[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo jun 27, 2010 11:36 am

dinodane Escreveu:Aluno, nunca viste uma osga???
Até há bem pouco tempo nunca tinha visto nenhuma... A foto que postei há uns tempos de uma osga aqui neste Tópico foi a minha primeira osga viva :oops: Nessa semana tinha visto duas mortas :evil: Até que finalmente uma viva, e em Trás-os-montes. :D

Aqui para o Minho e Douro Litoral são muito raras, nunca vi nenhuma para estes lados. :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
PedroC10
Membro Veterano
Registado: quarta dez 31, 2008 9:12 am

domingo jun 27, 2010 10:49 pm

ahaha, ainda hoje durante o jantar, tive o prazer de ver duas osgas adultas a passearem pelo tecto da minha varanda xD

Mas a verdade, é que é muito raro ver osgas aqui para Castelo de Paiva (Douro litoral), mas de vez em quando aparecem, e por minha casa parece que se estabeleceu uma pequena colónia, pois todos os anos vejo adultas e pequenas a divertirem-se nas paredes

Só consegui apanhar uma delas, deixo duas fotos:

Imagem

Imagem
http://faunaselvagem.blogs.sapo.pt/ Blog sobre animais selvagens e animais de companhia
AlunoBioGeo
Membro Veterano

domingo jun 27, 2010 11:01 pm

PedroC10 Escreveu:ahaha, ainda hoje durante o jantar, tive o prazer de ver duas osgas adultas a passearem pelo tecto da minha varanda xD

Mas a verdade, é que é muito raro ver osgas aqui para Castelo de Paiva (Douro litoral), mas de vez em quando aparecem, e por minha casa parece que se estabeleceu uma pequena colónia, pois todos os anos vejo adultas e pequenas a divertirem-se nas paredes

Só consegui apanhar uma delas, deixo duas fotos:

Imagem

Imagem
Hehe... Na bacia do Douro ainda tenho ouvido alguns relatos (e a que eu encontrei foi na Bacia do Douro), mas basta ires um pouco mais para norte e KAPUT! :twisted:
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
bartcm
Membro Júnior
Registado: terça dez 30, 2008 1:10 am

quinta jul 01, 2010 11:08 pm

Só eu é que nao encontro nada disto :evil:
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

quinta jul 01, 2010 11:27 pm

bartcm Escreveu:Só eu é que nao encontro nada disto :evil:
E eu que encontro repteis e anfíbios e não os posso postar aqui? É que cá nos Açores são todos considerados invasores portanto não autóctones :? Para ser sincero, também não temos muita variedade de repteis e anfíbios.
bartcm
Membro Júnior

quinta jul 01, 2010 11:34 pm

Não sei o que é pior ;)
Allistor
Membro Veterano
Registado: quarta dez 02, 2009 2:42 pm

quinta jul 01, 2010 11:42 pm

bartcm Escreveu:Não sei o que é pior ;)
Em certa parte concordo. Mas por outro lado como é tudo invasor, não há protecção nenhuma dessas espécies por serem invasoras. Por exemplo um caso: Triturus Carnifex. Há uns 30 anos atrás eram observados com alguma regularidade. Hoje em dia... Vê-los é um previlégio. Tanto é que em 22 anos de vida só o mês passado descobri da existencia deles por cá. Mas ainda não os vi ao vivo... Quem sabe um dia :D
AlunoBioGeo
Membro Veterano

sexta jul 02, 2010 12:14 am

Allistor Escreveu:
bartcm Escreveu:Não sei o que é pior ;)
Em certa parte concordo. Mas por outro lado como é tudo invasor, não há protecção nenhuma dessas espécies por serem invasoras. Por exemplo um caso: Triturus Carnifex. Há uns 30 anos atrás eram observados com alguma regularidade. Hoje em dia... Vê-los é um previlégio. Tanto é que em 22 anos de vida só o mês passado descobri da existencia deles por cá. Mas ainda não os vi ao vivo... Quem sabe um dia :D
Acho que se pode abrir uma excepção no caso das invasoras dos Açores e se possivel podes tentar acoplar a "história" da invasão e os danos causados :twisted:

EDIT: e sempre tens as tartas marinhas, são répteis e podem ser considerados autóctones, se bem que cosmopolitas :twisted:

bartcm
Membro Júnior

sexta jul 02, 2010 12:29 am

Pois achoq ue o melhor é juntar os dois comentários e dá um completo ;)
cfrag
Membro Júnior
Registado: sexta mai 28, 2010 9:07 pm

sexta jul 02, 2010 8:02 am

Só vi tartarugas marinhas 1 vez no seu habitat natural, e foi numa viagem de barco inter ilhas! E foi tão rapido que não deu para tirar foto :? (para não falar que já tem uns valentes anos)
Nativee
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

sexta jul 02, 2010 7:46 pm

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
<strong>Adoro a arca</strong>
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta jul 02, 2010 7:56 pm

Sapos, rãs e salamandras, é quantas fotos quiserem. Osgas nunca vi ao vivo e é um dos animais autóctones que mais adoro.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta jul 02, 2010 8:07 pm

StealthSnake Escreveu:Sapos, rãs e salamandras, é quantas fotos quiserem. nunca vi ao vivo e é um dos animais autóctones que mais adoro.
É rara a noite nesta altura do ano que não veja nenhuma..
StealthSnake
Membro Veterano
Registado: terça fev 23, 2010 4:00 pm
Faces rosadas
Piranha, Tritões, Cães, Aves,
Etc...

sexta jul 02, 2010 9:05 pm

Exactamente. E se chover ou até fizer um pouco de nevoeiro, é destes bichos por todo o lado. Tirando esses dias, basta ir a um poço ou rio e pronto. Ou então esperar pela noite para ouvir o barulhão que as rãs fazem.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.
gekkos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 17, 2009 9:04 pm

sexta jul 02, 2010 9:33 pm

StealthSnake Escreveu:Exactamente. E se chover ou até fizer um pouco de nevoeiro, é destes bichos por todo o lado. Tirando esses dias, basta ir a um poço ou rio e pronto. Ou então esperar pela noite para ouvir o barulhão que as rãs fazem.
Tava a falar de Osgas
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”