Sr. Bico Calado,Bico Calado Escreveu:Caro Zeca
Eu apenas relatei um facto que é uma realidade : Tiram-se Shuntzund e Korung na Alemanha pelos preços que referi. Agora se os cães vêm bem ou mal preparados, se as provas são pobtidas á pressão, ou se os cães nem sequer lá vão, isso já é outra questão.
Posso no entanto dar-lhe a minha opinião.
Em primeiro lugar ninguém manda um cão para a Alemanha sem se certificar primeiro que o cão tem a aptidão mínima para tirar as provas, e mesmo assim há surpresas. Não é sucesso garantido a 100%, e ainda o mês passado assisti á devolução pura e simples de 2 cães Espanhois que tinham pontuado na ultima Siegershaw em classe Mt jovens, e que segundo a opinião do Hausbilder não conseguiam superar as provas e por isso foram devolvidos.
Aqueles que revelam o mínimo de aptidão, chegam notrmalmente á Alemanha já com o trabalho base feito ( normalmente mordida e obediencia e fuss). Já presenciei o trabalho de vários hausbilders na Alemanha e posso lhe garantir que o que vi é trabalho altamente profissional, de pessoas que só se dedicam a isto a full time, muito diferente portanto do que se vê por cá, onde os profissionais a tempo inteiro e com capacidade para preparar um cão para Schc e kkl, são muito poucos.
Também os métodos de treino diferem um pouco, sobretudo na organização do trabalho, feito normalmente com cerca de 20 pessoas.
Nas várias provas que já assisti na Alemanha, estavam em prova sempre 60 a 100 cães, e na assistencia encontravam-se sempre 3/4 juizes Kormeister. Pode haver num ou noutro caso algum facilitismo, mas generalizar é errado, até porque estas coisas vêem-se e o prestigio do Juiz que julga está em causa.
Provas compradas não conheço. Fala-se muito disso mas a ser verdade ninguem ainda denunciou um caso que seja. Cães que depois não mordem acontece e irá sempre acontecer, pois muitas vezes o proprietário não sabe dar continuidade ao trabalho que foi feito, e na maior parte das vezes nem lá vai ver como é, limitando-se a despachar o cão e a recebê-lo passados 3/4 meses com os respectivos certificados.
Depois há sempre alguns expedientes, como o figurante que treinou o cão ser o mesmo que está na prova, e obviamente tudo é mais fácil. Portanto provas em 3/4 meses fazem-se ás centenas. Se os cães vêm afinadinhos, prontos para fazer tudo a rigor, não vêm, mas o trabalho está lá e com alguma experiencia é só puxar por eles.
Agora que há alguns exageros é verdade, como aquele cão que tem ScH 1; 2, 3 e Korung tudo feito em 3 meses. Ou aquele cão Espanhol que tem ScH 3 e não morde, e não aparece em provas há meses depois de ter sido uma grande promessa na Siegershaw Alemã.
Penso que não se pode generalisar.
Bico Calado
Tem realmente razão em muita coisa do que diz, mas efectivamente não acredito que um cão que esteja 3/4 meses na Alemanha venha com a prova feita na integra, provavelmente virá a fazer um Fuss, a morder e a largar à ordem, no fundo aquilo que precisamos, agora um cão em 4 meses ou é "sobredotado" ou nao consegue fazer sequer a pistagem, . . . . . . Já vi casos na Alemanha em que nas provas os caes atravessam um rio durante a pistagem, e provavelmente se nao tiver um bom treino de base, perdem-se na hora. Diga-mos que para um cão ter uma prova bem feita precisará no minimo de 6 meses, e já precisa de ir com algum trabalho.
Olhe outra coisa lhe digo, o Sr. que tão mal fala desse cão que não aparece em provas, tem sch 3 e não morde, até já ouvi dizer que por aí pelo sul que se consta que tem muitos filhos displásicos, deixe-me que lhe diga que eu tive o prazer de ir à Alemanha cruzar com esse cão, tive o prazer de ver esse cão a morder, e deixe-me que lhe diga que ele morde e bem, deixe-me que lhe diga que ainda no domingo em laza se viu uma filha dele a morder e muito bem, caso não saibas já há filhos dele na Alemanha a fazer provas de trabalho, e se quiser ver cachorros com 5 e 9 meses filhos dele com um caracter muito bom, também lhe mostro.
Aliás é de rir, que o ISSO também tinha a prova comprada, e na sieger mordia como um crocodilo. Mas a inveja que as pessoas tem do Marcos é muita, pois gostavam de perceber de cães como ele. Mais importante que se ter dinheiro, é preciso saber e perceber de Pastores Alemães, e nisso o marcos é craque.
Há que ser correctos e que o cão é bom é sem dúvida, que o cão reproduz muito bem, sem dúvida, agora o cão não precisa de andar aí a passear nessas monográficazitas com meia duzia de cães, o cão aparecerá em barcelona de certeza, e lá vão tirar as dúvidas do cão. Não falem por falar.
Em Portugal também há um cão de outra galáxia,como já ouvi dizer, e ainda ninguem o viu, nem na sieger apareceu, não aparece em Espanha, e é por isso que vamos julgar o cão?? É por isso que vamos dizer que o cão nao presta, nao morde, etc??? (atenção, não estou a criticar o cão, aliás ainda bem que há ainda quem invista e traga bons cães para o nosso país, pena é nao aparecerem mais 3 ou 4 pessoas como o Sr. Simões para trazerem cadelas boas para Portugal, assim evoluiamos de certeza) Não creio que seja a melhor politica criticar os cães, mas temos sim que dar o valor aos cães, e não é por o dono ser bonito ou feio que vamos estar a falar mal do cão, no caso do Baxter eu fazia a mesma coisa.
Nos temos é que perder o vicio de criticar e falar o diz que disse, e aproveitar estes cães bons para podermos evoluir o nosso canil, não é a comprar constantemente cães no estrangeiro que vamos a algum lado, o importante é ter boas cadelas de cria, e cruzar com bons machos e sacar coisas interessantes. Isso sim é que nos devemos preocupar, e não em falar que este e aquele tem a prova comprada, que dá filhos displásicos e mais não sei o que. Isso não nos leva a lado nenhum.
Temos o exemplo do Calon, um cão que tem uma linha de sangue muito muito boa, que pode dar muito à cria em Portugal, e no korung por um erro do proprietário nao mordeu, é por isso que é mau o cão, ele morde e bem, mas naquele dia nao estava inspirado....... Vamos agora dizer que o criador comprou a prova??? claro que não (se fosse do marcos, certamente que diziam logo que tinha comprado a prova

(editado)