1º aquário de água quente

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
TurtleLover
Membro Veterano
Registado: segunda mar 17, 2008 7:17 pm
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

segunda jul 05, 2010 3:22 pm

Boa tarde a todos!
Estou a pensar iniciar-me na aquariofilia e como tal primeiro quero recolher o máximo de informação possível.

Queria ter um aquário com peixes de água quente mas o aquário que tenho só tem 22,5L e pelo que tenho lido quanto maior melhor e mais fácil,mas eu queria reaproveitar este aquário já que as tartarugas que tenho são demasiado grandes para ele. :wink: Já tenho um termostato de 50W, não será demais? :P

Li que o peixe indicado para este volume era o Betta, mas seria um Betta sozinho ou acompanhado com mais duas fêmeas? Que outros peixes posso adquirir que sejam indicados para este volume?

Outro problema que se impõe é a iluminação porque a tampa do meu aquário não tem nada para pôr lâmpadas e não sei como fazer para depois iluminar as plantas. Alguém me pode explicar como se eu fosse muito burra? :oops:

Visto que o volume não é muito, que filtro aconselham?

Em relação ao ciclo do azoto e aos testes de nitritos, nitratos e pH penso já ter umas luzes. O ideal é montar e plantar o aquário e deixar a funcionar durante 3 semanas para iniciar o ciclo e efectuar os testes de 15 em 15 dias e realizar tpa's semanalmente, mudando 1/3 da água. Por favor corrijam-me se estiver errada.

Obrigada desde pela ajuda!
Cumprimentos*
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
JaimeSousa
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2008 1:47 pm
0.0.1 pantherophis guttata

segunda jul 05, 2010 4:02 pm

Para essa litragem o ideal é mesmo 1 betta (quanto ao trio n sei, n lhe posso ajudar). O termostato serve perfeitamente. Quanto á iluminação, têm duas opções, ou compra uma calha, ou faz DIY, sendo q precisa de balastro, casquilho e lâmpada. O filtro, o melhor será um em cascata, para n ocupar mais espaço dentro do aquario. Quanto ao ciclo do azoto, é mais ou menos isso, convém por lá um bocadito de comida para acelarar.

Cumps
TurtleLover
Membro Veterano
Localização: Tenho de tudo um pouco: cães, gatos, peixes, tartarugas, ovelhas, patos... xD

segunda jul 05, 2010 6:16 pm

Desculpe uma calha e um balastro são o quê? :oops: :oops:
Eu não percebo lá grande coisa de electricidade (como já deve de ter dado para ver)! :oops:

Obrigada pela ajuda! :wink:
"O animal selvagem e cruel n&atilde;o &eacute; aquele que est&aacute; atr&aacute;s das grades. &Eacute; o que est&aacute; na frente delas." -<strong>Axel Munthe</strong><strong></strong>
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda jul 05, 2010 6:45 pm

Com uma foto do aqua ajudava bastante em ajudar...
TurtleLover
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 6:49 pm

Assim que possível irei postar fotos do aquário! :wink:

Eu não tenho pressa em montar o aquário, quero primeiro recolher toda a informação possível e analisa-la! :)
element
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 7:28 pm

A foto, vista quase de cima do aqua de preferência, dava para ajudar na questão da iluminação :wink:
TurtleLover
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 10:13 pm

Aqui estão as fotos! :wink:

Vista geral:
Imagem

Vista de cima (as pedrinhas ainda eram do tempo das tartarugas :P):
Imagem

Tampa:
Imagem

Espero que ajudem! :)
element
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 10:38 pm

E o problema é a iluminação...?

Um DIY muito simples. Uma forma de bolo rectangular em aluminio, faz um furo num dos lados para passar o cabo electrico, casquilho normal e lampada 5400K (são as que dizem daylight) e tá feito. :D
TurtleLover
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 10:42 pm

E as lâmpadas escusam de ser daquelas tubulares?
As da Exoterra dão?
As daylight são diferentes da sun light não são? É que estou mais habituada a lidar com as lâmpadas da Exo e se calhar estas são apenas e somente para répteis...

Obrigada pela ajuda! :D

Cumprimentos*
element
Membro Veterano

segunda jul 05, 2010 11:07 pm

Tou a falar de lampadas normais compactas económicas assim que se compra em qualquer grande superficie.

Convem é ser a volta dos 5000/6000 Kelvins, que é a temperatura de cor mais aproximada da luz solar. Ou seja, luz branca e não amarela.

Claro que não dá para plantas exigentes, mas também se fosses colocar plantas exigentes não tinhas estas dúvidas :wink:

Sobre a fauna, apesar de ser pequeno dá para muita coisa. Um aqua de camarões, ou um cardume de pequenos tetras, ou uns viviparos, etc.
TurtleLover
Membro Veterano

terça jul 06, 2010 12:09 am

Ahhh então posso utilizar um candeeiro com casquilho de porcelana, o mesmo que se usa para as lâmpadas de UV das tartarugas. :wink: O aquário tem é de ficar destapado, o que vai provocar uma maior evaporação da água, mas também não é nada que não se resolva! :P Ou será mais aconselhável ter o aquário tapado?

Que plantas é que aconselha?

Estou a pensar em povoar o aquário com neons! Pelo que li na care-sheet aqui da arca acho que é o indicado para começar... :D Camarões acho que nunca vi à venda por aqui... :?

Cumprimentos*
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

terça jul 06, 2010 12:43 am

TurtleLover Escreveu:Ahhh então posso utilizar um candeeiro com casquilho de porcelana, o mesmo que se usa para as lâmpadas de UV das tartarugas. :wink: O aquário tem é de ficar destapado, o que vai provocar uma maior evaporação da água, mas também não é nada que não se resolva! :P Ou será mais aconselhável ter o aquário tapado?

Que plantas é que aconselha?

Estou a pensar em povoar o aquário com neons! Pelo que li na care-sheet aqui da arca acho que é o indicado para começar... :D Camarões acho que nunca vi à venda por aqui... :?

Cumprimentos*
Olá!

Na minha opinião deverias optar por feto de java, uma planta muito resistente e comum nas lojas de aquariofilia. Poderias também colocar algum musgo de java que normalmente é utilizado para cobrir pedras de maiores dimensões ou troncos (o que infelizmente será muito difícil incluir no teu aquário devido às reduzidas dimensões).

Podes ainda colocar uma anúbia que é uma planta que, tal como o feto de java, sobrevive num substrato inerte, retirando os nutrientes da água.

Quanto à fauna, um cardume de tetra neons (pelo menos 5-6) é mesmo o que eu indico para iniciantes, dado serem peixes extremamente resistentes (falo por experiência própria).

Abraço.
TurtleLover
Membro Veterano

terça jul 06, 2010 10:12 am

anim_a obrigada pelos conselhos e dicas! :wink:

Quanto à decoração estou a pensar comprar algo que possa servir de esconderijo para os peixitos! :)

As plantas que recomendou são muito bonitas! :D

5 ou 6 neons não são demais? :roll:

Que susbstrato recomenda para essas plantas?

Obrigada desde já!

Cumprimentos*
anim_a
Membro Veterano
Registado: domingo jan 07, 2007 4:38 pm

terça jul 06, 2010 12:32 pm

TurtleLover Escreveu:anim_a obrigada pelos conselhos e dicas! :wink:

Quanto à decoração estou a pensar comprar algo que possa servir de esconderijo para os peixitos! :)

As plantas que recomendou são muito bonitas! :D

5 ou 6 neons não são demais? :roll:

Que susbstrato recomenda para essas plantas?

Obrigada desde já!

Cumprimentos*
Olá!

Podes tratar-me por tu :P

Ainda bem que gostaste das plantas que recomendei. Tenho-as no meu aquário e gosto muito delas. :)

Estas plantas não precisam de um substrato muito elaborado, basta areia, cascalho ou outro tipo de substrato inerte. Qual é o que possuis?

Quanto a iluminação são também plantas pouco exigentes.

Relativamente à fauna, os neons são peixes de cardume e por isso é recomendado possuir pelo menos uns 5 ou 6. Acho que o teu aquário suporta bem estes peixinhos :)

Cumprimentos.
TurtleLover
Membro Veterano

terça jul 06, 2010 2:50 pm

Eu de momento só tenho o típico areão mas acho que não é muito apropriado para as plantas pois não?

Obrigada por toda a ajuda! :wink:
Cumprimentos*
Responder

Voltar para “Peixes”