Bom dia, malta dos cockers,
Antes de mais, e como nunca postei aqui, começo por dizer que sou fã do Zézé e que também eu espero que este tópico ajude muitos cães adultos a encontrar bons donos.
Em relação às dúvidas sobre o tamanho da cauda, há que distinguir entre a lei geral que, tanto quanto sei, não mudou, e as normas relativas à raça e ao seu estalão.
Assim:
1 - O corte de caudas (para todos os cães) é permitido em Portugal porque o nosso país não ratificou o artigo que o proibia. Há por aqui na arca, tópicos sobre esse assunto. Gervásio, uhuh!

.
2 - Por enquanto o estalão não mudou, o que significa que um cocker com a cauda amputada continua dentro do estalão. Segundo a informação disponível no site do CPC, datada de Novembro de 2009, (
http://www.fci.be/nomenclature.aspx ) e no Estalão FCI, nº 5:
http://www.jagdspaniel.de/stcock1.htm , continua a ser admitida a cauda amputada ou inteira)
O que mudou foram as normas de exposição de alguns países que passaram a não aceitar cockers de cauda amputada. Assim, um criador que corte a cauda aos seus cachorros sabe que no futuro não poderá expô-los em determinados países.
Como a raça é inglesa e eles começaram a deixar a cauda inteira, o número de exemplares sem cauda cortada será cada vez maior porque os criadores não vão querer, à partida, limitar os países em que poderão, eventualmente, querer expor os seus exemplares.
Se alguém mais entendido quiser corrigir ou acrescentar algo, agradeço.
E, para quem nunca viu um cocker de cauda inteira, o Zézé que me desculpe a intromissão no tópico em que é Rei, deixo aqui dois

.
http://www.4shared.com/video/J8ui9TrB/C ... _Maro.html
http://www.4shared.com/video/N3zK7Rc6/25062010070.html
Depois edito e tiro os links.
E, Zézé e Ozzy, continuação de muitas aventuras caninas

.