drilldown1 Escreveu:perapado Escreveu:Não, drilldown! Os problemas são os habituais: ansiedade, medos... Falando com técnicos(treinadores, vets, terapeutas comportamentais e com adoptantes que já tiveram animais com problemas semelhantes), chegou-se à conclusão que antes do treino (aprender a andar à trela, o senta, deita, fica, quieto, etc.), temos que "trabalhar" a cabecita da cadela. É isso que temos em mãos...
Alguém já ouviu falar em feromonas, utilizadas nos animais traumatizados, ansiosos...?
Ainda bem, que não houve suspresas.
Também gostava de saber sobre o que está a bold.
Vamos ver se consigo esclarecer, com base na minha experiência pessoal.
Vou colocar aqui o link do tópico da minha Sasha , para talvez poderem seguir um bocadinho o percurso dela, também poderão fazê-lo no meu perfil do Facebook, que é onde tenho colocado mais fotos
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... ha&start=0
http://www.facebook.com/mariaconstanca.goncalves
Ora voltando à questão da utilização de feromonas. A Sasha , foi abandonada e recolhida pelo canil municipal, onde esteve dois meses a aguardar o abate. Não sei qual a história/percurso anterior dela. Nada de nada. tem diversos dentes partidos, um deles um canino, não se sabe se por lhe darem pedras ou outra situação que não quero nem imaginar.
Tem aprox. 3 anos. Já teve ninhadas, o que nunca deveria ter acontecido pois tem um ligeiro prognatismo bem como a suspeita de displasia, aguardo confirmação, fomos ontem fazer o RX.
A Sasha no 1º mês , arranhava os estores, uivava , não entrava para a carrinha, não entrava num elevador, quando alguém levantava a mão, ou fazia um gesto mais brusco,fugia. Uma amiga , que faz pet -sitting e que tem muita experiência em contactos com cães desconhecidos , pois todos os dias lhe aparecem pedidos e a maior parte do cães ela não conhece, deu-me a dica das feromonas . Andei na net a navegar e tentei tirar o mais possível de informação sobre o assunto. As feromonas são produzidas pelas cadelas após darem à luz e estão sempre a "emiti-las" enquanto têm a ninhada com elas. Tem um efeito acalmante e relaxante. No caso da Sasha , pulverizava a manta que está na carrinha e onde ela vai e na casota a mesma coisa, 15 minutos antes de ela ir para um destes locais, para dar tempo a que as feromonas se espalhassem. Ao mesmo tempo usou uma coleira, tipo a Scalibor, que estava impregnada com feromonas. Ao fim de alguns dias já estava mais calma, deixou de raspar nas persianas e uivar, conseguiu vencer o medo de entrar na carrinha bem como no elevador. Já rói ossos de pele prensada, atrás uns dos outros, parece uma trituradora, antes nem lhes pegava, agora tive de racionar, porque dado o tamanho da dama, o tamanho do osso é proporcional

. Parei com as feromonas , mais ou menos um mês depois de termos começado os treinos de socialização.Básicamente o que as feromonas fazem é transmitir uma sensação de segurança e bem-estar, de modo a que se possamos quebrar aos bocadinhos a apatia e ganharem alguma confiança . A Sasha ainda não brinca com brinquedos, a minha próxima etapa é que ela fique "louca" pela bolinha de treino. O meu Rott macho que morreu, não se podia falar na palavra bola que ficava doido. Também andou a fazer treinos na mesma escola onde está a Sasha. Um cão que brinca é um cão feliz.
Sem fazer qualquer propaganda ao laboratório que é o mais conhecido na produção das feromonas, até porque não vendem ao público, aqui vai o link para poderem ter mais informação. Eu estou muita grata a quem me deu a dica , na altura estava desesperada. E temos sempre receio de provocar ainda mais traumas. Mas cada conquista, por pequenina que seja é um progresso, depois temos é que fazer com que esse progresso seja consistente e assim evoluirmos para o passo seguinte.
http://www.ceva.uk.com/CorporateUKPro.n ... t&Expand=7
Pessoalmente,pela experiência que tive , aconselho a todos que tenham cães, adoptados ou não e que necessitem de se sentirem mais seguros, por exemplo , uma mudança de casa, os donos mudaram de carro , ir para um hotel, enquanto os donos vão de férias ( usar o colar ),fobias , etc. Falei com o veterinário sobre o assunto , disse-me que sim para tentar , mal não ia fazer. E não fez.
Espero ter ajudado.
Força para todos os que têm a bondade de ajudar os amiguinhos que são abandonados e maltratados por bípedes ( acho que não merecem que se lhes chame outra coisa

), pois sabemos que temos muito trabalho pela frente, não é a mesma coisa que ter um cachorrinho desde os 3 meses de idade e que nos vai acompanhando .
Nestas situações dos abandonos e maus tratos, eu sou muito extremista, chego ao ponto de desejar que deveria haver uma modo de fazer passar pelo mesmo quem maltratou e abandonou. Olho por olho, dente por dente. De certeza que não gostavam.