Apelo pelos caes de Torres Vedras

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta nov 05, 2003 6:24 am

Graças a todos (e a Deus claro) ;)
Está-se a conseguir qq coisa.

Força muita força
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta nov 05, 2003 9:19 am

Transcrevo na integra o ultimo apelo da JAVA com respeito a esta questao:

Caros sócios e colaboradores,

Continuamos a pedir a V/ melhor atenção e disponibilidade para a situação que os nossos colegas da APA (Associação de Protecção dos Animais de Torres Vedras) está a viver. Relembramos que a Câmara Municipal de Torres Vedras emitiu uma Ordem de Serviço para abater cerca de 200 cães, de forma faseada durante 5 semanas, ordem essa que deveria ter tido o seu início hoje.
Pois bem, ponto da situação:
Quando o veterinário municipal chegou ao canil, perto das 10H00 da manhã estava lá a comunicação social em peso, bem como sócios e colaboradores da APA e da JAVA. Perante tudo isto o Veterinário limitou-se a dizer que não era intenção dele cumprir a Ordem de Serviço... leiam-se bem estas reticências!
Depois de toda esta confusão, a Câmara marcou uma conferência de imprensa a dizer que não era intenção deles abater os cães (depois do Veterinário Municipal ter dito que essas eram as suas ordens!), chegando mesmo a induzir que os apoios para a APA estavam em risco, pois alegaram uma “quebra do confiança”... Recorde-se que a autarquia nunca questionou a APA sobre se existiriam outras soluções...

Assim, a APA solicitou à JAVA, que desde logo disponibilizou todos os meios ao seu alcance, ajuda, o que faremos com a consciência de que estamos a trabalhar em prol de um objectivo comum: o bem-estar animal!
Pedimos que façam circular via e-mail este apelo, de forma a podermos provar que Portugal não é um país de 3º Mundo como começamos todos nós a acreditar...

Pede-se o seguinte, para além de reenviarem este e-mail:

- Quem puder que esteja presente na Assembleia Municipal de Torres Vedras, que vai decorrer na quinta-feira, dia 06 de Novembro de 2003, às 21H00, no auditório municipal de Torres Vedras (Av. 5 de Outubro, no edifício da Câmara Municipal), dado que vão ser apresentadas moções e também provas documentadas da forma como são procedidos os abates de forma aleatória e em condições sub-humanas (sem sequer anestesia) e como posteriormente os sacos com os restos mortais são, simplesmente, atirados ladeira abaixo (eu vi os sacos e é verdade!);

- Na sexta-feira, dia 07 de Novembro de 2003, é dia do Veterinário estar no Canil, a partir das 10H00. Se estiverem lá pessoas o Veterinário não irá, certamente, abater animais.

- Que assinem esta petição on-line e junto dos vossos amigos recebam assinaturas:

http://www.petitiononline.com/ginasiov/petition.html

Este apelo é importante que circule e que alerte as mentes mais adormecidas e, acima de tudo, que seja uma altura em que se juntem as associações de defesa dos animais e que estejam presentes nesta Assembleia Municipal, para que se mostre que realmente estamos empenhados e alertas e que queremos que as autarquias e governo se empenhem no que é importante: chipagem, registos, esterilizações, campanhas de sensibilização, campanhas de adopção...

É tempo de arregaçarmos as mangas!

Pelos animais, que merecem o nosso respeito e não se podem defender!

Com os melhores cumprimentos,

A Associação Projecto JAVA
MagaPatalogika
Membro Veterano
Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm

quarta nov 05, 2003 9:26 am

Nanico Escreveu: A noticia ja esta no Publico Online.

http://ultimahora.publico.pt/shownews.a ... idCanal=79

Hoje nao houve abates, dado que o veterinario municipal se recusou a abater os animais em frente das camaras de televisao e das pessoas que se reuniram no canil.

Por favor continuem a divulgar.
Graças a Deus...
besourinha
Membro Veterano
Registado: terça abr 30, 2002 1:24 pm

quarta nov 05, 2003 9:27 am

enviei o endereço p/os meus conhecidos, espero que todos assinem. Eu não poderei estar presente, mas de certeza que irá lá estar muita gente p/que o abate não aconteça.

Desejo Boa Sorte
<strong>Os meus c&atilde;es s&atilde;o o centro do meu mundo. :)

Carla</strong>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta nov 05, 2003 11:21 am

Olá,

Por acaso têm consciência do que é manter 400 cães!
E para quê?
Têm menos de 5 anos, e depois, vão ser adoptados?
Já têm dono em vista?
Vamos lá a ser racionais por favor!
Cães que não têm outro destino que não seja o de passarem anos presos num canil sem , ou com poucas, condições, não é, mesmo, melhor para os canitos serem abatidos?

E quem faz festas a 400 animais?!

Porque são 400 não são??
Última edição por gary em quarta nov 05, 2003 12:28 pm, editado 1 vez no total.
Um abra&ccedil;o
MartaF
Membro
Registado: terça jul 15, 2003 4:17 pm

quarta nov 05, 2003 11:51 am

De certa forma, e por muito que custe, o Gary tem razão!
Pelo que sei são 400 cães alojados no canil, mas apenas 200 serão abatidos...
Para quê livrar aqueles canitos todos da morte condenando-os a um futuro pior?
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 12:39 pm

Antes de mais quero dar os meus parabéns ao Gary, por, na sua forma directa e às vezes chocante, ter dado a sua opinião honesta, e ter aberto o debate.

Como ontem dizia a uma promotora da petição, gosto mais de me manifestar contra, quando posso oferecer alternativas.

O mal aqui, não está na Câmara Municipal. Que alternativas lhes são colocadas?

O mal está, em minha opinião, no Poder Central. Tanto se legisla...

-Onde estão as verbas para esterilizações?
-Onde está o apoio às Associações, que se propõem fazê-las?
-Quando é que se repara que o problema do animal errante, é um problema de saúde pública?
-Onde está a campanha constante contra o abandono do animal?
-Onde está essa educação cívica nos manuais escolares?

Infelizmente não são só os animais os discriminados.
Os deficientes, os velhos... Todos os que não votam...
nuba
Membro
Registado: segunda mar 03, 2003 10:32 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 12:56 pm

AH! Esqueci-me de dizer que assinei a petição.

Se é verdade que à Câmara se colocam poucos alternativas, aos animais a abater, é que não se coloca alternativa nenhuma.

Na dúvida, pelo mais fraco e que só tem a minha voz para se manifestar.

Mas que gostava que as posições não se extremassem, lá isso gostava.
BETAFERI
Membro Veterano
Registado: segunda set 08, 2003 1:17 pm

quarta nov 05, 2003 4:50 pm

Eu também assinei a petição mas...

Mas não é a Câmara de Torres Vedras que está errada é todo um conjunto de factores, é o poder central, o que faz as malditas leis. Aqueles que, consideram quais os animais que são ou não perigosos, mas não incentivam este Povo para o não abandono dos animais, esses a meio ver, é que são os culpados.

Por muito que fiquemos chocados o Gary tem razão.
O que fazer a 400 cães??? É lógico e mais que óbvio que será o abate. Custa-nos muito esta realidade, mas com as verbas que as Câmaras Municipais recebem neste momento é impensável alimentar 400 bocas. Pensar o contrário é realmente tapar o sol com a peneira. Não percebo é porque se chegou a este número insustentável de animais num canil, com capacidade para 200 cães estarem lá 400, estas condições de vida eram na realidade miseráveis e insustentável.
Pensem um pouco neste problema bicudo, o gostarmos muito de animais, não nos pode levar a sermos cegos a estas realidades. As pessoas depositam os animais que não querem, por variadíssimas motivos em Canis Municipais. E os Autarcas que resolvam. Enquanto isso foi viável ninguém se preocupou, depois reagimos e mal, quando ouvimos estas notícias, dói muito saber que serão abatidos por semana, x animais, daquele canil. E não serem alimentados, não é muito pior??
Está mais que na hora de tentar mudar mentalidades e Leis neste País. Não pararmos com esta petição e como já aqui foi mencionada, tentar que a nossa voz se faça ouvir para lá das paredes de S. Bento, é ali que está o Poder Central é ali que se fazem as leis que depois serão cumpridas por todos nós.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

quarta nov 05, 2003 5:05 pm

Deixem-me meter a minha colheradazita...
Enquanto nao se mostrar o horror dos abates e nao se disser NAO, as coisas nao vao mudar, porque nao ha necessidade de as mudar. E muito mais facil abater um numero de caes do que fiscalizar, esterilizar e educar.
Se queremos uma sociedade civilizada temos de comecar por algum lado. Nao e a encolhermo-nos e a aceitar. E a denunciar e a lutar por aquilo que acreditamos.
Se a Camara Municipal de Torres Vedras nao e confrontada pelas pessoas horrorizadas e indignadas as regras nao vao mudar. Vai-se continuar a depositar caes e a abate-los "para reduzir os canideos".
O que nesta questao mais me afecta e que nao e so Torres Vedras, e em todo o lado. Mas se nao denunciarmos e nao lutarmos tambem nao se vao procurar outras solucoes.
Com o que ja se fez, acordaram-se algumas consciencias e abriram-se alguns olhos para a realidade. Ao confrontar a Camara Municipal de Torres Vedras com um conhecimento mais publico das suas accoes, conseguiu-se ao menos uma conferencia de imprensa em que se fala de adoptar e esterilizar como solucoes possiveis. Acham pouco? Em Portugal e outro mundo.
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta nov 05, 2003 5:39 pm

APOIADO, Nanico!

Plenamente de acordo consigo! A solução mais fácil é abater! É como atirar o "lixo" para debaixo do tapete!

E depois? Vão-se continuar a abater?
É o costume cá em Portugal! :evil: A cultura do fácil ! E isto a todos os níveis!
E depois espantam-se com determinadas situações!
Estão muitos cães? Matam-se! Ponto final!
E podemos ir por aí fora ... Os "velhos" já não servem para nada, e "só estorvam"? Que morram depressa!
Enfim ... Há determinadas coisas que me dão volta ao estômago!
:evil:
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

quarta nov 05, 2003 6:50 pm

Miadores Escreveu: APOIADO, Nanico!

Plenamente de acordo consigo! A solução mais fácil é abater! É como atirar o "lixo" para debaixo do tapete!

E depois? Vão-se continuar a abater?
É o costume cá em Portugal! :evil: A cultura do fácil ! E isto a todos os níveis!
E depois espantam-se com determinadas situações!
Estão muitos cães? Matam-se! Ponto final!
E podemos ir por aí fora ... Os "velhos" já não servem para nada, e "só estorvam"? Que morram depressa!
Enfim ... Há determinadas coisas que me dão volta ao estômago!
:evil:

Olá

Depois do Blá-blá do costume, a pergunta que verdadeiramente importa;

Daqueles 400 quantos leva para casa?
Daqueles 400 quantos vai estrelizar?
Daqueles 400 quantos vai alimentar?
Daqueles 400 quantos vai vacinar?
Daqueles 400 quantos vai afagar?
Daqueles 400 quantos vai passear?
Para aqueles 400 quantos donos vai arranjar?

Afinal são várias as perguntas que me ocorreram! ;)

E quantas soluções é que vai arranjar para que não hajam mais outros 400. Mas soluções viáveis, não um amandar de bocas, só porque o bicho carpinteiro não nos deixa ficar calados.

Não é fácil pois não! :evil: :evil: :evil:
Um abra&ccedil;o
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quarta nov 05, 2003 6:57 pm

OK!
Muitas perguntas, quantos os problemas.
E você? Que faz? Concorda que se abatam! Porreeiro, apetece-me dizer!
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta nov 05, 2003 8:45 pm

Já têm dono em vista?
Vamos lá a ser racionais por favor!
Cães que não têm outro destino que não seja o de passarem anos presos num canil sem , ou com poucas, condições, não é, mesmo, melhor para os canitos serem abatidos?
de vez em quando, é vira o disco e toca o mesmo.
que fazer aos milhentos cães que tendo dono, vivem em condições deploráveis?
parece que o problema não é manter ou não estes animais. é a atitude em si. quando se chega a altura em que não é preciso tomar estas medidas?
se já repararam, é assustador o número de animais abandonados. é pelo abate que este número diminui? lá vamos nós actuar pelo ferro e fogo. quanto a estes... já que se esboça um movimento de solidariedade... porque não prosseguir para se adoptarem o mais possível? utópica? feitios :roll: :roll:
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta nov 05, 2003 8:56 pm

Boas
Caso ainda não saibam e estejam por aqui vejam a sic (dia 5 de Novembro, 21.00), vai dar uma reportagem sobre este assunto.
Fiquem bem
Responder

Voltar para “Cães”