Cão de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Barbado da Terceira! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: casamina

Responder
Xelele
Membro Veterano
Mensagens: 225
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Localização: Becas e Vickie

quinta ago 20, 2009 4:36 pm

Olá,

Os meus pais perderam há pouco tempo o Willy, um cruzamento de caniche X epagneul breton, que era um excelente cão de alarme, e apesar de ser um cão com 16kg, impunha algum medo a estranhos porque não era amigável.

Apesar de os meus pais dizerem que não querem mais nenhum cão, o certo é que a casa parece desprotegida e estou a convencê-los que seria melhor um cão de guarda. Eles têm uma casa térrea com uma área exterior ajardinada com cerca de 200m2, e são muito reticentes quanto a cães grandes por causa da alimentação, e têm medo que sejam agressivos e portanto não o consigam dominar.

Então na minha pesquisa encontrei o Barbado da Terceira e pareceu-me o cão ideal! pelas razões que enumero:
1 - é um cão de guarda que permanece no seu território;
2 - pode permanecer no exterior (requisito dos meus pais);
3 - é rústico, logo menos frágil e propenso a doenças;
4 - o pêlo não tem mudas e parece ser fofinho;
5 - não é demasiado grande;
6 - a sua pelagem pode assumir tantas cores que torna cada individuo único, e isso é algo que eu aprecio - a diferenciação;
7 - é uma raça portuguesa.

Agradecia que me corrigissem se estiver equivocada em algum dos pontos e me dessem mais razões para adquirir um exemplar desta raça, e razões pelas quais não o deva fazer. É claro que os meus pais é que têm de decidir se sentem ou não falta de uma companhia de 4 patas, mas encontrar uma raça que se adeque às suas necessidades pode ser um bom ponto de partida.

Desde já muito obrigada,
Teresa
sofialisboa
Membro Veterano
Mensagens: 318
Registado: sábado mai 16, 2009 9:17 am
Localização: PA: Spike; Papagaio: Moisés; Coelho - Chiquinho; Canários; 2 Agapornis; Peixes; 2 tartas

quinta ago 20, 2009 7:07 pm

Não sou contra o facto de querer um Barbado da Terceira mas se quer apenas mais uma companhia de 4 patas, um cão de alerta, porque não adoptar? Na maior parte dos casos os cães rafeiros são excelentes cães de alerta/guarda, que decerto ficarão agradecidos por lhes ter dado uma oportunidade e a recompensarão guardando o seu território, protegendo a casa de eventuais perigos... não lhe estou a dizer nada do género: não compre mas adopte porque cada um é livre de decidir o que quer mas como neste caso quer um cão mais para companhia e para guarda não seria necessário recorrer a um criador. Existem cães para adopção de porte pequeno, médio, grande, de pêlo longo, médio e curto, etc, etc. Estaria a ajudar as associações que protegem os animais que se encontram todas a abarrotar de cães e gatos, salvaria uma vida e ganharia um amigo para o resto da vida. Pense nisso :wink:

Cumprimentos,
Sofia Silva
c_saraiva
Membro Veterano
Mensagens: 1894
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

domingo jul 04, 2010 1:25 pm

sofialisboa Escreveu:Não sou contra o facto de querer um Barbado da Terceira mas se quer apenas mais uma companhia de 4 patas, um cão de alerta, porque não adoptar? Na maior parte dos casos os cães rafeiros são excelentes cães de alerta/guarda, que decerto ficarão agradecidos por lhes ter dado uma oportunidade e a recompensarão guardando o seu território, protegendo a casa de eventuais perigos... não lhe estou a dizer nada do género: não compre mas adopte porque cada um é livre de decidir o que quer mas como neste caso quer um cão mais para companhia e para guarda não seria necessário recorrer a um criador. Existem cães para adopção de porte pequeno, médio, grande, de pêlo longo, médio e curto, etc, etc. Estaria a ajudar as associações que protegem os animais que se encontram todas a abarrotar de cães e gatos, salvaria uma vida e ganharia um amigo para o resto da vida. Pense nisso :wink:

Cumprimentos,
Sofia Silva
Se a Xelele quer um cão de guarda acho que o mais indicado é mesmo escolher a raça e ir a um criador. Com um SRD, é dificil saber se este se vai mostrar um bom guarda ou não. :wink:

Não sou entendido, mas acho que os pontos que a Xelele enumerou estão correctos, parece-me que o Barbado é uma boa escolha, no entanto deve ter em atenção que estes são cães que precisam de bastante exercício e deve ser feito um bom treino/sociabilização :wink:
Responder

Voltar para “Barbado da Terceira”