carlapets Escreveu:Olá, estou a precisar muito da vossa ajuda,...
Este fim de semana fui buscar um papagaio xantoperix, está neste momento com 42 dias. Mas estou com algumas duvidas, ele não mostra muito interesse pela comida, não vem atras da seringa e para abrir o bico, para comer, a maior parte das vezes tenho de ajudar (ele até sabado teve a ser alimentado com sonda). Estou-lhe a dar papa 3/4x ao dia(40ml/30ml respectivamente), será pouco? ele/ela está com 450gr
Já tem algum peso a mais, mas também nesta subespécie, são maiores que os normais aestivas aestivas, logo é normal que tenham um pouco mais
E quando é que passo a dar 2x ao dia e quantidade?
Nesta altura podes reduzir para 3 vezes já, e essa quantidade é boa (3 x 40ml) Quando chegares perto dos dois meses pode ir reduzindo para duas tomas, e aí poderás aumentar a dose, terás de ver o que ele aceita.
Ele de vez em quando espirra, mas está com uma respiração normal e não deita nada pelo nariz. É normal?
Sim uma vez ou outra é normal, nada de mais.
PauloC1 Escreveu:Olá,
No seu lugar, antes de recorrer ao forum recorreria a duas alternativas para resposta. A primeira seria sem dúvida o criador do Papagaio. Estou certo que ele lhe poderia esclarecer estas e outras dúvidas melhor do que ninguém. Conhece o animal, supostamente terá experiência, e por isso sabe com certeza a resposta a todas essas perguntas.
Em segundo lugar, recorreria a um veterinário especializado em aves, quanto mais não fosse fazia um check up à ave, e também saberia as respostas às questões que colocou.
Faço das palavras dele as minhas, principalmente no facto de recorrer ao criador da ave...
O melhor é a ave ser criada até ao fim pelo criador, que já tem experiência, tem menos probabilidade de algo acontecer mal etc...
Isso de uma pessoa querer criar um bebé até ao fim e dizer que só assim se apegam melhor ao dono, isso não é verdade, se for criado pelo criador até ao fim, ao ir para a nova casa dá o mesmo relacionamento ou melhor. Basta pensar se fosse na vida selvagem, eles são criados pelos pais, e não ficam a querer "namorar" com eles, arranjam um parceiro/a, o mesmo acontece em cativeiro, mas com humanos.
Eu sou contra a pessoas que não têm experiência e que se metem a fazer certas escolhas, que muitas vezes corre mal, porque as pessoas querem mas não sabem, e não querem aprender antes de fazer essas escolhas, não digo que seja o seu caso, mas já assisti a alguns com fins trágicos, porque os criadores vendem e não ficam a pensar se o animal está em boas mãos ou não, já foi, já está, à partida as pessoas devem saber no que se metem, para eles já não interessa.
Muitas dessas perdas que eu vi, poderiam ter sido evitadas, bastava ter perguntado aos criadores pela melhor escolha na altura...
E a maioria das pessoas, passam por um stress de criar estes bebés que estão habituados a serem alimentados de forma diferente por "outra mão/jeito", porque não come, devido a uma diferença de temperatura, consistência, modo de dar, etc... e depois claro, na altura do desmame, esquecem-se de deixar apenas um poleiro a nível dos comedouros, para que possa ficar a ver a comida, porque se colocam outro poleiro mais alto, o papagaio vai para lá, e não desce para comer, e depois mais motivo de stress para os donos que não se apercebem que o poleiro está a mais e que ainda não deve ser colocado até o animal ganhar autonomia para passear na gaiola etc.... pequenos exemplos