Azda Escreveu:
Resolvi adquirir um rott porque sempre foi a minha raça de cães preferida, e sinceramente sempre creditei e continuo a acreditar que são os donos fazem dos cães animais agressivos.... Foi quase um sonho, percebem?
Mas assumo que n tenho experiência com esta raça e por isso vos peço ajuda.... acho que ninguém tinha até adquirir o 1º cão!!!
Olá,
Você tem razão, porque na maioria das vezes são mesmo os donos que fazem dos cães agressivos. Mas é de referir que nem todos os donos responsáveis pela agressividade dos cães o fazem porque o desejam. Isto é, há donos que tornam os cães agressivos porque os querem agressivos e há donos que tornam os cães agressivos porque não sabem ou não querem educá-los convenientemente.
Isto que eu vou escrever, para si já não vai a tempo mas pode ser que ajude outros que estão a pensar ter um Rottweiler.
O Rottweiler é um cão dominante e de caracter forte. É muito obediente e inteligente, mas requer um dono experiente, firme e com uma personalidade forte. Quando se fala em experiente, como é obvio, não se requer que seja experiência com a raça, até porque tal como diz alguma vez tem de se ter o primeiro. O que se fala é em experiência com cães, nomeadamente que se conheçam os modelos de comportamento, as regras para implementar obediência básica, etc (que podem adquiridas com outras raças).
Recomenda-se também que, se não tiver o devido nível de experiência ( nomeadamente com raças dominantes), que se adquira uma cadela e não um macho.
Se assim não for, corremos sérios riscos de termos um cão a mandar em nós, e não o contrário. E isto com raças fortes como o Rottweiler, pode ser perigoso.
Agora no seu caso, parece-me que é necessária uma rápida mudança de atitude. A sua insegurança é decerto sentida por ele, e mais do que "o que você faz" é importante a forma 'como o faz' e a "convicção e segurança com que o faz". Agarrar o cachaço ou colocá-lo de barriga para o ar não serve de nada se a sua atitude for de insegurança ou receio! Tem de fazê-lo com convição e com a certeza interior que é mesmo você que manda, e que se quiser pode dominar o cão ali mesmo e naquele momento! Se necessário dê-lhe uma boa palmada, sem recuar e sem medos! Uma palmada não faz mal nenhum se for na hora certa e com a atitude certa! Isto com os cães é como as crianças, e essa coisa de 'não bater nas criancinhas' vê-se bem no que está a dar!
Com isto não quero dizer que se ponha a arriar-lhe com um pau a torto e a direito!! É uma palmada forte, convicta, na hora certa e com atitude certa. Nunca lhe dê nenhum castigo injusto, mas quando achar que é necessário e justo, faça-o sem recuos, arrependimentos ou receios.
Boa sorte
Paulo C.