Dermatite!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

blackrott
Membro
Registado: terça ago 26, 2003 1:22 pm

domingo out 26, 2003 4:45 pm

realmente não estou muito habituado ...

obrigado pela chamada de atenção .

terei mais cuidodo apartir de hoje :))
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

domingo out 26, 2003 8:38 pm

ola a todos,

peço imensa desculpa se fiz alguem falar de medicamentos, porque compreendo que a automedicaçao (neste caso, medicaçao dos nossos caes) pode ser bastante perigosa. no entanto, existem diversos sites que fornecem as informaçoes que aqui foram dadas, a net eh universal... e de facto eh um problema que nenhum de nos pode terminar!
no entanto, gostaria de dizer q coloquei este post precisamente para ver se descobria qual a causa da doença, uma vez que eh recorrente em tantos animais.

desculpem qq coisinha, e obrigada a todos.

PS - errei ao partir do principio que por aqui toda a gente pensa de modo semelhante! :oops: nunca devemos nos ppios medicar os nossos animais!
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta out 30, 2003 9:55 pm

caros foristas,
fui hoje outra vez com o scar ao vet... pois eh, estamos agora a por a hipotese de ser algo de contacto, dado que a zona afectada da coxa ja recuperou.
nos testiculos eh que se mantem a dermatite, bacteriana, e vai rodando ah volta deles, melhorando e piorando...
o que se passa eh q a vet agora pos a hipotesae de ser da mudança de detergentes que houve ca em casa... pelos vistos os detergentes do chao podem ser mais ou menos susceptiveis de "atacar" os nossos bichinhos...

agora a questao dos fungos. Informei-me e ha de facto alguns fungos que se aproveitam desta doença para se instalarem, porem, quando ha uma "dermatite" causada por fungos, tem outro nome, e como tal, ja n eh dermatite.

espero que ele agora melhore...
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta out 31, 2003 12:00 am

Cães com comichão... pode ser imensas coisa diferentes. Não é UMA doença é UM sintoma!

Desde fungos, sarna, pulgas, infecções, alergias, .... cada causa com um tratamento especifico.

Já agora uma pequena reflexão:

Uma hipótese que geralmente não se coloca com frequência, e que pode estar por detrás de muitas dermatites bacterianas ou fungicas dificeis de resolver e recorrentes, é as alergias, ou mais especificamente, a ATOPIA. A atopia é uma manifestação de sintomas alérgicos num local diferente do da entrada do alergéneo. Neste caso manifesta-se na pele ( prurido, pápulas), causados por agentes alergénicos inalados.

No estágio que fiz em Madrid, nas consultas de dermatologia, 90% dos casos que apareciam eram atopia, causado por inalação de polen das gramineas. Os cães tal como nós estão a desenvolver sintomas alérgicos cada vez com mais frequência, devido á poluição. Era bastante comum em cães de cidade e de apartamento. Os sintomas de prurido sazonal ( na primavera/verão) eram bastante tipicos.

Em Portugal a alergia mais frequente é a alergia á picada da pulga, pois somos mais húmidos que Espanha.

O teste para detectar alergias é simples: basta uma análise ao sangue.

O intenso prurido dá normalmente origem a pápulas na zona das axilas, entre os dedos, na parte interna da coxa, na barriga, no focinho, comichão nos olhos e perda de pêlo. Como consequência do coçar frenético do cão, ocorrem infecções secundárias por bactérias e/ou fungos.

A administração de antibióticos e corticosteroides, apenas, tratam os sintomas, mas a causa continua por resolver e assim que se retiram os medicamentos, volta tudo ao mesmo.

Depois de diagnosticado a que alergéneos o cão é sensivel, a única hipótese de cura é a desensibilização através de vacinas ou o evitamento do contacto com o alergéneo ( nem sempre possivel).

Alguns cães não respondem ás vacinas, outros apenas parcialmente, o que coloca uma questão dificil de resolver... a administração crónica de corticosteroides orais.. .o que a médio prazo por provocar efeitos secundários graves ( sindrome de cushing..)

Algumas tentativas de aliviar a comichão, APENAS no caso de ALERGIA, passam por dar banhos frequentemente ( retiram o alergéneo do pêlo) , com água fria de preferência ( alivia a comichão) e shampoos próprios para alergias e prurido ( hidratam a pele). Também se suplementa a ração com um óleo que contenha omega3-omega6 ( reduz a inflamação).

Muitos destes cães, terão que ter estes cuidados para toda a vida e ir sendo medicados á medida que a alergia tem exacerbações. Alguns casos muito graves, com impossibilidade de aliviar o animal e com grande degradação fisica, é recomendada a eutanásia.
Última edição por Elsa em quinta nov 06, 2003 1:06 pm, editado 1 vez no total.
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

sábado nov 01, 2003 5:58 pm

Elsa,

Muito obrigada pela sua participação. Fiquei, no minimo mais esclarecida.
Como se vê pela sua participação, o que se pretende aqui não é arranjar receitas, muito menos partir de casos particulares para tratar o geral: é um fórum de discussao.

Não posso dizer que essa hipotese da alergia não me assus´te, mas realmente acima de tudo gostaria de descobrir a causa... para depois sim tratar os sintomas.
Vou recomendar à minha vet que faça as análises, para averiguar.

Entretanto, dados novos: acho que o scar estava a reagir mal ao amiderm, começou a ficar com casquinhas, e a vet optou por mudar a pomada para cicatrin. o que se passa é que desde que comecei a aplicar o cicatrin que acho que não melhora rigorosamente nada.
Bom, vamos a ver...
Obrigada a Todos
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

terça nov 04, 2003 8:35 pm

pois bem... novidades novas do scar...
fez hj uma recolha de pele para ir para analise. o q se passa eh q melhora e piora sem nos apercebermos o porque.. começo mesmo a ficar preocupada! :| tadinho, hj teve q ser sedado e tudo...
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quarta nov 05, 2003 7:27 pm

Olá!

Isto de borbulhas e alergias, nem digo nada...
O meu yorkie este verão foi demais, tadito! O bom de tudo é que ele não tem comichão :?: o vet disse que era alergia e deu anti-alergico e posteriormente fez análise para despistar fungos e felizmente deu negativo. ultimamente estou a chegar a brilhante conclusão que a alergia seria do amaciador :?: é que mudei e acho que ele está muito melhor :D
Mas tenho de estar sempre com atenção porque eu acho que só o toque da pulga lhe faz alergia, pode? Também não gostou muito da coleira Escalibor.
Bem cumprimentos a todos Alex
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 06, 2003 12:54 pm

ola alex!
pelo q sei o toque da pulga pode por si so originar alergia. mas inform-se melhor.
N sei se leu por completo a participaçao do membro Elsa, mas ajuda-lo-a concerteza ;)

O scar outra vez:
continuo a espera dos resultados da biopsia, mas para ja fiz uma experiencia. achei q o produto de limpeza e a pomada so estavam a piora-lo, entao desde ontem q so limpo com agua freca... e adivinhe-se: esta a melhorar! :)
tadinho, ja n o aguento ver com aquele arzinho triste e desesperado por caus do funil...
:cry:
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

sexta nov 07, 2003 5:10 pm

CasadeAnaval Escreveu: Não levem a mal mas falar de medicamentos e do tratamento aplicado é extremamente perigosos. Como sabem existem pessoas que vêm aqui somente para poupar dinheiro e acabaram de saber um excelente tratamento ( assim o pensam) para doenças de pele e para a unha encravada.

Existem aqui alguns veterinários, não acham estranho eles nunca falarem da medicação na net e os não veterinários passarem a vida a descrever tratamentos ?
poix... estão interessados mas é em sacar o guito no consultório. aqui na dá dinheiro! :lol: :lol: :lol: ;) ;) ;) :o :o :o :evil: :evil: :evil:
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta nov 07, 2003 5:14 pm

Ó skylark01,
poix... estão interessados mas é em sacar o guito no consultório. aqui na dá dinheiro!
Voçê deve ser anormal!!!! :o :o :o
Ele há com cada um!!!!!
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

sexta nov 07, 2003 7:41 pm

linda76 Escreveu: Ó skylark01,
poix... estão interessados mas é em sacar o guito no consultório. aqui na dá dinheiro!
Voçê deve ser anormal!!!! :o :o :o
Ele há com cada um!!!!!
quer a linda dizer que é mentira?
:o
se eu sou anormal vc é o cumulo da ingenuidade.
volvox
Registado: sexta jul 09, 2010 6:20 pm

sexta jul 09, 2010 6:36 pm

Olá a todos, uma dermatite é uma inflamação da pele, que pode ter várias causas( bacteriana, fungica, parasitária, alérgica). Cada caso é um caso e por vezes, podem ter a mesma aparência e serem patologias completamente diferentes. Por isso nem sempre, nós veterinários, chegamos logo ao diagnóstico, a maior parte dos donos não nos permite fazer todos os exames necessários que ficam muito dispendiosos, e então começamos inicialmente com uma teraupeutica que se não resultar reavaliamos o caso. No caso das alergias, muitas vezes são sazonais, chega a uma derterminada altura do ano e o cão vai piorar, mas isso ocorre porque o sistema imunitario do cão responde de uma forma exagerada a certos alergénios (picada da pulga, polens, etc) e vai necessitar certamente de medicação, não sendo culpa do veterinário.
Os melhores comprimentos
José Santos
Responder

Voltar para “Cães”