Recepção de gatinha bébe!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
tanitamorim
Registado: segunda mar 16, 2009 11:21 pm

domingo jun 27, 2010 11:54 pm

Olá a todos!!!

Estou com um pequeno grande problema...

Tenho uma gata(Pantera) com um ano e três meses e agora adoptei uma gatinha(Mariah) com um mês. Estava esperançosa que se dessem bem, mas aconteceu precisamente o contrário. A Pantera não achou graça nenhuma a esta situação. Bufa imenso à Mariah e para ajudar à festa não nos deixa mexer nela. Será que me podem dar algumas dicas para poder melhorar a convivência delas? Estou com receio que a Pantera não aceite a Mariah e principalmente não nos aceite de novo :(

O que posso fazer???? :cry:
<strong>Tratem bem os vossos animais de estima&ccedil;&atilde;o...</strong>
Katy500
Membro Veterano
Registado: sábado mar 14, 2009 4:22 pm

segunda jun 28, 2010 1:15 am

Passei pela mesma coisa. Quando adoptei a Kitty (na altura tinha um mes) a Xaninha (a unica gata da casa, na altura com quatro anos) não gostou nada da ideia. Bufava, ficava com o pêlo todo no ar, as costas arqueadas, eu sei lá. A Kitty queria brincar com a Xaninha, mas a Xaninha não gostava da Kitty, por isso levei a Kitty para casa do meu avô, onde tem a companhia da Nina (filha da Xaninha) e da Ratinha, e dão-se todas lindamente.
Mas no seu caso, acho que só o tempo a pode ajudar. Tente junta-las por curtos espaços de tempo, sempre vigiadas é claro, para elas se habituarem uma à outra. Isto deve ajudar.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda jun 28, 2010 7:57 am

Acho que dizer que desistiu e pegou e levou a gata para outro lado está a desmotivar pessoas a fazerem uma socialização correcta e paciente, pois é preciso algum tempo e oaciência para superar as dificuldades iniciais, dependendo dos caso o tempo pode ser horas, dias, semanas ou meses mas na maioria das vezes consegue-se é preciso é persistência!
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
blue2
Membro Veterano
Registado: segunda mar 26, 2007 5:17 pm

segunda jun 28, 2010 9:03 am

Estou com a Elsa. Um amigo meu adoptou há pouco tempo um gatito para fazer companhia há gata residente, antes de levar o menino ligou-me para se aconselhar e eu disse-lhe que faz parte bufadelas, rosnadelas, patadas e amuos, ele aguentou-se firme (não foi fácil, quando me ligava eu só ouvia gritos de gata furiosa) e agora ela até dá de mamar (mama seca) ao menino, parecem mãe e filho.

É preciso ter paciência, supervicionar as aproximações e deixá-los resolver os problemas entre eles, mas compensa tudo quando finalmente se dão bem.

Não desista :wink:
Bagaudae
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm

segunda jun 28, 2010 10:41 am

Eu já tenho um gato lá em casa e planeio adoptar outro dentro de pouco tempo.

Ainda não passei por essa experiência, mas posso dizer que estou preparado para ter alguns problemas. No entanto, nem me passa pela cabeça não adoptar outro bicho por causa das prováveis altercações.
A único contributo positivo que posso deixar neste tópico, além do encorajamento, é dizer o que planeio fazer:

- Inicialmente manter os dois bichos em divisões contíguas mas completamente separadas, para que se familiarizem com o cheiro e presença um do outro.

-Observar comportamentos

- Quando me parecer que as reacções o permitem, curiosidade maior que agressividade, permitir contacto apenas visual.

-Observar comportamentos

- Se o contacto visual for positivo (curiosidade > agressividade), permitir contacto físico, supervisionado. Não esquecer as unhas cortadas em ambos os animais.

-Observar comportamentos

- Se tudo estiver a correr bem, aumentar o contacto e permitir algum contacto sem supervisão directa, mas estando por perto para poder intervir no caso de qualquer problema.

-Observar comportamentos

- Se tudo continuar a correr bem: problema resolvido e integração feita.

Mas acho que nos primeiros tempos vou estar sempre um pouco mais atento. Também deve depender muito dos bichos envolvidos. Se este procedimento não for adequado, ou for insuficiente, digam pf

Cumps,
Ricardo Freitas
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

segunda jun 28, 2010 10:56 am

<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Garfield2010
Membro Veterano
Registado: quarta abr 14, 2010 12:03 pm
Localização: 1 Oscar,1 Garfield,1 Vicente, 1 Pintarolas, 2 "caturros",1 Diamante de Gould,1 casal periquitos...

segunda jun 28, 2010 11:44 am

Já por diversas vezes, na minha vida, tive de juntar dois gatos, às vezes mais, ainda recentemente o voltei a fazer com os dois gatos que tenho actualmente. Claro que depende de gato para gato, mas nunca é fácil ou pacífico. Há bufadelas, rosnadelas, assanhamentos mas nunca, na minha experiência, vi passar daí. Pode demorar mais ou menos tempo, podem até nunca ser grandes amigos mas tolerar-se-ão entre si. Eles próprios estabelecem as hierarquias. Tem de estar atento, claro. Nesta última "reunião felina" passei a noite no hall de entrada e senti-me uma espécie de muro de Berlim, mas nunca houve confronto físico sequer, no entanto, apenas quis proteger o gato residente (sim porque a recém-chegada é que era dada a "pancadaria", aliás ficou com a alcunha de Kitty da Cova da Moura, apesar de ter vindo de Cascais. Mas de menina da Linha tem muito pouco).

Por mais difícil que pareça a situação e, no início, parece sempre que é uma causa perdida, que nunca se irão entender, é ilusão, eles entendem-se, tem de se lhes dar tempo, intervir pouco (a não ser que entrem em confronto físico) e ter muuuiiiiiita paciência. Ás vezes é desesperante, apesar de ter passado por esta experiência meia dúzia de vezes, comecei a achar que desta vez era mesmo impraticável porque a nova gata (apesar de vir de um sítio com mais gatos!!!!) era uma autêntica fera. Foi difícil manter-me calma, mas não pelo facto das bufadelas e dos assanhamentos, mas porque durante quase 48 horas, não comeu, não bebeu e não foi ao WC. E isso era, para mim, inédito. Mesmo que a colocasse sózinha, não fazia nada dessas coisas. Como era tão pequenina tive medo que se começasse a ressentir, mas estive sempre em contacto com a Associação onde a fui buscar e com a veterinária e fui sempre repetindo a mim própria que era uma fase e que haveria de passar. Hoje, passado um mês sensívelmente, são os melhores amigos. Inclusivé o Garfield passou a mãe adoptiva e dá-lhe mama :o . Estão sempre juntos mas, apesar de ele ser mais velho um mês e de já lá estar em casa quando ela chegou, é ela a dominante, principalmente nas refeições. Mas são super amigos, muito próximos, com as arranhadelas, bufadelas e assanhamentos à mistura. A experiência que tenho é que nestas situações, fazem mais barulho que outra coisa, embora, como disse, deva ser uma situação vigiada.

Eu penso sempre, nesta fase inicial, que, quando ficam sózinhos, se vão matar um ao outro e sou sempre, agradávelmente, surpreendida.

Por isso, não desista. Eles entendem-se...
<p>"Os c&atilde;es podem vir quando s&atilde;o chamados; os gatos anotam a mensagem e voltam a ligar mais tarde."</p>
<p>&nbsp;Mary Bly </p>
Katy500
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 12:19 pm

Eu levei a Kitty para casa do meu avô não apenas por causa de não se dar lá muito bem com a Xaninha, mas sim por destruir as coisas cá de casa. Partiu duas jarras com flores, arranhou o sofá velho, "matou duas plantas", fugiu pelo menos umas seis vezes, roubava comida de cima do balcão da cozinha, ... uma verdadeira balburdia (quando digo que era uma balburdia, não estoua a exajerar. Deviam de ver, eu é que não tenho video nenhum, senão mostrava-vos). Eu acho que ela ficou assim por causa da brincadeira que tinha com a Kyara, que na altura tinha alguns meses. Então, como não sou eu a mandar cá em casa (são os meus pais), fui obrigada a "separar-me" dela (separar-me entre aspas, porque eu vou a casa do meu avô muitas vezes e brinco com ela muita vez)
Mas dinguem deve desistir de juntar dois gatos. Isto é só a minha experiencia em relação a isso. Por exemplo, quando levei a Kitty para casa do meu avô, a Nina também não gostou nada da ideia, mas agora são amigas inseparáveis, mais parecem irmãs gémeas.
elsasmc
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 12:31 pm

Katy500 Escreveu:Eu levei a Kitty para casa do meu avô não apenas por causa de não se dar lá muito bem com a Xaninha, mas sim por destruir as coisas cá de casa. Partiu duas jarras com flores, arranhou o sofá velho, "matou duas plantas", fugiu pelo menos umas seis vezes, roubava comida de cima do balcão da cozinha, ... uma verdadeira balburdia (quando digo que era uma balburdia, não estoua a exajerar. Deviam de ver, eu é que não tenho video nenhum, senão mostrava-vos). Eu acho que ela ficou assim por causa da brincadeira que tinha com a Kyara, que na altura tinha alguns meses. Então, como não sou eu a mandar cá em casa (são os meus pais), fui obrigada a "separar-me" dela (separar-me entre aspas, porque eu vou a casa do meu avô muitas vezes e brinco com ela muita vez)
Mas dinguem deve desistir de juntar dois gatos. Isto é só a minha experiencia em relação a isso. Por exemplo, quando levei a Kitty para casa do meu avô, a Nina também não gostou nada da ideia, mas agora são amigas inseparáveis, mais parecem irmãs gémeas.
Mais uma vez acho que não está a dar um bom exemplo, pois está a dizer que se dá trabalho e faz asneiras desiste-se de educar o animal e manda-se para outro lado. Se foi para sua casa com um mês mais que normal fazer asneiras, quem adopta um animal, especialmente se for bebé tem de estar ciente que é mesmo assim. Mal seria que sendo bebé não fizesse asneiras e estivesse sempre quieta, pois isso significava que estava doente. :|
</p>
tanitamorim

segunda jun 28, 2010 7:05 pm

Muito obrigada pelos vossos concelhos. Hoje ha menos bufadelas por parte da Pantera. Ja me deixa mexer e brincar com ela. Ja é um avanço. Noto que a Pantera tem muita curiosidade em cheirar directamente a Mariah mas ao mesmo tempo tem medo. Como dizem, so o tempo dira. Tenho esperança que se dêem bem :)
Katy500
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 10:42 pm

Mais uma vez acho que não está a dar um bom exemplo, pois está a dizer que se dá trabalho e faz asneiras desiste-se de educar o animal e manda-se para outro lado. Se foi para sua casa com um mês mais que normal fazer asneiras, quem adopta um animal, especialmente se for bebé tem de estar ciente que é mesmo assim. Mal seria que sendo bebé não fizesse asneiras e estivesse sempre quieta, pois isso significava que estava doente.

Eu até lhe respondia, mas já vi que não vale a pena...
elsasmc
Membro Veterano

segunda jun 28, 2010 11:11 pm

tanitamorim Escreveu:Muito obrigada pelos vossos concelhos. Hoje ha menos bufadelas por parte da Pantera. Ja me deixa mexer e brincar com ela. Ja é um avanço. Noto que a Pantera tem muita curiosidade em cheirar directamente a Mariah mas ao mesmo tempo tem medo. Como dizem, so o tempo dira. Tenho esperança que se dêem bem :)
Que bom :) Claro que sim, melhor que ver um gato a brincar é ver dois :wink:
</p>
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

terça jun 29, 2010 6:08 pm

Tanita,espero que esteja a correr tudo bem por aí,com as suas gatinhas,eu tbm tenho 2 gatinhas e uma delas tbm se chama Pantera (mas tratamo-la por Tété),fazem diferença de cerca de um ano/ano e meio de idade e no início,tbm houve bufadelas,rosnadelas e tal e tudo passou ao fim de uns dias...hoje a Ruca a mais velha tem 12 anos e é superprotectora em relação á Tété.
Vai ver k se vão dar lindamente,aguardo novidades e peripécias das suas meninas...
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
tanitamorim

terça jun 29, 2010 9:30 pm

Até está a correr bem :)
Ja conseguem estar frente a frente apesar da Pantera bufar, mas enfim. Tudo há-de dar bem. Martasal, a minha Pantera tamném tem alcunha, "TORINHO" :)
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta jul 02, 2010 6:02 pm

tanitamorim Escreveu:Até está a correr bem :)
Ja conseguem estar frente a frente apesar da Pantera bufar, mas enfim. Tudo há-de dar bem. Martasal, a minha Pantera tamném tem alcunha, "TORINHO" :)

LOL a minha Tété, tbm tem a alcunha "turrinhas",mas é alcunha soft,porque na realidade ela é brutinha e adora abrir portas à cabeçada,lol
Muitas felicidades para as suas meninas! :mrgreen:
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Responder

Voltar para “Gatos”