entao pensei comigo , nao vou ceder , vou arranjar outro tipo de bicho para substituir so para nao ficar sem um bichinho pois eu nao suporto viver sem bichos de estimacao . i love!! , entao perguntei , e uma iguana , nao suja muito , nao fede acho que nao ha problema esses 1 mes sem limpar o terrario ja que sua urina nao deve feder tanto ........ ela disse NAO!! tenho nojo , nao invente repteis aqui em casa nem pensar

entao bateu aquela depre , poxa , nao vou poder ter bichos pois ninguem poderia me substituir nos cuidados , teria que arranjar um bicho que nao sujasse tanto a gaiola em 1 mes , ja que a parte de comida e agua o pessoal ate topa
entao lembrei de um antigo desejo meu , inocentemente esquecido em troca de uma criação de bettas que me custou pacas , os PERIQUITOS
pensei , poxa , uma ave nao deve ser tao suja como um roedor , minha mae nao tem nojo , e nem arlegia ( e o motivo por eu nao poder ter um cachorrinho ) , ninguem da minha familia tem aversao ( nao gostam de hamster pq dizem q hamster e mesmo q rato , imaginem se eu quisesse um twister

entao venho a vcs novamente , para tirar duvidas
1° um mes sem limpar o recinto , deixaria o ambiente fedorento ? ou os periquitos sao mais limpinhos e cheirozinhos que os roedores ? seria muito prejudicial ?
2° em questao de reprodução tem aquele pequeno problema de hipermultiplicacao igual aos roedores ? ou eles sao controlados ?
3° morrem rapido como os roedores , ou duram mais tempo ? quanto ?
e o principal que e no que diz respeito a uma ideia maluca que eu tive
eu sou um fascinado por meio ambiente , amo ver documentarios de bichos no habitat selvagem , e sempre fui fascinado por montar biótopos
entao pensei porque nao ? sera que eu posso montar um tipo de gaiola diferente para meus periquitos ?
eu pensei num projeto parentemente legal que e o seguinte:
ao inves daquelas gaiolas convencionais , fazer eu mesmo um tipo de terrario-gaiola , ou seja , montar uma estrutura de madeira de 90x70x90 ( compxlargxaltr ) com aberturas nas laterais protegidas por arame ( para ventilacao ) e frente movel de vidro ou acrilico ( com tranca pq sei que psitacideos sao muito espertos e conseguem abrir tudo se tiverem oportunidade ) para facilitar a observacao com aberturas para comedouros e bebedouros
para decorar eu pensei num subtrato de areia ( assim como em seu habitat ) , com umas gramineas , pequenas pedras e troncos secos no solo , por ums galhos presos as paredes laterais ( para servir como poleiro ) e como ninho eu queria usar um cano de pvc com furo recoberto por cascas de arvores tratadas por dentro e por fora preso na parede traseira , que vai do chao ao teto simulando uma arvore oca , com galhos presos nela tbm .......... pensei em por uma iluminacao fraca no teto para a visualizacao noturna ate umas 7h , e por uma banheira no chao como uma lagoazinha para o verao
o que acham ? pode ser assim ? ficaria legal ? tem problema se eu usar areia no chao ? assim junto as plantas o ambiente poderia ser um tipo de auto-sustentavel , ja que na hipotese o excremento das aves poderia servir como adubo para as plantas ( corrijam-me se estiver errado , afinal e so uma hipotese ) assim reduziria os cuidados ao exesso de comida caido , e de escremento execivos ....... esse e um sistema para mim que queria mais observar ao inves de ficar pegando e etc , nao que eu nao deseje isso tbm , mais e mais para observacao
o que vcs acham ? o que vcs corrigiriam ? pensei numas cordas tbm penduradas aos galhos para distracao , mesmo que fugisse eo original
por favor opinem e me ajudem
Abracos!!