areia de gato para coelho - faz mal?

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo jun 27, 2010 1:27 am

Lá isso é verdade, mais vale prevenir que remediar. Eu, como tenho 14 anos e cá em casa vivem 4 pessoas (eu, os meus pais e a minha irmã) havia sempre alguem para soltar o saltitão, por isso numca ninguém pensou em comprar-lhe brinquedos. Mas, se por acaso, ninguém tivesse tempo para o soltar ou para brincar com ele, ai já podia ter colocado uma bolinha ou outro brinquedo para ele se entreter (a ultima coisa que se queria cá em casa era um ataque de fúria de um coelho a meio da noite) Eu acho que mordomias para um animal é vestir os cães com aqueles vestidos cheios de folhos, por os gatos e os cães a comer À mesa, sentados numa cadeira e tudo, como se fosse uma pessoa, ... isoo sim são mordomias (do meu ponto de vista)
E mais uma coisa, sem ter a ver com o assunto do tópico: antes, era a minha mãe que escrevia no tópico e vinha à arca todos os dias, mas agora ela quase não tem tempo livre nenhum, por isso, agora sou eu (a filha masi velha) que trata do assunto.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

domingo jun 27, 2010 2:53 am

Katy500 brinquedos são estimulos e não luxos e soltar apenas é insuficiente, qual é a lógica de pensar que soltar 2 ou 3 horas por dia é tudo? Então e as outras 21/22h que fica na gaiola, é para fazer yoga, meditação, tai chi? Haja bom senso.
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo jun 27, 2010 9:58 am

Walder Escreveu:Katy500 brinquedos são estimulos e não luxos e soltar apenas é insuficiente, qual é a lógica de pensar que soltar 2 ou 3 horas por dia é tudo? Então e as outras 21/22h que fica na gaiola, é para fazer yoga, meditação, tai chi? Haja bom senso.
Pronto, finalmente alguém concorda comigo!

É que às vezes basta apenas colocar lá algo com um sininho (no caso do meu coelho é o que ele mais gosta) e eles ficam entretidos horas e horas (e aproveitam para comer o feno)! Com os outros brinquedos é uma questão de ir alternando. Se forem sempre os mesmo brinquedos, com os mesmos formatos, as mesmas cores, a mesma utilização... eles fartam-se e mandam-nos brincar a nós.

Eu só sei que desde que comecei a dar brinquedos ao meu coelho, nem que seja por umas horinhas, ele nunca mais voltou a ter ataques de fúria como o que teve antes. E vejam lá que eu nem tive de vir à arca ou ir a um vet para perceber qual era o problema dele! Conhecer bem o nosso animal ajuda.

Mas pronto, quem não quiser dar brinquedos ao seu coelho, não dê. Não vou obrigar ninguém a fazê-lo. Nem todos os animais se viram lá muito para os brinquedos. Eu tenho um chinchila que por mais brinquedos que eu lhe dê, não brinca. Gosta mais de ficar sentado a ver o seu amiguinho chin a brincar. A única brincadeira que faz é uma espécie de apanhada (ele foge o outro apanha-o, o outro foge e ele apanha-o... ainda hei-de conseguir fazer um vídeo). De resto... nada.

katy500, ainda bem que compreendeu o meu ponto de vista ;). E já agora, bem vinda ao fórum , filha mais velha :P.
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

domingo jun 27, 2010 1:23 pm

Eu tive um sininho na gaiola do meu saltitão, mas ao fim de uns dias, ele roeu o sino todo... por isso, nunca mais lá pus nenhum sino
Obrigada pelas boas vindas!
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

domingo jun 27, 2010 1:43 pm

Aqui no Barreiro há uma loja que vende o Cat's Best a 6 euros, por vezes tem outra marca igualmente boa ao mesmo preço... Se alguém quiser, eu posso indicar o local de venda! :wink:
<strong><strong> </strong></strong>
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 6:36 pm

VanesIsa Escreveu:Aqui no Barreiro há uma loja que vende o Cat's Best a 6 euros, por vezes tem outra marca igualmente boa ao mesmo preço... Se alguém quiser, eu posso indicar o local de venda! :wink:
É dos pacotes grandes ou dos pequenos? É que se for dos grandes eu quero saber onde é.
VanesIsa
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 7:13 pm

GSfanatic Escreveu:
VanesIsa Escreveu:Aqui no Barreiro há uma loja que vende o Cat's Best a 6 euros, por vezes tem outra marca igualmente boa ao mesmo preço... Se alguém quiser, eu posso indicar o local de venda! :wink:
É dos pacotes grandes ou dos pequenos? É que se for dos grandes eu quero saber onde é.
É de 10 Litros, se não me engano... Eu nunca vi de outro tamanho à venda por esta zona e deste tamanho foi o local mais barato que encontrei! Pois já vi até 8€ desta marca.
Depois já usei mais duas marcas, a "Romeo", que é a que tenho neste momento e considero igualmente boa e trás a mesma quantidade, depois já usei outra marca, que não me recordo do nome, tem um pacote verde escuro, não é tão bom, tem menos e os rolinhos na sua maioria vêm partidos, compro a 5€ e tal, mas nem para duas vezes me dá, este ultimo já vi num shopping (não sei se posso dizer o nome...) a quase 10€, um abuso...
Uso nas minhas PDI e elas são umas mijonas, então tem de se poupar, pois gasto imenso dinheiro só para forrar a gaiola...
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 8:44 pm

LOL pois, as minhas porquinhas também são assim. Mas para elas, como a gaiola é enorme, eu uso aparas (comprei 20kg a 13€).

Pode então enviar-me o nome da loja por mp? 8)
VanesIsa
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 8:50 pm

GSfanatic Escreveu:LOL pois, as minhas porquinhas também são assim. Mas para elas, como a gaiola é enorme, eu uso aparas (comprei 20kg a 13€).

Pode então enviar-me o nome da loja por mp? 8)
Vou enviar mp! Ao inicio também usava aparas nas minhas, mas era quando tinha a Kika e os filhotes ainda bebés! Depois comecei a usar os rolinhos... Com as aparas tinha de limpar a gaiola todos os dias, não fazia mais nada! :?
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 8:59 pm

Pois... eu acho que tudo depende da marca das aparas e do tamanho da gaiola. Eu antes usava outra marca (4kg a 6€ e tal, roubalheira!) e tinha uma gaiola mais pequena. Aí tinha de limpar a gaiola de 2 em 2 dias. Depois mudei a gaiola (fiz uma grande) e aí aquilo durava mais um pouquinho, mas nem uma semana aguentava. Agora encontrei esta pechincha, são aparas bastante fininhas, não preciso de colocar muitas e é até capaz de durar mais de uma semana. Estou muito contente com estas aparas. E como são 20kg, tão cedo não tenho de ir comprar mais :P.
VanesIsa
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 9:20 pm

A minha gaiola tem uns 90cm de comprimento, nem é grande nem pequena! :lol: Mas gasto bastante dinheiro com o substrato! Quando comprei a gaiola queria uma maior, mas o problema era o espaço para a colocar... Até porque a ideia não era ter 3 porcas, mas sim só a Kika e mais um filhote dela. Acabaram por ficar todas as fêmeas e a gaiola ficou pequena! :? Eu só não dou uma das filhotas, pois já me afeiçoei a elas e custa-me... :( Mas já pensei nisso umas duas ou três vezes...
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 10:00 pm

Pois... a gaiola da minhas meninas tem 90 de comprimento por 80 de largura. Só não é maior também por causa do espaço. A minha mãe diz que a gaiola é um parque de diversões. E realmente são muitas as vezes que as apanho a brincar e fazer pop-corning. É lindo de se ver. São 5 porquinhas lindas!

Costumas soltar as tuas? É que com uma gaiola pequena elas precisam ainda mais de dar uma esticadinha às pernas. As minhas passeiam no meu quarto, mas não por muito tempo, porque elas são MESMO porquinhas! :P Só uma delas é que não suja tudo. E é a única que gosta de estar muito tempo ao colo. São tantas as vezes que adormecemos as duas na minha cama, ela deitada em cima do meu peito... momentos inesquecíveis. Se tento fazer isso com alguma das outras... ui, o chôrôrô! Nunca pensei que fossem tão maricas! :P
VanesIsa
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 10:33 pm

As minhas faziam mais isso quando eram pequeninas... Era um fartote de rir com os filhotes todos a correr feitos malucos! :)
Eu solto-as, mas nunca dá por muito tempo, pois tenho uma cadela que fica a chorar do outro lado da porta... :lol: Não as posso soltar com a Suki no mesmo espaço! As duas filhotas sentem-se mais à vontade que a mãe, a Kika fica sempre mais paradinha, é mais timida e quieta! É muito meiga, mas é diferente das filhas que foram criadas comigo desde que nasceram, mal me vêem vêm logo ter comigo, a mãe não é tanto assim, até mesmo para fazer festas, a mãe foge mais... Ela já tinha vindo de outra casa e julgo ser por isso, pois já veio cá para casa adulta! E como as solto no meu quarto tenho o mesmo problema que tu... :?
GSfanatic
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 11:06 pm

Bom, desde que as soltes e as estimules de várias formas, penso que elas ficarão bem nessa gaiola. Mas é mesmo uma pena não poderes ter uma maior.
VanesIsa
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 12:17 am

Pois, é impossível... Não tenho mesmo espaço! Na altura era para ter comprado uma maior, mas a minha mãe disse logo onde é que eu ia meter aquilo?! :( E com razão... lol Talvez quando me mudar para uma casa só minha consiga ter uma gaiola bem maior, pelo menos é o que eu espero.
Em contrapartida estão bem alimentadas e mimadinhas! :P
Responder

Voltar para “Exóticos”