Parece-me que aqui só se lêm algumas partes das intervenções dos foristas!!! O que eu defendo não é deixar os animais morrerem com solução para isto!!! Você leram o que eu escrevi? Se não leram eu faço um copy+paste:
Olhe, você pode fazer o que quiser, mas faça-o por sua conta e risco e responsavelmente. Se quer ajudar os animais, leve-os para sua casa, esterelize-os e trate deles. Se não pode fazê-lo individualmente, increva-se numa associação idônea que o faça. Se acha que não pode fazê-lo sozinho e não lhe agrada o trabalho das associações, então seria bem melhor ficar quieta.
1º Esterelização e adopção
2 º Acção responsável e integrada no seio de uma associação de animais
Isto é o que eu defendo. E é isto que EU ACHO que se deve fazer! Se não for para fazer o correcto, então mais vale estar quietos!
Eu já falei 500.000.924.364 vezes no que se passou e passa aqui na minha zona, e por isso desta vez vou resumir:
- Apareceu um gato e foi alimentado
- Depois apareceu uma gata junto com o gato
- Passados alguns anos temos aqui dezenas de gatos
- Já vi gatos mortos, atropelados, feridos por lutas entre eles, doentes, mortos por cães, etc.
É certo que como primeira opção ( a ideal) preferia que quem teve a ideia de alimentar aquele primeiro gato, o tivesse adoptado. Mas à parte disso, pensando racionalmente, preferia ter visto aquele gato morto (por exemplo atropelado) do que ver agora todos os que já vi desde então. Em conclusão, acredito que a pessoa em causa estivesse muito bem intencionada e que até hoje não se arrependa por ter ajudado o gatinho esfomeado, mas em termos práticos para além de ter ajudado aquele gato, quantos condenou?
Os sentimentos?...pois...eu sei! Mas de certeza que se agora a pessoa que fez a boa acção visse um dos gatos mortos ou feridos resultantes da sua 'ajuda' também ia ficar cheio de sentimento de pena....pena é que se esqueça que, mesmo que sem maldade, foi uma das causas disso.
Cumprimentos
Paulo C.