Inverno e o Cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

quinta nov 06, 2003 7:12 pm

Antes de tudo gostava de dizer o primeiro olá a todos visto esta ser a primeira vez que participo neste fórum, apesar de já ter lido alguns tópicos anteriores.

O tema que pretendo abordar neste tópico vem a propósito da estação que se aproxima, o Inverno, e os cuidados que os nossos amigos canídeos necessitam, trata-se apenas de uma visão pessoal do assunto pelo que aguardo outras opiniões diferentes ou concordantes.

A temperatura já começa a baixar e tal como nós sentimos frio, os animais também o sentem, sendo evidente que os mais afectados são os de pelagem curta, não acontecendo o mesmo com algumas raças como o Husky Siberiano, o Malamute do Alaska e o São Bernardo que estão bem preparados para invernos rigorosos devido à presença de subpêlo e à camada de gordura que possuem sob a pele, maior que noutras raças.

Um dos problemas da baixa de temperatura é o aparecimento de certas doenças que ocorrem com mais frequências nesta altura. Muitas vezes quando o cão apresenta tosse, espirros, febre, falta de apetite... pensamos na tão conhecida constipação humana, o que no caso dos canídeos poderá se tratar de traqueobronquite ou "Tosse do Canil". É obvio que esta doença pode aparecer em qualquer época do ano, apenas saliento que é mais provável que apareça nos meses mais frios. Esta doença que muita gente desconhece pode ser causada por vírus, bactérias, ou fungos e, note-se, é altamente contagiosa entre os cães através do contacto directo.

Também os animais mais idosos sofrem com a baixa de temperatura, principalmente aqueles que apresentam problemas osteoarticulares como a artrose, calcificações na coluna ou hérnia, que nestas alturas sentem mais dor.

Outro factor a ter em atenção nesta altura é o problema do choque térmico, como exemplo, o banho, a maioria das pessoas já tem a consciência de secar bem o pêlo do cão após o banho, principalmente se se tratar de cachorros, mas muita gente ainda comete o grave erro de sair em seguida com ele à rua, isto como já disse pode provocar um choque termico quer em cães jovens como adultos.

Resumindo... Há que ter certos cuidados com os nossos cães no Inverno, tais como: Diminuir a frequência dos banhos (se possível nem dar nenhum); No caso de cães que são tosquiados evitar estas; Se se tratar de um cão de pequeno porte poderá se colocar uma "roupa" para tapar o cão, sendo esta apenas necessária em cães de pelagem curta; Se possivel passeie o seu cão na rua nas horas mais quentes do dia, como por exemplo entre as 11 horas e as 15;

Aguardo mais sugestões, criticas, opiniões...

Obrigado
scar_raf
Membro Veterano
Registado: segunda set 29, 2003 6:13 pm
Contacto:

quinta nov 06, 2003 7:26 pm

olá susana! seja bem-vinda :)
pois olhe, achei o seu tópico mt pertinente, principalmente para as pessoas que entram no site para perceberem um pco mais sobre animais...

nc tive cães pequenos nem de pelo curto, portanto nc tive que ter cuidados exagerados, além, claro, de os meus viverem dentro de casa!

[i]Também os animais mais idosos sofrem com a baixa de temperatura, principalmente aqueles que apresentam problemas osteoarticulares como a artrose, calcificações na coluna ou hérnia, que nestas alturas sentem mais dor.

[/i]

pois, isto já é outro assunto... o meu velhote de 13 anos tem artrose e sofre muito mais com a baixa temperatura!!! mas, é a pdi, como se costuma dizer !! :)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

quinta nov 06, 2003 7:33 pm

Entre as 11 e as 15? :D O meu vai entre as 7 e as 2 :)

Se tiver mal... aguente-se... No país de origem tinha de aguentar piores coisas :)
AleCa
Membro
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

quinta nov 06, 2003 7:45 pm

[quote=KROZ]
Entre as 11 e as 15? :D O meu vai entre as 7 e as 2 :)

Se tiver mal... aguente-se... No país de origem tinha de aguentar piores coisas :)
[/quote]

:D

Claro que cada dono deverá saber melhor que ninguém quais os cuidados a ter com o seu cão e é obvio que esse horário que referi se possível tal como a frase indica é apenas se possível e claro que muitas destas "regras" só se aplicam as cães mais sensíveis, cachorros e cães de idade avançada... no caso do seu, bem... o país de origem é a Alemanha e realmente lá estaria bem pior em termos de invernos :D.

Um aparte apenas, parabéns pelo seu cão, são cães de guarda excelentes apesar do seu tamanho e com grandes capacidades.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta nov 06, 2003 8:57 pm

Olá

Bem-vinda ao fórum.
Eu tenho três whippets que devem ser os cães mais friorentos do mundo. Mesmo no verão gostam de se meter debaixo da manta quando dormem. Um exagero.
Eles hoje têm mais de quatro anos, mas quando eram pequenos eu questionava-me se valeria a pena pôr-lhes aquelas capas que normalmente se usam no inverno. Mas com o andar do tempo fui verificando que não valia mesmo a pena, mesmo de manhã muito cedo, quando ainda muita gente se está a voltar para o outro lado na cama.
A razão é simples. Normalmente saem de casa e vão directamente para uma praia que fica aqui a 50 metros. Dão umas corriditas de aquecimento e não ficam a transpirar porque eles, por natureza, não transpiram.
Bem, devo dizer que moro no Porto e a temperatura aqui não é muito rigorosa.
... Há que ter certos cuidados com os nossos cães no Inverno, tais como: Diminuir a frequência dos banhos (se possível nem dar nenhum);

Não dar nenhum? Não, essa não. Já lá vai o tempo em que se pensava que os banhos frequentes fazem mal aos bichos. Concordo que se dêem menos, mas nenhum, não.

Durante a noite os meus lingrinhas gostam de ficar cobertos com uma manta. Como disse , até no verão gostam, mas deve ser mimo ou aquela sensação de aconchego, que não tem a ver com a temperatura.
Mas no inverno eu considero mesmo necessário que eles durmam cobertos. Eu considero e eles também :lol:
Como eles dormem num sofá comprido, prendo-lhes uma manta na parte superior das costas do sofá, de modo a formar uma espécie de tenda onde eles se encafuam e lá ficam regalados.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta nov 06, 2003 9:05 pm

Outro factor a ter em atenção nesta altura é o problema do choque térmico, como exemplo, o banho, a maioria das pessoas já tem a consciência de secar bem o pêlo do cão após o banho, principalmente se se tratar de cachorros, mas muita gente ainda comete o grave erro de sair em seguida com ele à rua, isto como já disse pode provocar um choque termico quer em cães jovens como adultos.
então e os aquecimentos? tenho sabido de animais que adoecem porque se deitam junto do calorífero e depois vão para locais mais frios.

eu para já não vou comprar nenhum fatinho aos meus cães. no fim de semana fui à praia. estava um friozinho :( :( mesmo assim, o bom do max ainda se foi chapinhar :D :D e se ele tem o pelinho curto :roll:
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 06, 2003 9:12 pm

anjaazul,
cm é q é o max? tem raça?

nel,
onde costuma ir com os seus? a q praia?

a titulo de curiosidade, o meu cao da agua ate no pino do inverno se manda ao mar... e ja tem 13 aninhos! :)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quinta nov 06, 2003 9:20 pm

anjaazul,
cm é q é o max? tem raça?
o max está muito bem representado no meu album. dizem os "entendidos" que é um fila de são miguel :o :o ele não é muito dado a grandes banhos de mar. mas adora correr na água e molhar-se. então beber água salgada :o :o
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 06, 2003 9:21 pm

scar_raf Escreveu: nel,
onde costuma ir com os seus? a q praia?
Praia dos Ingleses. Moro por cima do Restaurante Varanda do Sol e a entrada para a garagem do prédio é mesmo ao lado do restaurante. E logo ali há uma passagem sob a rua que dá acesso à praia. Eles já sabem o caminho. No verão é que não há praia para ninguém.
Só para os ingleses... de garrafão :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
scar_raf
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 06, 2003 9:29 pm

anja,
vou ja ver o lindao! :)

nel, acho q ja o vi lá... nao ha muita gente por aí com tantos whippets!! :!:
AleCa
Membro

quinta nov 06, 2003 9:46 pm

[quote=nel]

[quote]... Há que ter certos cuidados com os nossos cães no Inverno, tais como: Diminuir a frequência dos banhos (se possível nem dar nenhum);[/quote]
Não dar nenhum? Não, essa não. Já lá vai o tempo em que se pensava que os banhos frequentes fazem mal aos bichos. Concordo que se dêem menos, mas nenhum, não.

[/quote]

Olá nel, neste ponto ainda estou um pouco confusa, já li tópicos acerca do assunto mas a duvida ficou a mesma, o veterinário da minha cadela por exemplo defende que um banho de dois em dois meses não acarreta problema nenhum, outras pessoas pelo contrário defendem que nunca mais que um banho por ano, isto analisando os extremos. Como defesa dos canídeos de donos mais irresponsáveis, ao não secar convenientemente os cães de pelagem longa, os cachorros... sugeri não se dar banho nenhum durante o inverno, mas na verdade eu própria não cumpro isso, a pelagem da minha cadela é clara e como tal os banhos não têm data definida são dados quando necessários. Agora talvez por medo de tudo o que dizem acerca dos banhos muitas vezes opto por a limpar apenas superficialmente com uma toalhita... por acaso pensei em abrir um tópico com este assunto mas após uma breve pesquisa reparei que já havia outros e o assunto provavelmente já está mais que debatido!

Possivelmente não abordei este tema da melhor maneira e exagerei um pouco os cuidados a ter partindo sempre da ideia que se alguém mais inconsciente lê-se este tópico poderia tomar consciencia de certos erros graves que comete com os seus cães... mas erradamente não pensei que a maioria dessas pessoas nem se dará ao trabalho de ler tópicos seja onde for :?

Devo um pedido de desculpas a todos pelo exagero apresentado no tópico, mas fica a ideia e realmente os riscos aqui apresentados são bem reais, as medidas de prevenção é que confesso que exagerei um pouco :oops:
nel
Membro Veterano
Contacto:

quinta nov 06, 2003 11:33 pm

Olá AleCa

Eu sinceramente não creio que tenha havido exagero naquela mensagem e até a apreciei na generalidade. Só fiz aquele reparo em relação à frequência dos banhos porque me parece, não só pela minha experiência como pela opinião do veterinário, que dar banhos com frequência ao cão já não é aquele fantasma que ainda é comum na opinião de muita gente.
Quando digo "pela minha experiência" não quero insinuar que sou um entendido na matéria. É mesmo exclusivamente pela experiência adquirida apenas durante 4 anos com os meus cães que, sistematicamente, se metem na água do mar e me obrigam a dar-lhes banho (por vezes apenas uma chuveirada) muito frequentemente. Inicialmente, como tinha aquele mito metido na cabeça de que não se devia dar banho ao cão a não ser uma ou duas vezes por ano, ficava cheio de problemas de consciência. Mas, ao mesmo tempo ia verificando que o pêlo deles se mantinha muito saudável e sedoso. Um dia falei nisso ao veterinário e ele disse que isso era mesmo um mito.
Deixei de me preocupar com isso e presentemente dou-lhes banho quando eles necessitam e sem me preocupar com a frequência.
E não dou mais banhos porque é uma trabalheira. São três...
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

sexta nov 07, 2003 9:11 am

Olá

Seja bem vinda;

O nosso país tem durante o ano um óptimo clima para quase todas as raças , daí não ver grandes necessidades, numa ou noutra estação com esta ou aquela raça, de grandes alterações na rotina que temos com eles.

No meu caso nada se altera, se dormem em cima de um estrado no Verão é nesse estrado que dormem no Inverno. É assim para todas as raças que tenho; PAs, Dober e Rottys sejam adultos ou cachorros, e não me preocupa nada que quando chove, por vezes a potes, e eles "teimam" em estar à chuva, por vezes todos enrolados. Têm alternativa, na minha óptica mais confortável, mas ao que parece não é a mesma deles.

Desde que bem alimentados e com espaço para se exercitarem e tendo uma alternativa quente e seca, eles que escolham o que lhes dá mais conforto.
Um abra&ccedil;o
RuteMartins
Membro Veterano
Registado: sábado jun 21, 2003 2:36 pm

sexta nov 07, 2003 11:53 am

Olá a todos,

Em relação ao banho, dou nas mesmas quantidades no Inverno que dou no Verão, Mas no Inverno a seguir ao banho sequo-os logo com o Secador do cabelo ;) e eles gostam ;) , e noite tapo-os com uma mantinha :lol: ;)
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

sexta nov 07, 2003 12:08 pm

Gostam????

qu'inveja :o :o :(
Responder

Voltar para “Cães”