segunda mar 28, 2011 9:58 pm
Venho dar notícias de novo, há um tempo que não o faço.
Passa-se o seguinte, há bocado decidi ir fazer uma muda parcial da água dos meus tritões. Vejo umas "coisas" pretas e pequenas mas pensei que fosse algum lixo e até suguei duas para o balde. No entanto quando meti a água nova as "coisas" mexeram-se! Tenho pequenos girinos, cerca de 10. Resgatei os sugados e voltei a metê-los no sítio. Fui apanhado de surpresa porque não vi ovos em lado nenhum e todos os dias espreito o aquário.
Não faço ideia se serão só aqueles, se virão mais ou se estes vão morrer todos. Já andei a pesquisar pela net fora e fiquei com umas dúvidas. Uns dizem que devo separá-los, outros dizem que eles ficam bem no aquário dos pais, o pior que pode acontecer é canibalismo entre larvas ( quero suprimir isso com uma boa alimentação).
Li que eles têm uma fase terrestre bastante longa, não sei é se apenas necessitam de uma pequena parte seca (que já têm) ou se precisam de uma parte seca grande e uma zona de água rasteira. Portanto a dúvida acaba por ser a mesma: retirá-los do aquário ou deixá-los ficar? Se os tiver de tirar para outro lado, além de plantas e "ilhas" para eles subirem para quando já tiverem feito a metamorfose, que devo ter mais no aquário deles?
Qualquer das opções eu consigo proporcionar-lhes, embora retirá-los irá ser uma trabalheira porque aquilo está uma selva. Portanto, quem tenha experiência em criação, que me aconselhe melhor. Quanto à alimentação e tempo que demoram a crescer, estou informado.
Eu que pensava "porcaria de porco tresanda". Heis que entrou o Johnny na minha vida e tudo isso mudou.