Responsabilidade por mordedura ligeira

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
osantareno
Registado: segunda dez 07, 2009 9:46 pm

sexta jul 16, 2010 5:41 pm

Boas
A minha ''bicha'' depois de uma consulta ao veterenário, saltou da mala do carro com a trela posta, e acercou-se de um individuo que se assustou e levou uma ligeira dentada num dedo. Fomos ao Hospital de imediato, onde lhe colocaram um penso e esperar que tudo fosse ao lugar. De seguida o individuo comunicou-me que ía ficar com baixa e lhe teríamos de pagar 1/6 do vencimento que ía perder. Tudo bem, mas agora apareceu-me a pedir 2.400 euros de idemnização que quería depositados na sua conta e tudo ficaría arrumado.
Preciso de ajuda no sentido de alguém me esclarecer, se isto pode sêr assim, ou se por outro lado ele podé pedir 5.000 ou que quiser, ou seja como funcionam estas coisas.
Obrigado por antecipação a qualquer informação que possa ajudar a ultrapassar esta complicação.
Madeira
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 16, 2010 5:44 pm

Ele não lhe pode pedir dinheiro nenhum. Quanto muito pode, se quiser, apresentar queixa na Policia para as coisas seguirem o seu rumo normal. Agora, não acredito que lhe deu assim dinheiro para a mão sem mais nem menos...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

sexta jul 16, 2010 5:48 pm

Concordo com a LuMaria. Por acaso ficou com algum registo dos tratamentos dados no hospital? Ficar de baixa por causa de uma mordedura ligeira? Qual é a profissão dessa pessoa?
Informe-se bem, talvez junto da policia? Isso mais parece uma boa oportunidade de ganhar dinheiro sem fazer nada.... :\
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta jul 16, 2010 5:51 pm

Mas pede-lhe esse dinheiro todo e apresenta-lhe algum tipo de prova de que foi esse o montante que perdeu durante a baixa ?
Já agora, e por curiosidade, que raça é a sua "bicha"?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
osantareno

sexta jul 16, 2010 7:01 pm

nicasxi Escreveu:Mas pede-lhe esse dinheiro todo e apresenta-lhe algum tipo de prova de que foi esse o montante que perdeu durante a baixa ?
Já agora, e por curiosidade, que raça é a sua "bicha"?
Obrigado pelas respostas
A bicha é uma grand dannois e eu ainda não dei nada ao ''tipo'', paguei apenas os cuidados no Hospital e medicamnetos na farmácia. Ele está é a ser oportunista ao que parece, pois amanhã aparece-me outra vez, a dizer que está pior e que tenho de lhe dar mais....
Quanto ao seguir para a PSP o problema é a Direção de Veterenária que aplica sempre nestes casos uma valente multa, por ter havido negligencia e tal e tal...
Madeira
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta jul 16, 2010 7:05 pm

A cadela tem licença, vacinas, etc, tudo em dia? Convém ter não é?!
Vá com ele ao hospital e peça um documento que ateste da baixa e da gravidade do ferimento. Parece-me que se fosse verdade a 1ª coisa que ele e qualquer outra pessoa teria feito, seria dar queixa na Polícia. Se não o fez é suspeito.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jul 16, 2010 7:16 pm

Ou seja, prefere tratar o assunto pela porta do cavalo.
O Sr. lá sabe. Nesse sentido qual o objectivo do tópico?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sexta jul 16, 2010 7:17 pm

Olá,

Esse tipo está a cometer um crime !!!
Só tens uma coisa a fazer:
Participar à GNR/PSP de que estás a ser alvo de extorsão e chantagem.
Eles encarregam-se do resto, isto é, devem aconselhar-te ( +- ) a combinar a entrega para o apanhar em flagrante.
Esse gajo vai perder pau e bola
Aconselha-te com as autoridades e/ou advogado, que são os mais indicados para este caso.
Quanto às multas, a acontecer, deverá ser o mínimo.

É a nova lei em acção, para os oportunistas de que já tínhamos aqui falado.

Um abraço
Última edição por jofelix em sexta jul 16, 2010 7:26 pm, editado 4 vezes no total.
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sexta jul 16, 2010 7:18 pm

Se fosse a si ia à policia, acordava um local onde ir entregar o dinheiro, pagava e depois com a policia a preenciar pode meter uma queixa por tentativa de extorsão. :lol:

Se tem a cadela vacinada, registada na câmara pode ter de pagar uma multa pesada sim...mas quem lhe garante que daqui a 3 meses não lhe pede mais dinheiro ? Esse individuo está a comportar-se de forma eminentemente desonesta
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sexta jul 16, 2010 7:55 pm

Há uns anos um cão meu mordeu um homem na rua, estava b&#7869;bado, a cambalear, aos gritos, o cão estava solto na entrada da casa e toma! Não desculpo nada, cada um tem direito a estar como quer, a culpa foi nossa de ter a porta aberta e o cão se ter assustado com o alarido e o cheiro do homem. Com grande alívio nosso foi uma arranhadela, se o bicho quisesse podia tê-lo morto, quando me lembro ainda hoje me arrepio e o cão coitado já morreu de velho há uma data de tempo!
Levámos logo para o posto médico, e o tratamento foi lavar com betadine. Pagámos as vacinas que ele teve de fazer e o casaco que ficou roto no braço.Ele queria fazer queixa, porque apanhou um valente susto, até a tosga lhe passou logo, mas os próprios enfermeiros o convenceram a não fazer dado que foi mesmo só um raspão.
Felizmente o meu pai fazia muita questão de ter sempre vacinas e licenças em dia, mas quando ele começou passados uns dias a dizer que o casaco afinal tinha sido mais caro, arrumou-se logo a história.
Tivemos culpa, pagámos os estragos, se ele tivesse feito queixa, que remédio, mas depois acabou-se senão tinha-se ali sustento para uma data de bebedeiras!
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

sexta jul 16, 2010 8:47 pm

Atenção ao que diz a Lei sobre os cães perigosos. Se mordeu e causou dano é considerado perigoso com todas as implicações que isso tem!!!

Quanto à extorsão ... Quem garante se pagar uma vez a pessoa não vai continuar a extorquir?
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
osantareno

sábado jul 17, 2010 8:15 am

LuMaria Escreveu:Ou seja, prefere tratar o assunto pela porta do cavalo.
Bom dia a todos e obrigado mais uma vez pelas V/respostas.
O objectivo do tópico é o pedido de ajuda a uma situação inédita para mim, partindo do principio que no forum encontraria(tal como se verifica) pessoas mais informadas e experientes em situações de mordedura de um cão.
Concluo, que como pensava se trata de uma tentativa de extorsão com base no ''medo'' da responsabilidade que lhe fizemos transparecer, apesar de o termos tratado o melhor possível, levando-o ao Hospital, acompanhá-lo no tratamento e aguardando para o conduzir à sua residencia.
Finalmente vou informá-lo que terminou a nossa disponibilidade para o atender''queixinha'' e que se deve dirigir à policia quando entender.
Muito obrigado a todos
Madeira
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

sábado jul 17, 2010 8:24 am

Euy não lhe dizia sequer nada. Por acaso ele tem a sua morada
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado jul 17, 2010 11:59 am

osantareno Escreveu:
LuMaria Escreveu:Ou seja, prefere tratar o assunto pela porta do cavalo.
Bom dia a todos e obrigado mais uma vez pelas V/respostas.
O objectivo do tópico é o pedido de ajuda a uma situação inédita para mim, partindo do principio que no forum encontraria(tal como se verifica) pessoas mais informadas e experientes em situações de mordedura de um cão.
Concluo, que como pensava se trata de uma tentativa de extorsão com base no ''medo'' da responsabilidade que lhe fizemos transparecer, apesar de o termos tratado o melhor possível, levando-o ao Hospital, acompanhá-lo no tratamento e aguardando para o conduzir à sua residencia.
Finalmente vou informá-lo que terminou a nossa disponibilidade para o atender''queixinha'' e que se deve dirigir à policia quando entender.
Muito obrigado a todos
Madeira
Eu não faria assim, mas cada um sabe de si ...
Deixar ao critério dele é um bocado arriscado, porque, neste momento podes tu apresentar queixa dele, por extorsão chantagem e podes ganhar a causa.
Deixando ao critério dele, e no caso de ele avançar com a queixa, perderás a causa, o teu cão será considerado perigoso, e terás que o indemnizar pelo valor que o juíz entender, que pode ser mais ou menos que aquilo que ele te exige neste momento. Não esqueças que terás que pagar, ainda, a um advogado + custas de tribunal.
Embora aqui não seja o local indicado para obteres a melhor opinião, aconselho a que faças a participação à GNR/PSP, porque esta vai pesar, no caso de o fulano seguir para tribunal.

EDIT: Não tenhas contemplações com ele, porque ele também não as tem contigo. Siga para a frente ... está na altura daqueles que se aproveitam dos donos dos cães, também, serem condenados.

Um abraço
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”