Hamster- perguntas e respostas.

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
minidiogo
Membro Veterano
Registado: domingo fev 09, 2003 6:03 pm
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

terça nov 04, 2003 2:18 pm

Olá Felisberta!

Podes perguntar tudo o que quiseres, e também podemos fugir um bocadinho ao contexto deste tópico.

Vou falar pela minha experiencia com hamsters Sirios, eu acho-os super fofos e gostam muito de brincar (além de também atingirem os 15/20 cm :)), mas também já ouvi dizer que os gerbos da mongolia ainda são mais fofos e também gostam de brincar.

Tudo requer das possiblidades monetárias, do tempo...etc etc...

Existem pequenos roedores que chegam a atingir um valor superior a 50 euros.;)

Adeus
mini
Moya
Membro Veterano
Registado: sexta ago 02, 2002 10:48 am
Contacto:

terça nov 04, 2003 2:42 pm

Ois :)
Pois é felisberta, os roedores são uma espécie maravilhosa... Sempre fui uma apaixonada pelos "ratos" e depois fui arranjando maiores (ratazanas como a minha mãe lhes chama quando me visita... Olha para os degus ou para os cães da pradaria e diz "Oh filha, estas ratazanas são enormes!!" :lol: )
De todos os que mencionaste gosto especialmente dos hamsters campbell e dos gerbos da Mongólia... Os meus primeiros gerbos da mongólia vieram de frança há 14 anos... Parei de os criar durante alguns anos, mas agora tenho 11 casais outra vez. ;)
Os gerbos da Mongólia são muito sociáveis com os humanos mas se vivem sozinhos precisam de bastante atenção... Os hamsters podem viver sozinhos que já não se sentem tão sós.
Os Gerbos do Egipto comecei a criar há cerca de um ano, e são um espanto... Muito dinámicos.
Tal como o Diogo referiu, tudo depende da finalidade que queres dar ao animal e do valor que pretendas gastar, não só na aquisição mas também na manutenção, alojamento, etc ;)
Um abraço,
Moya
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 04, 2003 3:08 pm

olá,

Eu gosto especialmente dos hamsters sirios. Os angorás são uns autênticos ursinhos!!
Comparados com os gerbos não são tão "ossudos" ao toque e não têm cauda, o que lhes dá um ar mais fofo, mas sei que os gerbos tem um óptimo carácter e são mais vivaços.
Felisberta
Membro
Registado: quinta jul 31, 2003 4:36 pm
Contacto:

terça nov 04, 2003 6:47 pm

Bom, acho que o dinheiro não é propriamente um problema :). Não, não sou rica,mas quando fui á exposição de chinchillas vi lá os pequenos roedores e nenhum destes incluindo os gerbos da mongólia ultrapassavam os 10€ :).

O que eu queria era um animal sociavel e pequeno, o facto de ser fofinho não interessa muito porque para mim todos os "ratos" são fofinhos, apenas uns mais fofinhos que outros :). Como por exemplo, acho as chinchillas muito mais fofinhas que os cães da pradaria, mas optei por estes ultimos pelo facto de serem mais sociáveis.

Estou inclinada para os gerbos... mongólia ou egipcios? Quais os mais interactivos com os donos?

Obrigado,
Pat.
Moya
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 04, 2003 7:45 pm

Oi Felisberta,
Aparece no forum dos gerbilhos e podes ler bastante sobre o da Mongólia, e um pouco sobre o do Egipto ;)
Um abraço,
Moya
xauxau
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 3:34 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos (Nini,Tisha,B.P.,Minou,Domino,Flu,Simba)

quarta nov 05, 2003 12:27 pm

ola. tenho um hamsters (não sei qual a raça) mas tem o pelo muito comprido, parece uma bolinha.
Ultimamente ele fica imovel num local da gaiola ( ex: dentro dos tubos)
completamente gelado.
Isso é normal ou passa-se algo de estranho?

Se alguem souber algo a respeito agradeço que me informem.

Bjs
Fatima
minidiogo
Membro Veterano
Localização: Periquitos(Pako e Pakita),Hamsters Sirios(Romeu e Julieta) e aquário 20L

quarta nov 05, 2003 2:18 pm

Olá xauxau!

Nao tenho bem a certeza...mas ele pode estar a hibernar por causa do frio.

Penso que o melhor que tens a fazer, se for este o caso, é aquece-lo com as tuas mãos, ou entao aquecer um pano no fogão (nao muito quente nem muito frio) e depois pô-lo por cima dele.

Como eu não tenho bem a certeza no que estou a dizer, acho que nao deves fazer nada até algum membro mais experiente dizer algo!

Adeus
mini
xauxau
Membro Júnior
Registado: quinta jul 31, 2003 3:34 pm
Localização: 2 cães, 3 gatos (Nini,Tisha,B.P.,Minou,Domino,Flu,Simba)

quarta nov 05, 2003 2:30 pm

Deve ter razão, pois as vezes que o encontrei nessa situação depois de aquecido ele volta a ter a vitalidade normal. Só receio que seja um procedimento normal e que ao estar a aquece-lo esteja a alterar o seu quotidiano.
Mas sinceramente quando o vejo assim parece que esta a morrer.

Se me puderem dar mais informções agradeço.

Fatima
minidiogo
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 2:33 pm

Olá!

Os meus hamsters nunca hibernaram, até á data de hoje, porque o recinto onde eles se encontram é o mais quente de todas as divesões da minha casa.

O que eu acho é que deverias colocar o teu hamster num recinto ainda mais quente...

Na minha opinião quando os hamsters hibernam é um procedimento natural, que eles fazem-no na vida selvagem...

Adeus
mini
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 05, 2003 5:55 pm

Olá Xauxau,

Os hamsters hibernam na vida selvagem. Mas um hamster doméstico não tem necessidade nenhuma de o fazer, pois tem sempre comida, água e calor disponível. Já tive várias dezenas de hamsters e nenhum hibernou até hoje. Passa-se alguma coisa de estranho com as condições em que tens o teu hamster. Ou ele passa muito frio, ou falta-lhe comida ou água de vez enquando....

É perigoso um hamster doméstico começar a hibernar, pois fá-lo de emergência para sobreviver, em caso de alguma coisa ameaçar a sua vida. Ora isso indica que o animal não está fisicamente preparado para aguentar a hibernação durante muito tempo, como aconteceria no estado selvagem.

Deves aquecê-lo devagar até ele voltar a estar quente e alerta novamente. Dá-lhe comida mais energética e água e deixa-o estar sossegado. Pôe-lhe mais palha na gaiola e coloca a gaiola fora de correntes de ar e num lugar mais quente.

Espero que corra tudo bem ;)
Barbie
Membro Veterano
Registado: sábado mar 23, 2002 11:53 pm
,Luigi;Ramella;Pi,Pedro Lua,Mia,Igor,Ines,
Caldo,Canja,Saruxska,
Andreia

quarta nov 05, 2003 11:27 pm

Felisberta Escreveu: Estou inclinada para os gerbos... mongólia ou egipcios? Quais os mais interactivos com os donos?

Olá Felisberta!
Ambos,na minha opinião interagem conosco,mas talvez os da Mongólia fiquem mais sossegados nas nossas mãos que os Egipcios.
A nível de beleza,os Gerbilhos do Egipto tem caracteristicas fisicas mais acentuadas q os da Mongólia,os olhos as patas traseiras,a cauda..tudo isso maior,mais marcante..
Muito lindos os dois......
Porque nao ter dois de cada?? :lol: :lol:
Resolvias o dilema. ;)
<p>Me myself and my pets</p>
equina
Membro Júnior
Registado: domingo nov 09, 2003 11:27 am

sábado nov 15, 2003 11:23 pm

Olá minidiogo!

Olha custa-me dizer isto...Tou envergonhada!!! :oops: Eu não sei o que é o litter , nem o que querem dizer com o tabuleiro! Sou muito inexperiente!
Por favor explica-me os acessórios do hamster!URGENTE!!!
minidiogo
Membro Veterano

sábado nov 15, 2003 11:25 pm

Olá equina!

O litter penso que seja o que as chinchilas utilizam para se lavarem, o tabuleiro é o fundo onde colcoas o serrim (palha).

MAis alguma duvida é só dizer.

;)

Adeus
mini
Moya
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 16, 2003 1:22 am

Olá Equina e Mini-diogo: ;)
O litter é o material absorvente que se utiliza nos caixotes dos gatos... Daí que se chame cat-litter! Alguns criadores e proprietários optam por utiliza-lo no fundo da gaiola... No entanto, na minha opinião pessoal, é nocivo para os roedores... Não só porque o podem ingerir assim como pode causar fricção nas patas, os bebés colam-se a este material, etc..
Prefiro utilizar aparas de madeira, de pinho, sem cheiro ;) Mas cada cabeça, sua sentença ;)

Os chinchillas tomam "banho" numa areia especifica para eles... O litter parte-lhes o pêlo e queima-o também...

Um abraço,
Moya
aerodolphin
Membro Júnior
Registado: sábado nov 01, 2003 12:00 pm

domingo nov 16, 2003 12:34 pm

Olá.
Tive um hamster anão no ano passado que infelizmente morreu.
Apareceu na orelhinha dele uma espécie de sinal que foi crescendo, e por fim ele arrancou com as suas patas.
Acho que acabou por infectar, e morreu.

Por acaso sabem o que é? E o que se deve fazer nesses casos?
O veterinário onde fui não fez nada, pois não sabia o que fazer.
Responder

Voltar para “Exóticos”