criar a mao

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta jun 30, 2010 7:54 am

ola a todos , em breve vou ter um ring neck com 4 semanas , podem me ajudar com os preparativos , e me ensinar como fazer para o criar a mao :?



a voça ajuda é muito importante


_________________________________________________________-

avesdolucassilva.blogspot.com
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jun 30, 2010 11:53 am

Olá,
A melhor pessoa para o ajudar, até porque conhece os hábitos da ave, é o criador onde vai adquirir o seu ring neck. Melhor do que ninguém, este poderá sugerir a papa a que a ave está habituada, bem como o método de alimentação.
Confesso que não sei como é um Ring neck com 4 semanas, mas, pessoalmente, sendo o Lucas ainda muito inexperiente, não aconselharia a alimentação por sonda.
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta jun 30, 2010 2:01 pm

por sonda como assim ??? :?


ele vai ser criado pelos pais ate eu ir busca-lo e depois será criado por mim com a devida seringa e devida papa :roll:
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jun 30, 2010 2:40 pm

Uma sonda também utiliza seringa, a diferença é que na ponta da seringa está a tal Sonda (normalmente metálica ou em borracha) que se enfia no bico da ave e vai directamente ao papo. Veja um filme aqui:
http://www.youtube.com/watch?v=COO5Y-yPm50
lucassilva
Membro Veterano
Mensagens: 467
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

quarta jun 30, 2010 4:19 pm

nao deve ser dificel dar com sonda mas é igual dar no bico ou nao ??? qual é a diferença??? :?
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

quarta jun 30, 2010 4:23 pm

Criar aves com sonda é muito errado!!! Apenas serve para os ""criadeiros"" despacharem as inúmeras aves que têm para alimentar de cada vez...
Já apareceram vários casos de pessoas com imensas dificuldades em desmamar aves pois sempre comeram por sonda e nunca aprenderam a engolir sozinhos... Mais o facto da devastação e traumas que isso causa na cabeça das aves.
Os papagaios Ecletus que toda a gente diz serem mais agressivos e que são mais dificeis de criar, é apenas porque os criadores tratam todos por igual e esta espécie requer tratamento mais delicado. Tenho um amigo a criar com seringa sem sonda e a ave é óptima, não ataca as mãos e está perfeitamente equilibrado, tudo depende da forma como se criam as aves.
Se pretende criar desde as 4 semanas, deve ter em conta um espaço aquecido com temperatura constante. Pode encontrar uns artigos no blog www.papagaiosinteligentes.blogspot.com acerca de criar à mão, qualquer duvida que surja, pergunte.
Espero que possa usufruir ao máximo do convívio com a sua ave.

www.papagaiosinteligentes.com
Condessa
Membro Veterano
Mensagens: 639
Registado: terça ago 03, 2004 2:00 pm
Localização: Aves e Cães.

quinta jul 01, 2010 9:28 am

Na minha opinião, criar aves à mão requer muita experiência. Eu nunca me aventuraria a criar um psitacídeo com 4 semanas, e já tenho bastante experiência em criar OUTROS tipos de aves. Com sonda, então, nem pensar. Qualquer erro é fatal.

Lucas, pense bem, se considera que tem condições de criar um ringneck de quatro semanas à mão. É que ver morrer uma ave criada à mão, e principalmente, sermos nós a causar a sua morte, por falta de experiência ou um erro mínimo, não é algo agradável de se viver. E sei do que falo.

Nós estamos a nos preparar para acabar de criar os nossos papagaios. E já decidimos que não será com sonda. E só os receberemos quando estiverem a comer papa 3 ou já 2 vezes por dia, e já estejam a bicar maçã e sementinhas. E temos a certeza de que serão amorosos e afeiçoados a nós como foi a nossa Lolita.
<p>Moderadora do F&oacute;rum do Chihuahua.</p>
<p>&nbsp;</p>
werewolf
Membro Veterano
Mensagens: 253
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

quinta jul 01, 2010 10:03 am

boas

um agapornis para ja comer só 2 vezes ao dia tem de ter quanto tempo?
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jul 01, 2010 10:28 am

Nós estamos a nos preparar para acabar de criar os nossos papagaios. E já decidimos que não será com sonda. E só os receberemos quando estiverem a comer papa 3 ou já 2 vezes por dia, e já estejam a bicar maçã e sementinhas. E temos a certeza de que serão amorosos e afeiçoados a nós como foi a nossa Lolita
Amorzinho,
Os ‘nossos’ papagaios já estão a comer 3 vezes por dia, se não me engano. A data para os irmos buscar só está dependente da demora com os resultados da sexagem deles. E pelas experiências que temos tido ultimamente com as demoras do Correio para o Brasil na entrega das amostras ao laboratório, é bem provável que só daqui a umas 3 semanas, ou mais, o resultado esteja disponível. E daqui a 3 semanas eles já devem estar a comer as duas vezes por dia.
O mais chato depois de terem estado a ser alimentados por sonda é “ensiná-los” a engolir, mas vai ter de ser porque eu com sonda tenho receio de fazê-lo.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quinta jul 01, 2010 10:29 am

Criar aves com sonda é muito errado!!! Apenas serve para os ""criadeiros"" despacharem as inúmeras aves que têm para alimentar de cada vez...
Olá João,
Eu não sei muito bem o que define um ‘criadeiro’ em termos de criação de psitacideos, mas receio que qualquer grande aviário de criação de psitacídeos, a não ser que tenha 200 empregados, tenha problemas em alimentar as aves de outra forma. Concordo no entanto consigo e também acho que isso está longe de ser o ideal. Perde-se muito em termos de laços de afectividade ou mesmo de saúde das aves.
Só para ter uma ideia, o criador onde vamos adquirir os nossos Amazonas, está neste momento a criar 101 aves bebés à mão…..está a ver quantas horas o dia precisava de ter para ele os alimentar a todos á colher? Se me perguntar se eu preferia que ele estivesse a criar apenas 5 aves e todas á colher, eu respondia-lhe já que sim. No entanto, também lhe digo que é bom saber que alguém cria a esta escala em Portugal, em número e em variedade de espécies. E, apesar de tudo, aves que se vêem bonitas, saudáveis, bem alojadas e bem tratadas.
O que nós optámos por fazer, e todos os futuros donos deviam fazer, é ir buscar as aves o mais cedo possível ao criador e acabar de criá-las em casa, dedicando-lhes uma atenção mais exclusiva e dedicada do que a que o criador pode dar. Em nossa casa, os papagaios têm nome……….nos aviários são apenas um número (onde é que eu já li algo parecido com isto :? )

Abraço
Paulo C.
werewolf
Membro Veterano
Mensagens: 253
Registado: terça ago 11, 2009 10:30 am

quinta jul 01, 2010 5:13 pm

boas

um agapornis para ja comer só 2 vezes ao dia tem de ter quanto dias?
cumprimentos werewolf_

visitem o meu blog: www.fariaaves.blogspot.com
Joaoejoca
Membro Veterano
Mensagens: 1202
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

sexta jul 02, 2010 2:32 pm

Estimado Paulo,

É bom que existam opiniões divergentes para que os fóruns possam manter o interesse. Eu não posso concordar mais consigo quando diz que é bom haver criadores em larga escala em Portugal, pois assim pode ser que daqui a algum tempo, um papagaio não seja um luxo caro, pois o preço a que os criadores os vendem é muito elevado a meu ver.
Não concordo é que por se ter muitas crias, se tenha de industrializar a criação. Se não se tem capacidade para ter mais crias, tem-se menos casais. Eu não uso uma colher, uso uma seringa também, mas sem sonda e dou à velocidade que os pais dariam, segurando o bico de lado para recriar o bico dos pais, e não é que demore assim tanto mais tempo, é mesmo o efeito que isso cria no cérebro das pequenas aves. A sonda não reproduz em nada o que é natural, apenas os enche rápido e evita assim que se gaste mais tempo nesse momento.
Se queremos ter aves selvagens em nossa casa, devemos pelo menos tentar reproduzir aquilo para que estão geneticamente programados, de uma forma humanizada, pois não nos vamos mudar para a floresta para ter aves...
O ideal, e não sou eu que o digo, são especialistas internacionais, é que a ave vá para a casa do dono, por volta dos 35 a 40 dias, quando começam a ganhar as primeiras penas e por já se aguentarem em pé, começam a descobrir o que é o mundo.
Como acontece na natureza, nesta fase, o cérebro deles está preparado para começar a gravar as memórias que lhe vão ensinar o que é a vida. Se for nesta altura que eles vão para a casa dos novos donos, a realidade em que vão viver, ou seja, o ambiente, os horários, a familia toda, os hábitos, etc. são aquilo que eles vão gravar como sendo o que é normal no mundo deles. Isto dava para escrever bastante mais....
Se eles ficam na casa do criador até ao desmame, o ambiente onde vivem é muito diferente, ficam numa caixa com mais uns quantos, irmãos, primos e os que tiverem de lá estar, pois o criador tem 150 para criar ao mesmo tempo e não tem tanta incubadora, vão 10 para cada uma. Depois o que ele vai aprender quando se começa a colocar em pé e a ver o mundo, são imensas aves de volta dele e umas mãos que de vez em quando chegam, agarram e enchem de comida através de uma sonda e os recoloca de volta na caixa deles, e isto repete-se 4 ou 5 vezes por dia........ Será que isto enriquece a cabeça deles? Ou os deixa cheios de traumas? Claro que depois as aves conseguem recuperar, mas são bastante assustadiças, qualquer barulho estranho lhes mete medo, etc. Isto dependendo da espécie.

Criar um papagaio desde bem cedo é fácil? NÃO mas também não é nenhum bicho de sete cabeças. Existem muitas regras que são obrigatórias de ser cumpridas e depois tem de haver algum "jeito" para isso, mas quem não sabe, aprende.
Quando criamos nós o papagaio em nossa casa, temos apenas aquele e estamos radiantes do nosso amiguinho novo e como tal, damos-lhe imensa atenção e tentamos sempre interagir com ele, o que faz com que se crie uma relação totalmente diferente entre dono e papagaio. Se formos nós a mostrar-lhe e ensinar-lhe o que é o mundo em volta e como se fazem as coisas, a ave vai ter uma confiança absoluta em nós, se essa confiança é adquirida depois do desmame, nunca é igual, por mais que confie, nunca é igual.
Se vão buscar os papagaios, vão já, quanto mais tempo passa, menos aproveitam essa fase tão agradável que é o seu desenvolvimento e o inicio da aprendizagem. Para voo livre, por exemplo, eu considero quase obrigatório sermos nós a criar e desmamar a ave. Claro que existem casos de aves adultas que foram para casa de excelentes treinadores e que acabaram por fazer voo livre e ter uma vida mais feliz, mas nunca são aves tão "consistentes" como as que criamos nós.
Existe de tudo, no zoo de Lisboa por exemplo, há um espectáculo de voo livre com duas araras e elas voam e voltam para qualquer um dos treinadores que esteja a fazer o show, mas se forem ver, reparem na sofreguidão com que as araras comem a ração que eles dão como recompensa. Este método funciona, e está ali a prova disso, agora peça lá que eles façam a apresentação com as araras de papo cheio. Vão passear e voltam quando lhes apetecer. Ali não há um dono, há vários treinadores que trabalham com elas, esta semana um, para a semana o outro....
Mas isto é assunto para muitas horas de seminários e leituras, espero ter sido compreensível.
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jul 02, 2010 5:12 pm

Claro que concordo consigo, e as nossas opiniões não são muito divergentes.
Eu se pudesse já tinha os papagaios em minha casa! Mas para além de não ter ainda os resultados da sexagem, que nos permitirão obter um casal, confesso que não tenho vida para alimentar as aves mais do que duas vezes por dia...ou com algum esforço e sacrifício indo a casa à hora de almoço, 3 vezes. E este 'problema' não é com certeza só meu, mas também de muitos donos e futuros donos de papagaios.
Resta-me portanto aguardar os resultados da sexagem pedida pelo criador e ir buscar as aves logo que seja possível identificar um casal. Confio que isso acontecerá nas proximas 2 semanas, e que irei alimentá-los ainda umas 2 vezes por dia. Neste momento estão a comer 3x e a começar a depenicar maçã ;)
Responder

Voltar para “Aves”