Bom, quanto ao perder o hábito de fugir, terá mais sentido neste tipo de raças, embora como digo a Eva não seja pura, mas muito aproximada... contudo, não vou desistir de treiná-la. Penso que chegará lá sem dificuldade; com tempo sim, mas sem dificuldade. Vou inclusivamente juntar a minha Becas aos passeios com a Eva, pois julgo que será mais vantajoso a nível de aprendizagem, uma vez que a Becas não se afasta muito e vem logo assim que a chamam. Quanto às fases em que será necessário mostrar disciplina, não se preocupe pois assim o faço com os meus canitos. Disciplina forte e rígida em alturas necessárias, pois só naqueles momentos faz sentido e só assim a aprendizagem surte efeito. Contudo, até ao momento, e felizmente, poucos têm sido os casos em que há necessidade.
Quanto à minha Becas, já não rói a cauda (tratou-se, julgo, de um breve episódio de stress/adaptação) que felizmente já passou. O que ainda persiste, ainda que em menor quantidade, são os acessos de ciumeira que culminam em zangas com os manos (com excepção da Eva) na altura da brincadeira, principalmente quando vai buscar o brinquedo: adora ir buscá-lo para mo entregar na mão! Quando alguém se adianta, por vezes, dá zanga. Aí vem a parte desagradável mas necessária da disciplina... uma palmada e acaba-se a brincadeira, pois é o pior que se lhe pode fazer! Vou aceitar a sua sugestão e qualquer dia vou levá-la à tal escolinha para lhe dar umas liçõezitas... a ver vamos a evolução dela, pois também está a evoluir e aprender rapidamente. A Becas tem um "sexto sentido" quanto à Eva: não se mete com ela a não ser para lhe dar beijos!!! (pelo menos do que tenho assistido). Bom, ela tem cá um par de caninos!!! Mas são todos lindos e fantásticos. Adoro-os a todos e à sua personalidade característica que se complementa muito bem: a Lichi é a doida das Bolas e a pulga cá da casa; a Rita, pode cair o mundo e arredores que não é nada com ela; o Ruby, só quer
e mimos, beijos, abraços (adora o meu Bernardo!) e festa(s); a Becas, que é a jovem cá da casa, adora agradar ao dono e é uma cola de primeira, com aquela irrequietude inerente à juventude; e finalmente a Eva, que será, pelas minhas contas, a mais velha, a calma e ponderação, com mais qualquer coisa de maravilhoso (como dizem os franceses, um certo "I don't know what"!:lol:

)que só o tempo me poderá ajudar a adjectivar. Três excelentes guardas do seu domínio: Ruby, Becas e Eva.
Beijinhos,
Rui Faria
P.S.: essa notícia de mais uma adopção é fantástica!!!!
Becas2009 Escreveu:ruifaria994 Escreveu:
Ainda que a Eva não seja pura, informei-me sobre a raça na internet e já tinha lido que esta raça tem algumas tendências para "se afastar" de vez em quando para obedecer ao instinto caçador
Querem lá ver que a minha Becas é uma Husky atarracada?!

Ou melhor ainda, pode ser atrelar à Eva a minha Becas e mandá-las às 2 dar o passeio instintivo que tanto gostam! Só há 1 problema, não sei quem puxaria quem, pois já vi a minha Becas em acção a dar um bailinho de corrida a um PA e um labrador. Na escola ficou intitulada de "a cadela mais rápida do mundo".
Agora a sério Rui, por experiência própria, esse é um hábito muito difícil de perderem. A Becas há 1 ano e meio cmg ainda prega partidas. Para mais devo andar com ela solta, para ganhar auto-confiança e não depender tanto de mim (senão, tirando as fases de loucura ela é a minha sombra).
Quando necessário seja duro com ela e mostre-lhe quem manda. Eu creio que é este o meu problema. Ela não me vê hierarquicamente superior a ela.
Tenho um amigo de quem ela tinha medo. Lá fizeram as pazes e ele leva-a muitas vezes a passear só com ele. Sempre sem trela e a desgraçada nunca lhe foge. A única vez que isso me aconteceu na presença dele, bastou ele mandar um berro e ela veio imediatamente a correr para o pé de mim. (Quem passou por incompetente fui eu!)
A sua Becas continua a roer a cauda?