O 1ºpasseio do cachorrinho!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

arval_13
Membro Júnior
Registado: terça out 28, 2003 10:11 am
Localização: Luna, Serra da Estrela e Balzac, Rafeiro do Alentejo

quinta nov 06, 2003 11:11 pm

Olá!

Eu tenho uma Serra da Estrela com 7 meses que nunca me deu problemas de aprendizagem. Desde os 4 meses que ela pede para ir à rua fazer as necessidades.
No meu caso, também foi mais fácil, a minha casa tem quintal, de inicio levava-a lá fora para ela saber que era ali que tinha que ir. Depois comecei a deixar a porta da rua aberta, para ela sair à vontade. Agora já pede, em caso de necessidade! :)

Fikem bem

Alexandra
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta nov 07, 2003 11:29 am

[quote=Dalilah]

[quote]Aligra, que idade tem o seu cachorrito? É que a minha Rebeca também é assim, também já percebeu que na rua é correcto, mas ainda não percebeu que em casa é errado! E já tem 5 meses! Será muita idade para ainda não ter aprendido?[/quote]

Olá Dalilah
O Dylan tem 6 meses, não sei ao certo se é normal que ainda faça as veces dentro da casa, não sou uma dona experiente, ele é o meu primeiro cachorrinho, mas como não é todos os dias e ainda por cima é só na varanda, acho que não é um problema assim tão mau, embora quando o apanho a fazer chichi digo-le NÂO e, se possivel, levo-o à rua logo.

Alicia
cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

sexta nov 07, 2003 1:43 pm

Obrigado a todos pelas vossas sugestões, ontem fui c ela ao vet levar a segunda injecção, e hj vou começar a levar ela à rua mas c certos cuidados, eu costumo ir c ela quase para todo o lado onde ela possa ir sempre a colo, claro, mas n é a mesma coisa de andar no chão, bem vamos ver c isto corre hj, o problema é k durante a semana é impossivel ir c ela à rua entre as 8h e as 18h, mas no final deste mês vou mudar para uma vivenda e ai já pode vir cá fora.

Um bom dia para todos :)
cadymba
Membro Júnior
Registado: terça set 16, 2003 8:02 pm

sexta nov 07, 2003 1:44 pm

Obrigado a todos pelas vossas sugestões, ontem fui c ela ao vet levar a segunda injecção, e hj vou começar a levar ela à rua mas c certos cuidados, eu costumo ir c ela quase para todo o lado onde ela possa ir sempre a colo, claro, mas n é a mesma coisa de andar no chão, bem vamos ver c isto corre hj, o problema é k durante a semana é impossivel ir c ela à rua entre as 8h e as 18h, mas no final deste mês vou mudar para uma vivenda e ai já pode vir cá fora.

Um bom dia para todos :)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 07, 2003 7:35 pm

10 horas em casa é imenso para um cão bebé. Poderá ter dificuldades em habituá-la a fazer as necessidades fora de casa.
skylark01
Membro Veterano
Registado: domingo set 28, 2003 8:16 pm

sexta nov 07, 2003 7:48 pm

Megaran Escreveu: Desculpem lá meus amigos mas vão-me explicar onde é que vão buscar um cão bem socializado se este apanhar esgana ou parvovirose!

Se calhar o que aconteceu foi que esta cadelinha saiu muito cedo da ninhada! Essa sim é das socializações mais importantes na vida de um cachorro!

Agora correr riscos????? Eu não corro! :o
pois é. este pessoal que correu riscos quer que os outros tb corram.
deve ser para estimular a adrenalina. :evil: :evil:

sempre gostava de saber como é que se analiza se um cão é suspeito ou não de ser portador de esgana ou parvovirose :?: :o
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 07, 2003 8:01 pm

KROZ Escreveu: Eu nunca espero para acabar a primo vacinação. Para mim isso é um erro pois estamos a habituar o cão a fazer as necessidades em casa e corremos o risco de ficar com um cão nada sociável, o que em raças grandes pode ser desastroso.
Oh Pedro, eu não concordo nada com isto. Normalmente estou mais ou menos sempre de acordo contigo, mas lá tinha que surgir a primeira vez.
E concordo com a Megaran:
Desculpem lá meus amigos mas vão-me explicar onde é que vão buscar um cão bem socializado se este apanhar esgana ou parvovirose!
Se calhar o que aconteceu foi que esta cadelinha saiu muito cedo da ninhada! Essa sim é das socializações mais importantes na vida de um cachorro!

É provável que eu tenha ficado muito de pé atrás com as doenças por ter andado a pesquisar para o meu site. Vejo perigos em todo o lado e talvez seja um exagero. Mas também passei a compreender melhor por que motivo muitas dessas doenças atingem tantos cães. É que há muito aquele conceito (mito) de que o cão no exterior "ganha anti-corpos"...
Eu se tiver mais cachorros não arriscarei um milímetro. Que se lixe a sociabilização. Estão sempre a tempo de a fazer.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RalphShark
Membro
Registado: quarta jul 30, 2003 1:01 pm

sexta nov 07, 2003 8:07 pm

A parvovirose pode ser apanhada virtualmente em QUALQUER sitio, até mesmo na nossa propria casa! Temos que ter os nossos cuidados redobrados no inicio de vida do cachorro, mas tambem temos que ter em atenção o seu futuro, isto no que toca à socializaçao!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 07, 2003 9:23 pm

[quote=nel]
Eu se tiver mais cachorros não arriscarei um milímetro. Que se lixe a sociabilização. Estão sempre a tempo de a fazer.
[/quote]

Olá, nel. Eu bem gostaria de concordar consigo, mas quanto a mim o Pedro tem razão. A fase mais importante da sociabilização de um cão termina às 12 semanas, mais coisa menos coisa. É portanto muito curta e deve ser bem aproveitada pelos donos. Apesar dos riscos, e tentando minimizá-los, claro.

Um abraço

José Carlos
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 07, 2003 9:39 pm

jcsousa Escreveu:
A fase mais importante da sociabilização de um cão termina às 12 semanas, mais coisa menos coisa. É portanto muito curta e deve ser bem aproveitada pelos donos. Apesar dos riscos, e tentando minimizá-los, claro.
Mas é precisamente neste ponto que eu me debato.. o cachorro deve ficar até às 8 ou mais semanas com a mãe e interagindo com a sua ninhada! Cachorros retirados muito cedo têm mais riscos de ter problemas comportamentais!
Já presenciei várias mortes de cahorros provocadas por esgana e parvovirose e digo-vos que não é nada digno de se ver!

Por favor, tomem cuidado! ;)
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

sexta nov 07, 2003 11:18 pm

Mas nenhum criador entrega os cães antes das 8 semanas... creio que nem antes das 12.

Mas mesmo com12 semanas com a restante ninhada e pais não influenciam a sua sociabilização. Um cão para ser sociabilizado tem de ser com "coisas" entranhas e diferentes. Conviver diáriamente com a mesma ninhada e com os pais, ajuda a saber se defender, comportoar ea viver em matilha, mas não o torna um cão soziável. Um cão de matilha por norma é muito mais agressivo do que um cão individual. Por isso o facto de estar mais tempo com a familia não vai ajudar. Quando chegar "cá fora" não conhece nada nem ninguém e vai ter reacções bem diferentes.
RalphShark
Membro

sábado nov 08, 2003 10:54 am

Por isso é que tive sorte com o meu Senna, pois ele vivia com a sua ninhada mais uma duzia de pastores alemães no canil! Aprendeu desde cedo, mesmo antes das 8 semanas, a "conviver" com outros animais, mas sempre com as suas restrições, pois não os podemos meter totalmente à vontade com os outros animais, nem sempre conhecemos os animais com quem eles se cruzam!
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sábado nov 08, 2003 11:00 am

Olá

Eu como já disse imensas vezes não gosto nem quero ser teimoso. Mas há aqui algo que não bate certo. Temos dois aspectos importantes no processo de crescimento do cachorro que, pelos vistos, colidem um com o outro. Um diz respeito aos cuidados de saúde: evitar que o cachorro tenha contactos com o exterior antes de uma certa idade e nunca antes de se ter cumprido o programa de vacinação; outro, tem a ver com a sociabilização, em que é aconselhável que o cachorro tenha contacto com o mundo exterior, para além do ambiente íntimo da sua matilha, pois de outra forma perde-se a oportunidade de ele efectuar uma sociabilização em condições.
Vou pôr-me a adivinhar as eventuais respostas que me vão dar: entende-se um mundo exterior um espaço público despoluído ou minimamente limpo....
No entanto, pelo que tenho consultado sobre a disseminação de determinadas doenças, a sua contaminação também se pode verificar em locais aparentemente limpos e asseados...

Mais uma vez julgo que deve haver um pouco de bom senso e de sensibilidade. Se estes dois factores não são conciliáveis (pelos vistos não são mesmo) há que ponderar sobre qual deles deve prevalecer sobre o outro. Como disse anteriormente, e talvez por lidar com uma raça que é sociável por natureza, prefiro acautelar os perigos da saúde.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
RalphShark
Membro

sábado nov 08, 2003 11:04 am

Como eu disse anteriormente, a parvovirose apanha-se virtualmente em qualquer lugar, ate no canil mais desinfectado!
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sábado nov 08, 2003 1:26 pm

RalphShark Escreveu: Como eu disse anteriormente, a parvovirose apanha-se virtualmente em qualquer lugar, ate no canil mais desinfectado!
Oh Ralph já é a 2º vez que leio isto e desta vez não pude deicar passar!!

então uma doença apanha-se Virtualmente??? Tipo pela internet? :D

Desculpe mas foi mesmo engraçado!
Responder

Voltar para “Cães”