cão sem lop
Moderador: mcerqueira
-
- Membro
- Registado: domingo jun 27, 2010 10:18 pm
Só não compreendo o "estragar", mas tudo bem, ficamos por aqui...
Veja as coisas da seguinte forma:Flugelbinder Escreveu:Só não compreendo o "estragar", mas tudo bem, ficamos por aqui...
Uma raça, por definição, tem que estar dentro dos parâmetros definidos no estalão. Como a genética não é uma ciência exacta é difícil manter os exemplares dentro desses parâmetros. Para que isso aconteça é preciso ir retirando da criação, sucessivamente, os cães fora do estalão e mesmo com estes cuidados nascem cachorros fora do estalão.
Se houver muito mais pessoas a criar cães de determinada raça do que aquelas que se preocupam com a sua preservação e melhoria, e isto é mais notório nas raças da "moda", é só fazer contas. O número de exemplares fora do estalão de muitas raças ultrapassa largamente os que estão dentro do mesmo e começam a rarear os bons exemplares para dar continuidade à raça. É assim que se "estraga" uma raça e é também assim que se multiplicam os exemplares com doenças genéticas porque quem não se preocupa em preservar e melhorar uma raça também não vai preocupar-se com doenças hereditárias.
flugelbinder, dar continuidade a uma linhagem fora de estalão.... sabendo desse facto... intencionalmente, por gosto pessoal, é adulterar a raça, ou estragar... como preferir.Flugelbinder Escreveu:Só não compreendo o "estragar", mas tudo bem, ficamos por aqui...
podem ser cães absolutamente maravilhosos, inteligentes e tudo o mais... mas se têm desvios de estalão não devem ser usados para procriar.
assim de simples.
Não há um dono de um cão sem LOP que não invoque a inutilidade do mesmo....
É triste, porque é por isso que há tanta raça estragada mas as pessoas continuam a insistir a a dar razão ao típico amador ignorante.
Ainda esta semana me mostravam um cachorro de Cão de GT e me contavam a história de que "no monte há cães sem LOP muito melhores que muitos com LOP". E eu olhava e via um cão com má cabeça e sem a corpulência devida.... Como é que aquele senhor, que de resto nem é criador valha isso, sabe que tem ali um CGT? Não sabe, claro. É a olhómetro... Como sabe ele que não há ali nada misturado? Uma pessoa que estava comigo disse-me logo que para ela havia ali sangue de braco à mistura. Grande CGT....
É assim que se dá cabo das raças e se dá má fama a uma raça.
O ser um bom exemplar, o parecer muito bom, isso é olhómetro puro! Ainda mais se é o olho do dono! Quem diz se é bom se é mau é um juiz de prova!
É triste, porque é por isso que há tanta raça estragada mas as pessoas continuam a insistir a a dar razão ao típico amador ignorante.
Ainda esta semana me mostravam um cachorro de Cão de GT e me contavam a história de que "no monte há cães sem LOP muito melhores que muitos com LOP". E eu olhava e via um cão com má cabeça e sem a corpulência devida.... Como é que aquele senhor, que de resto nem é criador valha isso, sabe que tem ali um CGT? Não sabe, claro. É a olhómetro... Como sabe ele que não há ali nada misturado? Uma pessoa que estava comigo disse-me logo que para ela havia ali sangue de braco à mistura. Grande CGT....
O ser um bom exemplar, o parecer muito bom, isso é olhómetro puro! Ainda mais se é o olho do dono! Quem diz se é bom se é mau é um juiz de prova!
moslie Escreveu:Não há um dono de um cão sem LOP que não invoque a inutilidade do mesmo....
grande mentira! há centenas de pessoas bem informadas que tem animais sem pedigree por variadissimas razoes.
quem compra sem lop é que desvirtua o valor do dito. coisas completamente distintas, parece-me....
-
- Membro
- Registado: segunda nov 10, 2003 8:12 pm
Uma tartaruga
Já agora a lista de criadores que pedimos no CPC, são criadores sérios? Isto é não tentam passar gato por lebre? Eu eu sei que tou a comprar um cão puro e com LOP?
é que uma coisa é verdade, por exemplo os lab, nestes zona há muitos criadores, mesmo que eles me dêm um cão com LOP, como saberei que ele é puro?
Por deve ser muito facil pedir um LOP? ou não?
é que uma coisa é verdade, por exemplo os lab, nestes zona há muitos criadores, mesmo que eles me dêm um cão com LOP, como saberei que ele é puro?
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am
A lista de criadores traz todas a ninhadas registadas duma determinada raça. Estão lá os bons, os maus e os assim assim.Pikatchu Escreveu:Já agora a lista de criadores que pedimos no CPC, são criadores sérios? Isto é não tentam passar gato por lebre? Eu eu sei que tou a comprar um cão puro e com LOP?
Tem de se saber escolher. É visitar, perguntar, avaliar as condições em que estão os cães, etc.Pikatchu Escreveu:Já agora a lista de criadores que pedimos no CPC, são criadores sérios? Isto é não tentam passar gato por lebre? Eu eu sei que tou a comprar um cão puro e com LOP?
Como já foi dito, embora os cães tenham LOP, o mesmo não é sinónimo de qualidade.
Bem, se eu for ao canil e trouxer um exemplar de raça que lá esteja, não vou á espera de LOP...se recolher da rua um errante, a mesma coisa.
Mas não me vou pôr a alardear que tenho ali um exemplar de raça muito XPTO...porque de facto não sei o que ali tenho em termos de raça.
Se escolho um rafeiro, também é porque não me importo muito com o assunto.
Mas ainda não percebi a comichão que este documento faz a quem não o tem!
Mas não me vou pôr a alardear que tenho ali um exemplar de raça muito XPTO...porque de facto não sei o que ali tenho em termos de raça.
Se escolho um rafeiro, também é porque não me importo muito com o assunto.
Mas ainda não percebi a comichão que este documento faz a quem não o tem!
-
- Membro
Uma tartaruga
Exacto (LOP não é sinónimo de qualidade)
O meu Freddy era um Rouch Collie, um presente de um amigo da familia. dizia que era filho campeã etc etc, mas não veio com LOP nem nada, fiquei a saber que o cão era 80 contos!
Eu suspeitava que o meu Freddy não era 100% puro! peo que via nas fotos de outros collies como por exemplo o pelo ser ligeiramente curto
O meu Freddy era um Rouch Collie, um presente de um amigo da familia. dizia que era filho campeã etc etc, mas não veio com LOP nem nada, fiquei a saber que o cão era 80 contos!

Eu suspeitava que o meu Freddy não era 100% puro! peo que via nas fotos de outros collies como por exemplo o pelo ser ligeiramente curto
Eu deduzi que é um bom exemplo de como o LOP é importante...o cão era um cruzado ou descendente de cruzados e sem LOP como é evidente.
Pikatchu espero que não ache 80 contos (400 €) muito caro por um Rough Collie...
Por esse preço só mesmo um "sucedâneo"!
Pikatchu espero que não ache 80 contos (400 €) muito caro por um Rough Collie...
-
- Membro
Uma tartaruga
lolenolamai Escreveu:rough... rough collie.
do resto do post não entendi nada.
Ok. Estava a contar um episódio, quem ofereceu o meu cão, dizia que era filho de uma campeã e outro louvores que o pai era Frances etc etc, não liguei muito a esses elogios. Mas tinha impressão que ele não tava no padrão, tanto que sei um collie não custa 80 contos (1996) penso eu. e o que mais chucou foi um senhor doctôr que tinha uma rough collie preta e queria acasalar com o meu Freddy e como não tinha a certesa que ele tava dentro do padrão exigidos. Não queria acasalar, mas o tonto do meu pai lá foi com o cão!

Esta história que lembrei-me talvez aja uma razão pre existirem o LOP, mas o que me espanta é de ver tenta gente inconsciente quere ser criador... melhor criadeiro1
-
- Membro
Uma tartaruga
Confesso que não sei qt custará...moslie Escreveu:Eu deduzi que é um bom exemplo de como o LOP é importante...o cão era um cruzado ou descendente de cruzados e sem LOP como é evidente.