Viveiro para periquitos

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
tiagorod
Membro Júnior
Registado: sábado mai 22, 2010 5:41 pm

segunda jul 12, 2010 8:56 pm

Olá amigos foristas (e a todos os outros também ;).

Sempre adorei os nosso amigos pássaros e decidi por na cabeça a ideia de construir um viveiro.
Sempre tive 2 casais de periquitos, mas passado 1 mês tinha que os dar devido À minha indisponibilidade. 1 mes a seguir voltava a comprar mais 2 casais e voltava a dá-los e assim aconteceu muitas vezes. Mas a pouco tempo deram-me 2 casais (nem os comprei) e ja deram rebentos ambos os casais, tenho agora 4 adultos + 9 filhotes (4 de um casal e 5 de outro).

Quero construir um viveiro +- assim:
Imagem
(peço desculpa, mas foi feito em POWERPOINT...nada de muito elaborado, acho que dá para entender. Está ai um erro. a janela que está nos ninhos deveria ser menor, nao ficando completamente em cima dos ninhos, apenas no centro destes. O tracinho preto é menor)
As medidas, tinha pensado em 7.50m de comprimento, 2.6m de largura e 1.90m de altura, que acham?

Alguem sabe que tipo de árvores posso colocar lá para os periquitos (e futuramente mandarins (ou não convem juntá-los?)?

Estava a pensar em a "casa" ser de tijolo, chão de cimento, pois vou pô-lo no jardim e não quero que vá lá ratos nem cobras matá-los :( e as janelas era aquele "plástico" mais rijinho, que nao quebrasse. Mas assim ficavam sem respirar...Tinha em mente, na "janela" maior, na lateral do viveiro, quase opé do tecto um buraco com 0.40cm de diâmetro "forrado" com rede, para não fujirem.

Alguem sabe +- o custo dos tijolos e as medidas comuns?

Desde ja agradeço a todos!

Cumprimentos,
Tiago Rodrigues
Última edição por tiagorod em segunda jul 12, 2010 10:09 pm, editado 4 vezes no total.
tiagorod
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 8:57 pm

Oh...ja vi que a imagem não ficou bem :(
alguem sabe como ponho a imagem que tenho aqui no ambiente de trabalho do computador, ou e necessario 1º colocar na internet?
Obrigado
lucassilva
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:06 pm

segunda jul 12, 2010 9:04 pm

fogu 7,5 metros :o ??? paque tanto :lol: ??? podes juntar caturras a eles :?
tiagorod
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 9:12 pm

lucassilva Escreveu:fogu 7,5 metros :o ??? paque tanto :lol: ??? podes juntar caturras a eles :?
:D Obrigado. 7.5 e muito? Para ter la duas arvores e depois aquele espaço para os comedouros e ninhos? Conseguiste ver a imagem?

As caturras e as calopsitas?

Obrigado
tiagorod
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 10:10 pm

Ja conseguir por a foto...finalmente :D
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

segunda jul 12, 2010 10:24 pm

Um viveiro com 7,5 metros, e essa estrutura que fala, é excelente para a maioria das aves. OS piriquitos vão adorar viver num espaço desses, mas alterava uma coisa que me parece poder fazer a diferença no futuro, quando a colónia começar a aumentar bastante, a localização dos ninhos. Não os coloque todos na mesma zona, deve colocar grupos de dois ninhos espalhado por vários locais diferentes, de preferência todos à mesma altura, para que cada casal possa ter os seus dois ninhos e assim evitar brigas. O que aconselho num viveiro dessas dimensões, é que coloque mais de dois casais e que vá trocando com alguém algumas crias para evitar consanguinidades...
Depois vá postando fotos à medida que a construção se vá desenvolvendo.
tiagorod
Membro Júnior

segunda jul 12, 2010 10:29 pm

Joaoejoca Escreveu:Um viveiro com 7,5 metros, e essa estrutura que fala, é excelente para a maioria das aves. OS piriquitos vão adorar viver num espaço desses, mas alterava uma coisa que me parece poder fazer a diferença no futuro, quando a colónia começar a aumentar bastante, a localização dos ninhos. Não os coloque todos na mesma zona, deve colocar grupos de dois ninhos espalhado por vários locais diferentes, de preferência todos à mesma altura, para que cada casal possa ter os seus dois ninhos e assim evitar brigas. O que aconselho num viveiro dessas dimensões, é que coloque mais de dois casais e que vá trocando com alguém algumas crias para evitar consanguinidades...
Depois vá postando fotos à medida que a construção se vá desenvolvendo.
Obrigado João...

Naquele corredor deixo quantos ninhos entao? Deve ter aproximadamente 1.2m de comprimento...

Sim...Obrigado, 2 casais não :D Não vou construir ja, ate pq tenho poucas aves de momento. So daqui a algum tempo, 1º tenh q arranjar bons materiais. Convem ter bastantes pois vai ser muito grande e vai ficar no jardim, poucas aves ali vao ficar com frio, quantas mais melhor para se aquecerem com o calor corporal. Depois quero tambem comprar 1 casal de colopsitas (caturras) ao que parece algumas da-se bem com periquitos ou entao mandarins.
Pelo que imaginei do viveiro, nos meus pensamentos ficaria mto giro. a arrecadaçao devia ser 0.8mX0.8m para guardar a comida e assim...Teria uma pequena banheira para eles etc...

Obrigado.

PS: Sabe +- o custo dos tijolos e das caturras? Obrigado
lucassilva
Membro Veterano

segunda jul 12, 2010 11:05 pm

30€ compras um casal de caturras ou calopsitas ou ate por menus nas feiras . mas o normal é 30

tens ai grandes projectos :lol:
Joaoejoca
Membro Veterano
Registado: terça set 02, 2008 2:06 am

terça jul 13, 2010 1:25 pm

Eu colocaria grupos de 2 ninhos, espalhados em vários pontos do viveiro, de preferência à mesma altura todos.
Espalha-os de forma a que entre eles exista um espaço de no minimo 60cm para evitar que os casais disputem os ninhos quando estão a criar.
Nesse viveiro, podes colocar piriquitos e caturras, com tanto espaço não devem haver guerras. As caturras são calmas e os piriquitos não se esticam para aves tão maiores que eles.
Não coloques muitos casais de inicio, eles depois tratam de povoar o viveiro.
Quanto ao frio, eles aquecem-se entre casais, não como colónia, encostam-se um ao outro e aproveitam o calor um do outro...
tiagorod
Membro Júnior

terça jul 13, 2010 1:29 pm

Obrigado Joao.

Ja vi pela net umas caturras a €30/casal...Cinzentas :D
As albinas não encontro, mas tambem so engraçadas ...todas branquinhas :D

Mas fico-me pelas cinzas...
lucassilva
Membro Veterano

terça jul 13, 2010 5:01 pm

fazes muito bem , começar de chao para voar como eu tou a fazer
maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

terça jul 13, 2010 5:41 pm

Se estiver enganada por favor corrijam-me mas não será melhor rede em vez de vidro?
Os pássaros não se poderão magoar ao embater no vidro?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
tiagorod
Membro Júnior

terça jul 13, 2010 5:57 pm

maraya Escreveu:Se estiver enganada por favor corrijam-me mas não será melhor rede em vez de vidro?
Os pássaros não se poderão magoar ao embater no vidro?
Olá Maraya,
não seria vidro, mas sim plástico, daquele rijo. Quase vidro.
Também pensei nisso, na rede e decidi na janela lateral colocar o dito plástico rijo e nas outras (opé das portas) colocaria rede mas de quadrados pequenos.
Obrigado
lucassilva
Membro Veterano

terça jul 13, 2010 6:09 pm

os passaros pecisam de ar e com esse tal plastico n entra ar nenhum :?
Zahn
Membro Veterano
Registado: sábado mar 28, 2009 1:06 pm

terça jul 13, 2010 6:15 pm

Além disso, seja vidro ou plástico irão lá bater com certeza... :S
Responder

Voltar para “Aves”