Companhia para o gato

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Bagaudae
Membro
Registado: quarta jun 23, 2010 1:57 pm

quarta jun 23, 2010 4:10 pm

Bom dia/tarde/noite,

Como o título diz, penso que vou arranjar uma companhia para o gato camões. Bichitos para adoptar não faltam e em casa (apartamento) ainda cabe lá mais um.

Preciso é da vossa experiência e conselho.

Neste momento, o gato Camões tem 9 meses, já foi castrado e é bastante activo. Até demais para a saúde de alguns móveis, livros e cortinados :lol:

Não sei qual será mais adequado, arranjar-lhe um companheiro ou companheira. Nem de que idade é mais fácil a integração, tanto para os bichos como para os seus humanos.
Também não sei se é benéfico dar abrigo a um bicho mais pacato, ou se é melhor encontrar um com tanta energia como ele.

:?:
Bagaudae
Membro

sexta jun 25, 2010 10:52 pm

Alguma dica? Ou é indiferente?
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado jun 26, 2010 1:03 am

Boa noite!

Uma vez que o Camões está castrado, acho que é indiferente arranjar-lhe um companheiro ou uma companheira. Na minha opinião deveria adoptar um gato bebé ou semi-adulto, pois a integração é mais facil quando os gatos são jovens. Mas também é uma questão de sorte.

Eu juntei um gato castrado de 10 meses com um gatinho de 4 meses e eles simpatizaram um com o outro à primeira vista. Já a nossa gata mais velha, ainda hoje passado um ano não pode ver o gato que adoptei.

Eu já li aqui no forum que se o gato que tiver em casa for um gato dominante, deve optar por adoptar outro mais calmo para não haver confusão.

Espero que tudo corra bem com a adopção.
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sábado jun 26, 2010 8:36 pm

Antes de mais que bom ver pessoas que adoptam sem preconceitos pela falta de um olho :D

Acho que não é imperativo que seja um bebé, a apresentação pode demorar um bocadinho mais nalguns casos mas pode perfeitamente correr tudo bem e há tantos gatos jovens e adultos a precisar de lar... :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado jun 26, 2010 11:01 pm

Boa noite,
Na minha opinião outro macho era o ideal. As fémeas têm um feitio mais intolerante. Quanto mais jovem o gato, mais rápida a adaptação.
É optimo dar uma companhia ao seu gato. Faz-lhes muito bem.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

sábado jun 26, 2010 11:12 pm

Bagaudae parabens pela adopção do seu gatinho Camões :wink: eu tenho a Joaninha que tb veio duma situação semelhante em bébé, neste momento tem já 12 anos, aceita bem todos os meninos q chegaram depois dela e quanto a adaptação os exemplos que sempre tive é que nada tem a ver com a idade sim com o feitio do "dono da casa" e com o novo habitante.

Deixe-me dizer-lhe q existem tantas femeas jovens, lindas e por vezes esterilizadas já a precisar de carinho, a Zara foi adoptada com 5 anos é 1 gatinha super maternal e com total facilidade de adaptação a todos.

Posso dizer q a Elsa que anteriormente acedeu aqui tem de certeza alguns gatuxos lindos sem lar :roll: boa sorte e aguardamos noticias bonitas :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
Bagaudae
Membro

domingo jun 27, 2010 10:49 pm

Muito obrigado pelas respostas, :D

Infelizmente, na sexta feira à noite detectei algumas pulgas no Camões e no sábado lá fui eu ao vet, tinha aplicado Frontline Combo há 3 semanas, por isso decidi procurar ajuda. A vet lá me aconselhou um tratamento para actuar sobre as pulgas adultas e um spray para aplicar no ambiente e actuar sobre o restante ciclo.

Isto tudo para dizer que a adopção de novo inquilino vá ser adiada até ter a certeza que o problema está resolvido. Mas depois do que li e de ter falado com outras pessoas que têm mais do que um bicho, provavelmente vou procurar um bebe/juvenil que pareça ser mais calmo. Também dependerá dos animais que encontre no gatil quando lá for.

De qualquer modo, muito obrigado pelas respostas. Assim que haja alterações eu actualizo.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sexta jul 02, 2010 6:19 pm

Olá! Fico mto feliz que tenha adoptado o Camões, é tão bem ver que nem todos são preconceituosos em relação a animais "diferentes"... o seu gatinho é muito lindo,posso dizer-lhe que tenho uma gatinha com 11 anos, que tbm só tem um olho,mas que foi tirado porque teve um tumor e não houve alternativa,foi no início do ano a cirurgia e hoje habituámo-nos a vê-la assim sem preconceitos...
Fico ainda mais contente por ver que pretende arranjar companhia para o seu menino, e por procurar adoptar um que esteja em risco de abate, ou em situação difícil. É DE LOUVAR pessoas assim! Bem haja!
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

sexta jul 02, 2010 7:11 pm

Reparei que é de Braga..O gatil está lotado :| Precisamos muito de FAT's ou doninhos pros miaus que lá temos
Espero que o problema das pulguitas já esteja resolvido :wink: Passe pelo gatil, posso ir-lhe mostrando os meninos/as que temos :D

E bem haja por querer adoptar outro gatinho/a
OhLinda
Membro
Registado: sexta jan 30, 2009 1:06 pm

segunda jul 05, 2010 3:18 pm

Parabéns Bagaudae. O Camões é um doce de gatinho :)
Já aqui se disse,e eu partilho inteiramente dessas opiniões; tanto faz que o companheiro para o Camões seja bébé/jovem ou adulto, macho/fémea, depende muito dos seus donos, e do temperamento de cada gato. Dos gatos que tenho, já tive de tudo, e as suas adaptações uns aos outros, dependem sim do carinho e atenção que lhes damos, e evidentemente da maneira de ser de cada um !
(e depois normalmente os gatos adultos, já estão ou vão ser castrados/esterilizados - sempre é menos uma preocupação - sim porque deve castrar o seu Camões, não me lembro se disse que já o fez/se não faça-o, antes que ele saia por aí, e depois pode nunca mais 'lhe por a vista em cima', além de lhe estar a dar mais anos de vida com qualidade)
Existem tantos gatuchos a precisar dum dono 5***** ! Faça uma escolha consciente. E boa sorte :!: :!:
MissCat
Membro
Registado: segunda mai 24, 2010 1:04 pm

segunda jul 05, 2010 4:21 pm

Apesar das respostas que obtenha neste tópico, já há alguns editados com questões equivalentes e as respostas são interessantes. Incito-a a viajar pelo universo dos fóruns dos gatos da Arca que não perde nada... há uma grande variedade de opiniões enriquecedoras.

Abraço
VeraSR
Membro Veterano
Registado: quarta dez 09, 2009 5:14 pm
Localização: Rafaela sempre no coração...todos os k aqui estão,todos os k por aqui viveram e os k dormem na rua.

terça jul 06, 2010 1:08 am

e boas noticias, já o amigo Camões tem 1 companhia? :wink:

aguardamos noticias bonitas :wink: :arrow:
<p><strong></strong></p>
<p>"Duas coisas me surpreendem, a inteligencia dos animais e a bestialidade dos humanos"</p>
<p>________________________________________________________________</p>
<p>Amigos 4 patinhas defendem-se apenas quando os atacam e mesmo assim nem sempre...Humanos, atacam sempre que entendem isso como sua defesa...</p>
Bagaudae
Membro

segunda ago 30, 2010 11:30 am

Bom, as férias já passaram e tudo começa a voltar à normalidade. O Camões já está mais calmo com o retomar da rotina depois das mudanças que o período de descanso dos donos impôs e por isso a adopção de outro bicho já está outra vez no topo da lista de prioridades.

Durante este tempo temos andado a "namorar" os bichos que iam aparecendo para adopção em vários sites, mas entretanto, uma vizinha salvou uma ninhada de 3 bichanos que estava :x no contentor do lixo dentro de um saco plástico :x

A senhora com toda a boa vontade que teve e está a ter, ficou com os três pequenitos e está a tratar deles bastante bem. Estavam bastante fracos e mal tratados, e houve alturas em que se pensou que um deles não ia resistir. Eles ainda são muito pequenos, quando foram recolhidos deviam ter apenas uns dias pois ainda tinham o cordão. Como a senhora já tem 3 filhos, uma gata e uma cadela, só vai poder ficar com um deles. Por isso vamos ficar com um e penso que já há um provável destino para outro. Agora já têm +- um mês, mas só lá para meados de Setembro é que a adopção acontecerá, dependendo do desenvolvimento deles.

Há uma enorme diferença de desenvolvimento entre os 3 irmãos. um é substancialmente mais pequeno e fraco. come sempre muito pouco, explora menos que os irmãos, mais trémulo, etc. Em contrapartida, um outro, é mais desenvolvido e nas brincadeiras massacra um bocado o mais pequenito.

Agora nem sei que bicho traga..
Se trouxer o mais pequenito, vai-se livrar dos "abusos" do irmão maior, por outro lado, vai ficar sem a companhia da ninhada.
Se trouxer o maior, os outros dois vão ter mais espaço e direito a atenção para se desenvolverem mais à vontade.

Há por aqui gente com muito mais experiência, por isso peço conselho.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 30, 2010 11:41 am

Bagaudae, o meu impulso imediato foi diser-lhe «traga o mais pequenino e fraquinho», pois esse talvez tenha mais dificuldades em ser adoptado, mas depois lembrei-me de que tem o Camões, que é um jovem adulto ou para lá caminha.
Tudo dependeria de como o Camões o recebesse, mas isso só experimentando... :wink:
Esse gatinho mais pequenino, pelo menos, deveria estar ainda a beber um bom leite de substituição, para o fortalecer.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Bagaudae
Membro

sábado out 02, 2010 8:41 pm

Finalmente, a senhora que resgatou os gatitos telefonou e já disse que eles estão prontos para mudarem de casa. Ainda não sei qual dos petizes virá connosco, mas um deles virá amanhã de certeza!!

Estou ansioso :mrgreen:

amanhã ponho fotos
Responder

Voltar para “Gatos”