: eu não acrescento outra comida à ração para que eles fiquem mais bem nutridos. Faço-o, se quiserem, por estupidez. Habituei-os mal e agora torna-se um pouco difícil voltar atrás.
É certo que a partir do momento em que lhes tempero a ração com óleo de soja eles a comem com mais vontade. Mas mesmo isso não seria necessário se lhes tivesse dado sempre e exclusivamente ração desde o início.
:lol: :lol: :lol:
Pois..."pau que nasce torto, tarde ou nunca se edireita"...
Eu não deixo de concordar com a ração, até porque a Riskas, assim que começou a comer só ração, perdeu aquele peso a mais que nunca devia ter e ficou com um corpo mais bonito e musculado. Com ela foi relativamente fácil passar à ração, especialmente se tivermos em conta que comia arrozinho com franguinho cozidinho e carninha..enfim, para ela eram as sete quinta, mas passou relativamente bem à ração.
Com a Zeta, aos 6 meses estava demasiado magra e pura e simplesmente não comia a ração de cachorro...então começamos a juntar um pouco daquela carne enlatada, só para dar o cheiro a carne, a ver se a cadela deixava de estar esquelética, e agora está bem..
Mas a carne enlatada e a ração, são os restos dos animais dos matadouros...que certeza temos nós que a carne tenha sido aproveitada de imediato, antes de começar a ficar em decomposição!!! ??? Nestes moldes, a carne "fresquinha" não seria mais saudável?
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

terça nov 04, 2003 11:06 am

Olá Catarina

Essa questão da carne em decomposição ou dos restos de carne dos talhos coloquei-a sempre a mim próprio e ao veterinário.
Diga-se a propósito que eu tenho uma grande confiança neste técnico, que já conheço há muito tempo e que, para além do prestígio que tem, interessa-se pelos assuntos, vai a congressos e não está parado. Ainda recentemente esteve num congresso nos EUA a propósito exactamente de rações.
O que ele diz sobre isso é que não há uma única marca de rações que não faça o aproveitamento desse tipo de carnes. E quem disser o contrário mente (o que não é difícil, claro).
Porém, e aqui é que está a diferença, o tratamento mais ou menos elaborado e sofisticado dessas carnes e de outros ingredientes é que faz a diferença de uma ração boa para uma má. Estamos a falar apenas de rações do topo de gama e não de rações de má qualidade, porque aqui a matéria prima é muito , mas muito duvidosa.
Nesse processo, certos ingredientes têm que sofrer determinados processos de depuração (não consigo explicar melhor) e nalgumas rações o sabor fica prejudicado. Não é por acaso que uma ração daquelas mais baratuchas normalmente é do inteiro agrado do cão. Claro, então nós próprios também não gostamos de porcarias? Isto tem como consequência doenças ou uma vida menos saudável, não propriamente a curto, mas a médio ou longo prazo, tal como acontece com as pessoas que praticam uma alimentação desequilibrada.
Também acontece isto. Uma ração do topo (que na opinião dele é a melhor do mercado) investiga, inova, modifica e há logo outras a copiar o esquema. Simplesmente não basta introduzir este ou aquele ingrediente. É necessário saber integrá-lo e nem sempre as outras produtoras o sabem fazer. É por isso que a simples consulta dos ingredientes expressos na embalagem poderão não dar uma informação satisfatória.

Ainda segundo o vet, uma ração de alta qualidade não cura as doenças como por vezes se julga, embora existam rações estudadas para minimizar determinadas doenças. A acção de uma boa ração é a de prevenir essas doenças ou de garantir que deteriminadas maleitas não sejam transmitidas ao cão através de uma ração contaminada.

Devo dizer que estes argumentos não os colhi apenas através do veterinário, mas foram (diria textualmente) confirmados por outras pessoas tão ou mais informadas do que ele.
É por este motivo que eu aqui, embora sendo um leigo na matéria, e fugindo à regra, sou um bocadinho teimoso ;) :
Usar apenas e exclusivamente uma boa ração e... ponto final. Não vale mesmo a pena complicar.

Isto das rações tem muito que se lhe diga. Por muito que aqui analisemos e discutamos, o que aqui dizemos, partindo do princípio de que é correcto (?), é uma pontinha muito pequenina do iceberg.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Cybergirl
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Localização: Terranova

terça nov 04, 2003 5:27 pm

Quando adquiri os meus primeirinhos Newfies, (porque queria o melhor para eles, porque os meus avós e pais a seguiam nos Labradores, e tambem cedendo aos conselhos da Criadora), cumpria a alimentação BARF, completamente.

À medida que fui-me integrando neste mundo, (devido à excelente ajuda de outros Criadores, e "doutorando-me" e aperfeicoando-me em conhecimentos de Veterinária e todos os temas que me pudessem ajudar, para igualmente fazer e dar o melhor aos meus cães), optei pouco tempo depois, pela ração.

Assim sendo, e não desprezando os seguidores de BARF, mas mais por uma maior comodidade nas certezas das quantidades necessárias, aconselho a todos que me pedem a opção para somente: "RAÇÃO mas de Boa Qualidade".

Entendam, por favor, que ao pouparem uns Euros em ração de fraca qualidade, têm mais probabilidades de gastarem o dobro ou mais, (dependendo da gravidade) em situações veterinarias e obviamente em complementos a adicionar a essa mesma ração.

Bye
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quarta nov 05, 2003 9:54 am

nel Escreveu: ...Nesse processo, certos ingredientes têm que sofrer determinados processos de depuração (não consigo explicar melhor) e nalgumas rações o sabor fica prejudicado. Não é por acaso que uma ração daquelas mais baratuchas normalmente é do inteiro agrado do cão.
Por acaso nem é assim com todos...acreditas que as minhas devoram uma ração boa de marca conhecida (não vou fazer publicidade) e não comiam a do supermercado, quando lhes dávamos???
nel Escreveu: Claro, então nós próprios também não gostamos de porcarias?
Grande verdade..aliás, a preocupação com a alimentação dos animais só acontece a quem se preocupa primeiro com a sua própria alimentação...acho que a população precisa de uma "educação" no que respeita à alimentação, a começar na escola...pois era nas cantinas das escolas que se viam as maiores barbaridades...
nel Escreveu: Isto das rações tem muito que se lhe diga. Por muito que aqui analisemos e discutamos, o que aqui dizemos, partindo do princípio de que é correcto (?), é uma pontinha muito pequenina do iceberg.
Muito pequena, com muito pano para mangas...
Nos consultórios dos veterinários onde até hoje fui (foram 3 se não estou em erro) vendiam sempre aquela que começa por E, acaba em a e tem pelo meio "ukanub"... será porque realmente é a melhor ou é um "loby"??
Eu tenho resultados muito bons, especialmente a nível do pêlo com esta ração supracitada, daí crer também que uma boa ração dá-lhes o que precisam sem muita gordura, mas ainda não estou descrente que uma boa comidinha caseira, bem preparada por quem saiba o que faz não seja uma coisa mais apetitosa para os canitos e também saudável...
;)
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta nov 05, 2003 11:26 am

cgtorres Escreveu: ...mas ainda não estou descrente que uma boa comidinha caseira, bem preparada por quem saiba o que faz não seja uma coisa mais apetitosa para os canitos e também saudável...
Mais uma vez sem pretender ser o detentor da verdade nesta matéria, pois é realmente muito mais complicado do que se pode pensar à primeira vista, estou plenamente convencido de que dou aos meus cães uma alimentação equilibrada e muito saudável, mesmo adicionando na ração aquele bocadinho de comida feita em casa. Para quem não leu antes ou leu em diagonal, eu de forma alguma aconselho que se adicione o que quer que seja à ração, se esta for mesmo de alta qualidade. Já expliquei os motivos por que o faço.

Não há dúvidas de que, se derem a escolher ao cão, ele preferirá sempre a nossa comida. Mas isso não deve constituir motivo para lha darmos.
E em muitos casos é uma questão de hábito. Tem havido aqui relatos de cães que sempre comeram ração, não reclamam e são felizes.
Noutros casos, como foi o meu, a culpa é de as pessoas cairem na tentação de lhes dar coisas mais apetitosas.
Já há bastante tempo, quando tentei dar-lhes apenas ração, eles olhavam para mim como que a perguntar: "Mas então isto é comida decente para um cão?" :lol:
Depois com o tempo e gradualmente eles foram tomando o gosto da ração. E para isso contribuiu muito o passar a temperá-la com óleo. Foi uma solução que considero milagrosa.
Diga-se a propósito que em relação à ração que uso não seria necessário adicionar nada. Só o faço para a ração ser mais apetitosa. Neste momento estou a usar uma mistura de óleo de soja com azeite.

Em relação a tudo isto gostaria ainda de referir dois aspectos. Diz-se muitas vezes que se tem que variar de ração porque os cães enjoam. Pela minha experiência de quatro anos e tal, os meus nunca enjoaram. Aliás, eles hoje comem muito melhor a ração do que antigamente e usei sempre a mesma (fiz umas breves experiências com outras, que não vale a pena relatar aqui). Talvez o tal tempero com óleo tenha ajudado. Outro aspecto tem a ver com a tendência para o improviso que normalmente as pessoas têm. Eu nunca misturaria vários tipos de ração como algumas pessoas fazem, presumindo que se vai buscar aqui e ali virtudes que não estão todas reunidas numa única fórmula.
Eu não faço isto porque acho muito arriscado. Repito, esta história das rações é demasiado complicada e não se compadece com amadorismos e improvisos...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quarta nov 05, 2003 11:56 am

nel Escreveu: Repito, esta história das rações é demasiado complicada e não se compadece com amadorismos e improvisos...
E isso resume tudo! ;)
Como em tudo, é melhor confiar no Vet.. :D
Cybergirl
Membro Veterano
Mensagens: 561
Registado: sexta jan 31, 2003 11:17 am
Localização: Terranova

quarta nov 05, 2003 12:21 pm

cgtorres Escreveu: Como em tudo, é melhor confiar no Vet..
Olá,

Em tudo o resto, confiar plenamente no Vet, mas neste negocio de rações, não é bem assim.....confiar, só se o Vet for isento de "comercialismos e marketing".
:roll: :D
cgtorres
Membro Veterano
Mensagens: 1184
Registado: terça out 29, 2002 11:39 am
Localização: Riskas e Zeta(Boxers) Maria (SRD)

quarta nov 05, 2003 12:29 pm

Cybergirl Escreveu:
cgtorres Escreveu: Como em tudo, é melhor confiar no Vet..
Olá,

Em tudo o resto, confiar plenamente no Vet, mas neste negocio de rações, não é bem assim.....confiar, só se o Vet for isento de "comercialismos e marketing".
:roll: :D
Grande verdade!! :)
No entanto já experimentei 3 rações e estou contente com os resultados desta ;), e se ainda por cima tenho o aval do Vet, ora ainda melhor :D
Mas como diz o Nel, isto ainda dava pano para mangas!!! ;)
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta nov 05, 2003 12:57 pm

Cybergirl Escreveu:
cgtorres Escreveu: Como em tudo, é melhor confiar no Vet..
Olá,

Em tudo o resto, confiar plenamente no Vet, mas neste negocio de rações, não é bem assim.....confiar, só se o Vet for isento de "comercialismos e marketing".
:roll: :D
Pois, eu comecei a dar ração da royal canin à minha S. Bernardo (comprada no vet e uma versão mesmo só vendida por veterinários), pelo menos na fase de crescimento e ela cresceu sem qualquer problema. Mas agora que ela já tem 3 anos e tendo eu mais 2 cães, se os fosse a alimentar com royal canin ou eukanuba, a comer 10kg de ração como eles comem por SEMANA, eu não ganhava para os animais... Mas devo dizer uma coisa, eu compro uma ração que há no Lidl (não é a Orlando, é outra de um saco verde) e eles estão todos de muito boa saúde, um pêlo brilhante e não estão magros...
Portanto, não sei qual a razão para tanta discussão e quanto ao comentário supra citado, nada mais certo! Eu já trabalhei com um veterinário e vi bem como se processavam os tais "comercialismos e marketing"... Sem comentários.
A comida feita em casa, no meu caso em particular, é impensável! Já fiz a experiência e é fazer todos os dias um panelão de comida para todos e pior que isso, não tenho espaço no congelador para guardar tanta comida!
Mas também digo que por exemplo o cão da minha irmã só consegue comer comida feita em casa, ela já experimentou dar ração e o cão simplesmente não come. Chegou a ficar 4 dias sem comer e a perder peso que nem um desalmado, já só eram quase só pele e ossos e ela teve de desistir, ele não come mesmo ração, prefere morrer à fome. Aquelas teorias de "não dar alternativas que ele habitua-se", é mentira :oops: ;) ele não come MESMO! :roll:
Por fim, cada um sabe como é o seu animal de estimação e se ele estiver de boa saúde não há nada a temer, é dar-lhe o que ele mais gosta e pronto!
Nós comemos mais "porcarias" que eles, e ainda assim não andamos aí todos doentes!

Beijocas a todos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
nel
Membro Veterano
Mensagens: 3778
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Localização: Três whippets
Contacto:

quarta nov 05, 2003 1:00 pm

Olá

Pois é. Então vamos lá fazer mais umas mangas :lol:
Eu já por várias vezes expressei aqui a minha discordância e até estranheza de as rações e outros artigos serem vendidos nas clínicas. Por acaso nunca falei nisto ao meu veterinário, com quem tenho bastante confiança, mas um dia destes, se me lenbrar, vou metê-lo entre a espada e a parede e perguntar-lhe se acharia bem se o médico dele vendesse os medicamentos que ele próprio lhe receitou na consulta.

Mas, nestas circunstâncias, eu dou o benefício da dúvida ao veterinário, independentemente da maior ou menor confiança que tenho em relação à sua honestidade e competência técnica.
Por outro lado, e este aspecto é que julgo importante, nas clínicas não vendem apenas uma marca, mas várias (três ou quatro). A pessoa tem sempre a liberdade de escolher a que entender, contrariando ou não a opinião do técnico.
O meu veterinário insistiu sempre em relação a uma dessas marcas, mas tenho a certeza que nunca o fez por motivos comerciais.
Claro que estou a referir-me a UM veterinário. Não ponho as mãos no fogo pelos outros. De qualquer modo, julgo que não se deve dar demasiada importante a isto.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Mensagens: 1947
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 5:54 pm

Os q eu conheço vendem todos rações.

A vida está má, até para os veterinários...

A mim não me choca nada o facto. Como dizia o outro - "é a vida"...

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”