cão sem lop

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Pikatchu
Membro
Mensagens: 102
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Localização:
Um canito SRD
Uma tartaruga

quarta jul 21, 2010 2:58 pm

Não sei se aconteceu com algum forista daqui, o que se passou foi o seguinte:

Os meus tios á uns anos tiveram um labrador, melhor uma labradora de cor negra. e o criador, que é um parente afastado, per se queria com pedigree ou não (não sei se ele estaria a referir ao lop... :oops: :lol: )
mas os meus tios optaram pr não querer por serem assim mais caro...
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 3:23 pm

A minha ideia, por muito que possa ofender alguns membros acérrimos defensores do LOP, é também essa.
Pelo que tenho lido, o LOP, não dá garantia de que o cão seja o que se compra, esteja dentro do estalão, ou que seja sequer puro.
Para muitos, só serve para aumentar o valor pedido pelos cachorros.
Mais uma vez peço desculpa se vou contra opiniões aqui deixadas, mas é a minha e tenho direito a uma, sendo ou não partilhada por muitos.
Costumam dizer que é um dos meus defeitos (ter opiniões)...
Prefiro chamar-lhe carácter...
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

quarta jul 21, 2010 3:40 pm

Rafaelmelo Escreveu:Por isso que adoro as intervençoes do user "dinodane". Sabe muito e esta sempre pronto a ajudar. Deixo aqui o meu agrado por si ;)
O user Dinodane...tem um grande par de legumes, mas é uma User a Dinodane ;)
PauloC1
Membro Veterano
Mensagens: 2964
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

quarta jul 21, 2010 3:46 pm

minha ideia, por muito que possa ofender alguns membros acérrimos defensores do LOP, é também essa.
Pelo que tenho lido, o LOP, não dá garantia de que o cão seja o que se compra, esteja dentro do estalão, ou que seja sequer puro.
Para muitos, só serve para aumentar o valor pedido pelos cachorros.
Mais uma vez peço desculpa se vou contra opiniões aqui deixadas, mas é a minha e tenho direito a uma, sendo ou não partilhada por muitos.
Costumam dizer que é um dos meus defeitos (ter opiniões)...
Prefiro chamar-lhe carácter...
Está no seu direito de duvidar se o LOP serve para alguma coisa, na mesma medida em que poderá duvidar se o meu passaporte ou o meu cartão de cidadão servem para alguma coisa na prova da minha nacionalidade. Eventualmente eu até posso ser do Paquistão e os meus documentos foram falsificados. ;)
Mas se eu não tiver passaporte, cartão de cidadão ou qualquer documento que defina a minha nacionalidade, aí é que não tem mesmo porquê dizer que eu sou português. Ok, ok, tenho um certo ar mediterrânico e há quem diga que canto bem o fado, mas isso não chega.
Em suma, se um cão tiver LOP podemos assumir que ele é da raça lá indicada, embora não haja garantia absoluta que ele cumpra os padrões da raça ou que os documentos não tenham sido falsificados. O LOP é um documento que atesta a raça de um cão e a respectiva ascendência, não é um certificado de qualidade.
Por outro lado de não tem LOP, aí é que não temos mesmo como dizer se o cão é da raça A ou B, e não são parecenças com esta ou aquela raça que nos vão dizer que o animal a ela pertence.
Eu acho que o que importa reter sobre o LOP é que não é nenhum certificado de qualidade. Se alguém quiser mesmo saber se o animal vale alguma coisa enquanto exemplar da raça e se está em conformidade com o estalão, vai às exposições e sujeita-se às avaliações dos juízes, que é para isso que elas servem.
É por essas e por outras que os mauzões aqui da arca defendem que para fazer criação não basta ter um cão e uma cadela com LOP ;)
enolamai
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quarta jul 21, 2010 3:50 pm

só usa o pretexto do Lop para inflacionar o preço dos cachorros quem estiver de má fé.

o preço do registo da ninhada é irrisório.
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 3:52 pm

Infelizmente, sem LOP, não há possibilidade de ir a exposições e, ao que sei, o CPC não faz RI's de raças que não sejam portuguesas, o que quer dizer que, mesmo que alguém tenha um exemplar lindíssimo, que corresponda perfeitamente ao estalão, nada feito.
Para mim, LOP quer dizer animal mais caro...
Simplesmente um negócio.
Ou está a dizer-me que nunca viu um animal sem LOP que fosse um belíssimo exemplar?
ana_link
Membro Veterano
Mensagens: 536
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Localização: Cão da Serra de Aires

quarta jul 21, 2010 3:52 pm

E para completar o que o Paulo disse...

Nenhum criador vende com ou sem LOP ou vende mais caro por ter LOP. Quem vende assim são os negociantes de cães, em que as condições deixam muito a desejar.

Sabem quanto custa a um Criador mandar fazer o papelinho do LOP para 1 (um) cachorro?

Cerca de 25 €
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 3:54 pm

Não sabia.
Realmente não será pelo valor.
Pikatchu
Membro
Mensagens: 102
Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Localização:
Um canito SRD
Uma tartaruga

quarta jul 21, 2010 3:58 pm

Tive a ver o site do CPC, e os registos não são assim tão caros... :roll:
jofelix
Membro Veterano
Mensagens: 2300
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Localização: YODA, HOPI e KASHA

quarta jul 21, 2010 4:01 pm

Flugelbinder Escreveu:Não sabia.
Realmente não será pelo valor.
É pelo valor, mas é do resto! :wink:
&laquo; Se ouvir, esque&ccedil;o, mas se vir, nunca mais esque&ccedil;o &raquo; (Conf&uacute;cio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Acena
Membro Veterano
Mensagens: 1952
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

quarta jul 21, 2010 5:05 pm

Flugelbinder Escreveu:
Costumam dizer que é um dos meus defeitos (ter opiniões)...
Prefiro chamar-lhe carácter...
E agora que sabe que não é pelo valor dos registos mantém a opinião?
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 5:18 pm

Flugelbinder Escreveu:Infelizmente, sem LOP, não há possibilidade de ir a exposições e, ao que sei, o CPC não faz RI's de raças que não sejam portuguesas, o que quer dizer que, mesmo que alguém tenha um exemplar lindíssimo, que corresponda perfeitamente ao estalão, nada feito.
Para mim, LOP quer dizer animal mais caro...
Simplesmente um negócio.
Ou está a dizer-me que nunca viu um animal sem LOP que fosse um belíssimo exemplar?
Por acaso nunca vi não senhor. :| Já vi alguns cães sem pedigree passarem por exemplares de raça mas belíssimos exemplares... alto lá, eu vejo é muito pseudo-lab, pseudo-boxer, e, guess what, todos puríssimos, sabem lá os donos como não lhes conhecendo os ascendentes.

Permita-me discordar de si e talvez pedir-lhe que reveja esse conceito que a meu ver está errado, Flugelbinder.
O Livro de Origens Português é um registo de genealogia e nada mais do que isso. Sem assento genealógico não há criação de raças puras, seja de cães, vacas ou cavalos. Tudo o resto é fantasia e folclore. Um canicultor sério só cria cães com pedigree. Um canicultor sério não vende com ou sem á vontade do freguês. O custo de registo da ninhada é peanuts no meio de todos os custos associados a fazer uma ninhada como deve ser. E evidentemente que o facto de um cão ter registo no LOP só prova que é filho, neto e bisneto de cães da mesma raça, sem misturas, não é nem um certificado de qualidade nem tão pouco de saúde, não sei porque ainda têm esta crença e porque é que é tão difícil perceber a importância da genealogia na canicultura.

Quanto ás falsificações, elas existem em tudo na vida, é como diz o Paulo C.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 21, 2010 5:20 pm

Flugelbinder, aqui há tempos escrevi este tópico para esclarecer o que é o LOP e qual a sua pertinência, se quiser ler:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=53369

BTW: nick á maneira :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Nativee
Membro
Mensagens: 174
Registado: quarta jun 23, 2010 2:16 pm

quarta jul 21, 2010 5:28 pm

dinodane Escreveu:Há tanta gente a brincar aos criadores que nunca na vida viu um pedigree... e pseudo labs é aos magotes, maldito anúncio do papel higiénico.
dino e quando sao aquelas familias que sao todas córrrror e vao a loja dizer que foram buscar um lab, eu fico triste pelo cão, porque a maioria nao sabe o que é um lab, e o que um faz :twisted:
<strong>Adoro a arca</strong>
Flugelbinder
Membro
Mensagens: 108
Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Localização: Jack e Mellanie

quarta jul 21, 2010 5:45 pm

Dinodane, agradeço o elogio ao nick :wink: , quanto ao tópico que refere, já o tinha lido.
Aproveito para lhe dar os parabéns poe este e alguns outros. Acho-os bastante esclarecedores e até enriquecedores, para quem se interessa por aprender.
Mas mantenho a minha opinião.
Existem cães sem LOP que são bons exemplares, cães muito bonitos e dentro do estalão.
Agora, dou-lhe um exemplo, falando da minha raça de eleição, o São Bernardo.
Os meus não têm LOP, os pais já não tinham.
O pai deles é um animal enorme (maior e mais pesado do que o estalão permite) e é dos SB mais lindos que já vi.
Sendo maior do que os falados 90, 91 cm, já nem poderia entrar em exposições, pois ao que sei, será um dos motivos de eliminação, quanto a mim errado, mas é só mais uma das minhas opiniões (de rookie como já referi noutros tópicos).
Mantenho; cão lindíssimo, enorme, uma cabeça linda com um pêlo fantástico.
Sem LOP, mas puro.
Quando os meus crescerem, mostro-lhe, se quiser ver, finalmente, um cão sem LOP e um belo exemplar. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”