Morrer como um Touro
Moderador: mcerqueira
Ainda não consegui ouvir um aficcionado de tourada a falar com um minimo de lógica.
Será porque é um espectáculo de tortura medieval sem qualquer lógica e completamente desfazado do nosso tempo?
É deprimente.
Será porque é um espectáculo de tortura medieval sem qualquer lógica e completamente desfazado do nosso tempo?
É deprimente.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
Eu não sei se me estás a incluir nesse lote de " aficionados".LuMaria Escreveu:Ainda não consegui ouvir um aficcionado de tourada a falar com um minimo de lógica.
É deprimente.
A ser aficionada sou do touro. Acho-o um animal lindo e majestoso.
Percebo o que queres dizer. Tambem acho uma factura muito pesada , para o touro. E é um bocado descabido colocar-lhe nos quadris a responsabilidade da manutenção do montado.
Mas , como tudo o que envolve dinheiro, a racionalidade perde-se perante outros valores.
E não, não vou a touradas. Mas tambem não me vou pôr á porta do Campo Pequeno, com mais outras cinco pessoas a gritar e a insultar quem lá vai assistir ás touradas.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm
Por isso chamei à atenção para os Garranos... Para quem não sabe, os garranos que existem no Gerês têm todos dono. Os donos (criadores) recebem um subsídio para criarem os animais e os deixarem à solta (estado semi-selvagem) e assim evitou-se o desaparecimento do nosso cavalo "selvagem"...nicasxi Escreveu: Um ganadeiro , dificilmente vai manter o montado se o " guardião" deste não lhe trouxer nenhum retorno. Não nos iludamos, trata-se de dinheiro, sim.
E acabando a principal função para o touro ( a tourada ) , sinceramente, salvo algumas excepções , não estou a ver que o touro e o montado se mantenham. Sem retorno, vejo muito mais depressa aparecerem , que nem cogumelos, novas superficies comerciais e afins.
Não concordo muito com o método utilizado, mas parece ter um resultado mais ou menos satisfatório, por isso com o gado bravo não será excepção... Os criadores continuarão a ganhar com a criação, se calhar não ganham tanto, mas os que realmente querem preservar a espécie continuarão a ganhar.
"<strong>O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano.</strong>" (Isaac Newton)
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas não tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>
"Todos os Pássaros são Aves, mas nem todas as Aves são Pássaros!" </strong>(Máxima da Zoologia, que pode ter vários sentidos na vida)
<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estarás sempre comigo Cícero!</strong>
Nicas és aficcionada?nicasxi Escreveu:Eu não sei se me estás a incluir nesse lote de " aficionados".LuMaria Escreveu:Ainda não consegui ouvir um aficcionado de tourada a falar com um minimo de lógica.
É deprimente.
Percebo o que queres dizer. Tambem acho uma factura muito pesada , para o touro. E é um bocado descabido colocar-lhe nos quadris a responsabilidade da manutenção do montado.
Mas , como tudo o que envolve dinheiro, a racionalidade perde-se perante outros valores.
E não, não vou a touradas. Mas tambem não me vou pôr á porta do Campo Pequeno, com mais outras cinco pessoas a gritar e a insultar quem lá vai assistir ás touradas.
Começo a achar esse argumento da conservação género medalha do estou-me a borrifar mas estes sentimentos conservacionistas ficam-me bem.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Não creio.TheOne Escreveu:Onde se chega ao esplendor máximo e se puxa pelas principais características da raça, não é em Dressage ou atrelagem, é no toureio. E se deixarem de tourear, essas mesmas características desaparecerão e serão apuradas outras, viradas para a Dressage e outro tipo de desportos.dinodane Escreveu:Não acredito nessa teoria. O cavalo Lusitano não é usado só em touradas, é um cavalo conhecido mundialmente e usado em n disciplinas de alta escola.
Já vi PSL a tourearem sozinhos, sem cavaleiro. Mais nenhum cavalo o faz com esta naturalidade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Aiiiii !LuMaria Escreveu:Nicas és aficcionada?nicasxi Escreveu:Eu não sei se me estás a incluir nesse lote de " aficionados".LuMaria Escreveu:Ainda não consegui ouvir um aficcionado de tourada a falar com um minimo de lógica.
É deprimente.
Começo a achar esse argumento da conservação género medalha do estou-me a borrifar mas estes sentimentos conservacionistas ficam-me bem.
Não sou aficionada porque não vou a touradas. Gosto de touros e cavalos, mas não necessáriamente em lides juntos.
E não tenho sentimentos conservadoristas porque me fiquem bem. Tenho-os porque sinto muito mais prazer em observar um montado, uma planicie ou uma leziria, do que observar um monte de betão, lata e gente acumulada.
Não tenho essas " tiazices"... sabes que não.
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Então se não és aficcionada, não estás incluída no lote, hello???nicasxi Escreveu:Aiiiii !LuMaria Escreveu:Nicas és aficcionada?nicasxi Escreveu:Eu não sei se me estás a incluir nesse lote de " aficionados".LuMaria Escreveu:Ainda não consegui ouvir um aficcionado de tourada a falar com um minimo de lógica.
É deprimente.
Não sou aficionada porque não vou a touradas. Gosto de touros e cavalos, mas não necessáriamente em lides juntos.
E não tenho sentimentos conservadoristas porque me fiquem bem. Tenho-os porque sinto muito mais prazer em observar um montado, uma planicie ou uma leziria, do que observar um monte de betão, lata e gente acumulada.
Não tenho essas " tiazices"... sabes que não.
E já agora, tu e os teus montes de betão. Mas tu achas que Portugal está cheio de montes de betão? O que não falta é terras a perder de vista ao abandono total.
Nem tanto , Lu, nem tanto .LuMaria Escreveu:
Então se não és aficcionada, não estás incluída no lote, hello???
E já agora, tu e os teus montes de betão. Mas tu achas que Portugal está cheio de montes de betão? O que não falta é terras a perder de vista ao abandono total.
Se te referes á planicie, isso aconteceu aqui há uns anos atrás, sim. E depois outra vez quando a miragem dos fundos comunitários brilhou.
Actualmente, e felizmente, graças a muito investimento de estrangeiros, já não há assim tantos terrenos, a perder de vista, ao abandono.
E sim, acho que num país tão pequenino já temos muito betão, muita superficie comercial, muito outlet, muito retail park, muito etc, etc.
— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Sabes que mais????

LuMaria Escreveu:Sabes que mais????

— Emily Dickinson
— Emily Dickinson
Não Nicas, não é só dressage, até porque a dressage é demasiadamente "técnica" para se aplicar no toureio.nicasxi Escreveu:A essência a que a Xuga se está a referir, penso que seja , a " arte" , a elegância e o modo como o cavalo responde . Parece que é natural nele. Que já nasceu ensinado...
Mas a base de todo aquele " bailado" está precisamente no que ele aprendeu na dressage. Um cavalo de toureio tem muita dressage no pêlo.
Mas o assunto aqui até é outro. E até não vejo o cavalo lusitano correr o mesmo risco que o touro.
Um ganadeiro , dificilmente vai manter o montado se o " guardião" deste não lhe trouxer nenhum retorno. Não nos iludamos, trata-se de dinheiro, sim.
E acabando a principal função para o touro ( a tourada ) , sinceramente, salvo algumas excepções , não estou a ver que o touro e o montado se mantenham. Sem retorno, vejo muito mais depressa aparecerem , que nem cogumelos, novas superficies comerciais e afins.
São os câmbios que se fazem com uma destreza única, os ladeares a galope, na dressage são a trote e cheios de técnica, é a coragem natural do cavalo quando enfrenta o touro, mais nenhuma raça faz o que o PSL faz, o confronto com o touro "cara a cara", a velocidade com que o cavalo faz as piruetas em frente ao touro, até o modo como o cavalo é conduzido, praticamente pelo corpo e pernas do cavaleiro, quase não usa mãos ao contrário de todas as outras modalidades, talvez com a excepção do Horseball que também é muito trabalho de corpo.
O que eu digo é tão verdade, como o facto de se estarem a criar PSL com outro tipo de linhagens, por assim dizer, mais virados para desportos como saltos por exemplo. São PSL mais altos, mais corpulentos, com mais massa muscular do que os de toureio, que são cavalos mais pequenos, mais baixos, mais compactos mas muito ágeis.
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
Acredita que sim.dinodane Escreveu:Não creio.TheOne Escreveu:Onde se chega ao esplendor máximo e se puxa pelas principais características da raça, não é em Dressage ou atrelagem, é no toureio. E se deixarem de tourear, essas mesmas características desaparecerão e serão apuradas outras, viradas para a Dressage e outro tipo de desportos.dinodane Escreveu:Não acredito nessa teoria. O cavalo Lusitano não é usado só em touradas, é um cavalo conhecido mundialmente e usado em n disciplinas de alta escola.
Já vi PSL a tourearem sozinhos, sem cavaleiro. Mais nenhum cavalo o faz com esta naturalidade.
Já tive várias conversas com quem percebe muitíssimo mais do que eu sobre cavalos, e acredita que é verdade o que eu digo

"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido
Eu vejo é muito poucos não aficionados saberem ouvir e respeitar as opiniões dos aficionados...LuMaria Escreveu:Ainda não consegui ouvir um aficcionado de tourada a falar com um minimo de lógica.
É deprimente.
Felizmente consigo manter diálogos com pessoas amigas que sabem respeitar ambos os lados. O objectivo não é, nem nunca foi, converter ninguém, mas demonstrar que ambos os lados têm razão no que dizem, quando não se entra em histerismos ao ponto de afirmar convictamente por exemplo, que cortar os cornos ao touro é doloroso...

Infelizmente pessoas como tu e outras tantas, apenas sabem atacar com todas as armas, como se fossemos todos uns assassinos e uns falsos moralistas sedentos de sangue. Portanto por mim concordo com o "Tópico encerrado", e só tenho pena de não poder ir hoje ao Campo Pequeno ver a Corrida, porque vem cá o espectacular Pablo Hermoso de Mendoza, que eu tanto aprecio!!!
OLÉ!!

Não te sabia da aficción... ok, respeito.
No entanto continuo na minha, independentemente das touradas, o PSL é um cavalo de renome em todo o lado e nunca a continuidade da sua espécie será ameaçada pelo eventual ban das touradas.
No entanto continuo na minha, independentemente das touradas, o PSL é um cavalo de renome em todo o lado e nunca a continuidade da sua espécie será ameaçada pelo eventual ban das touradas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
eu partilho da mesma opinião. Acho revoltante que se pense que uma espécie subsiste de espectáculos para massas humanas.dinodane Escreveu:Não te sabia da aficción... ok, respeito.
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»