Boxer - sopro no coração

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Quartinter
Membro
Registado: sexta ago 02, 2002 10:56 am

quarta nov 05, 2003 5:50 pm

Boa tarde,

Ontem fui ao veterinário com o meu cão (Binks) para levar as vacinas anuais, e tendo mudado de casa há pouco tempo, mudei também de veterinário, ou seja, foi a primeira vez que fui a esta clinica.

O veterinário fez uma consulta de rotina, e após a auscultação, perguntou-me se eu já sabia que o cão teria um sopro no coração, e que não parecia ser uma coisa recente.

Apanhou-me de surpresa, pois o cão tem três anos e nunca me tinham falado nisso, mas de facto agora que me falou nisto, parece-me de facto que o cão se cansa com facilidade quando faz exercicio, mas de resto não noto nada de anormal no dia a dia.

Disse-me igualmente que se trata provavelmente de um problema herditário e que infelizmente é muito comum nos boxers.

Ficou combinado ele dar-me o contacto de um Prof. em Lisboa que faz ecocardiogramas, na próxima vez que lá for, mas antes vamos fazer o teste de despistagem de uma doença cujo parasita se aloja no coração, podendo também provocar sopros, mas cujo nome não me recordo de momento.

Posto isto, gostaria de saber se algum dos restantes foristas tem ou teve algum problema do genero com os vossos cães e caso se confirme este problema, que conselhos aconselham a ter.

Por outro lado, e isto já talvez para a parte de quem percebe de veterinária:

Seria esta uma doença que poderia ter sido detectada anteriormente?

Caso a doença se confirme, não terá havido um pouco de incompetência ou falta de zelo dos veterinários anteriores em não terem detectado nada de anormal?

Agradeço desde já a vossa atenção.

Cumprimentos.

Miguel Quartin
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quarta nov 05, 2003 6:52 pm

olá,

Um sopro é geralmente o primeiro sinal de doença cardiaca detectado em consultas de rotina se for executada a auscultação. É um sinal.. não uma doença em si.

Como ainda não sabe que doença é nem a sua gravidade, não pode afirmar, se já lá estava ou não. Nem todos os sopros aparecem ao nascimento. Depende da doença. Exitem doenças cardiacas, como a cardiomiopatia dilatada ( não sei se é esta que desconfiam..) que aparecem por volta dos 2 , 5 anos ou mais... e antes o cão estava optimo.

O que pode achar mais negligente, é o seu cão ter 3 anos e nunca ninguém o ter auscultado na vida! Se o auscultaram e não lhe disseram nada... se calhar não tinha sopro antes... não acredito que o tenham ouvido e não lho dissessem... :o

Boa sorte para o canito ;)
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 7:34 pm

Olá

A doença a que se refere em que um parasita se aloja no coração é a dirofilariose. Se quiser mais informações consulte aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/dirofilariose.htm

Boa sorte. Oxalá não seja isto nem nada de grave.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Soulgirl
Membro
Registado: quarta nov 06, 2002 5:47 am
Localização: 3 Caniches (1 cão, 2 cadelas), 1 Hamster,Periquitos, Peixes Tropicais

sábado nov 15, 2003 12:15 am

Viva, embora me custe um pouco falar nisto, achei q tinha o dever de o fazer.
A minha cadelinha morreu devido a um sopro de coração que tinha.
foi detectado bem mais tarde do que no seu, por volta dos 10 anos de idade, e com muita medicação e visitas ao vet, foi possível manter-lhe qualidade de vida, de modo que ainda viveu mais quase 5 anos.
Acabou por não aguentar, porque o sopro vai aumentado de intensidade e o animal começa a ter problemas de falta de ar, mesmo quando não se mexe ou faz algum esforço.
Claro que isto era numa cadelinha com uma idade já avançada, portanto creio que no seu, existem probabilidades de obviamente medicado, controlar a situação.
A minha cadela tomava medicação todos os dias, várias vezes por dia e a horas certas, tendo de vez em quando crises mt complicadas, em que era necessário levar injecções e tratamento de "choque" para evitar que morresse.
De qualquer modo, o melhor conselho que lhe posso dar é este, tenha muito cuidado e não deixe andar. Porque embora por vezes eles pareçam estar bem, a doença está lá e se não for tratada pode ter consequências trágicas.
Infelizmente já passei por isso e sei bem o que isso é...foram anos de pânico e medo do pior...a qq hora.

Boa sorte e as melhoras do seu canito!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 15, 2003 12:17 am

vá ao professor Salles Luís no Instituto Veterinário do Parque para uma segunda opinião
É perto da mediática Penitenciária de Lisboa :D

Boa sorte.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”