Esterilizacao - pos operatorio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

MariaTeresa
Membro Júnior
Registado: terça jul 13, 2010 9:21 am

terça jul 13, 2010 12:13 pm

Boa tarde a todos,

As minhas garotas (a Zoe e a Mia) foram esterilizadas faz hj 6 dias! Qdo as fui buscar ao vet elas n tinham penso ou colar ou a tal roupinha. Como fiquei preocupada pedi ä vet p lhes colocar a roupa. A realidade é q já passaram 6 dias e elas n se conseguem habituar a andar com aquilo... parte-me o coracao olhar p elas... alem do tecido ser bastante grosso (elas devem andar abafadas com calor), é um bocadinho grande, especialmente para a Mia q estava (e ainda está) extremamente magra.. Ontem telefonamos p a vet e ela disse q podiamos tirar os coletes e assim fizemos! Durante 10 min as minhas garotas estavam de volta!!!! Cheias de alegria e todas espevitadas!! E comeram como ha mto n as via comer!! Nós estavámos tao contentes q até um brinde fizémos :D claro está q qdo olhámos p a Mia já ela estava a tentar arrancar os pontos.. resultado, toca a vestir os coletes outra vez... e cá estao elas hj tristes, tristes... Dps deste testamento a minha dúvida é, será mm necessario o uso destes coletes 6 dias após a operacao? É claro q eu só quero o melhor para elas, e se tiver de ser, enfim, tem de ser.. mas eu realmente gostaria de lhes poder aliviar um pouco o desconforto q elas sente...

Desde já agradeco a vossa opiniao e se puderem partilhar as vossas experiencias comigo, melhor ainda :) !
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

terça jul 13, 2010 3:42 pm

Quando a Sakura foi esterilizada também me partia o coração vê-la de vestido e colar. Mas tinha mesmo de ser, até porque a pequena teve mesmo uma cirurgia de barriga aberta. Tiramos o vestido quando ela foi tirar os pontos e o colar 2 dias depois. Mas isto foi tudo a vet que indicou.

Acho que o melhor é mesmo falar com o veterinário.
MariaTeresa
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 10:52 am

Obrigada pela resposta Mindless.

Eu já tinha telefonado á vet e ela disse p tirar a roupinha! Ontem voltei a ligar e ela já disse p n tirar :? Tb n compreendo como é q a vet estava na disposicao de mandar as meninas p casa sem qq tipo de proteccao visto q é tao importante q elas n tenham acesso ao corte... enfim..

Mas a boa noticia é q elas já vao tirar os pontos na sexta ao fim do dia :D estou ansiosa p poder aperta-las e vê-las a correr pela casa!!!

Só mais 2 dias :D
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 14, 2010 12:49 pm

MariaTeresa Escreveu:Obrigada pela resposta Mindless.

Eu já tinha telefonado á vet e ela disse p tirar a roupinha! Ontem voltei a ligar e ela já disse p n tirar :? Tb n compreendo como é q a vet estava na disposicao de mandar as meninas p casa sem qq tipo de proteccao visto q é tao importante q elas n tenham acesso ao corte... enfim..

Mas a boa noticia é q elas já vao tirar os pontos na sexta ao fim do dia :D estou ansiosa p poder aperta-las e vê-las a correr pela casa!!!

Só mais 2 dias :D
Deveria, pelo menos, ter recomendado o colar Isabelino mas deve ter-lhe falhado lembrar-se. ha Vets que lidam mais com canideos que com felinos e nesses e "normal" que se esquecam das recomendacoes de acordo com o felino...! Isto porque ha cadelas (muitas) e gatas (raras sao) que nao precisam de qualquer proteccao no pos operatorio.

Apos serem retirados os pontos, convem mais algum tempo e proteccao ate porque quando se retiram por vezes ficam espacos com pontinhas de sangue (ainda por cicatrizar ou a precisarem de mais tempo para a cicatrizacao) e nao convem nada que lambam essa areas...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MariaTeresa
Membro Júnior

quarta jul 14, 2010 1:56 pm

Oh... e eu a pensar q na sexta acabava o tormento das gatas...

Bem, obrigada pela dica! se a Vet se "esquecer" tb deste pormenor, pelo menos já estou preparada e n saio de lá enquanto ela n me explicar direitinho o q vai acontecer a seguir!

Só espero q elas n tenham de usar o "colete" outra vez :?
Mindless
Membro Veterano

quarta jul 14, 2010 8:47 pm

Foi quando tirou o vestido que a Sakura teve de andar de barriga ao lé, mas de colar. Não sei se por 1 dia ou 2. Mas tinha os tais pontinhos vermelhos que a leonilde disse. E ela tentou logo ir lamber a barriguita.

Depois de ela tirar o vestido já não me custou tanto, porque sabia que era por pouquinho tempo.

Tudo de bom para as pequenas.
MariaTeresa
Membro Júnior

quinta jul 15, 2010 10:48 am

Elas hj estão um bocadinho mais animaditas.. já dormem na cama connosco, embora sejam noites em claro p mim pq tenho pavor de sem querer as magoar e estou sempre a puxa-las p o meu lado pq o meu marido joga futebol enquanto dorme! Mas elas estao a comer bem, o cocózito e o xixi tb estao normais, qdo brinco c elas, elas reagem bem (desde q estejam num sitio onde se sintam seguras) mas continuam num desespero p andarem!
Elas num desespero p andarem e eu num desespero p dormir :)

Mas o q eu quero mm é q elas estejam de boa saúde, q n hajam complicacões e q a causa do emagrecimento excessivo da Mia tenha sido mm por causa dos cios constantes e q a D. Mia agora engorde!!!!

Se assim for, eu fico mais q feliz!! :D
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta jul 15, 2010 11:08 am

Nunca vi os vestidinhos de que oiço falar nos pós op. As minhas gatas foram esterilizadas em Lx há uns anos e foi uma pipa de massa e foi pontos de tirar, foi medicação em comprimido, foi colar.

Cá em baixo a nossa vet é sempre suturas absorvíveis seja gatas de rua ou não, antibiótico injectável, o pós operatório é fantástico, nada de funil, a incisão mínima e gatas de rua em 2 dias de pós operatório são soltas. Um descanso e uma maravilha.

Dá para colocar fotos do dito vestidinho para eu ver? :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
MariaTeresa
Membro Júnior

quinta jul 15, 2010 12:01 pm

Antes da operacão, perguntei a alguns amigos como tinha sido o pós-operatório pq estava preocupada e todos me disseram q n havia grandes problemas p eu ficar descancada q nem havia necessidade de voltar ao vet p tirar os pontos! Portanto os pontos deixaram de fazer parte das minhas preocupacões e das minhas perguntas á vet! Mais um erro da minha parte!! Só no dia em q as fui buscar é q soube q teria de voltar após 10 dias! Eu acho indecente q um vet sabendo q existem opcões q minimizam o desconforto do animal n as usem.. acho mm indecente..

E eu queria colocar as fotos aqui e n sei como!! :?
Mindless
Membro Veterano

quinta jul 15, 2010 9:43 pm

Eu recusei-me a tirar fotos à Sakura e deitei o vestido fora assim que ela deixou de precisar dele, pois as recordações que tenho dessa altura são péssimas.

O que lhe posso dizer, elsasmc, é que o que a Sakura usou era tipo uma rede. Aquilo, à primeira, parece uma ligadura, mas depois percebe-se que tem bastante licra e quando se estica para se enfiar o bichano lá dentro tem buracos. A mim faz-me lembrar aqueles collants de rede que se usaram aqui há uns anos. Não sei se me fiz entender. Mas se não, não se preocupe, tomara eu nunca ter tido conhecimento desses vestidos. O pós-operatório da Sakura foi horrível por causa dessa coisa e se eu soubesse o que sei hoje tinha corrido com ela para outro sítio para fazer uma cirurgia dessas com um corte mínimo.

Mas agora já está e espero que ela nunca mais tenha de usar nada disso.
elsasmc
Membro Veterano
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

quinta jul 15, 2010 9:51 pm

Eu estou satisfeita com a técnica utilizada pela vet. As bichinhas ficam óptimas e frescas.

Sei também de alguns vets que fazem de lado, mas mais vets estrangeiros. No entanto o ano passado disseram-me que era apenas útero-histerectomia e acho que não faz sentido e deve-se tirar tudo para evitar problemas futuros. Não sei se agora a técnica de lado fazem mesmo ovh-ovariohisterectomia ou continua igual.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jul 15, 2010 9:52 pm

Já esterilizei várias gatas com sutura normal e nunca usaram qualquer vestido, que deve ser horrivel para elas, apenas o colar.
E mesmo com a sutura interna pequena na lateral, o meu vet aconselha colar por uns dias - e o certo é que a Molly tirou o colar e andou a puxar e a costura ficou com uns altos. Por isso não facilito.
MariaTeresa
Membro Júnior

sexta jul 16, 2010 6:00 am

Eu tirei uma foto ontem, só n sei como hei-de fazer p voces a verem! Elas estavam na janela e bem dispostas :) mas ainda ontem á tarde comecei a ouvir uns barulhos estranhos e era a Zoe aflita pq n estava a conseguir andar p a frente só p trás então ía com o rabito contra td o q encontrava...
e já lá vão 9 dias!

Esses coletes de rede, eu conheco! Estes é q nunca tinha visto!! :? Isto parece aqueles roupinhas q se colocam nos cães pequeninos q têm muito frio de inverno.. Bem, elas hj vão tirar os pontos e a porcaria dos coletes! Eu estou tão ansiosa p as ver bem q nem dormi direito!! E fico danada por saber q existiam opcões q podiam minimizar o sofrimento e a confusão q elas sentem!! O vet tinha o DEVER de nos informar q existem pontos q são absorviveis pelo organismo, q há pontos q caem, q há pontos q têm de ser retirados e o q é mais confortável p o animal, o colar ou o colete!
Tenho pena de n ter encontrado este forum há mais tempo... de certeza q as coisas teriam sido diferentes :(

Bem o importante agora é q a ferida esteja bem cicatrizada, q n n hajam infeccões e q as garotas possam vir casa e voltarem a ser as terroristas de sempre :D
elsasmc
Membro Veterano

sexta jul 16, 2010 7:12 am

Bingley Escreveu:Já esterilizei várias gatas com sutura normal e nunca usaram qualquer vestido, que deve ser horrivel para elas, apenas o colar.
E mesmo com a sutura interna pequena na lateral, o meu vet aconselha colar por uns dias - e o certo é que a Molly tirou o colar e andou a puxar e a costura ficou com uns altos. Por isso não facilito.
E lateral é ovh ou só histerecotmia?
</p>
MariaTeresa
Membro Júnior

sexta jul 16, 2010 7:34 am

Bem, pelo q percebi é ovh (retirada de ovários e útero, certo?) até pq a Mia foi esterilizada (ou castrada, só aqui no forum percebi q havia estes 2 termos tb p gatas) por necessidade mm! Os cios constantes estavam a afectá-la fisicamente.. ficou muito magra e com um ritmo cardiaco bastante elevado..

Como estou a viver temporáriamente na Holanda a comunicacão é sempre afectada mas pelo q a vet disse ao meu marido (q é holandês) seriam retirados os ovários e o útero..

O corte foi feito na barriguita e na Mia deve ter uns 3cm e na Zoe uns 3,5 cm..
Responder

Voltar para “Gatos”