Primeira aula

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos rápidos amigos
bisabisa
Membro Júnior
Registado: sábado fev 07, 2009 12:14 pm

quinta jun 24, 2010 11:47 am

Concordo plenamente, com o que foi dito! e nao te preocupes e muito normal na primeira aula sentires insegura. A minha primeira aula correu bem, no inicio estava um bocadinho nervosa, e em cima do cavalo nem me consegui esticar-me para a frente, no final da aula ja estava muito mais a vontade. Mas nem todas as pessoas sao iguais, umas tem mais equilibrio que outras, uns evoluem mais rapidamente que outros...
Quedas, nao tive nenhuma, excepto quando estava a saltar e nao dei ritmo suficiente para a egua saltar, ela tropeçou e caiu e eu dei uma cambalhota para a frente.
E sim e muito importante descontrair.
Boa sorte para a proxima aula.
Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

quinta jun 24, 2010 10:14 pm

Bisa, bisa, que grande malabarismo, essa cambalhota! Ainda bem que não se aleijou!!!!!!!!

Queria deixar aqui um desafio geral, para quem quiser responder:
aproveitando o título do tópico: seria engraçado que cada um descrevesse a sua PRIMEIRA AULA (ou a primeira vez que subiram a um cavalo).

Acho que daria um desenvolvimento engraçado ao tópico. Parece-vos bem?
Eenesh
Membro Veterano
Registado: domingo jan 17, 2010 4:40 pm

sexta jun 25, 2010 11:31 am

A minha primeira aula foi bastante boa, cerca de 20 minutos a passo e trote com direito a alguns exercícios: tocar com a mão no pé do mesmo lado, mão no pé oposto, tesouras, "moinhos" (dar a volta em cima do cavalo até estar de costas para a cabeça dele).
Montei uma égua pequenita, uma mistura de cavalo com pónei, a Malhada.
Senti-me bastante estranha lá em cima, é uma sensação diferente da que se imagina, mas com tempo lá fui ganhando equilíbrio e à vontade :)
"A horse doesn't care how much you know, until he knows how much you care."
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

domingo jun 27, 2010 1:52 pm

fogo nos 15 anos que monto já cai tanta vez que nem me lembro! mas o mais importamte é levantar se e voltar a montar. as vezes em que cai mais foi quando andava a ensinar um cavalo jovem a saltar LOL o bicho era franco saltava bem mas por vezes dava lhe para nao saltar a ultima da hora... e quem saltava era mesmo eu =p
normlamnete se tiveres bons instrutores nao cais, tive um instrutor q era da opiniao que quantos mais cavalos montas melhor aprendes o que me levou a cair muitas vezes pois alguns dos cavalos eram intragáveis... não digo que uma pessoa aprende com as quedas mas sem duvida que aprendi a antecipar muita coisa e agora é dificil eu descolar da sela :lol: já sei as posições a tomar quando há pinotes, saltos para o lado ou paragens e viragens bruscas..
em relação a aprender a cair, não foi na equitação mas sim no aikido que aprendi. pratiquei durante um ano e ajudou me muito nas quedas pois uma pessoa aprende a fazer uma posição do tipo bola a proteger a cabeça e basicamente quando chega ao chao rebola e poe se logo de pé. =)
boa sorte com as aulas e não penses nas quedas, pois quanto mais pensamos na queda e quanto mais olhamos para o chao, mais certo é que o vamos provar :lol:

como tenho saudades das primeiras aulas de equitação. vais ver que depois de aprenderes e adquirirres o equilibrio nunca mais te esqueces. eu posso ficar meses sem montar e quando monto é como se a ultima vez tivesse sido o dia antes :D

Ana77
Membro Júnior
Registado: domingo jun 20, 2010 8:21 pm

domingo jun 27, 2010 8:24 pm

Gosto tanto de vos "ouvir"!!!!

Dá-me imensa força!

Obrigada a todos por continuarem a partilhar as vossas experiências!
Eenesh
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 8:52 pm

golyas Escreveu:tive um instrutor q era da opiniao que quantos mais cavalos montas melhor aprendes o que me levou a cair muitas vezes pois alguns dos cavalos eram intragáveis...
Hum pode ser assim ou pode não ser.
Aprendes muito ao montar vários cavalos, claro. Os melhores sítios para tocar para que façam o que pedes, a força com que o fazes... Já que todos os cavalos são diferentes ganha-se muita sensibilidade.
Mas também se aprende muito ao montar sempre o mesmo, eu ganhei imenso quando comprei o meu - só eu o monto logo ele está habituado a mim e às minhas ajudas, e fomos sempre aprendendo juntos.
Para mim, é assim que se aprende mais.
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

segunda jun 28, 2010 1:26 am

acredito que sim mas ainda nao tenho o meu cavalo :cry:
Eenesh
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 12:22 pm

Mas de certeza que tem uma sensibilidade aos cavalos que eu não tenho, porque já montou muitos mais :wink:
Lids
Membro
Registado: quinta jul 23, 2009 11:28 pm

quarta jun 30, 2010 1:46 pm

Diz se isso mesmo que se aprende mais a montar vários cavalos. Mas acho que depende muito dos cavalos.
Eu já montei durante vários anos nas escolas de quatro centros hípicos diferentes e é verdade que aprendi muita coisa, as bases e um pouco mais.
Quando tive a minha égua aí sim é que foi completamente diferente. Aprendemos as duas e uma com a outra.
Há cavalos, como os de escola, que como fazem tudo direitinho chega a um ponto que nao nos ensinam nada. Quanto mais um cavalo exigir de nós, mais nós aprendemos. E a meu ver são esses que dão piada ;)
Eenesh
Membro Veterano

quarta jun 30, 2010 6:41 pm

Lids Escreveu:Quando tive a minha égua aí sim é que foi completamente diferente. Aprendemos as duas e uma com a outra.
Nem mais. Posso dizer que aconteceu exactamente o mesmo quando comprei o meu cavalo :lol:
bisabisa
Membro Júnior
Registado: sábado fev 07, 2009 12:14 pm

segunda jul 12, 2010 12:34 pm

Quanto mais um cavalo exigir de nós, mais nós aprendemos. E a meu ver são esses que dão piada ;)[/quote]

ola! eu tb gosto de montar cavalos dificeis! Dao me mais "pica".
Podem achar estranho mas uma das minhas aulas preferiadas ate agora foi uma em que o meu cavalo preferido, que salta lindamente, ficou com medo de saltar, porque um aluno ao saltar com ele poxo demasiado as redias enquanto saltava, o que levou o cavalo a levantar a cabeça para cima; podia ter tido uma queda muito grave.
Nessa aula eu tive de lhe tirar o medo dos saltos (ele nao saltava nem com a minha monitora) , entao foi uma aula bastante dificil porque ele nao queria saltar nem por nada, ate a passar 30 cm tinha medo! Eu adorei a aula foi bastante dificil mas valeu a pena e passado 2 dias ja estava a saltar 1 metro com ele!
:D
Confeço que no final da aula ate fiquei comovida, por ter conseguido tirar o medo ao cavalo que eu mais adoro neste mundo :oops:

Esse era o 1º dia do estagio para tirar a sela 2.

bjs
CMSDias
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2010 10:48 pm

sexta ago 06, 2010 12:29 am

Boa noite,
É muito normal acontecer essas situações de desconforto e aulas que nos deixam um bocado desanimados. Mas quando se gosta, não há que desistir. E porque não ler também um bocado de teoria para depois tentar por em prática? Certamente o instrutor é uma peça essencial na aprendizagem, mas cabe ao cavaleiro decidir se está disposto a evoluir e ter a capacidade de aprender cada vez mais..

Relativamente ao equilibrio, procure enforquilhar-se no arreio através do períneo (ajuda ter os estribos ligeiramente compridos). É "saudável" para a aprendizagem que, mesmo ao longo de muitos anos de experiência, se faça trote sem estribos, pois ajuda a desbloquear o movimento da cintura em resposta aos "sacões" deste andamento. Isto permite reagir com eficácia a movimentos inesperados do cavalo, mantendo o equilibrio.

Quando se sentir minimamente à vontade com o trote sem estribos, vai ver que tudo o resto se torna mais fácil :)

Da minha primeira aula, lembro-me de ter adorado galopar :D e não ter achado piada nenhuma ao trote :twisted: ehehe E apesar de ter aulas em que saida do picadeiro com o ego mesmo em baixo, nunca desisti desta paixao e já nao me vejo sem esta "terapia" :D

Cumps,
Carlos Dias
Responder

Voltar para “Cavalos”